terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

BIG BOSTA DA GLOBO! (*)

A velocidade da informação nas redes sociais/internet muitas vezes nos pega de calças curtas. Esse artigo sobre o Big Bosta da Globo - BBB é um desses inúmeros casos. Muitos blogueiros, tal qual ocorreu conosco, pelo Brasil afora divulgou essa oportuna reflexão como sendo de autoria do escritor Luis Fernando Veríssimo, quando, na verdade, foi produzido pelo professor aposentado Paulo Hamilton. Fica o esclarecido e a retificação.


Crônica de Paulo Hamilton, professor aposentado em Naviraí,
Mato Grosso do Sul sobre o "BBB"

Que me perdoem os ávidos telespectadores do Big Brother Brasil (BBB), produzido e organizado pela nossa distinta Rede Globo, mas conseguimos chegar ao fundo do poço...
A décima terceira (está indo longe!) edição do BBB é uma síntese do que há de pior na TV brasileira. Chega a ser difícil, encontrar as palavras adequadas para qualificar tamanho atentado à nossa modesta inteligência.Dizem que Roma, um dos maiores impérios que o mundo conheceu, teve seu fim marcado pela depravação dos valores morais do seu povo, principalmente pela banalização do sexo. O BBB 11 é a pura e suprema banalização do sexo. Impossível assistir, ver este programa ao lado dos filhos. Gays, lésbicas, heteros... todos na mesma casa, a casa dos “heróis”, como são chamados por Pedro Bial. Não tenho nada contra gays, acho que cada um faz da vida o que quer, mas sou contra safadeza ao vivo na TV, seja entre homossexuais ou heterosexuais.
O BBB 11 é a realidade em busca do IBOPE. Veja como Pedro Bial tratou os participantes do BBB 11. Ele prometeu um “zoológico humano divertido” . Não sei se será divertido, mas parece bem variado na sua mistura de clichês e figuras típicas.Se entendi corretamente as apresentações, são 15 os “animais” do “zoológico”: o judeu tarado, o gay afeminado, a dentista gostosa, o negro com suingue, a nerd tímida, a gostosa com bundão, a “não sou piranha mas não sou santa”, o modelo Mr. Maringá, a lésbica convicta, a DJ intelectual, o carioca marrento, o maquiador drag-queen e a PM que gosta de apanhar (essa é para acabar!!!). Pergunto-me, por exemplo, co mo um jornalista, documentarista eescritor como Pedro Bial que, faça-se justiça, cobriu a Queda do Muro de Berlim, se submete a ser apresentador de um programa desse nível. Em um e-mail que recebi há pouco tempo, Bial escreve maravilhosamente bem sobre a perda do humorista Bussunda referindo-se à pena de se morrer tão cedo. Eu gostaria de perguntar se ele não pensa que esse programa é a morte da cultura, de valores e princípios, da moral, da ética e da dignidade. Outro dia, durante o intervalo de uma programação da Globo, um outro repórter acéfalo do BBB disse que, para ganhar o prêmio de um milhão e meio de reais, um Big Brother tem um caminho árduo pela frente, chamando-os de heróis. Caminho árduo? Heróis? São esses nossos exemplos de heróis?
Caminho árduo para mim é aquele percorrido por milhões de brasileiros, profissionais da saúde, professores da rede pública (aliás, todos os professores), c arteiros, lixeiros e tantos outros trabalhadores incansáveis que, diariamente, passam horas exercendo suas funções com dedicação, competência e amor, quase sempre mal remunerados. Heróis, são milhares de brasileiros que sequer têm um prato de comida por dia e um colchão decente para dormir e conseguem sobreviver a isso, todo santo dia. Heróis, são crianças e adultos que lutam contra doenças complicadíssimas porque não tiveram chance de ter uma vida mais saudável e digna. Heróis, são inúmeras pessoas, entidades sociais e beneficentes, ONGs, voluntários, igrejas e hospitais que se dedicam ao cuidado de carentes, doentes e necessitados (vamos lembrar de nossa eterna heroína, Zilda Arns). Heróis, são aqueles que, apesar de ganharem um salário mínimo, pagam suas contas, restando apenas dezesseis reais para alimentação, como mostrado em outra reportagem apresentada meses atrás pela própria Rede Globo.
O Big Brother Brasil não é um programa cultural, nem educativo, não acrescenta informações e conhecimentos intelectuais aostelespectadores, nem aos participantes, e não há qualquer outroestímulo como, por exemplo, o incentivo ao esporte, à música, àcriatividade ou ao ensino de conceitos como valor, ética, trabalho e moral. E ai vem algum psicólogo de vanguarda e me diz que o BBB ajuda a "entender o comportamento humano". Ah, tenha dó!!!
Veja o que está por de tra$$$$$$$$$$$$$$$$ do BBB: José Neumani da Rádio Jovem Pan, fez um cálculo de que se vinte e nove milhões de pessoas ligarem a cada paredão, com o custo da ligação a trinta centavos, a Rede Globo e a Telefônica arrecadam oito milhões e setecentos mil reais. Eu vou repetir: oito milhões e setecentos mil reais a cada paredão. Já imaginaram quanto poderia ser feito com essa quantiase fosse dedicada a programas de inclusão social, moradia, alimentação, ensino e saúde de muitos brasileiros?(Poderia ser feito mais de 520 casas populares; ou comprar mais de 5.000 computadores!)
Essas palavras não são de revolta ou protesto, mas de vergonha e indignação, por ver tamanha aberração ter milhões de telespectadores. Em vez de assistir ao BBB, que tal ler um livro, um poema de Mário Quintana ou de Neruda ou qualquer outra coisa..., ir ao cinema..., estudar.... , ouvir boa música..., cuidar das flores e jardins... ,telefonar para um amigo... , visitar os avós... , pescar..., brincar com as crianças... , namorar... ou simplesmente dormir.
Assistir ao BBB é ajudar a Globo a ganhar rios de dinheiro e destruir o que ainda resta dos valores sobre os quais foi construído nossa sociedade.

(*) A manchete é deste blog.

10 comentários:

Anônimo disse...

COM TODO O RESPEITO AO NOSSO PÚBLICO!

É BOSTA MESMO, DE GATO E DE PORCO.

DAS MAIS PODRES E FEDORENTAS!!

PROGRAMA DE DEPRAVAÇÃO, ANTI FAMÍLIA, ANTIRELIGIOSO E ANTI CRISTÃO.

Anônimo disse...

olha estive hoje no hospital de boa viagem para visitar um amigo doente , meu deus me deparei com um caos , banheiros cheio de fezes vomitos , o hospital cheio de goteiras , eu nao votei nos 45 nao mais estava amarelo de tanto fedor dentro daque local que jais , pois aquilo nao pode ser chamado de hospital nao , fedentina fossas estouradas banheiros entupidos , sem medicos um verdadeiro desmando com o povo e seu dinheiro . me falarao que esta tal de fernando nao era bom administrador mas desta forma nem em um puteiro e tao sem ordem assim vao la e vejao voces mesmos braços cesar

Anônimo disse...

Em Dourados, Mato Grosso, na Fronteira com O Paraguai. Está acontecendo algo maravilhoso.

O povo de lá acordou, foram expulsos da Prefeitura, Prefeito e vice Prefeito.

Também 18 vereadores foram expulsos da câmara, que beleza!!

JÁ PENSOU SE A MODA PEGA. FERNANDO ASSEF E ISMAEL EXPULSOS.

10 VEREADORES EXPULSOS TAMBÉM POR OMISSÃO E OUTROS POR CONIVÊNCIA.

NESE CASO SERIA NOMEADO UM INTERVENTOR EM BOA VIAGEM.

SERIA BOM DEMAIS. VAMOS REZAR GENTE.

"ACORDA POPULAÇÃO"

LÁ EM DOURADOS, FORAM DESVIADOS 35 MILHÕES DE REAIS.

AQUI EM BOA VIAGEM UNS 10 MILHÕES COM TODA CERTEZA.

Anônimo disse...

GENTE COM TODO RESPEITO A VOCÊS!

ANTIGAMENTE EM BOA VIAGEM, TINHA UM CABARÉ, CHAMADO DE ANTONIO HOZÓRIO.

ESSE CABARÁ ERA MAIS LIMPO DO QUE O NOSSO HOSPITAL.

NOSSO HOSPITAL, GERA DOENÇAS, SÓ EM FICAR POR LÁ.

EXISTEM MUITAS FEDENTINAS, MICRÓBIOS E CATINGAS DE TUDO.

HOJE ATÉ UM PUTEIRO É MAIS LIMPO DO QUE ESSE HOSPÍTAL.

O PREFEITO QUER QUE TODOS QUE FALAM DELE MORRA DE SEPTECEMIA, INFECÇÃO GERAL.

"SOCORRO TAPEM O NARIZ."

Anônimo disse...

BOA VIAGEM É LASCADA MESMO VEJA QUE VERGONHA ESSA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Ñ SABE NEM FAZER UMA LOTAÇÃO E FICA O JOGO SUJO ENTRE O PREFEITO,ANA ASSEF, LIDUINA, QUEILA, ISABEM E ETC. ESTE MONTE DE BABONA TIRANDO O FUNCIONARIOS DE SEUS LOCAIS DE TRABALHO E HUMILHANDO O POVO A VIM PEDIR SUAS VAGAS QUE É PRA ELES PEDIREM VOTO.
TÃO É MESMO LASCADO!!!!!!
AGUENTA EDUCADORES!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

POBRICINHA DA SECRETARIA DE EDUCAÇAO LUCIRENE Ñ SABE NEM FAZER UMA LOTAÇÃO.
É MULHER, TU SÓ SABE MESMO É ASSINAR EM BRANCO.
TU ÉS BONECA DE PAPELÃO NAS MAOS DOS ASSEFAS.

Anônimo disse...

O PREFEITO DE BOA VIAGEM É MUTIVO DE CHACOLA POR TODO INTERIOR E ESQUINA DE RUAS, É RUINA TOTAL,É VAGABUNDAGEM, MALANDRAGEM, MAFIA É BRINCAR COM A CARA DO PAVO É SER UM JUDA TRIDOR.
TU VAI PAGAR AINDA!

Anônimo disse...

HOJE ESSE HOSPITAL ESTAVA FEDIDO IGUAL PULEIRO DE GALINHA, O FEDOR ESTAVA DEMAIS. E QUEM TRABALHA NELE JÁ NAO SENTE MAIS A CATINGA, É GENTE PRA TODO LADO, É C/ DOR, VOMITO ETC. HOJE MORREU GENTE POR FALTA DE ATENDIMENTO NECESSARIO E POR TER APENAS UM MEDICO P/ ATEDER TODOS OS QUE LÁ ESTAVAM. OH!BOA VIAGEM LASCADA E DE POVO SEM VERGONHA AINDA DEIXAM UM PREFEITO ...DESSE E BANDO DE VENDIDO E OMISSOS ESSES 10 DA CAMARA. ACORDAI POVINHO!!!!!!!!!!!!!!!!! ZELEIDE

Deodato Ramalho disse...

Aproveito para prestar um esclarecimento: temos liberado algumas mensagens retirando frases inadequadas. Por essa razão, por vezes, o recado sai como se tivesse sido da nossa parte. Vejam o recado da pessoa identificada como Zileide.

Anônimo disse...

Pessoal tenho certeza do q ta acontecendo em Boa Viagem desce desmantelo todo é porque o Fernando vai t q lança o cartão agora ai ele vai tira dinheiro da onde ai ta sacrificando os pobres dos professores (demitino) hoje vi gente chorando la na secretaria de Educação, da uma pena grande.