quinta-feira, 14 de outubro de 2010

PESSOAS DO POVO DIGNIFICAM O NOME DE BOA VIAGEM. JÁ OS SEUS DIRIGENTES...


(Amâncio Filho, quinta-feira, 14 de outubro de 2010)
BOAVIAGENSE É HOMENAGEADO EM SÃO PAULO.
Boa Viagem também produz notícias boas, e boaviagense é homenageado em São Paulo.
Nas minhas viagens e andanças por São Paulo e sequioso em desvendar os mistérios dessa cidade deslumbrante, encantadora, selvagem, desumanizada, egoísta, encontrei um cantinho do Nordeste, uma Praça cujo nome é uma homenagem "post-mortem" a um cearense de Boa Viagem.
A Praça arborizada e aprazível fica localizada no Jardim Vaz de Lima, cravado num dos maiores bairros de São Paulo – Santo Amaro, cuja população é constituída basicamente de nordestinos e descendentes. É conhecido também como o maior bairro nordestino de São Paulo. Nesse espaço a comunidade pratica atividades físicas e de lazer. É comum encontrarmos no local, rodas de crianças, jovens e idosos jogando dominó, baralho e outras atividades recreativas. À noite, serve também de abrigo e dormitório para a população de rua, esses a maioria descendentes de nordestinos, vítimas do preconceito paulista e da discriminação do mercado de trabalho.
A Praça José Alves de Souza, é uma justa homenagem a um boaviagense nascido na Várzea da Ipueira, em 6 de maio de 1937. Casado com Maria das Graças Nascimento Souza, também conhecida como Gracina, teve cinco filhos, Benedito, Dedé, Francisco, Adriano e uma única filha mulher, Dadá. Sua esposa Gracina é irmã da Chaguinha do Quinôr e do Toíca Félix, ambos ainda residentes em Boa Viagem. Também é primo do conhecido Nelson Domingo, ainda residente em Boa Viagem.
Conhecido como Ozéias, morou na Localidade de São Pedro, no terreno de propriedade do Seu Conrado, onde ajudava a rezar terços, novenas e também foi o pioneiro na alfabetização de adultos naquela região. Em 1965 migrou para São Paulo para dar uma vida mais digna a sua família.
Enfrentando dificuldades na cidade grande, mas possuidor de um coração generoso, esse conterrâneo transformou sua pequena casa de três cômodos no aconchego de vários cearenses e nordestinos de todas as regiões que também vinham para São Paulo em busca do sonho de vencer na vida pelo trabalho digno e honesto. Teve época que em sua casa moravam mais seis pessoas além da sua numerosa família. Trabalhador compulsivo, fazia "bico" até nos dias de folga para dar mais conforto aqueles que dependiam de seu trabalho.
Pessoa de convívio fácil, sempre tinha um sorriso no rosto e uma palavra de conforto. Era também apaixonado pela cultura nordestina, sendo um exímio dançador de forró e apreciador de mazuca, ritmo que dominava seus passos como poucos. Sempre que podia visitava o Ceará, e ao som da famosa vitrola organizava famosas tertúlias nas casas dos cunhados, parentes e amigos no São Pedro. Lembro-me que numa dessas tertúlias, ele fez um senhor de 75 anos de idade dançar forró. Trata-se do Sr. Francisco Jovino, residente no São Pedro. Ozéias foi a prova viva de quem venceu na vida pela decência e pelo trabalho honesto.
Faleceu ainda muito jovem, no dia 10 de outubro de 1986, aos 49 anos, deixando profunda saudade para familiares, amigos e admiradores. Foi-se o homem, mas ficou a lembrança de quem veio a este mundo com a missão de edificar a existência humana praticando atos de bondade e generosidade sem olhar a quem. Deixou amigos espalhados por todo o bairro de Santo Amaro, onde mantinha um trabalho pastoral junto com a Igreja Católica, e principalmente no Ceará onde nasceu na querida Boa Viagem.
O Decreto nº 26.515, de 29 Jul 88, que oficializou a homenagem foi publicado no Diário Oficial de São Paulo, 33 (142), de 30 de julho de 1988, assinado pelo então prefeito em exercício Cláudio Lembo.

8 comentários:

gerarda disse...

Esta frase ouvi do Mazinho em um dos últimos momentos de vida. De saida para o Jantar falei com o meu estimado ex aluno Dr. Amancio que enviou lembranças a Mazinho, Aline e Maria Dias. Ao ouvir falar no nome Amancio, assim reagiu Mazinho"Dr. Amancio, um amante de Boa Viagem, um filho ilustre"
Esse filho ilustre de nossa Terra vai em busca de conterrâneos nossos em outras paragens deste Brasil de meu Deus. Concordo Dr. Amancio e tenho esperança de antes de partir desta vida
presenciar a vitoria do povo que aceite entregar os destinos de nossa terra a pessoas comprometidas com uma sociedade mais justa, onde o capital econômico não se sobreponha ao capital humano e intelectual tão abundante em nossa terra
Parabéns

CARLOS disse...

ENQUANTO ISSO NOSSO DIRIGENTE ALEM DE NAO DAR CONDIÇOES PARA O FUNCIONARIO EXERCER SUAS FUNÇOES COM FALTA DE MATERIAL, FAZ TEMPO QUE FALTA IMPRESSO PARA PRONTUARIO, CARTEIRINHA DE ACOMPANHAMENTO DE HIPERTENSO E DIABETICOS, NA SECRETARIA SO ESTA LIBERADO PARA NOS UM GARAFAO DE AGUA POR SEMANA....E MOLE.....E AINDA ESTA ATRASANDO O NOSSO SALARIO, ENQUANTO ISSO O GUTEMBA E SUA SECRETARI DE SAUDE ANDA RINDO DA CARA DOS FUNCIONARIOS ESTA CIDADE SO UMA BOMBA PARA ACABAR COM ELA.

Anônimo disse...

A COISA TA PEGANDO DEODATO Pesquisa do Instituto Sensus, encomendada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT), divulgada nesta quinta-feira, 14, aponta a liderança da candidata petista à Presidência da República, Dilma Rousseff por 4,6 pontos percentuais sobre o candidato tucano José Serra. Dilma registrou 52,3% dos votos válidos e Serra, 47,7%.

O resultado aponta um empate técnico entre os dois candidatos considerando a margem de erro da pesquisa que é de 2,2 pontos. Na consulta espontânea, Dilma obteve 44,5% das intenções de voto e José Serra, 40,4%.

A pesquisa ouviu 2 mil pessoas em 136 municípios das cinco regiões nos dias 11 a 13 de outubro. A pesquisa foi registra no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 35.560/2010.

Anônimo disse...

SÓ FALTA AGORA O DEODATO VIM DIZER QUE ESSA PESQUISA É COMPRADA. A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, está na liderança da corrida ao Palácio do Planalto apenas no Nordeste do País. A petista aparece nessa região com 60,7% das intenções de voto, enquanto seu adversário, o tucano José Serra, cresceu sete pontos e agora registra 31,1%. Os dados são de pesquisa CNT/Sensus divulgada na manhã desta quinta-feira (14). Na Região Sul, Serra abriu 20 pontos porcentuais de vantagem sobre Dilma. No Sudeste, ele aparece um ponto à frente da adversária, dentro da margem de erro, que é de 2,2 pontos porcentuais.

O diretor do Sensus, Ricardo Guedes, disse que Dilma mantém a liderança no Norte, mas o instituto reúne os dados dos Estados dessa região com os Estados do Centro-Oeste, onde Serra disparou na frente da petista. Segundo o Sensus, o tucano lidera nas regiões Norte/Centro-Oeste com 45,7% das intenções de voto contra 40,7% de Dilma.

Anônimo disse...

Serra defende união civil de homossexuais

Postado no site do estadão..

O candidato tucano afirmou ser a favor da questão que é de Direito, diferente do casamento que está ligado às igrejas
14 de outubro de 2010 | 14h 47
Leia a notícia
Comentários 332
EmailImprimir TwitterFacebookDeliciousDiggNewsvineLinkedInLiveRedditTexto - +
Anne Warth, da Agência Estado
SÃO PAULO - O candidato do PSDB à Presidência, José Serra, disse nesta quinta-feira, 14, ser favorável à união civil de homossexuais. De acordo com o tucano, a questão envolve o Direito, diferente do casamento, que está ligado às igrejas. "A união em torno de direitos civis já existe, inclusive na prática, pelo Judiciário. E eu sou a favor para efeito de Direito", afirmou, após se reunir com integrantes do Fórum de ONG-Aids do Estado de São Paulo, na capital paulista. "Outra coisa é o casamento, que tem um componente religioso das igrejas", explicou. "E aí cada igreja define sua posição."

Prof Alfredo Carlos ! disse...

Colegas blogueiros,

Outro grande cearense e boaviagense, muito conhecido e reconhecido por aí a fora, é o David Capistrano da Costa, nascido no distrito de Jacamparí. David, foi deputado estadual por Pernambuco em 1947, sendo conhecido na assembléia legislativa por sua bravura e sua coragem de leão. Dizem que ele lutou na segunda guerra mundial pela resistência Francesa, sendo logo depois feito prisioneiro de Hittler. Conseguiu magistralmente fugir dos campos de concentração nazista e voltar para o Brasil. Hoje, David é lembrado como um dos grandes heróis brasileiros.

Anônimo disse...

Amparado pela liderança política do ex-governador Aécio Neves, o presidenciável José Serra (PSDB) deu demonstrações, ontem, de que aposta numa virada em Minas Gerais no segundo turno para eleger-se presidente da República. Aécio reuniu 398 prefeitos do Estado - de um total de 853 - em ato que em nada lembrava a apatia do primeiro turno.

Eleito senador por larga margem de votos, e tendo feito seu sucessor no Estado, Antonio Anastasia, Aécio comandou um encontro onde o engajamento pró-Serra e a farta distribuição de materiais de campanha deixavam evidente que a adrenalina era outra. Além de exibir a força política do ex-governador, a reunião revela a nova estratégia tucana: combater o chamado voto “dilmasia”, que juntava Dilma Rousseff (PT) e Anastasia.

Orientado por Aécio, Serra assumiu um compromisso em relação ao Fundo de Participação de Municípios (FPM), sem mencionar aumento do porcentual de repasses a prefeitos. Ele também se autoproclamou um municipalista. “Minha proposta é que não seja dado mais nenhum incentivo (fiscal) sem que haja automaticamente a reposição aos municípios”, disse Serra. A coordenação de campanha considera que os prefeitos, assim como foram fundamentais na virada de Anastasia, serão protagonistas numa eventual reversão do quadro em Minas no segundo turno.

Anônimo disse...

O presidente da Vale, Roger Agnelli, disse ontem estar seguro no cargo e negou que tenha sofrido pressão do governo para deixar a companhia, mas atacou setores do PT que estariam ávidos por “uma cadeira” dentro da mineradora, a maior companhia privada do país. “Tem muita gente procurando uma cadeira. E é geralmente gente do PT”, disse Agnelli, ao ser indagado sobre a pressão de setores do governo para deixar o posto.

Desde 2001 na presidência da Vale, Agnelli disse manter boa relação tanto com o presidente Lula como com a candidata Dilma Rousseff (PT), e rejeitou a tese de uma suposta pressão para a sua saída da empresa ou para que ela realize mais investimentos. “Fui do Conselho de Administração junto com ela [Dilma]. Temos um relacionamento muito bom. Não existe pressão”, disse Agnelli.