segunda-feira, 18 de julho de 2011

18.07.2011 DIA INTERNACIONAL DEDICADO AO LÍDER NELSON MANDELA. O MUNDO REVERENCIA O ESTADISTA PLANETÁRIO.

Data assinala também o Mandela Day- Correio da Manhã on line.

Mandela cumpre o seu 93.º aniversário

Nelson Mandela cumpre esta segunda-feira o seu 93.º aniversário, num dia que também é assinalado a segunda edição do Mandela Day, o dia internacional dedicado ao líder sul-africano que conseguiu, através do diálogo e da integração, mudar o futuro da África do Sul.

Neste dia, a Fundação Nelson Mandela pede a todos os cidadãos que dêem 67 minutos do seu tempo a ajudar os outros. O fascínio pelo respectivo número representa os 67 anos que Mandela decidiu lutar por uma democracia cultural do país.
No seu país, por volta das 8h05, mais de 12 milhões de estudantes cantaram os parabéns ao veterano líder da luta contra o apartheid. Em comemoração do seu aniversário, Nelson Mandela viajou para Qunu, local onde passou toda a sua juventude. Recorde-se que o líder sul-africano vive retirado junto com a sua família, num estado de saúde muito delicado.
Detido durante 27 anos por lutar contra o regime de apartheid na África do Sul, Mandela foi libertado em 1990 e mais tarde (1994) eleito para a presidência da África do Sul. Exerceu apenas um mandato como Presidente, até 1999, e retirou-se depois da actividade política.
Em 1993, Mandela recebeu o Nobel da Paz e tornou-se, em definitivo, um símbolo planetário da reconciliação e da luta anti-segregação racial.

Um comentário:

Anônimo disse...

Bonita homenagem que a FM Canudos fez ao Macário realmente ele merece.
Parabéns.