quinta-feira, 15 de outubro de 2009

OS ENTREGUISTAS DO PSDB FICAM MORDIDOS DE RAIVA... MAIS UM RECONHECIMENTO INTERNACIONAL DO GOVERNO DO PT.


Le Monde: Lula cria a Universidade do Século

Por Adriana

A UFABC (Universidado ABC) de Federal teve seu projeto pedagógico elogiado pela BBC e o Le Monde (e repercutido em rodapé no site do Estadão):

É um tema interessante para discutir os rumos da tecnologia, educação e pesquisa universitária.

Aqui no ABC, um dos frutos que ela já está rendendo é a instalação de um pólo tecnológico,que certamente vai ajudar a região a sair do caos pós-desindustrialização dos anos 90.

Estadão/Le Monde

Da BBC Brasil

‘Le Monde’: Lula inventa universidade do século 21

Jornal publica reportagem elogiosa sobre o Brasil em caderno especial sobre educação.

De Paris para a BBC Brasil – Na edição desta quarta-feira, o jornal francês Le Monde publica uma elogiosa reportagem sobre educação no Brasil nesta quarta-feira, na qual afirma que, com sua política para a área, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva “inventa a universidade brasileira do século 21″.

Em um caderno especial sobre educação, o correspondente do jornal em São Paulo, Philippe Jacqué, afirma que o presidente Lula deu “um sopro de oxigênio ao ensino superior” e multiplicou, desde 2002, planos para dinamizar as universidades do país.

O Le Monde cita como exemplos a Universidade Federal do ABC, em São Paulo, criada em 2005, para “formar os engenheiros do futuro” e as inovações da Universidade Federal do ABC, “na zona operária onde Lula começou sua carreira”.

“O governo federal não economizou na Universidade ABC. Meio bilhão de euros foi injetado. Desde 2005, pelo menos 280 professores foram contratados, todos titulares de um doutorado”.

‘Reformulação total’

O Le Monde afirma também que a equipe jovem de professores, com idade média de 35 anos, corresponde ao desejo de reformular totalmente o modelo universitário brasileiro.

“Na Universidade ABC, não há departamentos de disciplinas, mas centros de pesquisas multidisciplinares para facilitar a cooperação”.

Outra inovação da Universidade ABC, segundo o diário francês, é a criação de 300 bolsas de iniciação à pesquisa por ano.

O jornal afirma ainda que o presidente Lula desenvolveu instrumentos para facilitar o acesso ao ensino universitário.

“Com apenas 4,9 milhões de universitários (16% dos brasileiros entre 18 e 24 anos), o país não soube até o momento democratizar o seu ensino superior”, escreve o Le Monde, afirmando que é a classe média alta, em grande maioria, que tem acesso às 200 instituições de ensino superior público e gratuito.

O jornal lembra que o sistema universitário brasileiro, “seletivo”, favorece alunos com maior poder aquisitivo, que são mais bem preparados porque puderam estudar nas melhores e mais caras escolas privadas.

5 comentários:

Anônimo disse...

ESSE PREFEITO QUE ESTÁ AI, AIDA VAI SER RECONHECIDO PELO O POVO, COMO O MAIOR MENTIROSO. MUITAS PESSOAS JÁ ESTAO ACORDADO QUE ELE É O MAL E O PERSEGUIDOR DOS FUNCIONARIOS E DO POVO. E Ñ TEM VERGONHA DE COLOCAR UM SLOGAM DE MENTIRA "CUIDANDO DE VOCÊ".

Anônimo disse...

"Cuidando de voce" ah tá, voces podem me informar de quem é aquela TOPIC que o Franquinho motorista da D. Antonia anda? deve ser da frota das Pajeros que tem aqui na nossa cidade.E os vereadores se contentando com alguns empreguinhos e o povo a táaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Anônimo disse...

O prefeito dize que está construindo no Vieirão no terreno que o vereador Fernando da CONSED deu a ele, acredita povo besta.

Anônimo disse...

ATEMÇÃO!! Quarta-feira dia 21/10 a TOPIC branca que está agregada no hospital, cujo o motorista e o Franquinho, empregado da D. Ana Assef, começou a transportar as pessoas que fazem hemodialis em Canindé, 'PROCURA-SE' a TOPIC que o Dep. Artur Bruno juntamente com ogestor anterior comprou para fazer essa viagem dia de segunda, quarta e sexta-feira, será que o prefeito já vvendeu e os ver. nem tomam conhecimento? Neste caso foi sí para beneficiar alguem, quem será??????????????????????????

Anônimo disse...

E bem capaz que a TOPIC esteja no nome do Franquinho, em outra epoca tinha carros em nome de pobres que nem o que comer todos os dia tinha.