terça-feira, 16 de novembro de 2010

BOTANDO A BOCA NO TROMBONE (25)

ESCOLA AGRÍCOLA DE BOA VIAGEM É FECHADA E TRANSFORMADA NUM DEPÓSITO DE MERDA...
Vejam as fotos da irresponsabilidade administrativa, da incompetência, enfim, do verdadeiro crime que se pratica contra o povo de Boa Viagem, especialmente contra a nossa juventude tão carente de tudo.










Compromisso com a Educação é isso? Compromisso com a lisura nos gastos públicos é isso? Milhões de reais, liberados pelo governo federal, para a construção de uma Escola Agrícola e o prefeito Fernando Assef além de fechar a escola a transforma num depósito de merda...E o pior, já há quem diga que depois de mais outra fortuna gasta para transformar a área rural, que era destinada aos jovens de Boa Viagem, em depósito de merda, a nova obra (que obra!) do senhor prefeito estaria abandonada.
Para que isso seja convenientemente apurado provocaremos o Ministério Público, a fim de que seja instaurado o devido inquérito civil público a fim de apurar:
1. A escola poderia ser fechada?
2. A nova obra (que obra!) do prefeito Fernando Assef está regular?
Vejam as fotos da irresponsabilidade administrativa, da incompetência, enfim, do verdadeira crime que se pratica contra o povo de Boa Viagem, especialmente contra a nossa juventude tão carente de tudo.

56 comentários:

Anônimo disse...

Deodatim, o autor dessa "m" ainda está solto? Cadê o Promotor não ver isso não?

Deodato Ramalho disse...

Tem gente que ouve o galo cantar e não sabe aonde. De fato, falar em orçamento público, especialmente a verba destinada a gabinete, sem saber quais os programas que estão no gabinete conduzem a conclusões absolutamente falsas. O Gabinete da prefeita de Fortaleza engloba todos os programas destinados às mulheres (Coordenadoria dos Direitos das Mulheres) e à juventudde (Coordenadoria da Juventude).

Anônimo disse...

Enquanto isso, a Prefeitura Municipal de Boa Viagem gasta a cifra de R$ 1.851.638,00* com locação de carros.

Um verdadeiro absurdo o que tão fazendo com o dinheiro público. Pq não compram em vez de alugar?

Atenção, Prefeito, pra quê tanto carro? Será favorecimento?

Teve uma época aí em Boa Viagem que todos os Vereadores tinham direito a uma cota p/ alugar veículo. Isto tudo pago pela Prefeitura. Foi na época do "salário-esposa". Lembram?

* Fonte: http://www.tcm.ce.gov.br/transparencia/index.php/municipios/licitacao?mun=030&versao=2010&lic=1301.01/2010&dt=20100108

Anônimo disse...

estrago ainda maior está na parte interna da escola. fiquei estarrecido com a grandiosidade e, ao mesmo tempo, com a falta de responsabilidade do gestor que permitiu o fechamento de uma escola dessas. Dr. Deodato não podemos deixar que essa escola se acabe. ali poderia ser uma grande universidade.

Anônimo disse...

o mandim como dizem nao esta fazendo nada so pensa nele porque ele sabe que a vez dele esta terminando,o povo acordou.

Anônimo disse...

Fora Fernado Assef

Traidor do Povo.

Impeachment já.

E toda a sua curriola parasita inútil.

Basta de funcionários fantasma.

Boa Viagem exigem respeito.

Anônimo disse...

Os educadores de Boa Viagem são uma lástima deixar o prefeito acabar com uma escola importante como a escola agricola e ficar por isso mesmo.

poderia ser uma faculdade lá.

sabe porque o prefeito não quer uma faculdade de vergonha por aqui porque pode os tapados começarem a abril os olhos.

Anônimo disse...

A Universidade Presbiteriana Mackenzie, uma das maiores instituições particulares de ensino em São Paulo, causou a revolta de membros da comunidade gay por causa de um artigo assinado pelo seu chanceler e reverendo Dr. Augustus Nicodemus Gomes Lopes.
O texto, publicado no site do Mackenzie nesta terça (16), se mostra contra a aprovação da lei "anti-homofobia" - ou seja, pleiteia o direito de continuar se posicionando contra o homossexualismo.
A Igreja Presbiteriana do Brasil MANIFESTA-SE contra a aprovação da chamada lei da homofobia, por entender que ensinar e pregar contra a prática do homossexualismo não é homofobia, por entender que uma lei dessa natureza maximiza direitos a um determinado grupo de cidadãos, ao mesmo tempo em que minimiza, atrofia e falece direitos e princípios já determinados principalmente pela Carta Magna e pela Declaração Universal de Direitos Humanos; e por entender que tal lei interfere diretamente na liberdade e na missão das igrejas de todas orientações de falarem, pregarem e ensinarem sobre a conduta e o comportamento ético de todos, inclusive dos homossexuais.

Rev. Dr. Augustus Nicodemus Gomes Lopes
Chanceler da Universidade Presbiteriana Mackenzie"

Prof Alfredo Carlos ! disse...

Colegas blogueiros,

Ouvindo hoje na rádio Liberdade a entrevista do Deodato, sobre a escola agrícola que fechou suas portas, lembro bem de fatos de 16 anos atrás. Naquela época o Prefeito era o Argeu, a escola funcionava bem, tinha muito alunos, tinha biblioteca, tinha um bom lanche para os alunos, recreação, atividades extra-classe e tudo o mais. Inclusive tinha uma boa caminhonete quase zero, rodando o dia todo para arranjar alunos para se matricularem na escola. O projeto dessa escola foi apresentado em Brasília pelo deputado Federal à época Vicente Fialho. Realmente é um verdadeiro desastre ver nossa escola virar depósitos de dejetos humanos e de animais. Abços a todos.

Anônimo disse...

Puxa vida faz pena vc vê esse prédio da Escola Tecnica Agricula Genival onde já deu muitas contribuições p/ educação,muitos alunos passaram por lá e muitos encontros educativos aconteceram por lá. MUITAS LEMBRAÇAS BOA TENHO daquele espaço educativo que era maravilhoso e hoje vc olhar e ver o tamanho descaso com esse belo patrimonio a qual foi completamente esquecida ao longo de alguns anos.
Esse prefeito Fernando Assef é uma criatura sem compromisso com a coisa publica.
Será que os Doutores da Justiça nada pode fazer?
A populaçao nao fazem nenhuma manifestação?
É POR ISSO QUE ESSE PREFEITO CAZA E BATIZA E NADA ACONTECE COM ELE.

Anônimo disse...

ESTOU INDIGNADA AO VER ESTAS FOTOS DA QUERIDA ESCOLA AGRICULA, QUANTO DESCASO C/ ESSE ESPAÇO QUE JÁ FOI MUITO EDUCATIVO, SER TRANSFORMADO EM UM ESPAÇO PARA DEJETOS. MEU DEUS QUE MUNDO É ESSE COM TANTOS POLITICOS MAUS QUE NAO TEM COMPROMISSO COM A COISA PUBLICA É CAPAZ DE DESTROIR ESSE LINDO PATRIMONIO.

Anônimo disse...

AlÔ PROMOTOR DE BOA VIAGEM O SENHOR PRECISA CONHECER ESSE ESPAÇO EDUCATIVO QUE ESTA SENDO DESTROIDO POR ESSA ATUAL ADMINISTRAÇÃO.

Anônimo disse...

O PT vai pagar caro por ter feito a aliança com o PMDB, vai perder a presidencia da camara e do senado, vai ter de dar mais ministérios ao agora blocão e daqui a dois anos pode perder a presidencia da república para o michel temer, basta a oposição entrar com o impchement,como diziam antigamente, culpa das más companhias.

Anônimo disse...

O pmdb, está se preparando para tomar conta do país devagarinho…….comendo pelas beiradas…….a dilma e o pt vão levar um pé nos fundilhos e serão obrigados a deixar, o governo igualzinho ao color. Para ganhar às eleições, a presidente jogou sujo, foi desonesta, orientada pelo barbudo, desrespeitou os adversários…… fez promessas que não pode cumprir, e irá pagar caro por isso. O partido do michel temer é formado por um bando de espertalhões e mensaleiros, sem ideologia políca, e sem patriotismo, o que eles querem mesmo é o “puder” e dinheiro. O pt por sua vez não fica atrás é um clone do pmdb, nessa briga de foices, já sabemos quem vencerá.
Imagino que 44% irão assistir de camarote essa pantomima,
torcendo para o circo pegar fogo.

Anônimo disse...

Que destino horrível do PT! Ser dissolvido pelo suco gástrico do PMDB. É o preço pelo apoio para vencer, vence e serve de alimento para a grande fera.Isso parece vida de araquinídeo.

Anônimo disse...

Para seus leitores. Quem informa é o Claudio Humberto
16/11/2010 | 18:50
STM abre arquivos de Dilma à ‘Folha’
O Superior Tribunal Militar acaba de liberar os arquivos dos processos onde figura como ré a presidenta eleita Dilma Rousseff, dos tempos do regime militar. O acesso aos documentos havia sido solicitado há meses, em ação, pelo jornal Folha de S. Paulo.
Vamos aguardar o “conteúdo”

Anônimo disse...

PT elegeu mas não levou. Tomara que leve no lombo pendurado ao pelourinho. Escravos, Senzala, A Casa-Grande é dos Sarney. Corja. A quem a imprensa de aluguel irá servir?
PT fará oposição à Lula? Que quadro de pastelão.

Anônimo disse...

HAJA DETERGENTE E DESINFETANTE PARA TANTA IMUNDÍCIE JUNTA,NESSE TIPO DE FILME DEJA VU:joão paulo cunha,POR EXEMPLO,MENSALEIRO,CONCORRER À PRESIDÊNCIA DA CÂMARA,É JOGAR FEZES NAS NOSSAS CARAS! A QUE PONTO CHEGOU A COMPOSIÇÃO DO “prostíbulo”,COM MARGINAIS OMBREANDO-se COM UNS POUCOS CIDADÃOS DE BEM,NUMA MISTURA DE OPOSTOS! E O POVO,Ó!!!!

Anônimo disse...

Hospital da Mulher, carro-chefe da canditatura petista para 2012, até lá vão cozinhar o galo. Será se o povo vai se deixar enganar mais uma vez?

Deodato Ramalho disse...

Esse PSDB é demais! O que foi que eu disse, quando dei entrevista e fui perguntado sobre a "decisão" do PSDB de punir os infiéis? Pois bem, o jornal O POVO de hoje já traz declaração de seus dirigentes dizendo que "não é bem assim...", ou seja, vão se fingir de mortos e já estão é se preparando para aderir...

Claudinha disse...

Profesores e educadores de meia tijela é o que nós temos aqui em nossa Boa Viagem. Fazem um crime desses contrfa a educação e eles num fazem nada. Fosse em qualquer outro municipio tenho certeza que tinha acontecido o maior barulho, pobre Boa Viagem, pobres alienados professores.

Lulu disse...

coitados desses tucanos despenados. Vao se acabar aqui no ceará e ficam dizendo essas baboseiras sobre o PT e o PMDB, esses mesmos tucanos despenados é que viviam escrevendo aqui neste maravilhoso blog que o PT tava acabado, que a dilma num valia nada, agora querem gozer no p. dos outros. magote de alienados

Anônimo disse...

não se pode admitir que em pleno século XXI uma barbaridade dessas !
o prefeito que permitiu o fechamento da escola agrícola é um monstro !!!

Anônimo disse...

UMA SITUAÇÃO ESTARRECEDORA VERGONHOSA QUE ENLAMEIA A EDUCAÇÃO DE BOA VIAGEM
DE UMA ESCOLA QUE EM PASSADO RECENTE FOI UTILIZADA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES E DE MUITO BOAS AULAS E CONVIVENCIA EDUCACIONAL TRABALHEI LÁ SINTO MUITO PELAS TRISTES E VERGONHOSAS IMAGENS

Dr. Amâncio Filho disse...

O mais triste é a indignação anônima de pessoas que não tem coragem de mostraa "cara" para manifestar seu descontentamento.

Dr. Amâncio Filho disse...

Se a justiça fosse tão célere quanto é para os pobres, o autor desse descaminho já estaria atrás das grades.

CARLOS disse...

EM RELAÇAO A LOCAÇAO DE CARROS VOCES SABEM QUE A MAIORIA DESTE CARROS SAO LOCADOS DA BRILHICAR? SERA O QUE HA POR TRAS DESTAS LOCAÇOES? AI SE NOSSA CAMERA NAO FOSSE FORMADA DE CURRUPTOS E BOIS DE PRESEPIOS, O NOSSO RIO QUE FOI GASTOS MUITO DINHEIRO HOJE E UMA FOSSA DE CEU ABERTO, VEREADORES BANDOS DE ............., UM DIA O POVO VAI A PRENDER A NAO VENDER VOTO.

Anônimo disse...

só tenho pena da nossa juventude, que é alienada,e não se manifesta em nada. acorda pra vida minha gente. nossa cidade tá se acabando.

Anônimo disse...

Tanto materialmente como no plano ideal numa verdadeira ignorância e falta de ideias cheio de subterfúgios, sem nenhuma justificativa plausível irracionalmente e repressivamente (ou seja, ao arrepio do bem-estar dos alunos).
O Prefeito de Boa viagem com seu ar de "dominação total" manda demolir a única escola agrícola de Boa Viagem. Escola esta que já foi referência no passado, hoje se encontra ofuscada a sua história e completamente destruída.

O contexto exige um pensamento crítico da sociedade, que até hoje assim se amarra a si própria às categorias do “sistema dominante da destruição total” e se estas amarras de pensamento do medo não forem cortadas, Boa Viagem entrará num verdadeiro colapso.

Boa Viagem Pode Mais.

Sim, nós podemos.

FORA FERNANDO ASSEF!!!!!!

XÔ CORRUPÇÃO!!!!!!!!

Helrison Sousa Oliveira disse...

Sinto-me envergonhado com tanto descaso com a EDUCAÇÃO do nosso município. Recordo-me quando eu criança, (de 8 a 9 anos) fui a Escola agrícola, fiquei fascinado com tamanha obra e beneficio para a nossa juventude.
E hoje, o que temos?
Temos um prédio praticamente acabado. Fruto de um desmando administrativo cruel.
Desculpe-me aos que tem admiração ao político Sr. Dr. Fernando Assef (nosso prefeito). O que ele fez na gestão passada em fechar a escola agrícola, é o maior crime que o ser humano pode fazer, em fechar um bem da juventude, vendo o que acontece todos os dias em nosso município, crianças e jovens usando drogas, meninas de 12, 13, 14 anos se prostituindo.
Estamos as vésperas de mais um aniversario de emancipação política, e o nosso município só anda para trás, cadê os que se dizem “Os defensores do povo”, e que nada fazem, com tantas barbaridades que acontece em nosso município?
Hoje eu e muitos outros jovens, poderíamos estar morando em Boa Viagem, porem, tivemos a obrigação de procurar um destino melhor fora de nossa querida cidade. A culpa disso tudo pode ser atribuída aos nossos políticos que nada fazem em nosso beneficio, prometem e nada acontece.
Esperamos que as novas gerações, não passem por tudo isso, que hoje passamos ao sentir tamanha indignação, em ver nossos bens em ruínas devido à falta de um administrador competente.
Assina: Helrison Sousa Oliveira

Anônimo disse...

Deveriam perguntar ao Sampaio se ele lembra da Escola Agrícola na época em que a Dona Balbina, sua irmã, era diretora. Hoje, ela e o Sampaio apóiam ferrenhamente a desastrada Administração Municipal. Vivem nas calçadas a bajular os correligionários do Prefeito. E aí, Sampaio, vai se manifestar?

Sobre o que o Prof. Alfredo Carlos falou, tenho minhas reservas. Não sei pq ele não menciona o Prefeito que construiu a Escola Agrícola? Tb nada diz sobre a época do Dr. Sérgio, tempo que a ETAJAV viveu o seu auge. Pq será Alfredo q vc só falou do Argeu? É rabo preso?

Anônimo disse...

É muito importante ver que o Sr. Deodato Ramalho está preocupado com a situação da Escola Agrícola de Boa Viagem. Segundo ele, foi abandonada na gestão atual. Mas me diga uma coisa: O que foi que o Mazinho (seu aliado) fez pela Escola Agrícola entre os anos 2005 e 2008???

Deodato Ramalho disse...

Se esse anônimo não selecionasse o que ouve, com certeza não teria feito essa observação sobre a situação da escola entre 2005/2008. De fato, já falei várias vezes que o ex-prefeito Mazinho não desfez o estrago que o prefeito Fernando Assef fez, ou seja, errou em não reativar a escola.
O lamentável é que, no fundo, esse anônimo fica zangado quando alguém aponta os desmandos do seu querido prefeito. Quer, na verdade, que todos digam amém aos desmantelos que afligem a nossa gente. Será alienação política ou será que se trata de alguém que se beneficia desses desmandos?

Deodato Ramalho disse...

Ao anônimo que envia comentário acusando o Junior Gato:
como o comentário traz acusação contra o servidor municipal, aguardamos que nos envie as provas da acusação para que possamos liberar a mensagem.

carlos disse...

Quem sera mais analfAbeto, sera o Tiririca que nao teve a oportunidade de estudar ou o NANDINHO que mesmo como sua formatura (SABE dEUS COMO)destruiu um ESCOLA?

Prof Alfredo Carlos ! disse...

Ao Anônimo, Infeliz em seu comentário leviano.

Fiz os comentários que deveriam serem feitos. A escola construida na Administração do Benjamim, foi um projeto como eu disse, do deputado Vicente Fialho, Logo depois o Dr. Sérgio assumiu a Prefeitura e nada de grave aconteceu. Argeu Vieira como vice Prefeito assumiu no lugar de Dr. Sérgio e continuou tudo aquilo que já falei. Colocou uma diretora Geral, que foi a dona Balbina, irmã de Sampaio Neto, nessa época a escola funcionava bem, tinha transporte quase zero quilômetro, para ir buscar alunos em casa. Tudo isso já mencionei em dois comentários. Não entendo onde eu teria o rabo preso amigo. Gostaria que vc por gentileza fizesse a denúncia e provasse por a mais b que eu tenho o rabo preso. Faça isso, lhe agradeço muito. forte abraço.

Anônimo disse...

Engraçado que falam do Dr. Sergio, Mazinho, Fernando, mas esquecem que o gestor na época da compra do terreno e construção era o Benjamim Alves da Silva, recordo-me também que a compra desse terreno deu até o que falr. Lembro-me tb que o então secretário de finanças ficou com o melhor local da propriedade que se não me falha a memória saiu nos meios de comunicações (TV e Jornal escrito). Em outras cidade vizinhas como Tauá, a Escola é uma riqueza e outras mais. se alguém souber de mais alguma coisa dessa época divulguem.

Anônimo disse...

A ESCOLA AGRICULA VAI ACABAR SE TORNANDO UM ESPAÇO SÓ P/ MERDA E OS NOSSOS EDUCADORES DE BOA VIAGEM NADA FAZEM, PORQUE SAO UM BANDO DE ALIENADO.
E MUITO DELES ESTÃO NAS ESCOLAS FAZENDO DE CONTA QUE ESTAO DANDO AULA E DANDO NOTA 6 PARA QUE TODOS OS ALUNOS PASSEM SEM SABER DE NADA.
TAMBEM QUEREM O QUE CERTAS ESCOLAS SAO COORDENADAS POR DIRETORES INCOMPETENTES QUE SÓ SABEM ASSINAR O LIVRO PONTO E NADA MAIS.
E POR ISSO QUE MUITOS EDUCADORES ANDAM TÃO TRISTONHOS COM VERGONHA DA SUA PROPRIA INCOMPETENCIA.

Eudson Júnior disse...

Parabens pelo comentário Helrison!! você conseguiu sintetizar as consequencias que uma sociedade sofre quando atos políticos impensados são realizados!

Infelizmente, não vejo mudanças no ar, pelo menos por enquanto, em nosso município!

Mas de uma coisa tenho certeza, somente nossa geração pode mudar isso tudo; felizmente o nosso País está mudando, as pessoas estão tendo mais oportunidades de se informar, estão mais independentes!!

Infelizmente, muitas pessoas fazem, ou melhor estão na política, com o intuito de se autobeneficiar, muitos vivem de política, tranformam a política em profissão e em cabide de empregos para "os seus", se mantendo nela muitas vezes pelo poder econômico.

É triste e desestimulador!!

Abraço

Professor Sindicalista disse...

Alfredo,

Como vc defenderá nos defenderá, professores boaviagenses, votando no Argeu e na sua turma? É assim mesmo? Lembra do atraso dos nossos salários? Até hoje tenho dinheiro para receber da Prefeitura.

Também pergunto como ficará a sua reputação de líder sindical depois de ter decalrado voto para o Cid Gomes que nada fez pelos professores? Vc pode explicar se isso ocorreu? E pq o Cid não retira a ação judicial contra o piso nacional dos professores?

O que é isso companheiro???

Anônimo disse...

Sec. de Finanças na época da compra da escola agricola era o Sr. Dijalma, o resto toda a BV já sabe o que aconteceu.

Anônimo disse...

Sec. de Finanças na época da compra da escola agricola era o Sr. Dijalma, o resto toda a BV já sabe o que aconteceu.

Anônimo disse...

GALERA, NÃO FIQUEM ESQUENTANDO O C COM ROLA FINA, A POPULAÇÃO DE Boa Viagem ALÉM DE SABER QUEIMAR VELA, FUMO, CRACK E ROSCA. SABEM TAMBÉM VOTAR POR DINHEIRO, SE ACHAR O MÁXIMO, ESTAR ACIMA DAS LEIS E TEREM UM DOS MAIORES Q.I. DO CEARÁ -10 E 1¹/².

Que o diga O Fernando das placas e mentiras; O bem "fina flor da corrupção”; O passagem molhada sorrisal, A rosa velhaca, o homem nu, os 3 demagogos: J. Mendes, Anxieta, consede; e As 3 compradoras de votos: Muniz, Seiça, Moçinha.


BOA VIAGEM TEM JEITO?!

Helrison Sousa Oliveira disse...

Final séc. XVIII - Origens
A Família do português Manuel da Rocha Franco sai de Portugal em direção ao Brasil, tentando acabar o amor entre sua filha mais velha Agostinha Sanches de Carvalho e Alferes Antônio Domingues Alvarez. A família se estabelece em Pernambuco, aonde, pouco tempo depois, chega Antônio Domingues, em busca de sua amada.

Por não aceitar o amor entre sua filha e Antônio Domingues, Manuel da Rocha Franco foge mais uma vez deste acaso, partindo de Pernambuco para o Ceará. Estabelecem-se no então povoado de Icó.

Em certo dia, o rapaz descobre o destino da moça e chega a Icó. Domingues entrega à servente de Agostinha, um bilhete pedindo que ela o encontrasse. Assim fez a moça e sua mucama, partindo em um fogoso cavalo para a Vila de Mocha, hoje Aroeiras, no Piauí, onde tinham intenção de casarem-se. Por motivos de falta de documentos necessários para a realização da cerimônia, parte para a vila de Quixeramobim, no Ceará. Ao chegarem à margem de uma lagoa, perto da fazenda Domingos da Costa, pressentiram a presença de pessoas armadas em seus encalços. Eram capangas do pai de Agostinha, que havia ordenado a busca da moça. O cavalo que conduzia o casal morreu na lagoa que, posteriormente, recebera o nome de “Lagoa do Cavalo Morto. Com medo, Agostinha, de joelhos, prometeu que se escapassem com vida, mandaria construir uma capela para Nossa Senhora da Boa Viagem. A perseguição cessou e Antônio Domingues viajou a Pernambuco em busca de documentos necessários para o casamento, deixando Agostinha e sua mucama em uma casinha de numa casinha de construção. A mucama faleceu, atacada por uma onça. Na volta do noivo, os dois casaram-se e depois fizeram as pazes com a família da moça e prosperaram financeiramente.
1743 - Capitão-Mor doa terras ao casal
Em 26 de junho de 1743, foram concedidas a Antonio Domingues, três léguas de terra, pelo Capitão-Mor João de Teyve Barreto e Menezes, até então governador da capitania do Ciará Grande. Domingues passou a ser considerado o fundador de Boa Viagem.
1772 - Construção da 1ª capela
A faixa de terra que possuía o casal, foi doada para a construção da capela em homenagem a Nossa Senhora de Boa Viagem, ficando assim, cumprida a promessa antes feita por Agostinha, durante seus percalços. A partir da construção da capela, o lugar deixou de ser chamado de Lagoa do Cavalo Morto e passou a ser chamado de Boa Viagem.
1864 - De Distrito a Município
Até 21 de novembro de 1864, Boa Viagem era distrito do município de Quixeramobim. A partir daí, conquistou sua emancipação política.
1931 - Boa viagem volta a ser distrito
Em 20/05/1931, acontece a extinção do município e Boa Viagem e o mesmo volta a pertencer a Quixeramobim.
1936 - Boa Viagem reconquista autonomia política
Somente em 28/12/1936, o município reconquista sua autonomia política. E é na data de 20/12/1948, que Boa Viagem é elevada, definitivamente, à categoria de cidade.

Fonte: Prefeitura Municipal de Boa Viagem

Helrison Sousa Oliveira disse...

Final séc. XVIII - Origens
A Família do português Manuel da Rocha Franco sai de Portugal em direção ao Brasil, tentando acabar o amor entre sua filha mais velha Agostinha Sanches de Carvalho e Alferes Antônio Domingues Alvarez. A família se estabelece em Pernambuco, aonde, pouco tempo depois, chega Antônio Domingues, em busca de sua amada.

Por não aceitar o amor entre sua filha e Antônio Domingues, Manuel da Rocha Franco foge mais uma vez deste acaso, partindo de Pernambuco para o Ceará. Estabelecem-se no então povoado de Icó.

Em certo dia, o rapaz descobre o destino da moça e chega a Icó. Domingues entrega à servente de Agostinha, um bilhete pedindo que ela o encontrasse. Assim fez a moça e sua mucama, partindo em um fogoso cavalo para a Vila de Mocha, hoje Aroeiras, no Piauí, onde tinham intenção de casarem-se. Por motivos de falta de documentos necessários para a realização da cerimônia, parte para a vila de Quixeramobim, no Ceará. Ao chegarem à margem de uma lagoa, perto da fazenda Domingos da Costa, pressentiram a presença de pessoas armadas em seus encalços. Eram capangas do pai de Agostinha, que havia ordenado a busca da moça. O cavalo que conduzia o casal morreu na lagoa que, posteriormente, recebera o nome de “Lagoa do Cavalo Morto. Com medo, Agostinha, de joelhos, prometeu que se escapassem com vida, mandaria construir uma capela para Nossa Senhora da Boa Viagem. A perseguição cessou e Antônio Domingues viajou a Pernambuco em busca de documentos necessários para o casamento, deixando Agostinha e sua mucama em uma casinha de numa casinha de construção. A mucama faleceu, atacada por uma onça. Na volta do noivo, os dois casaram-se e depois fizeram as pazes com a família da moça e prosperaram financeiramente.
1743 - Capitão-Mor doa terras ao casal
Em 26 de junho de 1743, foram concedidas a Antonio Domingues, três léguas de terra, pelo Capitão-Mor João de Teyve Barreto e Menezes, até então governador da capitania do Ciará Grande. Domingues passou a ser considerado o fundador de Boa Viagem.
1772 - Construção da 1ª capela
A faixa de terra que possuía o casal, foi doada para a construção da capela em homenagem a Nossa Senhora de Boa Viagem, ficando assim, cumprida a promessa antes feita por Agostinha, durante seus percalços. A partir da construção da capela, o lugar deixou de ser chamado de Lagoa do Cavalo Morto e passou a ser chamado de Boa Viagem.
1864 - De Distrito a Município
Até 21 de novembro de 1864, Boa Viagem era distrito do município de Quixeramobim. A partir daí, conquistou sua emancipação política.
1931 - Boa viagem volta a ser distrito
Em 20/05/1931, acontece a extinção do município e Boa Viagem e o mesmo volta a pertencer a Quixeramobim.
1936 - Boa Viagem reconquista autonomia política
Somente em 28/12/1936, o município reconquista sua autonomia política. E é na data de 20/12/1948, que Boa Viagem é elevada, definitivamente, à categoria de cidade.

Fonte: Prefeitura Municipal de Boa Viagem

Helrison Sousa Oliveira disse...

Final séc. XVIII - Origens
A Família do português Manuel da Rocha Franco sai de Portugal em direção ao Brasil, tentando acabar o amor entre sua filha mais velha Agostinha Sanches de Carvalho e Alferes Antônio Domingues Alvarez. A família se estabelece em Pernambuco, aonde, pouco tempo depois, chega Antônio Domingues, em busca de sua amada.

Por não aceitar o amor entre sua filha e Antônio Domingues, Manuel da Rocha Franco foge mais uma vez deste acaso, partindo de Pernambuco para o Ceará. Estabelecem-se no então povoado de Icó.

Em certo dia, o rapaz descobre o destino da moça e chega a Icó. Domingues entrega à servente de Agostinha, um bilhete pedindo que ela o encontrasse. Assim fez a moça e sua mucama, partindo em um fogoso cavalo para a Vila de Mocha, hoje Aroeiras, no Piauí, onde tinham intenção de casarem-se. Por motivos de falta de documentos necessários para a realização da cerimônia, parte para a vila de Quixeramobim, no Ceará. Ao chegarem à margem de uma lagoa, perto da fazenda Domingos da Costa, pressentiram a presença de pessoas armadas em seus encalços. Eram capangas do pai de Agostinha, que havia ordenado a busca da moça. O cavalo que conduzia o casal morreu na lagoa que, posteriormente, recebera o nome de “Lagoa do Cavalo Morto. Com medo, Agostinha, de joelhos, prometeu que se escapassem com vida, mandaria construir uma capela para Nossa Senhora da Boa Viagem. A perseguição cessou e Antônio Domingues viajou a Pernambuco em busca de documentos necessários para o casamento, deixando Agostinha e sua mucama em uma casinha de numa casinha de construção. A mucama faleceu, atacada por uma onça. Na volta do noivo, os dois casaram-se e depois fizeram as pazes com a família da moça e prosperaram financeiramente.
1743 - Capitão-Mor doa terras ao casal
Em 26 de junho de 1743, foram concedidas a Antonio Domingues, três léguas de terra, pelo Capitão-Mor João de Teyve Barreto e Menezes, até então governador da capitania do Ciará Grande. Domingues passou a ser considerado o fundador de Boa Viagem.
1772 - Construção da 1ª capela
A faixa de terra que possuía o casal, foi doada para a construção da capela em homenagem a Nossa Senhora de Boa Viagem, ficando assim, cumprida a promessa antes feita por Agostinha, durante seus percalços. A partir da construção da capela, o lugar deixou de ser chamado de Lagoa do Cavalo Morto e passou a ser chamado de Boa Viagem.
1864 - De Distrito a Município
Até 21 de novembro de 1864, Boa Viagem era distrito do município de Quixeramobim. A partir daí, conquistou sua emancipação política.
1931 - Boa viagem volta a ser distrito
Em 20/05/1931, acontece a extinção do município e Boa Viagem e o mesmo volta a pertencer a Quixeramobim.
1936 - Boa Viagem reconquista autonomia política
Somente em 28/12/1936, o município reconquista sua autonomia política. E é na data de 20/12/1948, que Boa Viagem é elevada, definitivamente, à categoria de cidade.

Fonte: Prefeitura Municipal de Boa Viagem

Anônimo disse...

boa viagem tem jeito?!! já perdi as esperanças há muito tempo. se continuar assim, vai ser riscada do mapa. e na lapide será escrito: "aqui descansa uma cidade que nem sequer nasceu".

Anônimo disse...

Sem esquecer de comentar caros blogueiros que a Administração da mentira e placas já privatizou uma das maiores riquezas de nossa cidade... Para quem não sabe, cada "babão" do Prefeito tem um lote construido no Açúde Vieirão.
Será que no inverno os propietários dos lotes irão permitir que as pessoas possam desfrutar do único lazer da cidade?!

Anônimo disse...

Professor Alfredo, Não fique se explicando para esses bandos de coitados. Isso são um bando de Tiriricas da vida.kkkkkkkkkkkk

eles não entendem nada, só entendem ao contrário. Ah, coitados.

vão dormir Tiriricas do Fernando!!

kkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

O Vieirão foi todo loteado cheio de casa sendo construídas em sua margem e a mata sendo destruída.

e a qualidade da água que consumimos será cada dia pior.

Anônimo disse...

Boa Viagem É APENAS ISSO... temos que nos conformar….AINDA MAIS EM UMA CIDADE EM QUE NÃO CONVÉM PARA OS POLÍTICOS INVESTIR EM EDUCAÇÃO..PQ QUANTO MAIS ANALFA OS ELEITOREs MAIS VULNERÁVEIS SÃO E ASSIM É MELHOR PAR OS CANDIDATO.

ESPERANÇA É A ÚLTIMA QUE MORRE.
MAS SE TRATANDO DE BOA VIAGEM FAZ TEMPO QUE A MINHA MORREU…JÁ TÁ ATÉ SE DECOMPONDO…KKKK..(É MELHOR RIR QUE CHORAR).

ABRAÇOS.

Anônimo disse...

DIZIAM QUE EM BOA VIAGEM A M* É A MESMA E NA ELEIÇÃO SÓ MUDA
OS MOSQUITOS. . .

AGORA EU SEI QUE A MERDA E OS
MOSQUITOS SÃO SEMPRE OS MESMOS.

Anônimo disse...

EU SÓ QUERIA ENTENDER COMO É QUE UM PREFEITO COMO ESSE AINDA NÃO FOI CASSADO.

Anônimo disse...

Boatos rolam em nossa querida cidade, que a perseguição ja vai dar inicio, pois tem comentarios, que o argeu ja esta fazendo uma lista de funcionarios que estao prestando serviço ao estado, estes mesmos foram empregados por Marcos Cals, pois o mesmo quer retirar estes, para colocar seus escolhidos, que ja estao escolhendo os cargos.

Anônimo disse...

E essa homem ainda tá solto?!!
Ele deveria tá era preso no quarto do bode.

Anônimo disse...

Gavel lei software legal é um software de escritório lei fornecendo gerenciamento de casos , calendário , ... O ÚNICO software prática jurídica integrada com o Google Scholar ...
http://www.ateamairsoft.net