quarta-feira, 6 de abril de 2011

TODOS CONTRA A DENGUE, PRINCIPALMENTE O MÉDICO DOS INÚMEROS EMPREGOS E SUPER-SALÁRIOS EM BOA VIAGEM.

Epidemia requer postura de ''tolerância zero'' contra o mosquito








Fonte: O POVO Online/OPOVO/Fortaleza

Vedar a caixa d'água e esvaziar recipientes é só o começo da guerra. O Aedes aegypti é esperto e se reproduz em equipamentos sob geladeiras e até fendas de árvores. Fique atento e faça a sua parte




















A casca de ovo deixada no quintal serve de abrigo. O pedaço de caule do pé de palmito ou da palmeira do jardim também. Eliminá-los é fundamental. Mas não é o bastante para conter o Aedes aegypti. Diante de uma epidemia de dengue como a constatada em 27 municípios do Ceará, é necessária certa dose de radicalismo na guerra contra um mosquito oportunista responsável por 8.308 casos confirmados da doença e 20 mortes este ano.

Em casa, nada de cultivar plantas aquáticas ou espécies de formato propício ao acúmulo de água. Em favor da sua saúde e da saúde de familiares, visitas e vizinhos, desfaça-se de bromélias, helicoidais, copos de leite, helicônias, bastões do imperador, abacaxis de salão e antúrios, por exemplo. Caso o Aedes aegypti encontre guarida por negligência sua, ele poderá agir num raio de um quilômetro.

O esvaziamento de recipientes com água e limpeza do quintal podem ser insuficientes. “É preciso tolerância zero. As pessoas devem se conscientizar de que a casa delas é um ambiente de proteção, mas também pode ser de contaminação”, alerta o coordenador de proteção e promoção à saúde da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), Manoel Fonsêca.

Além da caixa d’água, vedações podem ser feitas em portas, janelas e sangradouros. Para um recipiente de 500 litros, uma tela sai, em média, por R$ 30. “É um pouco mais caro, mas é uma saída”, argumenta Fonsêca. O testemunho é de quem fez isto na própria casa.
Nem o gelágua e o vaso sanitário escapam. Sim, é fundamental retirar o líquido excedente da bandeja onde os copos são colocados e deixar o vaso fechado. Se 48h passarem sem utilização, ele torna-se o lugar perfeito para o Aedes aegypti crescer.

Baldes no quintal? Só se estiverem emborcados. E é preciso atenção ao que existe embaixo da geladeira. O equipamento que retém o degelo pode virar local de reprodução do mosquito. É preciso esvaziá-lo.

Aos pneus velhos, nada de paliativos. Livre-se deles. Às árvores com fendas, atenção! “No cemitério São João Batista, descobriram centenas de criadouros nestes ocos. Se tiver em casa, tem que vedar com cimento”, acrescenta Fonsêca. Por fim, calhas e potes. Nas primeiras, faça limpeza semanal. Nos outros, vedação impecável. Como têm altos índices de umidade, os potes facilitam a proliferação do mosquito.

ENTENDA A NOTÍCIA

Repelentes também ajudam a afastar o Aedes aegypti. Mas têm efeito de, no máximo, quatro horas. “As pessoas sempre dizem que a culpa é do vizinho. Mas a gente é vizinho do vizinho. Será que estamos olhando para a nossa casa direito?”, indaga a entomologista e pesquisadora do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), Denise Valle.

Se cada um não fizer a sua parte e proteger as casas ao máximo, não tem campanha de Governo que detenha o avanço da doença. Basta dedicar 10 minutos do dia para eliminar os focos. É fácil. Basta boa vontade.

SAIBA MAIS


Segundo o Instituto Oswaldo Cruz, os recipientes mais propícios à proliferação do Aedes aegypti são: caixas d’água, calhas, galões, tonéis, poços, latões, pneus, garrafas, ralos, bandejas de ar condicionado, bandejas de geladeira, vasos de planta, vasos sanitários, baldes, lonas de piscinas e fontes.

Dicas podem ser consultadas em www.ioc.fiocruz.br/dengue e

http://portal.saude.gov.br

A Sesa alerta: os horários em que a fêmea do mosquito mais pica para se alimentar e, consequentemente, por os ovos vão de 5h às 8h e de 17h às 20h.

O Brasil já chegou a erradicar a dengue. Foi em 1958. Os primeiros casos no País são datados do século XIX. Em 1986, houve a primeira epidemia.
Alguns especialistas são ainda mais radicais. Defendem a eliminação total de pratinhos, pneus, garrafas e o que servir para reprodução do mosquito.

Bruno de Castro
brunobrito@opovo.com.br

12 comentários:

Eudson Júnior disse...

Essa erradicação do Aedes aegypti(transmissor da dengue)no ano de 1958 se deve ao fato que no começo do seculo 20 se descobriu que o Aedes aegypti também é responsavel pela transmissão da FEBRE AMARELA URBANA, assim foi impulsionada a execução de rígidas medidas de controle que levaram, em 1955, à erradicação do inseto no país.

Em 1958, o país foi considerado livre do vetor pela Organização Mundial de Saúde (OMS). No entanto, a erradicação não alcançou a totalidade do continente americano e o vetor permaneceu em áreas como Venezuela, sul dos Estados Unidos, Guianas e Suriname.

A hipótese mais provável para explicar a re-introdução do mosquito no Brasil é a chamada "DISPERSÃO PASSIVA DOS VETORES", através de deslocamentos humanos marítimos ou terrestres – o que é facilitada pela grande resistência do ovo do vetor ao ressecamento.

No Brasil, o relaxamento das medidas de controle após a erradicação do A. aegypti permitiu sua reintrodução no país no final da década de 1960.

Hoje o inseto é encontrado em todos os Estados brasileiros.

Vale ressaltar que existem 4 variantes virais do virus da dengue, sendo mais comum no Brasil os TIPOS 1, 2 e 3, mas como colocado na postagem do blog, ja foi detectado casos ocasionados pelo tipo 4 este ano no Brasil.

Eudson Júnior disse...

Existem três tipos de controle de mosquitos Vetores:

I - CONTOLE FÍSICO: que consiste na eliminação dos criadouros dos insetos, que é de longe o mais indicado para o controle do Aedes.

II - CONTROLE BIOLÓGICO: que consiste no uso de micro-organismos que são ingeridos pelas larvas liberando toxinas que não permitem que as larvas se desenvolvam, tb no Ceará se aplica muito o peixe Beta, que é liberado em cisternas, caixas d'aguas, etc. usando as larvas do Aedes como alimentação.

III - CONTROLE QUÍMICO: que se baseia no uso de inseticidas, que podem ser utilizados contra as larvas(chamados de larvicidas)e contra os adultos(chamados de adulticidas).

III - a)Larvicidas: é feito ao longo do ano no Brasil de 4 a 6 ciclos anuais, que são aquelas visitas que os agentes de endemias fazem nas residências.

III -b) Adulticidas: Que se baseia no uso de inseticidas de ultra baixo volume ( o famoso CARRO FUMACÊ).

VALE RESSALTAR QUE O USO DO FUMAÇÊ SÓ É INDICADO APENAS EM CASOS DE EPIDEMIA OU EM CASOS DE EMINÊNCIA DE APIDEMIA.

ESPERO TER AJUDADO A ESCLARECER ALGUMA DÚVIDA, GRANDE ABRAÇO.

Anônimo disse...

Liberdade,o Prefeito Fernando Assef esta no Forum de Boa viagem com o FLÁVIO BRASIL,ESCANDALO DA FALSIFICAÇÃO DE PORTARIAS FEITAS SUPOSTAMENTE PELO PREFEITO FERNANDO ASSEF E SEUS ASSESSORES e o promotor disse que vai colocar e quente nele.

Anônimo disse...

NA TERRA EM QUE O PRÓPRIO PREFEITO NÃO RESPEITA A LEI DE TRÂNSITO, FAZER O QUE?
"Um taxista em serviço foi assassinado a bala dentro de seu carro, em Boa Viagem, no Sertão Central. O crime aconteceu nesta terça-feira (5), com características de pistolagem.

A vítima, Antônio José de Sousa Feitosa, 42, foi morto de volta de 10 horas. O taxista pegou dois homens que se identificaram como passageiros, mas se tratava de uma falsa corrida. A dupla baleou o motorista e, sem levar nenhum objeto, deixou o carro.

Antônio José foi atingido com dois tiros, à altura da cabeça, e não resistiu aos ferimentos."

Anônimo disse...

Dr EUDSON JR AJUDOU MUITO SEUS ESCLARECIMENTOS, ENTAO SE O CARRO FUMECÊ TA PASSANDO NAS RUAS DE BOA VIAGEM É SINAL QUE JA VIVEMOS UMA EPIDEMIA DE DENGUE.
ME RESPONDA MAIS UMA COISA SE POSSIVEL, OUVI UMA HISTORIA QUE O TEMPO NECESARIO D0 OVO ATE O MOSQUITO ADULTO PODE SER APENAS EM 10 DIAS, ISSO É VERDADE? ACHON QUE TIVE DENGUE, MAS NAO FIZ O TESTE DE SANGUE.
BEIJO

Anônimo disse...

eita será que o prefeito disse que nao sabia de nada?
que a culpa era do major ou do dr sergio?
pagaria pra ver a cara do fernando na frente do juiz e do promotor, vai fazer coisa errada, depois fica dizendo nas esquinas e bares que ta sendo perseguido, q nao deixam ele fazer trabalhar.
vai tomar vergonha na cara prefeito, vc so engana esses seus dependentes que so trabalham quando vc esta na prefeitura.
bando se sanguesugas.

Eudson Júnior disse...

Anônima,acho que deve ser mulher kkkk, infelizmente isso é verdade; normalmente o tempo necessario para o desenvolvimento do ovo até o mosquito adulto infectante pode variar de 7-10 dias em média, sem falar que os ovos são altamente resistentes ao ressecamento.

Isso quer dizer que os ovos podem ficar em latência no ambiente por longos períodos de tempo, e na ocasião do aumento da umidade no periodo chuvoso eclodem, por isso ficar atento a todas as medidas anunciadas pelos órgãos de sáude pública para tentarmos controlar essa doença é de extrema importância.

Talvés o médico que lhe atendeu nao pediu a sorologia para dengue pelo fato que muitos médicos esperam ate 7-10 dias do começo dos sinais para fazer a sorologia.

Pois é comum observamos a ocorrência de resultados FALSOS NEGATIVOS na sorologia quando esta é realizada durante a ocorrência dos sintomas da dengue, dessa forma voce pode ate estar com dengue, mas pode dar negativo no exame, entende?? devido a baixa produção de anticorpos por parte do nosso sistema imune.

Assim, se espera um tempo para que essa produção de anticorpos aumente e seja detectada na sorologia(isso se chama de período de janela imunológica).

Mas isso não é desculpa para que nao se faça o tratamento para a dengue; pois em áreas endêmicas para dengue como no nosso Estado, em momentos epidêmicos ou de surtos da doença se trata os pacientes com sinais sugestivos como se estes tivessem dengue e o médico faz a requisição para o paciente fazer a sorologia.

Espero ter ajudado, grande abraço.

Anônimo disse...

Sim e como ficou essa dita audiencia com o prefeito e o flavio brasil, isso realmente ocorreu?
meu povo, quem realmente quer e acredita em uma cidade melhor nao pode deixar que esse homem consiga se eleger na proxima eleição, se isso acontecer será uma catastrofe, nem quero nem imaginar.

Anônimo disse...

Joao oq realmente aconteu no forum?, é verdade que o prefeito foi convidado a comparecer no forum para ficar cara a cara com o servidor flavio, esse nosso heroi, digo heroi pq sou servidora pública aqui de boa viagem e fiquei muito orgulhosa da atitude cidadã do flavio de nao aceitar privilegios para alguns e "peia" para outros.

Anônimo disse...

aposto que o prefeito negou tudo, que nao tem conhecimento desses fatos, para forçar o flavio a ter que provar o que disse.
espero que dessa vez ele nao consiga escapar das garras da justiça

Anônimo disse...

Dr Eudson junior, vc demonstrou mais uma vez sua capacidade, tanto no domínio da escrita, como no conhecimento de causa, no caso em assuntos de saúde pública.
Que pena que sao poucos os jovens da nossa cidade que tem a oportunidade que vc teve de estudar e os que tem essa oportunidade nao aproveitam , pois vi casos de jovens daqui que pegaram o dinheiro de seus pais e nem pra faculdade ou colegio iam.
meu filho foi estudar em Fortaleza esse ano e estou muito preocupada com as companhias dele.

Cláudio disse...

Esse prefeito de Boa Viagem é a maior vergonha para Boa Viagem. Debochado, desajeitado fora outras coisas piores. Meu Deus do Céu quando é que nossa terra vai se ajeitar?