sexta-feira, 8 de julho de 2011

VALEU PROFESSORA!

Professora do RN que criticou a educação recusa prêmio de empresários

image_preview.jpg

A professora Amanda Gurgel, do Rio Grande do Norte, acaba de emplacar mais uma aula de compromisso com a luta por uma educação de qualidade. A educadora que há alguns meses fez um pronunciamento para deputados do RN criticando a falta de prioridade dos governos para com a educação, agora lecionou nova aula de críticas à classe empresarial.
Amanda Gurgel foi escolhida pela classe empresarial para receber o prêmio PNBE (Pensamento Nacional das Bases Empresariais). A premiação é uma das maiores do País e é destinada a personalidades ligadas a defesa de várias categorias no Brasil. A professora negou o prêmio alegando que sua luta seria outra.
Confira abaixo a carta de recusa da educadora e saiba por qual motivo o cobiçado prêmio foi negado por ela.
Natal, 02 de julho de 2011
Prezado júri do 19º Prêmio PNBE,
Recebi comunicado notificando que este júri decidiu conferir-me o prêmio de 2011 na categoria Educador de Valor, "pela relevante posição a favor da dignidade humana e o amor a educação". A premiação é importante reconhecimento do movimento reivindicativo dos professores, de seu papel central no processo educativo e na vida de nosso país. A dramática situação na qual se encontra hoje a escola brasileira tem acarretado uma inédita desvalorização do trabalho docente. Os salários aviltantes, as péssimas condições de trabalho, as absurdas exigências por parte das secretarias e do Ministério da Educação fazem com que seja cada vez maior o número de professores talentosos que após um curto e angustiante período de exercício da docência exonera-se em busca de melhores condições de vida e trabalho.
Embora exista desde 1994 esta é a primeira vez que esse prêmio é destinado a uma professora comprometida com o movimento reivindicativo de sua categoria. Evidenciando suas prioridades, esse mesmo prêmio foi antes de mim destinado à Fundação Bradesco, à Fundação Victor Civita (editora Abril), ao Canal Futura (mantido pela Rede Globo) e a empresários da educação. Em categorias diferentes também foram agraciadas com ele corporações como Banco Itaú, Embraer, Natura Cosméticos, McDonald’s, Brasil Telecon e Casas Bahia, bem como a políticos tradicionais como Fernando Henrique Cardoso, Pedro Simon, Gabriel Chalita e Marina Silva.
A minha luta é muito diferente dessas instituições, empresas e personalidades. Minha luta é igual a de milhares de professores da rede pública. É um combate pelo ensino público, gratuito e de qualidade, pela valorização do trabalho docente e para que 10% do Produto Interno Bruto seja destinado imediatamente para a educação. Os pressupostos dessa luta são diametralmente diferentes daqueles que norteiam o PNBE.
Entidade empresarial fundada no final da década de 1980, esta manteve sempre seu compromisso com a economia de mercado. Assim como o movimento dos professores sou contrária à mercantilização do ensino e ao modelo empreendedorista defendido pelo PNBE. A educação não é uma mercadoria, mas um direito inalienável de todo ser humano. Ela não é uma atividade que possa ser gerenciada por meio de um modelo empresarial, mas um bem público que deve ser administrado de modo eficiente e sem perder de vista sua finalidade.
Oponho-me à privatização da educação, às parcerias empresa-escola e às chamadas "organizações da sociedade civil de interesse público" (Oscips), utilizadas para desobrigar o Estado de seu dever para com o ensino público. Defendo que 10% do PIB seja destinado exclusivamente para instituições educacionais estatais e gratuitas. Não quero que nenhum centavo seja dirigido para organizações que se autodenominam amigas ou parceiras da escola, mas que encaram estas apenas como uma oportunidade de marketing ou, simplesmente, de negócios e desoneração fiscal.
Por essa razão, não posso aceitar esse Prêmio. Aceitá-lo significaria renunciar a tudo por que tenho lutado desde 2001, quando ingressei em uma Universidade pública, que era gradativamente privatizada, muito embora somente dez anos depois, por força da internet, a minha voz tenha sido ouvida, ecoando a voz de milhões de trabalhadores e estudantes do Brasil inteiro que hoje compartilham comigo suas angústias históricas. Prefiro, então, recusá-lo e ficar com meus ideais, ao lado de meus companheiros e longe dos empresários da educação.
Saudações,
Professora Amanda Gurgel

21 comentários:

Anônimo disse...

gente o fernando tambem vai pagar sbe anova dele e que agora ele percebeu que nao tem capacidade e nem competencia com seu grupo que resolvel trazer para boa viagem a gestao do soao camilo sbe o que e isso; e uma empresa que vai equipar o hospital com tudo ate mesmo todas as especialidade ou seja particular e conveniado com o sus ou seja os funcionario concusardos o sao camilo pode ate ficar com eles se for o caso de interesse e do padrao da gestao do sao camilo se nao asecretaria de saude se resposabilise em remaneja-los para os psf ou centros de saude.nandinho ja nao tem mais com que trabalhar mesmo e todo mundo sujo kkkkkkk

Anônimo disse...

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, não poupou a cúpula do PT e pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a condenação de 36 réus da ação penal 470 pelos crimes cometidos durante o mensalão do PT - o maior escândalo do governo Lula. Gurgel foi enfático ao falar do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, demitido no auge das denúncias: "As provas coligidas no curso do inquérito e da instrução criminal comprovaram, sem sombra de dúvida, que José Dirceu agiu sempre no comando das ações dos demais integrantes dos núcleos político e operacional do grupo criminoso. Era, enfim, o chefe da quadrilha".

O procurador afirma que o ex-ministro foi o mentor do esquema de compra de votos de parlamentares da base em troca da aprovação de projetos encaminhados pelo Palácio do Planalto ao Congresso Nacional. Dirceu, ressalta Gurgel, agia tanto nas negociações com os líderes partidários quanto na obtenção de recursos a serem entregues ao deputados.

Anônimo disse...

valeu companheira

Anônimo disse...

Essa dr. Deodatinho foi muito boa mesmo. A vida tem as galinhas e as aguias. Tem gente que prefere mesmo ser galinha mesmo podendo sewr aguia. Quem aqui gente boa e gente ruim ta mais para galinha do que para aguia?

Anônimo disse...

Também foram denunciados Delúbio Soares (ex-tesoureiro do PT), Duda Mendonça (ex-publicitário do PT), João Paulo Cunha (deputado), Anderson Adauto (ex-ministro dos Transportes), Anita Leocádia (ex-assessora), Ayanna de Jesus (ex-diretora do Banco Rural), Bispo Rodrigues (ex-deputado), Breno Fischberg (empresário), Carlos Quaglia (empresário), Cristiano Paz (publicitário), Emerson Palmieri (ex-tesoureiro do PTB), Enivaldo Quadrado (empresário), Geiza Dias (ex-funcionária de Valério), Henrique Pizzolato (ex-bancário), Jacinto Lamas (ex-tesoureiro do PL), João Genu (ex-assessor), João Magno (ex-deputado), José Alves (ex-funcionário do Ministério dos Transportes), Roberto Salgado (ex-Banco Rural), José Borba (ex-deputado), Kátia Rabello (ex-Banco Rural), Paulo Galvão (deputado), Pedro da Silva Neto, Pedro Henry (ex-deputado), Professor Luizinho (ex-deputado), Ramon Cardoso (empresário), Rogério Lanza (advogado), Romeu Queiroz (ex-deputado), Simone Vasconcelos (ex-funcionária de Valério), Vinícius Samarane (ex-Banco Rural) e Zilmar Silveira (sócia de Duda Mendonça)

Anônimo disse...

PROFESSOR ALFREDO A SAUDE VAI MELHORAR POIS A SECRETARIA FEZ UMA REUNIAO COM OS FUNCIONARIOS DO CSAM QUE O HOSPITAL VAI SER ADMINISTRADO PELO O SAO CAMILO O MESMO QUE TIROU VARIOS HOSPITAIS DO VERMELHO TIPO;CURANDARES HOSPITAL DE TAUA

parabéns Dilma disse...

Temos mesmo que defenestrar… ejectar esses canalhas que pensa que o erário é casa de mãe Juana. O BR não suporta mais desvio de dinheiro. O país é rico, tem reservas e elas são do povo brasileiro e não pertence a nenhuma gang! E Dilma vai mostrar que tem mão de ferro e que escreveu e não leu, o pau comeu! Ela não tem medo da mídia vagabunda que pretende dominar mentes e corações! DILMA É DILMA E O BOI NÃO LAMBE!

Prof Alfredo Carlos ! disse...

Vamos rezar e pedir a Deus que isto seja verdade.

Precisamos melhorar nossa saúde e de nossas crianças e de nossos idosos. Do jeito que está não pode ficar. Vou torcer que melhore. Quero o melhor para Boa viagem.

Louvado seja o senhor Deus!!

Solto y Maior disse...

Primeira campanha ateísta do Brasil é lançada em Porto Alegre.

Porto Alegre se tornou nesta terça-feira (5) a primeira capital brasileira a exibir outdoors de uma campanha de mídia sobre ateísmo. A iniciativa é da Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos e já havia sido recusada no final do ano passado pelas companhias de ônibus de São Paulo, Salvador, Florianópolis e Porto Alegre. Porém, segundo Daniel Sottomaior, a Associação dos Transportadores de Passageiros de Porto Alegre (ATP) teria desistido da campanha na última hora.
“Fiquei sabendo pela imprensa que a ATP vetara a veiculação dos anúncios. Quando contatei com a Associação, ela primeiro confirmou o veto e depois passou a dizer qua nada ocorrera e que desconhecia o assunto”, afirmou Sottomaior ao Sul21.

As peças são polêmicas e falam sobre fé, moralidade e ateísmo. Uma delas exibe as fotos de Charles Chaplin, que era ateu, e Adolf Hitler, que não era ateu, com os dizeres “religião não define caráter”. Outra afirma “Somos todos ateus com os deuses dos outros”, e traz imagens de uma divindade hindu, uma divindade egípcia e de Jesus de Nazaré, com as legendas “mito hidu”, “mito egípcio” e “mito palestino”. Uma terceira diz que “A fé não dá respostas, só impede perguntas”.

Solto y Maior 2 disse...

Conforme pesquisa realizada pela Fundação Perseu Abramo, os ateus são as pessoas mais detestadas no país, merecendo repulsa, ódio ou antipatia de 42% da população. Para o presidente da entidade, Daniel Sottomaior, o propósito da campanha é aproximar o ateísmo do dia-a-dia da sociedade e assim ajudar a diminuir o preconceito que existe contra ateus.

Em junho, a entidade ganhou uma liminar que lhe concedia direito de resposta na TV Bandeirantes para responder a comentários considerados ofensivos do jornalista José Luiz Datena, no extinto programa Brasil Urgente. A liminar foi cassada mas o julgamento do mérito continua pendente. Datena e a Bandeirantes foram processados por diversos ateus no país devido a esse episódio.

Na ocasião, Datena disse que só quem não acredita em Deus é capaz de cometer crimes. Para ele, ateus são “pessoas do mal”, “bandidos”, “estupradores”, “assassinos” e atribuiu a culpa da violência e da corrupção no país aos ateus.

Entre os dias 4 e 17 de julho estarão expostos dois outdoors. Os outdoors da segunda quinzena serão outros.
Os cartazes estão nos seguintes locais de Porto Alegre.
Bairro Bela Vista – Av. Carlos Gomes, 1229
Bairro Jardim Botânico – Av. Ipiranga, 3850 próx. Rua Barão do Amazonas
Bairro Chácara das Pedras – Av. Antônio Carlos Berta, em frente ao Mc Donald’s do shopping Iguatemi
Bairro Petrópolis – Av. Protásio Alves, em frente ao Hospital Petrópolis na esquina com a Lucas de Oliveira.

Anônimo disse...

Cartazes dividem opiniões: “Melhor ser ateu do que não ser nada”
Inédita no Brasil, campanha foi lançada nesta terça em Porto Alegre

Esses anúncios são históricos: marcam a primeira vez que uma campanha de mídia sobre ateísmo é veiculada no Brasil.
- Primeira campanha ateísta do Brasil é lançada em Porto Alegre
- Direito ao ateísmo e ao agnosticismo, a web e a luta pela vida sem preconceitos.

A divulgação do lançamento tornou a sigla ATEA a hashtag mais veiculada no twitter por volta das 17h30 desta terça-feira (6). Ou seja, os dois anúncios – outros dois estão sendo instalados – causaram um vendaval.

Em meio a múltiplas opiniões, uma certeza: se a ideia da campanha era provocar discussão e trazer o ateísmo para o centro do debate, tudo indica que o objetivo será alcançado.

“Cada um tem a sua religião, cada um é cada um”, disse Terezinha Gomes. Segundo ela, os ateus têm todo direito de pedir respeito da sociedade — com a ressalva de que eles também respeitem o espaço dos que acreditam em um ser superior. “Deus é um só, não importa qual religião ou até mesmo se a pessoa não tem religião nenhuma. As pessoas têm que conviver em paz”, completou.

Anônimo disse...

Os outdoors giram em torno de uma ideia central: combater o preconceito do qual os ateus são vítimas. Em um deles, fotos de Charles Chaplin (ateu) e Adolf Hitler (que acreditava em Deus) são postas lado a lado, com um letreiro que diz “Religião não define caráter”. No segundo, a legenda diz: “a fé não dá respostas, só impede perguntas”. Um terceiro anúncio, coloca divindades hindus e egípcias ao lado de Jesus Cristo, afirmando: “Somos todos ateus com os deuses dos outros”.

Agripino Vieira dos Santos, é outro a pregar a tolerância. O comerciante, católico não praticante, garante que não se incomoda com a iniciativa. “Não vou ficar defendendo (a campanha), mas também não vou protestar. Nem tinha reparado no cartaz até agora”, disse.

Alguns demonstraram até mesmo certo entusiasmo com os termos da campanha. É o caso de Almiro Lapolli, que disse “não acreditar em nada” — ainda que, questionado pela reportagem, tenha hesitado em definir a si mesmo como ateu. “Religião não define caráter mesmo. Muita gente que se diz de religião faz coisas ainda piores do que as que não acreditam em nada”. Opinião compartilhada por muitas pessoas ouvidas pelo Sul21 — entre elas, uma senhora que preferiu identificar-se apenas como Isa. “Acredito em uma força maior, mas acho uma boa ideia (a campanha). Dependendo do caso, essas pessoas (ateus) até sofrem perseguição mesmo”, declarou. Curiosamente, a entrevistada preferiu não dizer seu nome completo, justificando-se: “Depois, esse pessoal da Assembleia de Deus vem atrás de mim e eu vou me incomodar”.

Anônimo disse...

Clari Ferreira. “Eu não acredito em nada, mas isso não quer dizer que eu preciso ficar divulgando isso por aí”, criticou. Na opinião de Clari, pessoas “muito fervorosas” em sua religião podem se sentir ofendidas com as comparações que aparecem nos outdoors, o que talvez provoque ainda mais desentendimentos. “Acreditar ou não é algo que pertence a cada um, é muito pessoal. Não acho certo ter propaganda de quem não acredita, do mesmo jeito que acho errado ficar impondo religião para as outras pessoas”, comparou.

Darci Ubirajara Fraga foi outra pessoa que lamentou a iniciativa. Cristão, ele acredita que só a fé em Jesus pode “religar as pessoas com Deus”. Fraga aproveitou para divulgar um livro de sua autoria, chamado “Fim dos tempos: o encoberto descoberto”. Para ele, uma campanha em defesa do ateísmo é um sinal da decadência que toma conta do mundo desde os anos 60, pelo menos. “Alguns ateus são mais fanáticos que os evangélicos, seguem de forma cega o Deus da razão”, criticou. Mesmo assim, Darci acredita que os ateus estão mais próximos da salvação do que os que dizem seguir a Deus, mas espalham a maldade pelo mundo. “A Bíblia mesmo diz: quem dera fosses frio ou quente, mas como és morno, estou prestes a vomitar-te da minha boca”, recitou, para ensinar logo em seguida: “os ateus são frios, mas é melhor estar em um dos extremos do que ficar no meio, não ser nem uma coisa nem outra”.

Anônimo disse...

A Vera e concursada, mas se a Direção do São Camilo souber o CURRICULUM da Vera, sei não, o bicho vai pegar.

Anônimo disse...

ESPERO QUE UM DIA ESTE DEMAGOGO "FERNANDO ASSEF" E SUA GANGUE PAGEM POR TUDO QUE ELES FAZEM COM A POPULAÇAO BOBA DESTA CIDADE, VOCES PRECISAM VER O QUANTO ELES DEBOCHAM DO POVO QUANDO ESTAO REUNIDOS, APESAR DE TER CONTATO MAIS OU MENOS PROXIMO COM ELES DAR NOJO E ATE VONTADE DE VOMITAR. ESTE SANTO MEDICO RIR ATE DOS PROPRIOS PACIENTES.

Anônimo disse...

Atençao gente o Professor Alfredo sofre uma agressao por parte de pessoas deseformadasa e analfabetas que vivem só da maladragem de se dá bem mamando de um prefeito e de outro e assim vivem a construir a sua vida e nao serviço a prestar de nada.
Porfessor tenha calma e vá resolvendo as coisas devagarinho e muita classe o Sr.merece respeito e nao é UM qualquer q VÁ FERIR SUA DIGNIDADE.
MAYARA

Anônimo disse...

Uma pena que isto nao vai dar em nada porque Governo Federal e estadual, sindicatos estao todos unidos em nome da governabilidade e usurpando nosso dinheiro suado e honesto. E era Gomes como no Maranhai.

Anônimo disse...

Documentos e imagens obtidos pelo Estado revelam que a Petrobrás e uma empresa do senador e tesoureiro do PMDB, Eunício Oliveira (CE), fraudaram este ano uma licitação de R$ 300 milhões na bacia de Campos, região de exploração do pré-sal no Rio de Janeiro. A Manchester Serviços Ltda., da qual Eunício é dono, soube com antecedência, de dentro da Petrobrás, da relação de seus concorrentes na disputa por um contrato na área de consultorias e gestão empresarial. De posse dessas informações, procurou empresas para fazer acordo e ganhar o contrato.

Anônimo disse...

Houve reuniões entre concorrentes durante o mês de março, inclusive no dia anterior à abertura das propostas. A reportagem teve acesso ao processo de licitação e a detalhes da manobra por parte da Manchester para sagrar-se vencedora no convite n.º 0903283118. Às 18h34 de 29 de abril, a Petrobrás divulgou internamente o relatório em que classifica a oferta da Manchester em primeiro lugar na concorrência com preço R$ 64 milhões maior que a proposta de outra empresa.

O contrato, ainda não assinado, será de dois anos, prorrogáveis por mais dois. Sete empresas convidadas pela Petrobrás participaram da disputa, a maioria sem estrutura para a empreitada. Os convites e o processo de licitação são eletrônicos e as empresas não deveriam saber com quem estavam disputando.

Anônimo disse...

Meu pai está 100% certo, o meu nunca foi político más sempre falava: FILHOS, JAMAIS EM SUAS VIDAS SEJAM POLÍTICOS OU TENHAM - QUALQUER RELACIONAMENTO COM ÊLES, e hoje eu digo aos meus NETOS, não bebam nem um copo d'agua com um POLÍTICO.

CLAUDINHA disse...

POBRE INFELIZ FAMÍLIA. PAI 100% ALIENADO DEIXA A HERANÇA PARA O FILHO ALIENADO QUE JÁ DIZ QUE VAI DEIXAR PARA O NETO. AUTENTICOS ANALFABETOS POLÍTICOS QUE ESTUFAM O PEITO E DIZEM QUE ODEIAM A POLÍTICA. VAI VER SÓ VOTAM NOS MAUS POLÍTICOS COM A DISCULPA DE TODOS SÃO IGUAIS E RECEBEM UNS TROCADOS PELO VOTO.