quinta-feira, 15 de outubro de 2009

VERGONHA: SENADOR TASSO, ATENDENDO A INTERESSES COMERCIAIS DOS ESTADOS UNIDOS, TENTA PREJUDICAR O BRASIL E A INTEGRAÇÃO DO MERCOSUL.

Irresponsabilidade tucana

Por Mauricio Dias, na revista CartaCapital

Como já era esperado, o senador tucano Tasso Jereissati apresentou um relatório contrário à entrada da Venezuela no Mercosul, proposta em um Contrato de Adesão que tramita no Congresso desde julho de 2006.

Na reunião da Comissão de Relações Exteriores do Senado, no dia 1º de outubro, quando Jereissati leu o parecer que fez, não apanhou ninguém de surpresa.

Era uma carta já marcada. O relator, por exemplo, ausentou-se das sessões em que os depoentes apresentaram argumentos e informações divergentes dos palpites dele sobre a questão.

O que representam o relatório e o comportamento de Jereissati?

"Um ato hostil a um país com quem o Brasil tem aprofundado laços não apenas econômicos, mas também culturais e científicos. Lamentavelmente, o parecer não é apenas diplomaticamente equivocado. É também irresponsável", responde o professor Fabiano Santos, coordenador do Núcleo de Estudos Sobre o Congresso (Necon/Iuperj), que faz acompanhamentos das comissões do Parlamento que tratam de temas relevantes para a inserção internacional do Brasil".

"Segundo Fabiano Santos os dados do comércio entre Brasil e Venezuela nos últimos nove anos (gráfico) mostram "o tamanho da irresponsabilidade do relator".

A aproximação comercial com a Venezuela é francamente favorável ao Brasil. Nos últimos dez anos, as exportações para a Venezuela aumentaram 858%, passando de 536,7 milhões de dólares, em 1999, para 4,6 bilhões de dólares em 2008.

No ano passado, o Brasil teve um superávit comercial com os EUA de 1,8 bilhão de dólares.

Com a crise, a Venezuela passou a representar 29% de todo o saldo da balança comercial brasileira. Dos 3 bilhões de dólares do saldo da balança, neste ano, 878 milhões de dólares vieram de negócios com os venezuelanos.

"A irresponsabilidade da rejeição do Protocolo de Adesão é ainda maior no campo político. O relatório de Jereissati, que evidencia uma forte preocupação com a fragilidade da democracia naquele país, sugere, como terapia, o isolamento político, negligenciando o potencial de contenção institucional que a inclusão ao Mercosul poderia ter, em um contexto em que tanto Chávez quanto a oposição se veem enredados em estratégias de radicalização política", explica o coordenador do Necon.

Esse ponto provocou a indignação do senador Pedro Simon, durante acalorado debate com Jereissati. Em um momento de retorno aos seus melhores desempenhos na tribuna, Simon lembrou que "com a Venezuela dentro do Mercosul" haveria condição, na avaliação dele, "de garantir a democracia naquele país".

Simon acredita que a posição do tucano Jereissati "favorece interesses contrários à integração continental, principalmente os norte-americanos".

Mas não seria essa a motivação do senador Jereissati?

18 comentários:

CRISTIANO disse...

falando aí em decmoracia o qui voces acham dessaa estoria de eleição na capitania hereditária do sindicado dos trabalkhadores rurais, propriedade partiocular do vereador luis cristino e sua famili?

Anônimo disse...

Não solta o osso por nada neste mundo.

Anônimo disse...

A Religião persegue, tortura e queima quem discorda dela. A Ciência e a Filosofia nunca mataram ninguém, apenas buscam descobrir as leis da natureza.

Anônimo disse...

Santo Deus! Esse prefeito de Boa Viagem é mesmo um grande MENTIROSO em suas entrevistas em sua radio ele prega a pura demagogia, dizendo que o maior aumento aos EDUCADORES foi na sua administração e esqueceu que só concedeu este aumentinho mixuruco por que foi pressionado por conta do PISO SALARIAL E agora para autorizar este ABONO precisou UM vereador pedir e muitos professore reclamarem pelas esquinas que estavam insatisfeitos e desestimulados ao trabalho, para que ele pagasse caro o Paulo Lira para vir até a radio mentir igual ao prefeito e fazer o tal calculo do abono. Por quê? Estes calculam não pode ser feito pelo o conselho do FUNDEB, ou D. Antonia ñ deixa apontando seu dedão p/ os membros do tal conselho de faixada.
ACORDA EDUCADORES NÃO SE DEIXEM LEVAR POR ESTAS MENTIRAS CABELUDAS. ATÉ BREVE!!!!!!!!!!!
EITA! VERGONHA!

Anônimo disse...

O PREFEITO DA CIDADE DE BOA VIAGEM MERECE DIPLOMA DE "MENTIROSO" PORQUE TU CRIATURA SÓ FAZ A COISA QUANDO É PRESSIONADO ????????????

Anônimo disse...

Após 10 (dez) meses de desgoverno é que esse prefeito vai conceder um ABONO aos educadores e o mais é engraçado é o dinheiro esta diminuindo e ninguém sabe onde foi parar nosso dinheiro? PORQUE ESSE PREFEITO Ñ É DE CONFIANÇA ELE É MENTIROSO.
ESSE grupo que este ai até agora só mentem o povo na mentira, usando a CRISE como desculpa, e agora tem locutor pregando e prevendo que o próximo ano vai haver uma SECA.
Meu Deus qual a mentira do de 2011??????????

Anônimo disse...

ESTAMOS DE OLHO:

A irmã do Prefeito Ana Assef é lotada no Gabinete do Prefeito e na Secretria de Políticas Públicas. Será que ela também recebe das duas pastas? Professora, digo, empresária Ana Assef, estamos de olho nos teus passos. Te cuida irmã, que o TCM vai está em Boa Viagem. Já leu o Diário do Nordeste hoje?

TCM ordena nova fiscalização

Técnicos do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) voltam ao Interior do Estado, na próxima semana, para fiscalizar mais 13 prefeituras. Na semana passada, de cinco a nove, foram realizadas inspeções ordinárias em 22 municípios.

Nos meses de outubro, novembro e dezembro o TCM está intensificando o trabalho de fiscalização para que no exercício de 2009 nenhum município cearense fique sem receber, pelo menos, uma inspeção ordinária. Além das inspeções ordinárias também são realizadas inspeções especiais.

Os 13 municípios a serem fiscalizados na próxima semana são os seguintes: Aiuaba, Baixio, Boa Viagem, Campos Sales, Cascavel, Croatá, Ipaumirim, Madalena, Pindoretama, Pires Ferreira, Saboeiro, Salitre e Sobral.
(...)

Eu já fiz a minha parte denunciando o caso do médico onipresente.
Peço que cada um faça a sua parte e denuncie outros escândalos.

Que tal perguntar ao TCM sobre a funcionária da Educação que recebe do Estado e do município como inválida e trabalha como voluntária para a Prefeitura?

Anônimo disse...

ACORDA PROFESSORES" como voces não tiveram nenhum presente do dia do Professorm porque não pegar um onibus e todos voces irem ver aonde está indo o dinheirão de voces, e lá na nova mansão que o prefeito está construindo lá no Vieirão, só campo de futebol tem 02, deve ser para ele alugar para a Seleção de Boa Viagem. E os vereadores só vendo a banda passar.

Anônimo disse...

Queria fazer uma pergunta ao Sr. Marcos Sampaio.Se o terreno do seu pai não fosse prejudicado com essa limpeza que o Prefeito quer fazer no rio Boa Viagem, voce estaria levantando esta bandeira? responda sem demagogia, Charles por favor faça essa pergunta no ar.

Anônimo disse...

Marcos agora voce pode ajuda ao Dr Deodato, mais nunca ninguem viu ou ouviu voce defendender o mesmo, voce que sempre ficou no lado desses corruptos, não que o Deodatin precise de defesa, mais e muito engraço esse momento.

Anônimo disse...

D. Nira procure lê um pouco o que é LICITAÇÃO para não ficar falando bobagens, sei nque quer defender o prefeito, o seu emprego na Infra-estruta exige sua presença ou e igual aos outros tantos que existe nesta administração desastrosa?

Anônimo disse...

Cada vez mais eu me arrependo de tudo que eu acreditava que esse mentirosos atacavam o dr. deodato. Hoje quando eu vi o babão do Marcos Sampaio falando na Liberdade, ele que sempre atacou o deodatinho e defendia com unhas e dentes os perseguidores do deodatinho, é que aumentou em mim a admiração e o respeito por esse verdadeiro boaviagense que é o Dr.Deodato, homem correto que Boa Viagem num soube aproveitar.l .

Anônimo disse...

Agora o Dr Deodato e meu primo, ah tá! mais quando es´~ao falando que ele e perseguidor os "primos" não dizem nada ficam apoiando, por isso Deodato que eu te admiro, seja quem for vc tem e POSTURA, DIGNIDADE, MORAL E HOMEM COM HHHHHHHHH! ajude esses pobres de espirito.

Anônimo disse...

Para ser nosso representante voce não serve mais para defender o povo desses sanguessugas voce e o maior, tenham um pouco de coerencia e agradeça a Deus por terem na familia um DEODATO que honra o nome que recebeu de seu ilustrissimo PAI!

Dr. Amâncio disse...

Nada melhor do que o tempo para dar essas respostas. Fico muito feliz em ver que a ficha do povo está caindo, as máscaras estão caindo e a fama de perseguidor que tentaram colar no Deodato finalmente está indo por água abaixo e o seu reconhecimento não é só em Fortaleza não, é no país inteiro, onde a imprensa está mostrando o trabalho desenvolvido por esse nosso conterrâneo de fibra. E eu me pergunto: Como Boa Viagem perdeu deixando o Deodato ir embora para Fortaleza. Em compensação fortaleza ganhou o melhor Secretário do segundo mandato da Prefeita Luiziane Lins. E Boa Viagem, só Deus é quem vai salvar das garras dos aproveitadores e corruptos.

Anônimo disse...

CUIDADO PROFESSORES DE BOA VIAGEM, QUE O PAULO LIRA COM ESSE PORTE DE DR. SABE TUDO,VAI PASSAR A PERNA NO PLANO DE CARGOS E CARREIRAS DE VCS E OS VEREADORES IRÃO ASSINAR DEMANCHANDO O PLANO SEM MESMO PERCEBEREM PQ O VELHO É ESPERTO E JUNTO COM ESSA CROJA DO PREFEITO, VÃO PASSAR A PERNA EM TODOS. IETA VELHO LADRÃO.

Anônimo disse...

Sr. Prefeito sei que voce neste06 amos de mandato o sr ganhou umas 10 mqga-sena acumulada,mais nunca comprou um carro para a Rádio Asa Bramca, foi só voltar para a PMBV que trocou o piso da sua Mansão, colocou janelas de vidros, pintou, comprou terrenos no Vieirão etcetcetcetec.A D.Antonia comprou dois lotes de terras na D. Aurinha por 30.000,00, pago na hora. Mistériooooooooooooooooooooooooooooooo

Anônimo disse...

O Secretario que não trocou de carro, comprou casas, a ultima compra foi do Sec. ah! esqueci, só sei que foi a casa do Valdeci sobrinho do João Lima,lá na Aldeota, vizinho a casa da D. Laudenir.Como está a agricultura? e verdade que vai haver vaqueijada em novembro?