terça-feira, 30 de novembro de 2010

LASTIMÁVEL... LASTIMÁVEL... LASTIMÁVEL...

"Eu votei no... foi... "
Pesquisa TSE/Sensus mostra que boa parte do eleitorado brasileiro já esqueceu o nome do candidato
30.11.2010 02:00


O ato de votar, mesmo obrigatório, não fixa na cabeça do eleitor os nomesescolhidos por ele para representá-lo na vida pública (GEORGIA SANTIAGO)
Uma pesquisa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), encomendada ao instituto Sensus, revela que muitos brasileiros já apagaram da memória o nome em quem votaram nas eleições ocorridas no mês passado.
Segundo o tribunal, o esquecimento é maior em relação aos cargos de deputado estadual, no qual 23% dos eleitores entrevistados não lembraram o candidato escolhido na hora do voto.
Em segundo lugar, com maior grau de esquecimento, foram os votos dados para deputado federal, onde 21,7% afirmaram que não se lembram em quem votou. No caso de senador, o esquecimento ficou em torno de 20,6% dos entrevistados.
A pesquisa foi realizada com 2.000 pessoas de 136 municípios, em 24 Estados. O levantamento ocorreu entre os dias 3 e 7 de novembro e tem margem de erro de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Meios de comunicação

A pesquisa também perguntou aos entrevistados qual o principal meio de comunicação utilizado para se informar sobre política e eleições. O resultado mostrou que 56,6% se informam principalmente pela televisão e 18,4% por meio de conversa com amigos e parentes. A internet apareceu em terceiro lugar, com 9,9%, à frente do jornal impresso, do rádio e de revistas.
Questionados especificamente sobre a fonte de informação utilizada para se decidir quanto ao segundo turno, a maioria, 44,2%, afirmou que já estava decidido pessoalmente.
Outros 18,8% afirmaram que debates entre os candidatos na televisão e no rádio contribuíram para a decisão. Em terceiro lugar apareceram os programas de candidatos na TV, com 15,5%. (das agências de notícias)

MULTIMÍDIA

Veja detaLhes da pesquisa em www.tse.gov.br

O LEITOR E A AMINÉSIA (%)

Deputado estadual: 23,0

Deputado federal: 21,7

Senador: 20,6

Governador: 11,3

Presidente: 3,3

7 comentários:

Dr. Amâncio Filho disse...

CENSO 2010:

A população do município de Boa Viagem cresceu 4,4% em relação ao Censo 2000.

Em valores absolutos a população do município passou de 50.306 para 52.521 habitantes.

O crescimento do município foi menor que o crescimento da população do Estado que foi de 13,69%.

Anônimo disse...

Ninguém lembra mesmo. Até o voto do Genecias Noronha que foi totalmente comprado ou vendido, ninguém lembra mais. Mais de 7 mil votos do sangue daqueles que precisam de hospitais, foram jogados fora.

Genecias Noronha é mais um exemplo daqueles que compram ao Fernando Assef e paga. Comprou, pagou e foi embora.

Escola Agrícola, fábricas, indústrias, incentivos para os jovens, salários e abonos para os professores, saúde pra todos, ninguém vê nada.

VIVA OS VEREADORES !!!!

Anônimo disse...

alguém teria coragem de fazer uma manifestação pelas ruas da cidade contra o fechamento definitivo da escola agrícola? ou será que todos tem medo do prefeito?!! a pergunta fica no ar...

Anônimo disse...

Amâncio você realmente acredita que em 10 anos boa viagem só cesceu isso?!
O esperado seria bem mais.
Onde foram parar o resto da população?
Ficaram soterrados sob a incompetência geral dos responsáveis pelo censo 2010 aí no município.?!!

Dê uma volta nos bairros mais afastados que você verá que o crescimento populacional é visível a olhos nus.

muito dinheiro disperdiçado prá nada.

Luciana disse...

Amâncio será que esse anonimo abestado já ouviu falar em processo migratório? Boa Viagem a sede pode ter aumentado o número de habitantes mas é um processo de pessoas que vinheram do campo para cidade.

Arnaldo Cavalcante disse...

Luciana ,

Realmente este processo migratório foi muito grande, pois nas caminhadas pelo municipio só o que se ver são casas desocupadas pelo interior, e ai vem a sobrecarga na zona urbana.

Arnaldo Cavalcante

Anônimo disse...

Anônimo, será que a Sr. Luciana já ouviu falar em taxa de natalidade?
Já que ela conhece tão bem a zona rural de boa viagem, qual foi o distrito que houve esta "fuga em massa" para a zona urbana?.