sexta-feira, 27 de março de 2009

FILHA DO EX-PRESIDENTE FHC TEM UMA SINECURA NO SENADO.


O Blog do jornal O POVO (postagem do jornalista Guálter George) desmonta a hipocrisia do senador Heráclito Fortes (DEM/PFL - Piauí), um dos mais fervorosos opositores do PT e do presidente Lula. Vejam abaixo:


A filha do ex-presidente assessora o senador
Luciana Cardoso é filha do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Atualmente funcionária do Senado, é assessora do senador Heráclito Fortes (DEM), a quem está entregue a condução do processo de "faxina" na Casa, como Primeiro-Secretário recém-empossado no cargo.Confira a interessante entrevista dela hoje à coluna de Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo (assinante aqui). Dentre outras coisas, a filha de FHC reconhece que não comparece ao trabalho (alegando que prefere fazê-lo em casa já que o ambiente no Senado "é uma bagunça"), não sabe se recebeu as horas-extras em janeiro (embora adiante que as devolverá caso Heráclito assim o determine) e, pior, recusa-se a dizer que tipo de trabalho presta ao parlamentar (apesar de ser remunerada com dinheiro público e, portanto, dever prestar um serviço que seja de interesse público).Para quem não for assinante, reproduzo dois trechos do rápido, e interessante, diálogo dela com um jornalista da equipe da colunista:FOLHA - Recebeu horas extras em janeiro, durante o recesso?LUCIANA - Não sei te dizer se eu recebi em janeiro, se não recebi em janeiro. Normalmente, quando o gabinete recebe, eu recebo. Acho que o gabinete recebeu. Se o senador mandar, devolvo [o dinheiro]. Quem manda pra mim é o senador......FOLHA - E o que ele te pediu nesta semana? LUCIANA - "Cê" não acha que eu vou te contar o que eu tô fazendo pro senador! Pensa bem, que eu não nasci ontem! Preste bem atenção: se eu estou te dizendo que são coisas particulares, que eu nem faço lá porque não é pra ficar na boca de todo mundo, eu vou te contar?Vale ressaltar que Heráclito Fortes, o "chefe" que manda em Luciana Cardoso, é o responsável por colocar a Casa em ordem. Talvez precise começar organizando o próprio gabinete.
Postado por - Deodato Ramalho

18 comentários:

Fábio Diniz,MG disse...

Esta situação é no mínimo revoltante. Senão vejamos, ocorre justamente em um ambiente onde a ordem e a moral deveriam prevalecer e servir de exemplo. Mas infelizmente, é justamente lá, que se contratam servidores sem concurso público e elevam-se os salários sem nenhum constrangimento.
Eles (políticos) adoram realizar CPI's sem fundamento, polemizar assuntos ridículos e se esbaldarem nos assuntos do momento "moda", tipo crise econômica mundial e aquecimento global. Mas com um único intuíto, desviar a atenção de todos para o mar de corrupção que paira sobre eles. Trabalhar que é bom, muito pouco.

Eleitora Antenada disse...

"Sinecura". É o novo? Será que na Prefeitura de Boa Viagem existe isso? Lembro muito bem que na outra gestão do Dr. Fernando algumas pessoas não trabalhavam, mas ganhavam dos cofres municipais. As esposas dos vereadores eram exemplos disso! Fica uma perguntinha no ar...

Eleitora Antenada disse...

Eita que na Assembléia Legislativa é uma farra só... Será que as filhas do Prefeito Fernando Assef dão de fato expediante lá??? Vejam o que descobri no site da Assembléia ao acessar a folha de pagamento: (http://www.al.ce.gov.br/folha/ANEXO01.txt)

MARIANA TAJRA ASSEF - matrícula:002715 03 - Função: AMPLIAR O ACERVO DO MEMORIAL - MEMBRO EXECUTIVO GT;

NATALIA TAJRA ASSEF - matrícula: 009709 03 - função: APOIO AO PROCESSO DE ATUALIZACAO DA CONSTITUIÇÃO - ASSESSOR TECNICO GT;

E o Nepotismo "trôooaaaa" Dr. Deodato????

Já postei muitos casos aqui.. Queria saber se isso vai continuar????

Filha de Prefeito empregada na Assembléia é "Nepotismo Cruzado"...

Comente isso amanhã no ar Dr. Deodato... Esse e outros casos que postei aqui...

Eleitora Antenada disse...

Será que essa moça é a apadrinhada do Prefeito??? A Karla da Valdira?? Aquela neta do Senhor José Cândido Ramalho???? E ela num tava morando em Boa Viagem e trabalhando na Prefeitura????

KARLA LETICIA SOARES FREITAS - 015644 03 SUBGRUPO AREA DE SAUDE ASSISTENCIA SOCIAL - MEMBRO EXECUTIVO GT

Na folha da Assembléia também... pode isso????

Dr. Deodato de olho vivo nisso daí também, tá????

Professor Correto disse...

Bem sugestivo essa matéria. Tem SINECURA em todo canto. ouvi até dizer que a Kamila do Dantas, que fez concurso aqui em Boa Viagem pra técnica em cultura, é agora diretora de escola municipal e ganhou 200 horas pra dar aulas... se isso for verdade, pode acontecer? Queria que o dotor Deodato explicasse isso no ar amanhã. Pegasse esse exemplo pra discutir essa questão que é de todos nós professores de Boa Viagem.. obrigado!!!

Anônimo disse...

Senhor professor correto, vc é tão correto q é desconhecedor dos fatos...
Pois procure se atualizar, todo Diretor tem 200h/a como profesor e uma gratificação equivalente ao número de alunos da escola que dirige.
Mas o seu problema não é esse emprego e sim a sua perca financeira!
Mas é bom se conformar. Pq cada um tem sua vez e vc meu bem vai ter q engolir!
Um grande abraço e boa sorte!

Professor Correto disse...

O que perguntei foi quanto aos diretores de escola que não fizeram concurso para profesor. PODE UMA TÉCNICA EM CULTURA OCUPAR O CARGO DE DIRETOR ESCOLAR (E TER DE QUEBRA ESSAS 200 HORAS)???? Isso é possível??? COMO PODE UMA PESSOA QUE NEM TEM HABILITAÇÃO PRA PROFESSOR DAR AULAS??? A Kamila do Dantas foi só um exemplo... Então, Anônimo, não queira mascarar os escândalos da atual Administração... ESTAMOS DE OLHO EM VOCÊS!!!!!

Anônimo disse...

Meu querido professor correto, a Kamila Dantas possui sim habilitação para ser professora pois se vc é desconhecedor dos fatos ela é formada em pedagogia com habilitação em português e mais experiência de sala de aula de 9 anos.
Mas pela situação em que vc sem encontra sem saber se quer formular uma pergunta duvido muito q vc seja professor!
Antes de ser concursada como Assistente de Artes ela já era professora.E para encontrar sua resposta se ela pode ou não ser diretota procure o Regime Jurídico da Prefeitura Municipal de Boa Viagem para vc não ficar expondo o nome professor e enveconhando a classe.
Grande abraço e estude bastante para honrar o nome de professor!

Eleitora Antenada disse...

Caro Anônimo, você se mostra muito impaciente quando a gente faz esse tipo de questiomento. Por que será??? Tem medo de alguma coisa??

O fato é: PODE ALGUÉM QUE NÃO É PROFESSOR CONCURSADO DAR AULAS??? PODE SER AINDA DIRETOR DE ESCOLA???

PELO QUE EU SAIBA TÉCNICO EM CULTURA NÃO É PROFESSOR. UMA PESSOA MESMO SENDO FORMADA NÃO QUER DIZER QUE PODE DAR AULAS NO MUNICÍPIO E SER DIRETOR. TEM QUE ENTRAR POR CONCURSO PARA SER PROFESSOR. E TEM QUE SER PROFESSOR PARA SER DIRETOR.

A Kamila Dantas foi professora sim antes de fazer o concurso pra técnica em cultura, e NÃO PARA PROFESSORA (FRISE-SE BEM). Mas foi professora da Escola GVA, escola privada, e não do município.

Daí fica a dúvida no ar: SERÁ QUE A KAMILA DANTAS VAI SER MESMO DIRETORA??? É PROFESSORA CONCURSADA DO MUNICÍPIO??? SE FOR, PODE ISSO???

Um beijo e um abraço para todos!!

Eleitora Antenada disse...

Então apoio total.. Professor Correto corretíssmo!!! De olho nesses "falsos professores"... Olho vivo.. vivíssimo... Senhor Promotor ATENÇÃO!!!

ZILDA MARINHO disse...

Eu gostaria de dizer para o professor correto que sua pergunta não vai ficar no ar porque eu sei muito bem respondê-la.É uma pena professor correto, vc ser professor e não saber qeu diretor é om cargo de confiança e para isso só é nessário ser professor e a Kamila Dantas com quem vc paresse se preocupar tanto é professora sim e habilitada em portugues. Sobre sua preocupação por ela ser técnica em cultura sim ela é. Para vc ver tamanha a capacidade. E estou lhe dizendo tudo isso não porque eu esteja preocupada com seus comentários, mas sim porque adoro escrever e tambem estou amando este blog que nos foi dado de presente por uma pessoa que como eu só fala a verdade.É tanto que quando participo me identifico porque não tenho nada a temer.Me orgulho de poder defender a minha classe{professor}Ser da cultura não impede de trabalra na educação o que naõ vai valer nessa caso è o concurso,no entanto já o expliqui diretor é cargo de confiança.. Veja o meu caso sou professora concursada, mas optei pela a cultura e lá trablho a 4 anos só que perdi os direitos do FUNDEB,mas foi uma escolha minha. Acho que estou sendo bem clara com vc. não sei porque vc não se identifica,mas é um direito seu.Abraços....

Anônimo disse...

Desconheço esse lei q proibe um professor formado de ser contratado se houver carência. Se fosse contra a lei ela não teria sido professora na Gestão do Prefeito Mazinho na escola da Vila Holanda, isso quer dizer ela tbm foi professora do município.
Por uma acaso vc sabe dizer se algo impede a Profª Kamila Dantas tirar uma licença de interesse particular ou mesmo pedir demissão do concurso de Assistente de Artes??
Se não tiver condições de responder procure o Regime Jurídico do Município e verifique pra não está julgando o q não deve ser julgado!!
Quanto a concursada como professor realmente ela não é. Mas ser ou não ser concursada não impede de dar aulas, e muito menos de ser professor. Não é a sua ignorância q impede dela ser uma Educadora.
Não tenha dúvida, a Profª Kamila Dantas não vai ser diretora, ela é Diretora da escola da Jacaúna.
E mais, amparada por lei!
E agora meu bem vc vai ter q engolirrrrrrrrrrrr...
Que pena que a inveja gera esse tipo de coisa. Mas bola pra frente, cuide de vc e boa sorte!
Nunca esqueça o sol nasceu para todos. Se faça merecedor q vc conseguirá...

Deodato Ramalho disse...

Aos blogueiros que iniciaram a salutar discussão sobre se uma pessoa pode, ou não, ser nomeada Diretora de Escola. Sugiro que seja examinado o Plano de Cargos, Carreiras e Salários da Educação para saber o que diz essa lei. Em Fortaleza, por exemplo, esses cargos só podem ser exercidos por servidor do grupo "Magistério", o que significa, necessariamente, que seja servidor concursado.

Professor Correto disse...

Querida Zilda, sei que se trata de sua nora. Não desmereço a moça, nem o cargo em Técnico em Cultura. Acho até que se poderia pensar aqui em Boa Viagem no entrosamento de políticas públicas de cultura com o ensino. Assim, p. ex., a gente até que conheceria melhor os nossos escritores.

A senhora é professora concursada, mas está à disposição (cedida) à Secretaria da Cultura do Município.


A situação da Kamila Dantas, segundo comentários aqui em Boa Viagem, parece ser outra:

FEZ CONCURSO PARA TÉCNICA EM CULTURA, MAS, AGORA, NA ATUAL GESTÃO, TEM 200 HORAS PARA LECIONAR - ESTAS DECORRENTES DO CARGO DE DIRETOR DE ESCOLA, OU SEJA, EXERCE FUNÇÃO PRIVATIVA DE PROFESSOR. É a mesma situação, p. ex., de chamar um motorista ou um agente administrativo concursado pra dar aulas em escolas municipais.

O problema é que o inverso não dá certo! Mesmo que a Lei do Regime Jurídico dos Professores Municipais não preveja, há uma incompatibilidade com o Artigo 2°, § 2°, da Lei federal n°. 11.378/2008, que assim define o magistério público:

"§ 2o Por profissionais do magistério público da educação básica entendem-se aqueles que desempenham as atividades de docência ou as de suporte pedagógico à docência, isto é, direção ou administração, planejamento, inspeção, supervisão, orientação e coordenação educacionais, exercidas no âmbito das unidades escolares de educação básica, em suas diversas etapas e modalidades, com a formação mínima determinada pela legislação federal de diretrizes e bases da educação nacional."

Infelizmente, caso se confirme a situação acima (que, pelo que se comenta, é de muitas pessoas) a moça terá que optar. Terá que fazer opções, sob pena de ficar na ilegalidade.

Façamos como sugeriu o Dr. Deodato... vamos ver o que dispõem as leis.. todas elas.. desde a lei federal até a municipal.. porque confirmação de que a moça é diretora o "Anônimo" já deu..

ZILDA MARINHO disse...

Professor correto. muito obrigada pelo o queda Zilda Marinho, vc me paresse ser uma pesso bem inteirada no assunto.É por isso que não entendo o porque do anonimato,haja vista que o assunto é favorável a toda população boa-viagense. Não estou defendendo a Kamila Dantas por ela ser minha nora, è que até onde sei todo professor magisteriado podee sim ser contratado para a educação. A não ser que realmente Boa Viagem seja realmente a terra do pode tudo.Eu sou preparada para tudo que faço e tudo que digo que neste mesmo blog lhe pedirei desculpas Quando uma grande mulher que a conheço e sei que mais doque ninguem é conhecedora das leis do magistério e tudo que ela faz é com muita responsabilidade e eu quero ouvir dela se esse assunto é certo ou errado. Sei que vc já está sabendo a quem me refiro. serto...exatamente da grande Maria Dias que eu estou me referindo. Duvido que ela compactui com algo errado sendo de seu conhecimento. Digo isso porque sou sabedoura que na gestão passada, a diretora da escola da Vila Holanda era professora mas,Não era concursada e foi diretora quatro anos.É pela a capacidade da D.Maria Dias pessoa de quem sou fã de carteirinha que admiro d mais e fico mais admirada se ela tiver feito isso. É por isso que só admito o meu erro quado ela nos explicar. No entanto,vamos debater o assunto è agora que estou comessando a gostar porque como escritora,pude confirmar que errando é que se aprende mais.E é por ser escritora que aprendí ter coragem de me identificar. Vc a de convir que escrever e publicar um livro é se espor ao público e isso eu fiz e me dei muito bem.Já disse em meu livro ´PÁGINAS ABERTAS´ que em tudo que fiz e faço é com determinação sem medo de ser feliz...Um abraço professor correto,quando eu perder este debate lhe pedirei desculpas......

ZILDA MARINHO disse...

testfidDr.Deodato boa noite.Aproveito este sábado que me dá um tempo para fazer um paseio neste blog de quem já tornei-me visitante assídua.A Parabéns pelo o programa de quarta feira. A cidade toda comenta.Não participei porque quando abri a página do blog alguém já havia feito a pergunta que eu iria fazer.Confesso mais uma vez que este blog foi o melhor presente que o senhor nos deu.Quero até pedir-lhe permissão para vez por outra eu usar este espasso maravilhoso para escrever algumas poesias de minha autoria para os blogueiros que como eu são românticos e gostam de uma boa leitura.A proveito para dizer um dito popular:É errando que aprendemos e é por isso que aproveito para dizer alguns boa-viagenses que esse adgetivo por ser pátio escreve-se minúsculo e por ser uma junção de dois adjetivo,escreve-se separado com hífen.Ficando assim:boa-viagense.Não estou com isso achando que não erro, pois todos nós somos eternos aprendizes, só estou querendo ser útil com o pouco que sei. Vejo a maioria dos blooogeiros escrevendo Boaviagense. errado.boa-viagense.certo.Espero ser compreendida.Abraço a todos.

Maria Dias disse...

Zilda,
Como você, eu também acho esta idéia de blog na LILI, maravilhosa! é um espaço de crescimento democrático e as pessoas vão estar aprendendo a fazer críticas responsáveis e sobretudo a partir de idéias. Obrigada pelas referencias a minha pessoa, saiba que também tenho apreço e respeito por você. Esclarecendo a questão que foi colocada: O Plano de Carreiras do Magistério de Boa Viagem, trata o diretor como cargo de confiança, por que realmente o é.Mas isto não dispensa a formação em magistério e a experiencia em sala de aula. Posso confirmar que a Kamila possui ambos os critérios técnicos exigidos pela lei de educação do País. Fui sua professora e sempre a questionei por que teria feito concurso para a cultura. Creio que ela deve ter se afastado do cargo e assim poder ser contratada. É que nesta gestão tem diretor de escola que não tem se quer a formação mínima para tanto. Creio que a discussão passa por aí. Com certeza a secretaria de educação vai corrigir esta falha o quanto antes para não prejudicar a vida escolar dos alunos. Pos o Conselho Estadual de Educação com certeza não dará autorização de diretor para quem não possui habilitação mínima. Aliás, hoje ja existe muitos professores especializados em gestão escolar e a estes cabe o direito de reclamar até na justiça o direito de exerce-la.

Professor Correto disse...

Dona Maria Dias e Zilda Marinho,

Creio que minhas observações não estão sendo compreendidas por vocês duas.

A Dona Maria há de lembrar que a Kamila foi procurá-la na Prfefeitura para pedir que fosse chamada para educação. O pedido foi negado. Daí a Kamila ter resolvido votar no Fernando. Parece que foi assim!!!

Motivo: a Kamila não pode acumular cargos na Administração, inclusive funções, principalmente SE NÃO HOUVER COMPATIBILIDADE DE HORÁRIO.

Pergunto então: TER 200 HORAS COMO DIRETOR/PROFESSOR É COMPATÍVEL COM O EXERCÍCIO DO CARGO DE TÉCNICO EM CULTURA??? OS HORÁRIOS BATEM???