domingo, 26 de abril de 2009

RIO BOA VIAGEM: "ASSASSINATO" PERMANENTE E SILENCIOSO.


O texto a seguir postado foi enviado pelo blogueiro, que tanto tem participado deste blog, Fabio Diniz, que reside em Minas Gerais (qual cidade Fábio?). A propósito dessas agressões ao nosso rio Boa Viagem e de suas esporádicas reações, lembro a bela sentença do imortal dramaturgo e poeta alemão Bertold Brecht:
“Do rio que tudo arrasta se diz violento, mas não se dizem violentas as margens que o oprimem”, clamava Brecht .

Fábio Diniz, MG:

Ao chegar em casa após o dia participando de um se... Ao chegar em casa após o dia participando de um seminário, e vejam que ironia, sobre avaliação de impactos ambientais. Como de costume, acesso o blog e deparo-me com estas cenas lamentáveis em nossa cidade. Não poderia deixar de fazer um comentário, que inclusive, há tempos tenho discutido com algumas pessoas mais próximas. Assim como outras áreas que aqui não cabe citar, as margens dos rios constituem áreas de PRESERVAÇÃO PERMANENTE, ou seja, não podem ser exploradas e descaracterizadas, de tal forma que qualquer intervenção que venha a ser feita nas proximidades, deve-se respeitar uma distância mínima, a depender da largura do rio. Por exemplo, rios com largura de 10m, devem-se respeitar um uma distância ao curso d’àgua de 30m, isso dos dois lados (Lei nº 4.771, de 1965, Código Florestal).Existe Legislação específica. Se houve e ainda há negligência do poder municipal para com as aberrações nas margens dos rios, cabe à população cobrar providencias, pois existem os órgãos ambientais. Mas isso não é suficiente se as pessoas que cobram ações, são as mesmas que jogam lixo na rua e que acaba entupindo os bueiros. Também não adianta, se os agricultores rio acima, continuarem explorando suas terras até o leito dos rios e não adotarem práticas de conservação do solo, o que continuará provocando erosão e consequentemente, assoreamento dos rios, açudes e barragens e assim, qualquer precipitação por menor que seja, estas cenas serão cada vez mais corriqueiras.Os impactos sofridos na cidade têm correlação com os do campo. Portanto, uma Secretaria de Agricultura ativa, seria de extrema importância para mudança do atual quadro de exploração do solo e com certeza, poderia realizar um bom trabalho ligado ao meio ambiente, inclusive, de educação ambiental. Espero que o lamentável episódio não acabe sendo usado como justificativa para sustentar a criação de mais uma Secretaria inoperante.

8 comentários:

Anônimo disse...

Tudo bem que o nosso prefeito deixou que isso acontecesse, mas foi no passado. Agora ele aprendeu mujito e não podemos achar que ele continua o mesmo daquela epoca. Ele táfazendo uma excelente administração. Aguardem e voces vao ver o muito que ele vai fazer para a educação.

Anônimo disse...

Brincadeira tem hora rapaz. Acho que você ta sendo irônico, achar que esse homi mudou ou você tá na lua ou um louco apaixonado, pelo andar da carroça ele tá conseguindo ser pior do que das outras vezes.

Anônimo disse...

o prefeito em sua atual gestão parece mágico! Não senta na cadeira para administrar o municipio e o vice prefeito nem coragem tem para assumir o comando. Então eis que surge uma questão, quem comanda? Já estamos com quase 120 de administração, e na re-inauguração do matadouro o mesmo diz que daqui a duas semanas estará na prefeitura. Eis que surge-me uma seguinte indagação: Ele ira estar na prefeitura ou se escondendo no terreno do vereador Fernando Versoça, onde os a população pobre de Boa Viagem não pode cobrá-lo as promessas de campanha? Quem puder me responder eu agradeço, pode até ser algum babão, ou capacho do prefeito!

Anônimo disse...

o prefeito em sua atual gestão parece mágico! Não senta na cadeira para administrar o municipio e o vice prefeito nem coragem tem para assumir o comando. Então eis que surge uma questão, quem comanda? Já estamos com quase 120 de administração, e na re-inauguração do matadouro o mesmo diz que daqui a duas semanas estará na prefeitura. Eis que surge-me uma seguinte indagação: Ele ira estar na prefeitura ou se escondendo no terreno do vereador Fernando Versoça, onde os a população pobre de Boa Viagem não pode cobrá-lo as promessas de campanha? Quem puder me responder eu agradeço, pode até ser algum babão, ou capacho do prefeito!

Deodato Ramalho disse...

Concordo plenamente com o anônimo quanto ao sucessivo descaso com relação ao nosso rio. A verdade é que nenhuma administração, desde que eu me entendo por gente, teve a preocupação em dotar o município de poíticas ambientais saudáveis.
Um rio é referência milenar da vida. Todo agrupamento humano, ao se formar, tem como ponto de referência um rio. A via Rosier Araújo, ou a Beira-Rio, bem que poderia ser uma bela área lazer para a comunidade, a exemplo do que fizeram os ex-prefeitos Ilário Marques (Quixadá)e Cid Gomes (Sobral)em suas cidades.

Anônimo disse...

Boa Viagem ainda tem jeito...
Dizer que o Rio Boa Viagem invadiu as ruas, é puro engano, ou porque não dizer é falta de conhecimento da população.
Vejam o que os homens e os governantes deste município tem feito ao longo da história.
O Rio Boa Viagem quando ainda eu criança tinha um leito bem diferente do que hoje se apresenta, as águas percorriam bem as margens dos muros das casas da Rua José Rangel de Araújo. O que aconteceu? O ex-prefeito Benjamim Alves da Silva aterrou o leito do rio e construiu a Avenida Rosier Araújo e daí várias construções foram acontecendo, algumas de caráter público e outras privada.
Nosso conterrâneo Fábio Diniz, nesse blog expressa muito bem a verdadeira ação danosa causada pelos governantes em especial.
Outro aspecto interessante que temos que ressaltar, até quando vamos despejar no nosso querido rio os dejetos da população urbana da sede do município, inclusive dejetos hospitalares? Será que não poderíamos priorizar uma ação voltada para sanear o Rio que leva o nome de nosso município? Sabemos que as necessidades financeiras são bastante altas, mas requer um começo e isso precisa ser iniciado de forma urgente.
Não vejo que a criação da Secretaria de Meio Ambiente seja a solução do problema, precisa-se sim, de uma decisão política eficaz e transparente para que o nossso querido rio não seja um depósito de dejetos, como também uma fonte em potencial de diferentes doenças para a população.
Será que teríamos coragem de levar algum visitante e contar a verdadeira história sobre o que estão fazendo com este Rio?
A natureza é sábia e o que está acontecendo hoje nada mais é do que uma resposta do meio ambiente as ações "IRRACIONAIS" cometidas pelo homem.
A natureza está carente de carinho e isso se faz necessário, porque caso contrário as catástrofes serão cada vez maiores.
Outras coisas também muito graves estão acontecendo ao meio ambiente em nosso município, mas fica para depois alguns comentários que achamos ser necessário.
Qual o conhecimento e quem são os técnicos que serão contratados para esta Secretaria de Meio Ambiente? Eles conhecem alguma coisa sobre as ações que deverão serem realizadas?
Para se fazer uma ação voltada para o meio ambiente, poderíamos trabalhar com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, mas como? Se essa também está em fase de penúria.
Bom, teria mais alguma coisa a dizer, mas prefiro me manisfestar melhor quando na verdade a SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE ESTIVER FUNCIONANDO.
A legislação brasileira é muito clara quanto a preservação ambiental, falta ser cumprida, a começar pelos governantes.

Anônimo disse...

O RIO BOA VIAGEM INVADIU AS RUAS.
Esta afirmativa é errada, se considerarmos a ação danosa do homem em relação ao meio ambiente. A verdadeira afirmação é o homem invadiu o rio, isto porque várias obras foram construídas dentro do espaço pertencente ao rio.
Se não vejamos, eu ainda garoto conheci o leito do rio Boa Viagem passanda bem perto dos muros das casas da Rua José Rangel de Araújo. Primeiro:Aconteceu que o poder público construiu a avenida Rosier de Araújo, mudando o leito do rio e não realizou nenhuma ação para diminuir o impacto ambiental que com certeza iria acontecer.
Segundo: Conheci ainda muito garoto como sendo o rio Boa Viagem um aterro sanitário, ou seja, um verdadeiro lixão.
Terceiro: Hoje é uma vergonha para todos nós, o rio que tem como denominação o nome de nossa cidade, sabe porque é uma vergonha? É o reservatório de todos os dejetos da população urbana do município, inclusive dejetos hospitalares, por conseguinte, um dos maiores focos de doença de nossa população.
Será que temos coragem de mostar aos nossos visitantes a verdadeira história de nosso rio?
Gostaria que todos ficassem sabendo que a natureza está carente de carinho, isto é fundamental para sobrevivência humana, devemos urgentemente fazer a nossa parte, já que os governantes pouco tem realizado para melhoria do meio ambiente.
Vale ressaltar que recursos financeiros para o meio ambiente existem, principalmente no governo Lula, basta fazermos bons projetos que com certeza as questões ambientais poderão ser melhoradas.
Sobre a criação de uma nova Secretaria ligada ao Meio Ambiente, não acredito que isso possa melhorar, sabe porquê? Quais são os técnicos contratados para esta secretaria capaz de realizar um trabalho a altura de nossas necessidades?
Sobre a legislação brasileira no que diz respeito ao meio ambiente nada vou acrescentar, visto que o nosso conterrâneo Fábio foi muito feliz na sua colocação.
Estou aqui observando as ações dessa nova secretaria, apesar de que antecipadamente não acredito, pois afinal não existe interesse político.
Aqui vai uma perguntinha, quando vai acontecer totalmente o saneamento do rio Boa Viagem?
Fica o desafio.

Leitora disse...

Realmente concordo com a ignorância e o descaso do nosso povo, esse desmando que acontece em Boa Viagem devemos agradecer com louvor ao ex-prefeito Benjamim Alves. Vejam o que esse homem aprontou: aterrou o açude da Comissão ou Conceição (não sei bem), aterrou as margens do Rio Boa Viagem, construiu a Escola Agricola sem açude, o Secretário na epoca ficou com a melhor parte e finalemnte foi um dos mentores contra o nosso saudoso Dr. Sérgio. Como é que esse municipio pode se desenvolver com esses desmando, sem um administrador sério? Se oq ue vem para administrar bem os eleitores covardemente o traíram? Vcs conterrâneos tem o que merecem.. Tenho dito.