segunda-feira, 30 de março de 2009

PROCESSO ELEITORAL: PAI E MÃE DA CORRUPÇÃO!

O jornalista Erivaldo Carvalho - O POVO de hoje - comentando sobre a operação Castelo de Areia, da Polícia Federal, põe o dedo na ferida podre da corrupção no Brasil. Na nossa opinião tudo começa no viciado processo eleitoral brasileiro, que coloca, lado a lado, o empreiteiro ambicioso, o político desonesto e a parte do eleitorado que vende o voto. Diz o jornalista Erivaldo Carvalho:

"Mais uma ação da Polícia Federal, uma dúzia ou mais de peixões caíram na rede. A operação do momento, Castelo de Areia, jogou luzes sobre a pilantragem contumaz entre a grande maioria dos políticos e empreiteiros no Brasil. Pelo que dizem o Ministério Público Federal e a PF, a construtora Camargo Corrêa é suspeita de remessa ilegal de dólares para o Exterior, superfaturamento em licitações, doação ilegal para partidos e lavagem de dinheiro. Velha conhecida dos comitês de financiamento do BNDES, a empresa tem contratos que somam bilhões com o Governo Federal, em vários Estados, além de deter concessão de serviços públicos, como administração de rodovias, transmissão de energia e limpeza urbana. A rigor, as suspeitas ligam práticas criminosas que se entrelaçam e que têm o mesmo pano de fundo: políticos e grandes corporações da construção civil que se unem para meter a mão nos cofres do Estado.

OS PARTIDOS E AS ANDORINHAS

Na prática, a PF mapeou as principais etapas do esquema. Tudo começa na definição do que será construído. Geralmente, projetos dessa natureza são rascunhados nos birôs dos grandes escritórios da construção civil. Já com orçamentos superfaturados, tais obras são apadrinhadas por agentes do governo. Dessa fase em diante, entra em cena a turma que elegemos e que deveria nos representar. Na lista da PF, está gente do PSDB, DEM, PPS, PSB, PDT, PMDB e PP. Via de regra, atua nesse terreno quem tem mandato ou autorização para agir sob orientação de quem tem. É dessa forma que políticos e partidos constroem suas forças dentro das estruturas governamentais. É gente que sabe onde as andorinhas dormem. Qual a trilha burocrática a ser seguida, quem deve ser subornado, qual o percentual da propina, com quem marcar audiência para as verbas serem destravadas etc, etc, etc.

MONTAGEM DE GOVERNOS

Na soma geral, uma operação dessas da PF explica muita coisa. Ajuda a esclarecer, por exemplo, a corrida ao ouro na montagem de governos – em todos os níveis. Mostra, por exemplo, que manda mais quem tem mais interlocução e trânsito livre com as instâncias oficiais - de preferência as que dão acesso aos cofres. Explicita porque o critério técnico para algumas pastas é mero detalhe. Em muitos casos, pesa mais quem tem maior know how na arte do lobby. Por extensão, acabam evidenciando, ainda, quem passa a dar as cartas ao longo de gestões.

DINHEIRO LEGAL OU NÃO

Quando o orçamento começa a ser executado e o dinheiro jorra, é hora de colher os frutos. Às empreiteiras, cabem legalizar o dinheiro da corrupção. Aí entra a lavagem, para limpá-lo perante os balancetes. Por questão de segurança financeira, lotes são enviados ao Exterior. Na outra ponta, os sedentos beneficiários do meio político também são aquinhoados. Na forma de financiamento de campanhas – legais ou não. Aqui um detalhe: engana-se quem acha que quem recebe dinheiro legalizado também não é agraciado com dinheiro sujo, e vice-versa.

7 comentários:

Anônimo disse...

Eita cidade véia parecida com a cidada do Patativa do Assaré. Charles arranja de novo aí a música do Patativa PRFEITURA SEM PREFEITO.

Anônimo disse...

O Haiti é aqui?

Nem o mais fanatico amarelinho não poderia imaginar uma administração tão desantrosa. nunca, o terror e o medo foi tão imbutido nos funcionários públicos concursados tem pessoas que não receberam o decimo terceiro e não tem coragem nem de abrir a boca.

Anônimo disse...

Gostaria de saber mais detalhes dessa his´toria de que já tem fraude nas likcitaç~ioes em Boa Viagem

Anônimo disse...

Fraudes nas licitações eu não sei, mas que estão perdidos no oco do mundo e cada dia fica peor é visivel. Imagine que ja faltou até soro no hospital. As aulas começaram em 03 de março o horário agora é de 8 as dez e meia. Em pleno abril não tem merenda escolar para os alunos e o dinheiro está no banco. Haja incompetencia....

Affonso Maia disse...

Srs. Não é fácil justificar o injustificavel.
Defender o Sr Fernando Assef e quadrilha é simplismente uma missão impossível.
O povo está finalmente abrindo os olhos e acreditem, nuca é tarde para reparar um erro. O poder é do povo.
FORA PREFEITO CORRUPTO E FANFARRÃO !!!!!

Anônimo disse...

Samba do crioulo doido !!!
Administração Assef !!!
E VIVA ODORICO PARAGUAÇÚ DO SERTÃO CENTRAL !!!!!

Anônimo disse...

Samba do crioulo doido !!!
Administração Assef !!!
E VIVA ODORICO PARAGUAÇÚ DO SERTÃO CENTRAL !!!!!

E O POVO QUE SE EXPLODA !!!!!!!!!!