sábado, 31 de outubro de 2009

PARABÉNS AOS EVANGÉLICOS DE BOA VIAGEM PELO DIA A ELES DEDICADO.

SAUDAMOS A TODA A COMUNIDADE EVANGÉLICA DE BOA VIAGEM, DESTACANDO A HISTÓRIA DA PRIMEIRA IGREJA EVANGÉLICA EM BOA VIAGEM...
(Para visualizar bem as fotos dos pastores clique em cima da cima)
Corria o ano de l928, quando o irmao José da Silva Filho, novo convertido, deixa Brejo dos Santos - PB e passa a residir em Jacú, um sítio no município de Pombal - PB. Cheio de entusiasmo e fervor, começa aí a fazer o trabalho de evangelizaçao pessoal, surgindo, como fruto de suas atividades evangelísticas, uma Congregaçao naquele lugar. O primeiro culto foi dirigido pelo evangelista Sinfrônio Costa, na residencia do irmao José da Silva Filho. Depois, o grupo de crentes passa a receber assistencia do Rev. Harry G. Briault, sendo realizados os cultos na residencia de Cícero Fragoso Vieira (pai do Rev. Ezequiel Fragoso Vieira), novo convertido.
O missionário Harry G. Briault, que residia em Patos - PB, dava boa assistencia a Jacú e a Congregaçao prosperou, sendo organizada igreja com o nome de Igreja Evangélica de Jacú. A primeira sessao foi realizada as 12:00H do dia 21 de fevereiro de 1937, presidida pelo Rev. Harry G. Briault, no salao de culto na residencia do irmao Daniel Fragoso Vieira, que na ocasiao, foi eleito Presbítero da igreja. Foram eleitos: Diáconos: Manoel José da Silva e Pompeu Fragoso Vieira; Secretário - Manuel Maria de Jesus e Tesoureiro - Cícero Fragoso Vieira. Pouco tempo depois é construído e inaugurado o templo da igreja em terreno de propriedade do secretário Manoel Maria de Jesus (avô do Rev. Ezequiel Fragoso Vieira).
Pressionado pela família que se dedicava a agricultura e precisava de mais terras para as suas plantaçoes, Manoel Maria de Jesus vende a sua propriedade, o Jacú, e compra Cachoeira, uma propriedade bem maior, no município de Boa Viagem - CE. Na época, o Ceará, nesta regiao, era pouco habitado, e o paraibano, com pouco dinheiro, comprava muitas terras. Os evangélicos deixaram o Jacú e passaram a residir e trabalhar na nova fazenda de Manoel Maria de Jesus.
Do dinheiro do templo de Jacú, a igreja deixou Quinhentos Mil Réis para ajudar na construçao de um templo em Gado Bravo PB, onde tinha uma Congregaçao. Dois Contos de Réis a igreja doou ao trabalho em Condado PB.

6 comentários:

Anônimo disse...

O Sampaio e o Dr Argileu fogem de comentar sobre o desrespeito à Lei do Silêncio em Boa Viagem como o diabo foge da cruz.
Deve ser porque: eles, o prefeito e os vereadores são a favor desta baderna que se encontra Boa Viagem hoje.

Dr. Argileu o Sr. não está fazendo falta nenhuma na Câmara Municipal.
Lá já está cheio de gente igual a você.

Narcé da Silva Vieira disse...

Que Deus ilumine a todos que comparecerem à festa dos evangélicos hoje a noite.

Anônimo disse...

INFELIZMENTE O QUE ESSE ANÕNIMO ESTÁ DIZENDO, É A PURA VERDADE. NÃO VEJO NENHUMA CONSISTÊNCIA NAQUILO QUE O ARGILEU FALA OU COMENTA. SUA CULTURA GERAL É MUITO LIMITADA.

SAMPAIO ENTÃO, É UM VERDADEIRO DESASTRE, NÃO SABE O QUE DIZ, MUITAS PESSOAS ESTÃO DESLIGANDO O RÁDIO. ACORDA CHARLES BROW!!

Anônimo disse...

O REI HENRIQUE VIII FOI EXPULSO DA IGREJA CATÓLICA, POIS QUERIA ANULAR O CASAMENTO. O PAPA NÃO PERMITIU QUE ELE CASASSE DE NOVO, ELE JUNTOU-SE COM A CAMAREIRA DO PALÁCIO, ELA ERA LINDA, CAMAVA-SE ANA BOLENA. DAÍ EM DIANTE O REI EXPULSO DA igreja católica, fundou a igreja anglicana.

Dessa forma os Evangélicos surgiram, desse pecado terrível, quem quiser saber mais, leia a história de Lutero.

carlos disse...

Realmente e como ja falei outra vez, Ou o Sampaio para de ser demagogo querendo defender este PREFEITINHO ou arranje outra maneira pois a atual dava para entender nos priemeiros meses de administraçao mais ja estamos com mais de 10 meses e as cisas so pioram.

Dr. Amâncio disse...

Parabéns ao Pastor Josafá pelo trabalho independente que desenvolve à frente da Igreja Congregacional de Boa Viagem, realizando ações sem nenhuma interferência política.