sábado, 6 de novembro de 2010

A RESPOSTA SOBRE A DÚVIDA A RESPEITO DO LIMITE DE VELOCIDADE DETERMINADO PARA O RONDA.

Ronda: limite de velocidade vale para todos os municípios
O limite de velocidade vale para todas as cidades onde o programa Ronda do Quarteirão foi implantado. O motorista só pode ultrapassar os 50 km/h se avisar antes a Ciops. A medida foi tomada para evitar acidentes envolvendo viaturas

06.11.2010 01:30 - Jornal O POVO.

O limite de velocidade de 50 km/h para viaturas do Ronda do Quarteirão vale para todas as cidades onde o programa foi implantado. O motorista da Hilux precisa respeitar o limite, mesmo estando em vias onde a velocidade máxima é de 80 km/h, como as avenidas Washington Soares e Senador Carlos Jereissati, em Fortaleza. “A orientação é que o veículo trafegue pela faixa da direita, que é a de trânsito mais lento”, informa o comandante do Batalhão de Polícia Comunitária, tenente-coronel Werisleik Matias.

O comandante esclarece ainda que o motorista pode ultrapassar esse limite desde que informe, antes, à Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops). “É claro que pode exceder (o limite) se for para atender a uma ocorrência mais grave. Só quero que comunique isso à Ciops para que, da sala de monitoramento, se possa acompanhar o que está acontecendo”, diz.

Segundo o tenente-coronel, a determinação foi dada durante uma reunião com todos os motoristas das viaturas, há cerca de 20 dias. A ideia é evitar acidentes. Esta semana, PMs tiraram fotos de mensagens de texto enviadas para as Hilux. Uma delas, datada do dia 20 de outubro, dizia: “a velocidade máxima deverá ser limitada em qualquer situação, inclusive no atendimento de ocorrências, perseguições.”

Werisleik afirma que não foi ele quem mandou as mensagens. “O que a gente fez foi conversar com os motoristas durante a reunião”, diz, acrescentando que não “voltou atrás” em sua decisão. O comandante também determinou que se evitem “perseguições cinematográficas”. Os policiais devem fazer um cerco aos criminosos, com apoio de outras viaturas, os obrigando a pegar uma CE ou BR, onde não há restrição de velocidade para as viaturas.



VAMOS NÓS: A decisão é sensata, do ponto de vista da atuação em áreas urbanas. Contudo, não pode ser uma coisa engessada, rígida, ou seja, deve haver a flexibilidade nos casos de atendimento a um pedido de socorro ou em caso de perseguição a criminosos. Do contrário, fica sem sentido até mesmo uma das justificativas, para mim correta, da opção que o governo fez pela Hilux, por ser um veículo mais potente.

19 comentários:

Anônimo disse...

Qual o pior dos dois? A prefeita de Fortaleza ou o governador do Ceará? Os dois levam! Agora quem é esse Ivo pra fala de prefeita vingativa? Perguntem aos prefeitos que não babam os ovos dos Ferreiras Gomes pra saber o que é política de vingança.

Anônimo disse...

A Prefeita Luizianne Lins não tem nem idéia da dimensão gigantesca do erro político que cometeu contra si mesma ao ser contra o estaleiro no Ceará. Uma terra pobre como a nossa não poderia jamais desperdiçar uma oportunidade daquelas jogando um Estaleiro, e tudo o que ele representa, na lata do lixo. A população lúcida cearense jamais a perdoará. E ai Deodato o que ja foi feito pelo titanzinho, foi feita a urbanização, ja se pode fazer turismo la sem ser assaltado ou ser morto.

Anônimo disse...

A Luiziane tem um problema sério, só quer saber de poder e não faz nada para se manter nesse poder, só fala em cargos para Presidente da Câmara. A Prefeita e seus companheiros deveriam está pensando em ajeitar a cidade que está uma vergonha, a Praça do Ferreira toda esburacada e sem o relógio - que não tem vigilância para fiscalizar patrimônio público. As demais praças entregue aos vândalos, o Hospital da Mulher que é uma das principais obras que mais prometeu na campanha continua sem terminar e por aí vai! A Prefeita Luziane quer usar o palanque alheio para aparecer, subindo no palanque da Dilma. Ela devia aparecer dando exemplo de gestão, usando o recurso de maneira ética para o bem comum da população. Ela e o povo dela deveria era trabalhar e deixar de querer aparecer sem obras.

Anônimo disse...

O Senador Tasso Jereissate tem razão quando disse que o mentiroso Lula da Silva acabou com a valentia dos Ferreiras Gomes. Não tiveram coragem de criticar o Lula e agora querem manter-se como "valentes" e criticam Luziane. Vão procurar desculpas para apresentar na CPI do Castelão.

Anônimo disse...

É o sujo falando do mal lavado. Me apontem um único hospital que esteja funcionando, uma única policlínica , a refinaria, a siderurgica, o metrô, o parque de feiras, o aquario, uma sequer obra de infraestrutura, nada foi entregue porque passou tres anos sem fazer nada e so cmecou no ano eleitoral, igualzinho a loura. A única coisa quew ele entregou foi as bichonas do ronda e a violencia fez foi aumnetar e delegacia pra prender e mais NADA , enrolao de quatro costad igualzinho a ptista.

Anônimo disse...

Agora que passou as eleições marjoritaria, já está quase que na hora do PSB estadual romper com o PT. O sonho da família "Ferreira Gomes" é de dominar politicamente todo o nosso estado; e para tanto, em 2012 tem as eleições municipais e uma chapa formada pela Deputada Estadual Patricia Saboia "ex-Ferreira Gomes" como Prefeita (PDT), e do também Deputado Estadual Ivo Gomes para vice (PSB). Te prepara Fortaleza. Eta como o povo soooofre.

Anônimo disse...

A Cidade que esta entregue a propria sorte, nunca deve desenpenho nessa Administracao, a Prefeita devia se espelha na Presidente Dilma ao inves de ter ficado igual a papagaio de pirata, quando crusou os bracos em quanto CId e todos foram a luta no segundo turno. Agora ela fica moendo porque sabe que esta descendo a Ladeira isso e a verdade, pois em sua gestao nao existe uma se quer obra que a identifique ha nao ser uma logomarca chamada Fortaleza Bela - So se for na casa dela! nao fez nem o famoso Hospital Jacare ( da mulher) vai pra rua prefeita veja como a cidades esta um caos! e te aviso nao mexa com os Ferreira Gomes!

Anônimo disse...

Apesar de fortes no discurso de Dilma Rousseff, os trechos cearenses da transposição do Rio São Francisco, prevista para 2012, e da ferrovia Transnordestina, para 2013, estão atrasados. O terreno da refinaria Premium II, no Pecém, já foi cedido informalmente pelos donos originais, a etnia anacé, mas a obra não foi iniciada. A conclusão está prevista para 2017

Anônimo disse...

a verdade é que com cpmf ou não, o descaso com a saude em todos os estados vai continuar. é claro que se não for aprovada e esperamos que não seja, os governos estaduais terão uma ótima desculpa para não investir.

Anônimo disse...

Carta de tesoureiro do PT a empresários, em nome da “Presidente Dilma”, tem cara de achaque e de chantagem

Desculpo-me, claro, por ser um dos poucos a desafinar o coro dos contentes e falar de coisas que não remetam à “neo-Dilma”, a “Tchutchuca do Pós-Lulismo”, como se isso existisse. Desculpo-me por lembrar que o PT continua a ser PT. Vamos ver. Na campanha do primeiro turno, o tesoureiro do partido, José Filippi Jr., já mandava cartinhas para as empresas que tinham, digamos assim, um pé na brutalidade. E não é difícil entender por quê. À época, escrevi um post a respeito (Aqui). Leiam um trecho daquela carta:
“Em 2006. procurei sua empresa como coordenador financeiro da campanha de reeleição do presidente Lula. Naquele momento, sua empresa não aceitou o convite para contribuir com nossa campanha. De todo modo, acredito que ela tenha se beneficiado com os avanços conquistados pelo Brasil…”

Fillippi Jr. está de volta. Agora, ele precisa cobrir o rombo deixado pela campanha. Uma nova carta está sendo enviada. Depois de listar as conquistas do governo Lula, ele pede mais dinheiro. E fala em nome da presidente eleita: “Estou contatando o senhor e sua empresa em nome da Presidente Dilma Rousseff”. O homem cria até um novo conceito sociológico: a “cidadania corporativa”, que deve ser uma coisa meio parente do fascismo: “A participação de sua empresa nesta eleição, como estabelece a lei brasileira, será muito bem vinda. Buscamos nesta eleição ampliar o número de empresas engajadas nessa prática de cidadania corporativa.” Depois de deixar claro que o governo é excelente e que as empresas têm o dever cívico de participar, só resta apontar o caminho para a contribuição, dando-a como certa (abaixo, a imagem, que pode ser ampliada; no pé, a integra). Ainda sigo:

Anônimo disse...

A ÚNICA COISA, QUE MAIS MIM DEIXA TRISTE, E SABER QUE LULA PEDIU A OPOSIÇÃO PARA NÃO PERTUBAR DILMA, COMO FIZERAM COM ELE.ACHO QUE E POR ISSO QUE O POVO GOSTA TANTO DELE POIS E MUITO ENGRAÇADO.SÓ VIVE FAZENDO PIADA… O P O S I Ç A O???? ONDE??? EM QUE PAIS??? EM QUE LUGAR???… NO SENADO??? NAS RUAS??? NA CAMERA??? NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO. FAÇA UMA C O M P A R A Ç Ã O ENTRE A ERA FHC E LULA E VEJAM NOS ARQUIVOS DA HISTÓRIA DE OITO ANOS DE UM E DO OUTRO. O P O S I Ç Ã O Ó… SE REALMENTE TIVESSIMOS. TERIAMOS PERDIDO COM MAIS DIGNIDADE. O P O S I Ç Ã O??? ONDE TU ESTAS??? SE ESTIVESSE DE PÉ NÃO ESTARIAMOS LENDO ESTA CARTA AOS NOSSOS TÃO SOFRIDOS EMPRESÁRIOS.

Anônimo disse...

NÃO PRECISAVA POR LIMITE DE VELOCIDADE PARA AS VIATURAS DO RONDA DE 50 Km. POIS NUMA CIDADE ADMINISTRADA POR UMA MULHER DO PT, QUE SÓ TEM BURRACOS, NÃO DAR PRA ANDAR NEM COM 30 Km. POIS FORTALEZA ESTA ASSIM, NÃO É SÓ AS RUAS TAMBEM AS PRAÇAS, A PRAÇA DA BANDEIRA O HELICOPTERO NÃO PODE MAIS BAIXAR POIS PODE CAIR DENTRO DAS CRATERAS OU MATAR O POVO QUE ESTA MORANDO LA, ACHO QUE É O PROJETO MINHA CASA MINHA VIDA DO PT, UMA VERGONHA PRA VOCE DEODATO JA QUE É O SECRETARIO DO MEIO AMBIENTE E DEIXA AS PRAÇAS, COMO A PRAÇA DO FERREIRA E DA BANDEIRA FICAR DO JEITO QUE ESTÃO, QUERO DIZER QUE NÃO É SÓ ESSAS DUAS MAIS TODAS DE FORTALEZA, A NÃO SER AQUELA DA AGUANAMBI, PORQUE É O DONO DA FABRICA FORTALEZA QUE CUIDA, OU JA ESTARIA IGUAL AS OUTRAS, NÃO ESCONDA AS COISAS ERRADAS DO PT DEODATO, SEI QUE VOCE SÓ SABE FAZER POLITICA RASTEIRA E MAL INTENCIONADA, SOU NORDESTINO E SOU INTELIGENTE NAO FIZ COMO A MAIORIA, QUE SE VENDEU PELO BOLÇA FAMILIA OU POR BARGANHA POLITICA COMO VOCE FAZ, VOCE LUTOU MUITO PELA NÃO VINDA DO ESTALEIRO AQUI PRA O CEARA O QUE JA FOI FEITO PELO TITANZINHO, IAM GASTAR MILHÕES LA.

Anônimo disse...

Prefeita: já que V.Exa não fez nada de bom por esta cidade, continue assim e não se meta na sucessão da Câmara Munciipal. respeite a independência entre os Poderes ! Que esta população aprenda, não votou nela, agora AGUENTEM FIRME. E o pior: se ela fizer o acrísiso sucessor, sai depois pra cargo em brasília e nos deixa com esta outra cria do PT! Deus ilumine estes Vereadores pra reeleger SALMITo, um rapaz do bem, honesto e com boas intenções.

Eudson Júnior disse...

Admiro o modo de governar e até a personalidade do nosso Governador, mas o Governo as vezes tem umas atitudes que nao dá pra entender!!

Se não vejamos:

1. Se o límite de velocidade é de 50Km/h pra que entao se faz necessario o uso de carros de tamanha robustez como essas hiluxs??

2. Não seria mais fácil treinar melhor esses policiais, muitos destes tiraram sua CNH a pouco tempo e são postos a realizar perseguições em via pública, em altíssimas velocidades!!

3. Li em algum lugar que quando necessário for que o policial ultrapasse o límite de 50Km/h, este deve ligar para o CIOPS e pedir autorização para tal!! dá pra imaginar a situação de desespero desses policiais, além do estresse ao qual são submetidos terem que pedir autorização para dar cabo a uma perseguição!!

SERIA HILARIANTE SE NÃO FOSSE TRÁGICO!!

ABRAÇO

ABRAÇO

Anônimo disse...

o ronda é policia já vao bater em gente aqui e a cprv tb tá chegando, A eleição já passou

Anônimo disse...

Passei recentemente na avnida Bezerra de Meneses e estava tão iluminada e sem nenhum buraco.

Parabéns luziane!!!

Já em Boa Viagem se não fosse o mazinho(26 de junho) e o governador Cid(padre antonio correia de sá).

ai de ti boa vigem.

Anônimo disse...

Perguntinha inútil , inócua e inocente: Quem é o mototaxista que deu carona ao vereador NU, ainda sobre efeito do VIAGRA? kkkkk cassação nele!, pegou a mulher do funcionário e ainda "prejudicou" o trabalhador do transporte. Vamos cassar este vereador!.

Anônimo disse...

ATENÇÃO! O Ronda não e para ta procurando homem nú.

Anônimo disse...

Aos que estão descendo a lenha no tiririca, se tivessem coragem estariam criticando aqueles que Historicamente, são os maiores corruptos e ladrões na nossa política os letrados e diplomados como Maluf, quércia, ildebrando, Costa Neto, FHC, Collor,Fernando das placas, os 10 vereadores e vai por aí.

Se diploma fosse atestado de bons antecedentes não existiriam tantos políticos ladrões, assassinos, mas o que precisamos muito é de principios. Precisamos de saúde, educação e trabalho para mudar o Brasil.

Sou mais o Tiririca que Malufs, pelo menos será mais um pobre a ficar rico, não um milionário querendo ficar mais rico.