sábado, 28 de março de 2009

DAR PARA CONFIAR NA NOSSA JUSTIÇA?



Eleitora Antenada disse...
O Desembargador será que sabe que o advogado pessoal do prefeito Fernando Assef é advogado dele??? Qual a segurança que nós boaviagenses temos nos julgamentos dos processos movidos contra o atual prefeito????


A propósito dessa postagem transcrevemos, abaixo, um texto do criminalista e professor Damásio de Jesus, que nos fala da verdadeira Justiça que precisamos e que queremos:


OS OLHOS ABERTOS DE THEMIS, A DEUSA DA JUSTIÇA
Damásio de JesusDezembro/2001
Themis, a deusa grega da Justiça, filha de Urano e Gaia, sem venda, era representada portando uma balança na mão direita e uma cornucópia na esquerda. Símbolo da ordem e do Direito divino, costumava-se invocá-la nos juramentos perante os magistrados. Por isso, consideravam-na a Deusa da Justiça.
A venda foi invenção dos artistas alemães do século XVI, que, por ironia, retiraram-lhe a visão. A faixa cobrindo-lhe os olhos significava imparcialidade: ela não via diferença entre as partes em litígio, fossem ricos ou pobres, poderosos ou humildes, grandes ou pequenos. Suas decisões, justas e prudentes, não eram fundamentadas na personalidade, nas qualidades ou no poder das pessoas, mas na sabedoria das leis.
Hoje, mantida ainda a venda, pretende-se conferir à estátua de Themis a imagem de uma Justiça que, cega, concede a cada um o que é seu sem conhecer o litigante. Imparcial, não distingue o sábio do analfabeto; o detentor do poder do desamparado; o forte do fraco; o maltrapilho do abastado. A todos, aplica o reto Direito.
Mas não é essa a Justiça que eu vejo. Vivo perante uma Justiça que ouve falar de injustiças, mas, por ser cega, não as vê; que, sufocada pelo excesso da demanda, demora para resolver coisas grandes e pequenas, condenando-se pela sua própria limitação. Uma Justiça que, pobre e debilitada pela falta de recursos, não tem condições materiais de atualizar-se. Uma Justiça que quer julgar, mas não pode.
Essa não é a minha Justiça.
Minha Justiça não é cega. É uma Lady de olhos abertos, ágil, acessível, altiva, democrática e efetiva. Tirando-lhe a venda, eu a liberto para que possa ver.
Por não ser necessário ser cego para fazer justiça, minha Justiça enxerga e, com olhos bons e despertos, é justa, prudente e imparcial. Ela vê a impunidade, a pobreza, o choro, o sofrimento, a tortura, os gritos de dor e a desesperança dos necessitados que lhe batem à porta. E conhece, com seus olhos espertos, de onde partem os gritos e as lamúrias, o lugar das injustiças, onde mora o desespero. Mas não só vê e conhece. Age.
A minha, é uma Justiça que reclama, chora, grita e sofre.
Uma Justiça que se emociona. E de seus olhos vertem lágrimas. Não por ser cega, mas pela angústia de não poder ser mais justa.


9 comentários:

ZILDA MARINHO disse...

Boa noite, Dr. Deodato,estou encantada com a criação do novo blog.Está com uma qualidade inpecável!!!O cantinho das notícias está maravilhoso!!!Já me tornei uma leitora de carteirinha....Muito obrigada por este espáço... Abraços

Deodato Ramalho disse...

Boa noite Zilda. Fico feliz que o blog esteja realmente atingindo os seus objetivos: bem informar num formato mais agradável e com maior organização. Essa sempre foi a minha intenção: fazer o melhor que eu possa para contribuir com o engrandecimento de nossa terra e de nossa gente.
Em breve estarei colocando no ar (internet) o meu blog pessoal.

Anônimo disse...

"DAR PARA CONFIAR NA NOSSA JUSTIÇA?"
Na verdade não dá porque muitas e muitas vezes ela fica cega e precisamos saber se fato se o que foi postado no blog é verdadeiro e averiguar esses comentário desse desembargador/advogado

Anônimo disse...

"DAR PARA CONFIAR NA
NOSSA JUSTIÇA?"
Precisamos urgente de JUSTIÇA!!!!!
Nao podemos deixar essa mafia continuar maltratando o povo.....
Temos q vigiar dia e noite q tipo de advogados/desembargadores estao atuando???????????????????

Anônimo disse...

Quando se fala em justiça os professores e coordenadores de Boa Viagem já ficam de olhos abertos , afinal o advogado do juiz é o mesmo o do prefeito, álias é o mesmo pago pelo povo, porque ele é do município. Então senhor juiz faça valer o dito de que "A JUSTIÇA É SEGA' E FAÇA BEM A SUA PARTE,pq gestões passadas o sr.fazia a justiça e com justiça. OS PROFESSORES BOAVIAGENSE ESTAO ACREDITANDO NO SEU JULGAMENTO FIEL.Estamos contando com a ajuda de homens de boa FÉ de Boa Viagem.

Anônimo disse...

"Memória dos pensamentos e sentimentos do abade Jean Meslier", tratando dos "erros e abusos dos governos" e principalmente da "falsidade de todos os deuses e religiões do mundo". Foi neste livro que nasceu a frase, o "desejo mais ardente", as tripas de uns no pescoço dos outros.
Publicado postumamente, o livro do "padre ateu" Meslier tornou-o um dos precursores do iluminismo. Voltaire, então com 35 anos, foi seu primeiro editor, fazendo circular por toda a França suas idéias subversivas e anti-católicas numa versão reduzida, "Extrait des sentiments de Jean Meslier".
a frase "O mundo (ou o homem) só será livre (ou deixará de ser miserável) quando o último rei (ou déspota) for enforcado nas tripas do último padre" é de Diderot (ou Voltaire).A frase original em francês sobre reis e padres é um pouco diferente, tão violenta quanto a que chegou aos nossos dias, mas de um ponto de vista individual e não vinculado a uma possível libertação da humanidade: "Eu gostaria, e este será o último e o mais ardente dos meus desejos, eu gostaria que o último rei fosse estrangulado com as tripas do último padre."
Desde 1729, ano em que a frase foi publicada, duas grandes revoluções e muitos embates menores arrancaram as tripas de muita gente, até mesmo de alguns reis e padres. E a frase foi sendo modificada de acordo com as conveniências do momento: "o mundo só será livre quando..." marca a crença na "revolução final" que viria libertar a humanidade de séculos de opressão; o ato criminoso, mas individual, do estrangulamento foi substituído pela forca, provavelmente numa tentativa de dar um caráter ritual à violência dos processos históricos; o próprio rei a ser assassinado deixou de ser um rei qualquer e foi especificado como déspota, certamente num período em que se supunha possível uma monarquia democrática ou "progressista". Mas o padre continuou lá, morto e eviscerado, em quase todas as versões, mesmo depois de João XXIII e do Concílio de Puebla.

Anônimo disse...

DAR PARA CONFIAR NA NOSSA JUSTIÇA?
Eleitora Antenada disse...
O Desembargador será que sabe que o advogado pessoal do prefeito Fernando Assef é advogado dele??? Qual a segurança que nós boaviagenses temos nos julgamentos dos processos movidos contra o atual prefeito????

*** GOSTARIA QUE O Dr. DEODATO COMENTASSE SOBRE ESTE TEXTO DA ELEITORA ANTENADA. MUITO GRATA E ABRAÇOS!

Anônimo disse...

para a professora Maria Dias!

Professora,

os professores que concluíram a pós-graduação em língua portuguesa, pela uva, cuja turma a sra foi professora, querem saber porque a secretaria de educação diz que só receberão com o nível em agosto; os mesmos já têm o decreto que os enquadra no nível, mediante o plano de cargos e carreiras da educação, que fora apresentado à atual administração e negado. Gostaríamos de saber também se é certo que as crianças de 11 anos estudem à noitte e se é certo que os servidores recebvam o salário sempre com um mês dentro; cadê os abonos? que salário magnifico esse da educação! um professor só ganha 370,00

obrigado!
08/04/2009

por favor, charles, leiam este recado, agradeço muito, meu irmão

Ronilson Sérgio disse...

Para Charles,

Charles, você é uma das poucas pessoas do meio radiofônico que entende de Agropecuária, ser entrevistado por você é dar oportunidade de esclarecer as matérias pertinentes ao setor rural, hoje tão presentes nas ações do governo, mas ao mesmo tempo tão remotas do conheciemnto do público interessado, assim peço que no ar divulgue a existência de um blog criado por mim, chamado de TENDÊNCIA POPULAR, onde pretendo divulgar as novidades do setor e discutir os vários assuntos portados nele. O endereço é o seguinte:www.ronilsonsergio.blogspot.com. Pretendo com este espaço divulgar ações e compartilhar o conhecimento do setor com todos que tem o compromisso cidadão para com os nossos irmãos do campo. Antecipadamente agradeço de coração a divulgação.