quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE DE FORTALEZA INTENSIFICA AÇÕES COM ASSOCIAÇÕES DE MORADORES.

CAMPANHA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E COLETA SELETIVA PARA O BAIRRO VILA UNIÃO

Aconteceu no dia 17 de fevereiro uma reunião na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano - SEMAM para discutir acerca da implantação da coleta seletiva e da educação ambiental no bairro Vila União. Além do secretário Dr. Deodato Ramalho, estiveram presentes representantes do Jornal Une Vila, da Associação de Moradores do Vila União, da Associação de Catadores “Reciclar é uma Maravilha”, da Ecofor, do Centro Social Urbano Presidente Médici e de técnicos da SEMAM.
A iniciativa da campanha conta com o envolvimento da associação de moradores do bairro e do grupo do Jornal Une Vila que não mediram esforços em buscar parceiros, além de adquirir os tambores para a coleta do material. No encontro foi discutido um plano de ação onde, inicialmente, serão distribuídos 30 (trinta) tambores em locais estratégicos do bairro, para cada ponto de coleta serão disponibilizados 05 (cinco) tambores, ou seja, o bairro contará com 06 (seis) pontos de coleta que irão receber papel, papelão, plásticos, vidros e metais, e serão recolhidos por um caminhão da Ecofor em dia e horário ainda a combinar.
Os recicláveis recolhidos serão doados para a Associação de Catadores “Reciclar é uma Maravilha” localizada no Conjunto Habitacional Planalto Universo. Esse material irá beneficiar diretamente, em torno de 14 catadores de materiais recicláveis e suas famílias que tem como principal atividade a catação. As vantagens da reciclagem perpassam pelas diversas esferas da dinâmica humana: contribui para a redução de impacto ambiental aumentando a vida útil dos aterros sanitários, pode ser fonte de emprego e renda, e melhora a qualidade de vida da população como um todo.
A campanha tem como objetivo principal incentivar a comunidade local a entregar os recicláveis nos pontos de coleta e também de gerenciar adequadamente o lixo comum, tendo em vista os impactos ambientais causados pela má disposição destes resíduos, evitando assim a formação de pontos de lixo no bairro que atraem vetores transmissores de doenças.
O que fazer com o nosso lixo?
1º Separe seu lixo em dois recipientes:
Lixo seco: metais, plásticos, papéis e vidros.
Lixo úmido: restos de comida, cascas de alimentos, lixo de banheiro, varrição da casa e de ruas.
2º Ensacar bem o lixo e colocá-lo em frente a sua casa no dia e horário que o caminhão passar, assim a gente evita que os animais mexam no lixo e espalhe, sujando a rua;
3º Evitar queimar, enterrar ou jogar em rios, lagoas, riachos e canais;
4º Se o caminhão não passar na sua rua, coloque o lixo na lixeira mais próxima. Não jogue no chão, pois ele atrai insetos e animais que transmitem doenças;
5º Não jogue lixo nas ruas;
6º Nunca jogar lixo pela janela do carro ou ônibus, pois o lixo jogado nas ruas pode entupir bocas de lobo e provocar alagamentos;
7º Doe o material (lixo seco) para a Associação de catadores mais próxima, no caso, a “Associação Reciclar é uma Maravilha”. Horário de entrega: das 07:00 às 19:00 horas. Rua Sol, s/n – Planalto Universo – Bairro Vila União. Contato: (85) 8642.8187 (Conceição) ou 8849.0805 (Lindoval).

7 comentários:

Anônimo disse...

Como dá gosto ter um conteraneo como o deodatinho. trabalha e mostra resultado. é unanime a opiniao que ele é o melhor secretário da nossa Capital. Bem que esses fuleiros daqui podiam aprender.

Anônimo disse...

roberto silva eu vi o anxieta dizer que a ceiça recebeu 50 mil e alugo um trato na prefeitura para nao casar o fernando e que tinha traido os outro 6 vereador que queriam casar o prefeito.

Anônimo disse...

Amigos da Rádio Liberdade. Moro e trabalho no Vale do Itajaím, Santa Catarina, mais sou natural de Boa Viagem e somente agora descobrir que o site da emissora, agora posso ficar a par dos acontecimentos de minha terra. Peço a direção da rádio que verifique o que está ocorrendo, pois, não consigo acessar o som da emissora no site, pois, além de ler gosyaria de ouvir as notícias da minha terra natal. Fiquei interagindo com o site da emissora. Obrigado, Luis Carlos
Mendonça da Silva

Anônimo disse...

COMO DÁ DESGOSTO TER UM CONTERRÂNEO COMO FERNANDO ASSEF. EM TODAS AS RODAS DE BOA VIAGEM E DA CAPITAL, FALAM MUITO MAL DELE E DE SUA IRMÃ (...), FAZ VERGONHA ATÉ OUVIR ESSAS COISAS. CHAMAM ELE DE PREGUIÇOSO, DE PREFEITO IMORAL, SEM ÉTICA, SEM RESPEITO A NINGUÉM, CHAMAM DE JUDEU ERRANTE. TEM ATÉ CERTAS COISAS IMPUBLICÁVEIS, COISAS QUE FERE A DIGNIDADE DE QUALQUER PESSOA. COMO ELE CHEGOU A ESSE PONTO, MEU DEUS. DIZEM OS EXPERTS QUE O NOSSO MUNICIPIO JÁ PERDEU MAIS DE 15 MILHÕES EM 2 ANOS E 2 MESES. AVE MARIA.

Anônimo disse...

Segundo a desastrada administração o Hospital de Boa Viagem passa por processo de ampliação na sua estrutura física. Novos consultórios estão sendo construídos para melhor comodidade dos pacientes que buscam atendimento naquela unidade de saúde. A previsão do término é de noventa dias, segundo Dr. Marcos Fonteles engenheiro responsável pela obra.

ESSE DR. MARCOS FONTELES SERÁ AQUELE ASSESSOR DO EX-TUDO DE BOA VIAGEM MARCOS CALS, QUE PERDEU DE GOLEADA A ELEIÇÃO P GOVERNADOR? NÃO TENDO MAIS A TETA DA ASSEMBLÉIA PARA MAMAR, SERÁ QUE ELE VEIO SOBREVIVER AS CUSTAS DA TETA DA PREFEITURA DE BOA VIAGEM?

Anônimo disse...

LEIAM ISTO É URGENTE !!

O NANDINHO NEM PRECISOU AGIR MUITO.

APENAS AGIU COM O ANCHIETA, ROSA E A CEIÇA.

ESSES 3 ESTAVAM OURIÇADOS E QUERIAM TIRÁ-LO.

OS DEMAIS ESTAVAM BEM SILENCIOSOS, ESPERANDO PARA VER.


VAMOS AGUARDAR AS PRÓXIMAS RODADAS DE NOGOCIAÇÕES.

VAI APARECER CIUMEIRAS!!!

AGUARDEM E OLHO VIVO!!

Anônimo disse...

Dr. Deodato, por favor explique para os participantes deste blog, porque o ex. prefeito Argeu Vieira, que foi condenado mais uma vez no dia 25/01/2011, pelo o TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 5ª REGIÃO, QUE CONFIRMOU A CONDENAÇÃO DO EX-PREFEITO ARGEU VIEIRA, FIXANDO A PENA DE 18 ANOS DE PRISÃO, e o mesmo anda desfilando livremente em nossa cidade. Ainda há recurso neste caso? Pois se ele foi condenado em ultima estância, já deveria está atrás das grades. Ou será que ele está protegido por algum político safado que tem influência junto ao Ministro do STF e juizes federais? Há momentos, em que penso que a justiça é só uma farsa, servindo apenas pra julgar alguns pobres ladrão de galinha. O pior, é que dizem em nossa cidade, que o Argeu é um excelente estrategista político, e já dão como certo a eleição para prefeito de um atual vereador apoiado pelo o Argeu, na próxima eleição de 2012. Isso é o verdadeiro retrato da política de Boa Viagem, agora repito a conhecida frase de um famoso jornalista, “isso é uma vergonha”.