sábado, 2 de julho de 2011

NO FUNDO, TEM RAZÃO O INTERNAUTA. A APATIA EM BOA VIAGEM É GERAL!

Tirando a parte que diz que esses companheiros do PT (mencionados no comentário da post anterior) não têm identidade com o povo, e na parte que fala da necessidade de novos nomes, lamentavelmente tenho que concordar com a análise do anônimo que escreveu o texto.

Quais seriam esses novos nomes? Cairiam do céu? Ou seriam os mesmos de sempre, que se apresentariam sob nova roupagem?


Ter identidade com o povo seria ostentar a demagogia barata do tomar cachaça nos botecos? Deixar que o "povo" passasse as mãos na bunda, como uma expressão chula de ser popular (refiro-me a isso por que no passado não muito distante isso era cantado como uma grande qualidade do líder)? Ser processado de alguma forma? Frequentar as páginas policiais?


As dificuldades, concordo, são reais. A apatia, infelizmente, é geral. O PT de Boa Viagem tem sim uma parcela de responsabilidade nisso, pois ainda não foi capaz de mobilizar os corações e as mentes dos boa-viagenses para despertar para a necessidade de mudança. Que nos proteja e também nos perdoe por essa situação vexatória.


19 comentários:

Anônimo disse...

FALO COM SINCERIDADE QUALQUER CANDIDATO PARA PREFEITO NAS PROXIMAS ELEIÇOES É VÁLIDO.
TENDO O NOME LIMPO E NAO PENSAR EM SER UM LADRAO DESCARADO ESTA BOM.
ESSE HOMEM Q SE CHAMA FERNANDO ASSEF, CORRUPTO QUE ESTA DEIXANDO NOSSA CIDADE MAIS EMPROBRECIDA, É PRECISO DÁ UM BASTA NELE. XÔ!!!

Dr. Amâncio Filho disse...

Mesmo assim ainda acredito na capacidade de se indignar do povo, enquanto humano e racional.
Mesmo tendo os pés e as mãos no chão o povo de Boa Viagem um dia vai evoluir para uma espécie com apenas os pés no chão.

Dr. Amâncio Filho disse...

Minha análise de um trecho do post de um anônimo aqui no blog sobre a apatia do PT de Boa Viagem:
(...)
"...articular com as associações comunitárias fazer reuniões nas comunidades..."

Com raras exceções, o maior problema e entrave nessas associações são os seus dirigentes, em geral amestrados pelo vereador clientelista e fisiologista de plantão, geralmente um porta-voz ou babão do prefeito. Esses dirigentes e vereadores são os mensageiros conscientes das mentiras e até ameaças. Essa simbiose e promiscuidade com tempero do executivo é o que o povo chama de "popular".

Deodato, não acredito que os dirigentes do PT de Boa Viagem tenham que mudar seu comportamento para o povo mudar. Também com raras exceções, o povo é que deve se conscientizar (qual a mágica?) que Boa Viagem precisa mudar os seus quadros dirigentes. Como o povo de Boa Viagem acreditam em mágica e milagre na política, então mantenho a esperança acesa.

Os dirigentes do PT nacional não mudaram o seu comportamento para serem aceitos pelo povo, muito pelo contrário, o PT mudou para atrair a elite, porque a grande massa de trabalhadores desse país já enxergavam no PT uma alternativa de governo com o olho na classe trabalhadora.

O problema é que o povo de Boa Viagem é submetido rotineiramente a um processo de distorção da verdade e dos fatos por aqueles que nada tem a oferecer a esse sofrido povo.

Vejam o perfil dos nossos vereadores:
- um tem medo de voltar para a casa de farinha.
- outra entra muda e sai calada das sessões da Câmara.
- outro vai dar tudo certo (talvez pra ele).
- outro faz rodízio no município a cada 4 anos para enganar o povo.

Esses são os que aparecem porque os outros ninguém sabe ninguém viu.

Cadê a voz do povo nos representantes do povo? Ainda bem que temos uma emissora de rádio livre dessas amarras.

Anônimo disse...

Quem é o moraizinho do prefeito de boa viagem? Se procurar acha não só moraizinho, mas também MORALzinho da irmã empresária ana.

Anônimo disse...

DR. AMÂNCIO, O QUE VC QUER DIZER COM OS PÉS E AS MÃOS NO CHÃO? QUE NOSSO POVO É BURRO, ANIMAL? OLHE EU SOU DE BOA VIAGEM E ME CONSIDERO MUITO INTELIGENTE VIU, INCLUSIVE JÁ ME ARREPENDI DE TER VOTADO NESSAS QUADRILHA QUE ESTÁ AQUI NO PODER.

Anônimo disse...

Desculpe-me se mim expressei mal, mais quando citei alguns nomes do PT de Boa Viagem, quis dizer que são preparados e competentes mais o problema e APATIA que toma conta do PT de Boa Viagem como frisou bem o Dr. Deodato Ramalho. Acho sim que tem que mudar o comportamento dos dirigentes do PT de Boa Viagem e em por falar do PT nacional o PT mudou sim o comportamento, não ideológico mais comportamento com as classes sociais, assim sendo ganho adeptos da classe média do Brasil que garantiu a vitória do Presidente Lula em 2002.

Arnaldo Cavalcante disse...

Amigo Amâncio ,

Bom dia, não concordo com o que vc acha sobre os Presidentes de Associações Comunitárias do Municipio de Boa Viagem, ao contrário do que pensa as exceções é que agem da forma como falou, na maioria são trabalhadores que buscam melhorias para sua comunidades, e que na maioria das vezes dependem sim do clientelismo para atingir os objetivos dos projetos que almejam para estas comunidades, e com certeza nós Presidentes de associações estamos trabalhando na nossa organização para diminuir esta dependência clientelista, nos ultimos três meses discutimos e estamos implantando um sistema na Federação para nos dar subisidios na hora de buscarmos beneficios para as nossas comunidades, hoje o lema nas associações é "Juntos Seremos Fortes." , e saiba que esta mudança esta sendo feita com interesse de todos os Presidentes, mostrando que eles querem outros caminhos, e este caminho mais rápido para atingir os objetivos é o da informação, muitos criticam mas não buscam informar estes cidadões, e hoje junto a Presidenta da Federação Maria Auxiliadora, Emanoel(Inss) e Eu, estamos caminhando com palestras em todas as associações deste municipio para mudar esta visão.

Arnaldo Cavalcante
Pres.Associação Comunitária Jantar
Coordenador Projeto SISAFE - Federação.

Anônimo disse...

Apesar de não ser filiado sou eleitor do PT, venho votando em seus candidatos a nível estadual, federal e municipal na última eleição. Porém, eu vejo o PT em Boa Viagem um tanto quanto amarrado, não souberam e não estão sabendo aproveitar o fato de estarem em um governo de sucesso nos últimos 08 anos para fazer com que o partido cresça em nosso município, pelo contrário eu acho até que estão mais fracos e despreparados do que já estiveram. Enquanto o PT a nível FEderal cresceu bastante aqui só encolheu. Razão pela qual não tem um nome com potencial para vencer as próximas eleições. Aliás, não querendo desvalorizar as pessoas que fazem parte do PT em Boa Viagem, eu entendo que ERNANDES BRITO, é o melhor quadro do PT de Boa Viagem, rapaz sério, trabalhador que deveria no mínimo está com uns dois mandatos de Vereador, e não estar, ao meu ver, por despreparo do próprio partido que não o valoriza, que ao invés de lançar uns quatro ou cinco candidatos não se unem para o apoiar, pois se tivessem feito isso, hoje nós teríamos um vereador competente na câmera, do PT e assim com o seu trabalho poderia se constituir nessa alternativa de mudança para Boa Viagem. A Prova da despreparo, do descaso desse partido aqui em Boa Viagem é que o presidente do Diretório é um rapaz que não é daqui, não conhece a realidade da política local e não veio pra ficar, tanto é verdade que já foi embora.

Dr. Amâncio Filho disse...

Caro Arnaldo,

Eu não generalizei na minha crítica, pois eu também sou dirigente (coordenador) da Associação Comunitária de São Pedro e também tenho lutado ao longo da sua existência para levar informação e projetos para os associados. No campo da informação temos conseguido êxito, mas infelizmente no campo dos projetos ainda não conseguimos nenhum. Os motivos você já sabe quais são. Inclusive, faz aproximadamente uns 4 anos, enviamos ofício ao INSS solicitando que algum representante do órgão viesse a nossa comunidade ministrar palestras informativas aos associados. Infelizmente o Gerente da época não nos atendeu. E isso para o grau de educação dos nossos associados foi uma ducha de água fria. No entanto na hora do "pega para capar" quem leva os louros são os clientelistas que infelizmente povoam essas associações.

Sua afirmação a seguir transcrita, para nossa tristeza só corrobora o que disse no comentário anterior:

" ...e que na maioria das vezes dependem sim do clientelismo para atingir os objetivos dos projetos que almejam para estas comunidades..."

Conte sempre com a minha luta em defesa das Associações de moradores.

Grande abraço.

Luciana disse...

Eu fico imaginando aonde é que essas pessoas vivem, será no mundo da lua? Será que essas pessoas pensam de verdade que esses vereadores que foram eleitos aqui em Boa Viagem conseguiram isso por voto consciente? perguntem quanto foi que o Ademir gastou fazendo uma campanha de véspera de eleição? A compra de voto aqui é vergonhosa, só não encherga quem não quer. Quantos jovens aqui em Boa Viagem se reúne para discutir política? quantos professores aqui se reúnem para discutir política? São tão alienados que não lutam nem para ter um simdicato deles. Quem elegeu essa diretoria das associações quer bem dizer que num foi a corja do Argeu? Alguém tem coragem de dizer que eu to errada?

Deodato Ramalho disse...

Ao anônimo que se identifica como eleitor do PT gostaria apenas de registrar que, na eleição proporcional (vereador, por exemplo), é de praxe lançar o maior número possível de candidatos, a fim de facilitar o atingimento do quociente eleitoral. Em 2002 lançamos apenas o Ernandes, já que estávamos dentro de uma coligação, situação em que, quando não se tem uma base sólida, o Partido que tem maiores dificuldades eleitorais lança menos candidatos. As vezes, apenas um. A situação positiva de estar o PT no governo federal, como você aponta, é muito relativa. De fato, você já percebeu que no interior praticamente todos os partidos aderem ao governo? O PT de Boa Viagem tem sim sua parcela de responsabilidade, porém não podemos deixar de reconhecer que as reflexões postas pela internauta Luciana merecem nossa análise.

Anônimo disse...

Discordo do Dr. Deodato na ultima eleição que foi em 2008, para prefeito e vereador na ocasião PT teve quatro candidatos que mim recordo, são eles: Ernandes, Pr. Rodolfo, Evaldo Serafim e Nildin.

Deodato Ramalho disse...

Lançar mais ou menos candidatos depende da situação de cada pleito. No geral, quanto mais candidatos lançar melhor. Enquanto nos recusarmos a debater a imoralidade da compra e venda de votos, fingindo que não existe, não compreenderemos bem esse processo perverso que marca as eleições brasileiras.

Dr. Amâncio Filho disse...

Deodato, antes de tudo peço desculpas por me intrometer num assunto interno e que diz respeito ao PT de Boa Viagem. Mas como sou um profundo admirador desse partido quero aqui emitir a minha modesta opinião sobre o comentário do anônimo.
Quanto a questão das candidaturas proporcionais em Boa Viagem, quero rememorar que os nomes do PT que chegaram se elegeram traíram o PT (Jovino e Branco), ou seja, vislumbraram e usaram o PT apenas para se locupletar eleitoralmente.

Lembro que na eleição de 2000 quando o PT teve a possibilidade de eleger dois vereadores, não fazendo por pura pressão do Vereador Jovino na época em não fazer a coligação proporcional com a nossa candidatura majoritária. Talvez ali o Jovino já desenhava o caminho político que seguiria dali por diante. Tanto foi que mudou de partido em 2003 onde se elegeu Vereador em 2004 e hoje é da base aliada dessa desastrada administração.

Concordo parcialmente com o anônimo. O PT de Boa Viagem tem errado na sua estratégia nesse sentido, na realização de coligações. Vejamos em 2008, os Vereadores eleitos pela coligação do PT (Mocinha e Anchieta) não tem nada a ver com a crítica que hoje o partido faz à atual administração e aos interesses da população.

O PT de Boa Viagem tem excelentes quadros, basta acertar na estratégia eleitoral.

Dr. Amâncio Filho disse...

Deodato, antes de tudo peço desculpas por me intrometer num assunto interno e que diz respeito ao PT de Boa Viagem. Mas como sou um profundo admirador desse partido quero aqui emitir a minha modesta opinião sobre o comentário do anônimo.
Quanto a questão das candidaturas proporcionais em Boa Viagem, quero rememorar que os nomes do PT que chegaram se elegeram traíram o PT (Jovino e Branco), ou seja, vislumbraram e usaram o PT apenas para se locupletar eleitoralmente.

Lembro que na eleição de 2000 quando o PT teve a possibilidade de eleger dois vereadores, não fazendo por pura pressão do Vereador Jovino na época em não fazer a coligação proporcional com a nossa candidatura majoritária. Talvez ali o Jovino já desenhava o caminho político que seguiria dali por diante. Tanto foi que mudou de partido em 2003 onde se elegeu Vereador em 2004 e hoje é da base aliada dessa desastrada administração.

Concordo parcialmente com o anônimo. O PT de Boa Viagem tem errado na sua estratégia nesse sentido, na realização de coligações. Vejamos em 2008, os Vereadores eleitos pela coligação do PT (Mocinha e Anchieta) não tem nada a ver com a crítica que hoje o partido faz à atual administração e aos interesses da população.

O PT de Boa Viagem tem excelentes quadros, basta acertar na estratégia eleitoral.

ELEITOR ATENTO disse...

Não acho que Jovino tenha traído o PT, quando ele foi eleito em 1996 para o mandato de 1997 a 2000 o Jovino representou bem o PT e ao Povo de Boa Viagem, não devemos esquecer isso, para mim o Jovino dessa época foi o melhor vereador que Boa Viagem já teve. E só voltar a mente ao passado e analisar melhor. Agora o Jovino de hoje, claro que não devemos comparar é outro totalmente diferente.

Jovino jamais traiu o PT e sim o então vereador Branco eleito na eleição de 2000, Jovino na ocasião dessa eleição foi candidato pelo o PT e não obteve êxito.

Dr. Amâncio Filho disse...

Ao eleitor atento:

O Jovino não foi eleito em 2000 exatamente pela pressão dele em não se coligar com a nossa chapa. Apesar do Deodato ter insistido até o último momento pela coligação conosco, o Jovino convenceu a maioria do Diretório pela chapa própria de vereadores e não se coligar com nenhum majoritário.
Se a coligação tivesse acontecido ele teria sido eleito e o PT teria eleito dois vereadores.

ELEITOR ATENTO disse...

Não entendo uma coisa você tá querendo dizer que o Jovino fez isso propositalmente para ele perder a eleição, não entendo aonde você quer chegar, agora dizer que o Jovino traiu o PT não um grande exagero, o Jovino foi um brilhante vereador naquela época, ajudou muito o PT e ao povo de Boa Viagem. Com toda a certeza Boa Viagem jamais teve um vereador com o Jovino daquela época isso é um fato e que está na história de Boa Viagem.

CIDADÃO ATENTO disse...

O Amâncio é muito engraçado, ele fala que o problema é o povo que se vende e por ai vai...

Veja isso na eleição de 1996 o Dr. Deodato Ramalho foi candidato pelo o PT e obteve 3520 votos uma expressiva votação para aquela época na ocasião Major Carneiro era candidato apoiado pelo o Sr. Mazinho e Dr. Sérgio o outro era Benjamim Alves

Na eleição seguinte em 2000 o Amâncio foi o candidato apoiado pelo o PT do Deodato, Amâncio era do PPS. Sabe qual foi à votação 712 votos. Tirou menos votos do que vereador.

Já na eleição seguinte no de 2004 o PT resolve lançar um candidato, Marcio Ary sabe quantos votos o mesmo recebeu 3003 votos outra grande votação.

Fica aqui a pergunta. O motivo de Amâncio abter 712 votos foi porque o povo se vendeu ou o problema foi o candidato?