domingo, 10 de julho de 2011

QUEM ACOMPANHA AS LICITAÇÕES EM BOA VIAGEM, MESMO COM "ALGUNS CIDADÃOS" ACUSANDO DE BAIXARIA?


Como o dinheiro público é roubado de prefeituras

O POVO revela os mecanismos pelos quais a corrupção toma conta de muitas prefeituras do Interior cearense
09.07.2011| 17:00
Num jogo de cartas marcadas, as licitações de obras e serviços no Interior se tornaram alvo fácil de empresas fraudulentas que seduzem gestores e servidores municipais. O resultado é corrupção, enriquecimento ilícito e manutenção do poder. A empresa libera os pagamentos concedendo a nota fiscal por serviços não prestados - ou mal prestados, ou ainda realizados por servidores do próprio Município. Causas

Mais uma vez, as prefeituras estão no centro das denúncias de corrupção. Segundo os órgãos controladores, há várias explicações para isso. O chefe da Controladoria Geral da União no Ceará, Luiz Fernando Menescau de Oliveira, afirma ter a convicção de que o momento atual, com tantas denúncias de corrupção, reflete maior envolvimento da população, mais transparência, maior acesso aos órgãos controladores e maior engajamento desses órgãos.
Ele reforça a importância da sinergia, que ultrapassa as dificuldades estruturais e segue um plano estratégico pra combater a corrupção. “Cada órgão tem sua expertise. O Ministério Público Estadual (MPE) aciona a Justiça, mas precisa de ajuda no que tange às fiscalizações. Nós, da CGU, podemos fiscalizar recursos federais. Já a Polícia Federal faz levantamentos e investigações. O trabalho está sendo mais efetivo”, argumenta.
Ele elogia o trabalho do Tribunal de Contas dos Municípios, (TCM) que disponibilizou a ferramenta do Portal da Transparência a todos os municípios. “Se temos mais informações, mais transparência, é natural que se encontrem mais problemas relacionados às contas públicas”.
Para ele, o cenário atual revela também mudança de mentalidade. “Sem dúvida, temos hoje o Judiciário acompanhando a evolução das demais instituições, cada vez mais preocupado com os anseios da sociedade”, comemora.
Além do que já foi descoberto, há diversas investigações em andamento. Muito mais coisas estão por vir à tona.
O rombo nos cofres públicos pode se originar na contratação irregular da empresa que fornece a merenda escolar, realiza o transporte dos estudantes de escolas municipais, aluga veículos, terceiriza serviços. O mesmo método é repetido não apenas por um, mas por vários esquemas de corrupção apontados e investigados pela Procuradoria dos Crimes contra a Administração Pública (Procap), do Ministério Público Estadual (MPE), em parceria com órgãos controladores estaduais e federais.
Nos últimos dois anos, a Procap denunciou esquemas de corrupção que afetaram pelo menos sete gestões municipais e repercutem até hoje. “A fraude em processo licitatório é a porta de entrada para o cofre onde está o dinheiro público”, assevera o promotor Luiz Alcântara, membro da Procap. As investigações têm apontado que o dinheiro desviado está na conta privada de gestores, parentes de gestores e empresas pertencentes a gestores.
Lucinthya Gomes lucinthya@opovo.com.br

17 comentários:

Anônimo disse...

È verdade que o Marcos Ximendes é o seu filho agrediram o Professor Universitário Alfredo Carlos?
Se for verdade professor não deixe barato.
Processe esses desoculpados.

Anônimo disse...

estou sentindo um cheiro de cpi em boa viagem motivos não faltam.

Anônimo disse...

CPI EM BOA VIAGEM SÓ SE FOR POR PARTE DO MINISTERIO PUBLICO POIS A CAMARA MUNICIPAL JAMIS TOMARÁ ESSA ATITUDE

Anônimo disse...

SERÁ QUE O NOBRE PROFESSOR ESTAVA PRESTIGIANDO ESSA HIPOCRISIA QUE É O SERTÃO JUNINO? SE FOR ESTA NO DIREITO É FESTA PUBLICA QUE NÓS CONTRIBUINTES ESTAMOS PAGANDO POR UM EXAGERO IDIOTA, UMA ANTI CULTURA

Anônimo disse...

Deodatim, os corruptos da boa viagem já tem uma cartilha da corrupção, como o salário esposa, água da prefeitura para a obra da irmã Ana Assef, médicos fantasmas, médico onipresente dos 25 mil reais 20 plantão de 24 horas por mês, e você ainda vem colocar essa cartilha do jornal o povo...meeeeeeu Deeeus.

Anônimo disse...

Anão gatuno

O anão chega ao banheiro público e pede a um senhor que estava lá:
— O senhor pode me colocar em cima deste banco para eu poder fazer xixi?

O senhor, na maior boa vontade, põe ele em cima do banco, e quando menos espera o anão gruda em seu pint.. e grita:

— Isso é um assalto, passa o dinheiro ou eu pulo!

Anônimo disse...

foi sorte do ladrão ainda ficar de roupas.

Todo mundo acha Michel Temer ladrao. Mas ele se elege uma vez atras da outra…é igual aqui em Boa Viagem.
Imagino a cena…
Lambarizinho de beira de rio querendo assaltar Tubarão em alto mar, só tinha q saí cumido, o abestado kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…!!

Anônimo disse...

Em geral, todos dizem que os políticos são ladrões. Mas, todos votam nos políticos, logo, todos votam em ladrões.

Trocando em miúdos: aqueles que votam são os responsáveis pelos ladrões que estão no Poder.

Se alguém rouba algo e eu compro sou receptador e como tal sujeito a pena, assim, não seria lógico que aqueles que elegem os ladrões, principalmente, quando os REELEGEM, também fossem penalizados?!!!

Anônimo disse...

Apenas para reflexão:

A propósito do ex-ministro dos transporte Nascimento foi dito que ele era responsável pelos atos dos seus subalternos. Concordo! Mas, também os eleitores que elegem/reelegem pessoas publica e notoriamente envolvidas com negócios escusos, não são, igualmente, responsáveis pela ladroagem em que os eleitos estão envolvidos?!!!

Eu estou convicto que um dia todos se ausentarão das eleições, mas mesmo assim nada mudará para melhor.

Anônimo disse...

Justiça seja feita, esse Marcos do Ximendes e seu filho merece uma punição sao um bando desoculpados e FATURADORES do dinheiro público, porque nada sabem fazer,alienados q pensam que sao donos do poder.
ESSE MARCOS DESDE DA EPOCA DO BENJAMIM QUE ELE FATURA, ATÉ OS SAPATOS DO BEMJAMIM ELE LEVAVA,ÉTC,ÉTC,ÉTC.
Coitado nao sabe fazer nada,há nao ser defender mesmo o PEITINHO QUE ELE MAMA - PREFEITURA E O FERNANDO ASSEF.
A MAFIA É TÃO GRANDE QUE JÁ ESTÃO FICANDO DESESPERADOS AO PONTO DE AGREDIR AS PESSOAS QDO. DIZEM A VERDADE.

Anônimo disse...

Esta na hora desses assaltos acontecerem com políticos de Boa Viagem, senhores do judiciário e outros tantos, não só na Bun..da do brasileiro.
Não gosto do termo quanto pior melhor mas uns acontecimentos destes com estes senhores talvez irá mudar a forma como tratam e fazem nossas Leis.
E o assaltante pegou pelo menos um autográfo?!!!

Anônimo disse...

JUSTIÇA DE DEUS,
JUSTIÇA DO HOMEM,
JUSTIÇA QUALQUER APAREÇA AQUI NESTA CIDADE A POPULAÇÃO CLAMA ISSO HÁ MUITO TEMPO.
PORQUE BOA VIAGEM ESTÁ NESTE MONTOADO DE CORRUPÇÃO E NADA É FEITO NAO TEM UMA FISCALIZAÇÃO É DESMANDO EM TODAS AS ÁREAS É PREFEITURA É VEREADORES, ESCOLAS, OBRAS, HOSPITAL.
EM TODOS HÁ ROUBO E PASSA ANOS A FIOS E NADA ACONTECE.
SÓ DEUS TENHA MISERICORDIA!

Anônimo disse...

MARCOS DO XIMENDES AGRIDE AS PESSOAS PORQUE TEM MEDO DE PERDER O PEITINHO DA MAMÃE,MAEEEEEEEEEEEEEEEE!
KAKAKKKKKKKK

SERÁ QUE O LEITINHO DA MAMÃE PODE SECAR?

QUEM SERÁ QUE VAI DÁ OUTRO PEITINHO PRO NENE MAMA?

NAO TEM MAIS O MARCOS CALS?
NAO TEM MAIS O BEMJAMIM?
E QDO.NAO TIVER OS ASSEFs?
os nenês vao mama onde?
QUEM SE PROTIFICA EM ARRANJAR UM PEITINHO PARA ELE.
NENÊ VAI CHORAR! BUAUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU
KKKKKKKKK

Anônimo disse...

estava proximo e acho que o Professor Alfredo Carlos estava era embreagado, pois esculhambava em alto e bom tom... não é certo agressão , mas com palavrões e e baixaria não se resolve nada.

Anônimo disse...

Alfredo Carlos foi esculhambar um rapaz que se vcs não sabem é trabalhador e trbalha com maquinas pesadas, o filho do Marcos nem em Boa Viagem esta morando... temos que respeitar a vez de cada um ou vcs não aguentam passar uns dias fora do poder. Professor Alfredo não sabe onde fica nem um lado quer ele é triste.

Anônimo disse...

Isso é que um povo civilizado, uma pessoa defender agressão física de outra. Que exe4mplo esse jovem tem?

Anônimo disse...

... rapaz que se vcs não sabem é trabalhador e trbalha com maquinas pesadas, o filho do Marcos nem em Boa Viagem esta morando...

Com certeza o anônimo que escreveu está Mentira deve ser ou o proprio agressor ou um dos seus familiares.

Seu delinquente agora voce arrumou o chapeu da viagem. Acostumado a quebrar garrafas na cabeça dos outros, como você fez lá na liduina do jantar, quando quase mata um pobre do vaqueiro analfab eto e pobre.
Agora você mexeu com uma pessoa esclarecida. Eu acho é pouco e se você não tá sabendo saiba que o B.O. já foi feito na mesma noite.

Aguarde.

E pode correr prá baixo da saia do seu patrão que é acostumado a desrespeitar as leis.
Dessa vez você vai.