domingo, 14 de novembro de 2010

QUEBRANDO A INDISSOLUBILIDADE.

Cerca de 70 uniões anuladas por ano

Às quintas-feiras, católicos procuram o Tribunal Eclesiástico, na Prainha, para pedir anulação de casamentos. Hoje 620 processos tramitam no Ceará
13.11.2010 17:00 - O POVO

Este ano, 120 pedidos de anulação de casamento deram entrada no Tribunal Eclesiástico do Ceará (KLÉBER A. GONÇALVES)
Toda quintas-feira à tarde, em uma sala discreta no Seminário da Prainha, a máxima católica de que o casamento é indissolúvel e dura até que a morte separe o casal, é confrontada pela realidade. As visitas à sala onde funciona o Tribunal Eclesiástico Católico, já são previamente agendadas para as tardes de quinta, com o intuito de ser iniciar o processo de anulação de casamentos religiosos.
Ao Tribunal cabe receber todas as demandas relacionadas à Igreja, desde desentendimento entre padres e leigos a questões matrimoniais. A maior demanda, todavia, é relacionada a pedidos de anulação de casamentos. Este ano, segundo o padre José Fernandes, presidente do órgão, já são 120 pedidos.
Os 120 pedidos de 2010, porém, não refletem a realidade enfrentada pelo Tribunal no tratamento da questão. Desde 1982 a frente da instituição, padre José Fernandes afirma que a cada ano vem crescendo a procura pelas anulações. Atualmente, além dos que deram entrada este ano, outros 500 processos estão em andamento acumulados dos últimos anos.
Essa demanda tem feito com que nos últimos cinco anos cerca de 70 a 80 casamentos religiosos por ano tenham sido anulados. Fato considerado preocupante pelo padre. Para tentar explicar os motivos, diz que “o mundo está virado”. Mas a questão não parece ser tão simples.
Nas quintas-feiras, dia dedicado as pessoas que queiram apresentar denúncias contra os cônjuges e dar entrada nos pedidos, os interessados agendam o horário e são ouvidos individualmente pelos juízes. A conversa inicial serve como balizadora para se abrir ou não o processo de anulação. É nesse momento, relata o presidente do Tribunal, que os membros da corte decidem pela abertura ou não processo.
Aberto o processo, a legislação eclesiástica estabelece o prazo de um ano para ser concluído e ir a julgamento. Mas padre José Fernandes diz que há atraso nos trâmites em vista das dificuldades das audiências e da falta de pessoal no Tribunal para atender a demanda e, geralmente, esse prazo é sempre elastecido. Há seis juízes para julgar todos os processos que estão acumulados. José Fernandes diz ainda que a procura por aberturas de processo é praticamente igual entre homens e mulheres. “Geralmente é o homem o maior responsável pelos motivos da anulação, mas há mulheres motivadoras também”. Ele ressalta também que os processos correm sob segredo de justiça e, nas audiências, as partes nunca se encontram para se evitar possíveis atritos.

Juízes e leigos

O Tribunal Eclesiástico mantém quase a mesma estrutura de um Tribunal comum, formada por um presidente, seis juízes, defensores do vínculo e os notários. Os juízes e os defensores no Ceará são padres, mas poderiam ser leigos, não fosse a falta de especialistas em direito canônico. Somente o presidente é que não pode ser leigo.

ENTENDA A NOTÍCIA

O pedido de anulação de casamento religioso começa com uma audiência no Tribunal Eclesiástico do Ceará, no Seminário da Prainha. Os interessados devem ligar para o telefone 3219 8238, entre as 13 e 17 horas.
Luiz Henrique Campos

Veja mais:

''Surpresa e hipocrisia'' no contato com o Tribunal:

http://www.opovo.com.br/app/opovo/fortaleza/2010/11/13/noticiafortalezajornal,2064819/surpresa-e-hipocrisia-no-contato-com-o-tribunal.shtml

Matéria completa:

http://www.opovo.com.br/app/opovo/fortaleza/2010/11/13/noticiafortalezajornal,2064813/cerca-de-70-unioes-anuladas-por-ano.shtml

12 comentários:

Anônimo disse...

Aproveitando que o assunto desta postagem é casamento, e na última semana o comentário na cidade é traição e homem nú, vamos descontrair.

Veja a Relação de tipos de cornos, se vc esta lendo não leve a mal ser for semelhante não é culpa minha..rsrsrs

Tipos de Corno:

Otimista: Acredita que não é.

Xuxa: Não vai embora por causa dos baixinhos.

Prevenido: Liga antes de ir para casa.

Atleta: Sai para jogar futebol e o Ricardão chega para encher a bola.

Inflação: Todo santo dia o chifre aumenta.

7 de Setembro: A mulher só dá bandeira.

Granja: Dá casa e comida, mas os outros é que comem.

Socialista/Petista: Não se importa em dividir com os outros.

Geladeira: Leva chifre, mas não esquenta.

Io-Io: Vai, mas sempre volta

Brahma: Pensa que é o número 1!

Ateu: Não acredita nem vendo.

Porco: Só come o resto.

Churrasco: Põe a mão no fogo pela mulher.

Religioso: Acha que a mulher dá por caridade

Anônimo disse...

Mais uma para descontrair:

Ao chegar em casa o marido encontra a mulher, ofegante na cama.
- O que houve querida?
- Acho que é um ataque do coração, responde ela.
Ao ouvir isso, o marido corre feito um louco e chama um médico. O filho vendo a correria fala:
- Pai, tem um homem pelado no banheiro.
O marido vai até lá, abre a porta e encontra seu melhor amigo. Indignado e furioso diz:
- Pelo amor de Deus Alfredo. Minha mulher está tendo um ataque cardíaco e você fica por aí assustando as crianças?

kkkkkkkk

Só faltou isto.

Anônimo disse...

GuaranY de Sobral.
É campeão... É campeão...É campeão.
Campeão série D.
Federal.
troféu Governador Cid Ferreira Gomes.
Carnabral - carnaval fora de época.
Guarany 4 x 1 américa(am).

e o time da boa viagem ´tá na segundona é? tá na segundona?!
deus me livre, quanta incompetência.

Anônimo disse...

ATT. Todos os cidadãos de Boa viagem!

A Proprietária da fábrica de calçados de Boa viagem, localizada no bairro floresta, disse o seguinte:

O Prefeito não trouxe a fábrica para Boa Viagem, a iniciativa foi dela e de seu marido.

Tanto é que ela foi na rádio rádio Liberdade dizer ao João Alves Filho que não tem partido político em Boa Viagem.

Já o Prefeito continua mentindo por aí e colocando placas com dizeres mentirosos para iludir nossa população.

Portanto a fábrica de calçados não foi iniciativa da Prefeitura de Boa Viagem.

Vê se para de mentir Nandinho das Placas.

Anônimo disse...

A economista americana Betsey Stevenson desenvolveu uma ‘ calculadora do casamento ’ que poderia prever as chances de divórcio. A ferramenta, disponível na internet, funciona com uma comparação de estatísticas dos divórcios realizados nos Estados Unidos com os dados fornecidos pelos usuários. O “cálculo” resulta da análise de informações como idade, tempo de casamento, número de filhos e grau de escolaridade do usuário. Essas informações são então comparadas com estatísticas do Censo americano sobre os divórcios realizados no país. Dessa forma, o usuário da calculadora recebe uma estimativa do percentual de pessoas com perfis similares que se divorciaram no passado e faz projeções sobre as chances de divórcio dentro de cinco anos. “Com a calculadora do casamento, você pode descobrir como muitas pessoas com perfil parecido se divorciaram”, explica Stevenson. “Em resumo, o passado está sendo usado para determinar o futuro com essa calculadora”, disse G.Cotter Cunninghma, diretor do site divorce360.com , que hospeda a ferramenta.
Segundo Stevenson, pesquisadora da Universidade da Pensilvânia e especialista em casamentos e divórcios, o risco de divórcio é menor para pessoas que possuem pelo menos grau superior de escolaridade e se casam mais velhas. Ela afirma que, entre as pessoas que se casaram nos últimos anos, a taxa de divórcio é menor entre aquelas que se casaram depois dos 30 anos. Ela explica ainda que, quanto mais cedo se casa, maiores são as chances de divórcio. “Apesar de ser difícil identificar o que está causando essa relação, a partir dessas informações eu aconselharia meus amigos a casarem quando estiverem mais velhos”, disse a economista.

Anônimo disse...

Toda perturbação no lar, frustrando a viagem no tempo, tem causa específica.
Qual acontece ao cambio, quando estaca indebitamente ou descarrila, é imperioso angariar a proteção devida para que o carro doméstico prossiga adiante.
No transporte caseiro, aparentemente ancorado na estação do cotidiano (e dizemos aparentemente, porque a máquina familiar está em movimento e transformação incessantes), quase todos os acidentes se verificam pela evidência de falhas diminutas que, se repetindo indefinidamente, estabelecem, por fim, o desastre espetacular.
Essas falhas, no entanto, nascem de comportamento dos mais interessados na sustentação do veículo ou, mais propriamente, do marido e da mulher, chamados pela ação da vida a regenerar o passado ou a construir o futuro pelas possibilidades da reencarnação no presente, falhas essas que se manifestam de pequeno desequilíbrio a pequeno desequilíbrio, até que se desencadeie o desequilíbrio maior.
desfazendo o matrimônio em facilidades loucas, como se afoga uma planta por excesso de adubo, e assinalamos os que a destroem por demasia de solidão; encontramos os campeões da teimosia que acabam com a paz da família, manejando atitudes do contra sistemático, diante de tudo e de todos, e identificamos os que a exterminam pelo silêncio culposo, à frente do mal.

Equilíbrio e respeito mútuo são as bases do trabalho de quantos se propõem garantir a felicidade conjugal, de vez que, repitamos, o lar é semelhante ao comboio em que filhos, parentes, tutores e afeiçoados são passageiros.
Divorciar, a meu ver, é deixar a locomotiva e seus anexos.
Quem responde pela iniciativa da separação decerto que larga todo esse instrumental de serviço à própria sorte e cada consciência é responsável por si.
Não ignoramos que o trem caseiro corre nos trilhos da existência terrestre, com autorização e administração das Leis Orgânicas da Providência Divina e, sendo assim, o divórcio, expressando desistência ou abandono de compromisso, é decisão lastimável, conquanto às vezes necessária, com raízes na responsabilidade do esposo ou da esposa que, a rigor, no caso, exercem as funções de chefe e maquinista.

Anônimo disse...

1. Compreendendo-se que muitos casamentos resultam em uniões infelizes e, às vezes, até mesmo profundamente antipáticas, induzindo os cônjuges ao divórcio, como interpretar a fase de
atração recíproca, repleta de alegria e esperança, que caracterizou o namoro e o noivado?
Resp. : Qualquer pessoa que aspire a um título elevado passa pela fase de encantamento.
Esfalfa-se o professor pela ascensão à cátedra. Conseguindo o certificado de competência, é imperioso entregar-se ao estudo incessante para atender às exigências do magistério.
Esforça-se o acadêmico pela conquista do diploma que lhe autorize o exercício da profissão
liberal. Laureado pela distinção, sente-se compelido a trabalho infatigável, de modo a sustentar-se na respeitabilidade em que anela viver. ---Assim também o matrimônio.
2. Como interpretar as contrariedades e desgostos domésticos?
Resp. : O homem e a mulher aguardam o casamento, embalados na melodia do sonho, entretanto,
atingida a convivência no lar, surgem as obrigações, decorrentes do pretérito, através do programa de serviço traçado para cada um de nós pela reencarnação, que nos compele a retomar, na intimidade, todos os nossos erros e desacertos. Fácil, dessa forma, reconhecer que todas as dificuldades domésticas são empeços, trazidos por nós próprios, das existências passadas.
3. De modo geral, que é, nas leis do destino, o marido faltoso?
Resp. : Marido faltoso é aquele mesmo homem que, um dia, inclinamos à crueldade e à mentira.
4. E a esposa desequilibrada?
Resp. : Esposa desequilibrada é aquela mulher que, certa feita, relegamos à necessidade e à
viciação.
5. Quem são os filhos problemas?
Resp. : Filhos problemas são aqueles mesmos espíritos que prejudicamos, desfigurando-lhes o
caráter e envenenando-lhes os sentimentos.
6. Qual a função essencial do lar e da família?
Resp. : No caminho familiar, purificam-se impulsos e renovam-se decisões. Nele encontramos
os estímulos ao trabalho e as tentações que nos comprovam as qualidades adquiridas, as alegrias que nos alentam e as dores que nos corrigem.
7. Como é encarado o divórcio nos planos superiores de espírito?
Resp. : O divórcio conquanto às vezes necessário, não é caminho salvador quando lutas se agravem. Ninguém colhe flores do plantio de pedras. Só o tempo consegue dissipar as sombras que amontoamos com o tempo. Só o perdão incondicional apaga as ofensas; apenas o bem extingue o mal.
8. Existem casos francamente insolvíveis nos casamentos desventurados; não será o divórcio o mal menor para evitar maiores males?
Resp. : Muitos dizem que o divórcio é válvula de escape para evitar o crime e não ousamos
contestar. Casos surgem nos quais ele funciona, por medida lamentável, afastando males maiores, qual amputação que evita a morte, mas será sempre quitação adiada, à maneira de reforma no débito contraído.
9. Por mais ríspidas se façam as lutas, no casamento, é melhor permanecer dentro delas?
Resp. : Pagar é libertar-se, aprender é assimilar a lição.

Anônimo disse...

OLHA A NOVIDADE AÍ GENTE!!

TASSO FOI CONVIDADO PARA SER MINISTRO!!

MINISTRO DA EUCARISTIA, LÁ NA CIDADE DE CANINDÉ.

QUEM SABE ELE ACEITA O CARGO E DEIXA DE DIZER BOBAGENS POR AÍ!!!

Anônimo disse...

Essa negociata de empreiteiras com obras irregulares no PAC doando R$ 70,5 milhões ao PT é, como disse Lula, intriga de quem não gosta do sucesso, afinal, chico buarque de holanda, paulo beti e outros artistas patrocinados pela Petrobrás e Banco do Brasil junto com 55% dos eleitores consideraram que Dilma está preparada pra enfrentar crise econômicas apesar de ela ter sido contra todas decisões econômicas que deram certo no Brasil como o Plano Real, a Lei de Responsabilidade Fiscal, a Lei da CIDE, o PROER, as privatizações etc. Ou seja, ninguém votou enganado, todos sabiam o que estavam comprando. Enfim, quem pariu Mateus que o embale.

Anônimo disse...

AGORA NÃO ADIANTA CHORAR, A CASA CAIU, A VACA PEGOU O AVIÃO, O PÃO CAIU COM A MANTEIGA VIRADA PRA BAIXO.O VOTO É A COISA MAIS PERFEITA QUE OS POLITICOS CRIARAM PARA SE BENEFICIAREM. É UMA ARMA PERIGOSISSIMA QUE NA MÃO DE QUEM NÃO ENTENDE NADA É PIOR QUE UMA BAZUCA, VIVA A LIBERDADE DO VOTO. O DIA QUE HOUVER JUSTIÇA PARA O VOTANTE,ENTÃO ESTAREMOS VINGADOS

Anônimo disse...

CONTRA O ESTELIONATO DA CPMF !!! OPOSIÇÃO, NOS CONVOQUE QUE IREMOS !!! Quem melhor pode impedir a volta da CPMF, é a oposição se assim quiser . E quem tem condições de mobilizar a sociedade para tanto, também é a oposição se assim desejar . Algo é certo, a Oposição faz a parte dela, nós faremos a nossa com prazer . O que não se pode é imputar toda essa responsabilidade e iniciativa para nós ( Povo). Sei que o Senadores Álvaro Dias, Sérgio Guerra tem feito muito para impedir os abusos desse governo corrupto, mas precisamos de outros parlamentares influentes nessa questão. Se nós (Povo) sentimos que a oposição que tem reais condições de mobilizar o povo para este mega protesto, não se mobiliza ou pior ainda não se mostra interessado, porque devemos nós(povo) espontaneamente sair pelas ruas sem um líder parlamentar da oposição para combater essa idéia inaceitável por parte do governo Lula /Dilma ? Sabemos muito bem que vocês (Comunistas do PT) querem a CPMF não para melhorar a saúde , e sim para tentar cobrir parte do Roooooombo(Divida Interna) que Lula deixa para o Próximo governo . Lula da Silva Endividou o Brasil !!!!

Anônimo disse...

O Ronda já não é mais o mesmo e os donos de bares já estão voltando a abusar do som alto.

Alô seu ronda voltem a se comportar como antes da eleição os trabalhadores responsáveis não usuários de drogas que precisam acordar cedo agradecem, apesar de serem exceção em Boa Viagem.