terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

BYE, BYE TASSO!

Do tassismo ao lulismo
Fonte: O POVO Online/OPOVO/Politica
A posse dos novos senadores é o marco do fim do ciclo em que a influência tucana teve hegemonia absoluta na bancada cearense. Agora, assume um grupo 100% identificado com a liderança de Lula

Eunício, Inácio e Pimentel: PMDB, PCdoB e PT,
unidos pela influência de Lula e Dilma (JORGE ALVES)
Amanhã, quando chegar ao fim o mandato de Tasso Jereissati (PSDB) no Senado, ele leva consigo os últimos vestígios de uma era na qual exerceu domínio quase absoluto sobre a bancada do Ceará na Casa. Encerra-se o ciclo tassista. Entra em cena a “turma” da presidente Dilma Rousseff (PT) - sob influência direta do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Com o trio de senadores Eunício Oliveira (PMDB), José Pimentel (PT) e Inácio Arruda (PCdoB), tem início um ciclo com perfil diametralmente oposto ao que começou a tomar corpo há 20 anos, e que teve seu apogeu entre 1995 e 2006.
No passado, antes, durante e imediatamente depois da gestão presidencial de Fernando Henrique Cardoso (1995–2002), o PSDB reinou com tranquilidade nas cadeiras cearenses no Senado.
Por trás daquela hegemonia estava a força de Tasso, que ajudou a eleger os cinco tucanos que se revezaram no Senado: Beni Veras (1991-98), Reginaldo Duarte (suplente), Sérgio Machado (1995-2003), Luiz Pontes (1999-2003), além de Lúcio Alcântara (1995-2002), que se elegeu pelo PDT, hoje está no PR, mas exerceu praticamente todo o mandato de senador pelo PSDB.
Tasso começou a construir sua hegemonia no Senado em 1990, quando elegeu Beni para a cadeira que havia sido de Virgílio Távora, falecido em 1988.
Em 1994, o tassismo assumiu o controle total sobre a bancada, com a eleição de Sérgio e Lúcio, frustrando os planos de reeleição de Mauro Benevides e Cid Carvalho (ambos pelo PMDB). A influência de Tasso só sofreria uma fissura em função do rompimento com Sérgio, nos anos seguintes.
Mesmo com a chegada de Lula à Presidência, em 2003, o PSDB manteve hegemonia sobre a bancada. Naquele ano, o próprio Tasso se elegeu senador, em dobradinha com Patrícia Saboya (PDT). Os dois se juntaram a Luiz Pontes, formando, pela última vez, um trio de senadores com origens tucanas.
Mas a eleição de Patrícia já representou uma sutil mudança. Pois, embora mantendo seus vínculos com Tasso, ela aderiu à base governista e chegou a ser vice-líder de Lula no Senado.
A transição ganhou contornos mais nítidos em 2006, quando, pela primeira vez, o grupo político que se opõe a Tasso conseguiu fazer um senador. Com a força em ascensão do bloco de centro-esquerda, Inácio Arruda (PCdoB) tomou a vaga deixada por Luiz Pontes e isolou Tasso na oposição da bancada cearense.
Em 2010, a transição se consumou. Patrícia decidiu não tentar a reeleição, para retornar à Assembleia Legislativa, de onde havia saído em 2002 para virar senadora. Tasso, por sua vez, sofreu uma derrota, a princípio improvável, para Eunício e Pimentel. Foi a primeira vez em que foi vencido nas urnas - e a última, segundo ele, pois afirmou que não voltará a se candidatar.

Forças nacionais

De acordo com cientistas políticos ouvidos pelo O POVO, a mudança no perfil da bancada cearense no Senado está diretamente ligada às conjunturas nacional e estadual. “A representação no Senado é muito a cara da liderança no Ceará e no Brasil, hoje caracterizadas pelo governador Cid Gomes (PSB) e por Lula”, explicou o professor da Universidade de Fortaleza Francisco Moreira.
Conforme acrescenta o professor das universidades Federal e Estadual do Ceará Josênio Parente, a “força do projeto nacional” começa ser significativa a partir do governo de Fernando Collor (1990). “O projeto nacional tem, inclusive, se sobreposto ao estadual. Cid não teria sido eleito sem o apoio de Lula”, considerou. Em entrevistas concedidas antes e depois o resultado do pleito, Tasso já havia mencionado a dificuldade de vitória “sem o apoio da máquina federal e estadual”. O tucano, por repetidas vezes, afirmou que esta seria a disputa mais difícil de sua vida. E foi.

6 comentários:

Anônimo disse...

Tasso agora é chik. Quer ser Presidente. Do Brasil? Nãaaaaaaao. Presidente de um tal de Instituto Teotônio Vilela. kkkkkkkkkkkkkk.
Agora vai.kkkkkkkkkkkkkkkkk.
Vai sifu Galeguimm e sua cambada.

Anônimo disse...

Lembro uma vez uma entrevista com o prefeito na epoca o Dr, Juraci Magalhães dizia o seguinte. Todos esses que me criticam, se um dia algum deles chegar a ser prefeito.Se ele conseguir fazer só 10% do que eu faço, julgarei ele como um otimo administrador. É o futuro ninguem sabe.

Matilde da Guia ! disse...

NUNCA MAIS VEREMOS A CARA DESSE CAPITALISTA DE MULTINACIONAIS NA TELEVISÃO. QUERIA VENDER O BRASIL!

AH, COITADO! TASSO E O IRMÃO DA OI, SÃO DOIS VENAIS.

OS DOIS SÃO INIMIGOS DOS TRABALHADORES, DO POVO DA GENTE HUMILDE.

TASSO NUNCA MAIS!


45 NUNCA MAIS, PELO BEM DO POVO.

Anônimo disse...

NÃO PODEMOS COMPARAR JURACI MAGALHÃES COM A PREFEITA ATUAL.

ISSO É O MAIOR ABSURDO. NÃO HÁ COMPARAÇÕES.

JURACÍ PASSOU 10 ANOS NA PREFEITURA DE FORTALEZA. E O POVO, ONDE ESTAVA COM ELE NO PODER.

JURACÍ QUASE QUE SAIA NA MARRA, A FORÇA, SÓ NÃO SAIU A PEDIDO DO CIRO, POIS JURACÍ, NAQUELA ÉPOCA ESTAVA MUITO DOENTE.

MESMO ASSIM, JURACÍ ABRIU OS CAMINHOS PARA O GENRO SÉRGIO BENEVÍDES, ASSALTAR 3 MILHÕES DE MERENDAS DAS CRIANÇAS.

SANTO DEUS, NÃO HÁ COMPARAÇÃO GENTE.

LUIZZIANE LINS É UMA MULHER SUPER HONESTA, PROBA, DECENTE, COM GRANDES PRINCIPIOS ÉTICOS E MORAIS.

ARRAMJEM OUTRAS MINHA GENTE.

Anônimo disse...

ESSE ANONIMO QUE FALA QUE LUIZIANE É A PESSOA MAIS HONESTA DO MUNDO NUNCA ANDOU EM FORTALEZA, QUERIA INFORMAR ESSA PESSOA QUE PRA FALAR DO JURACIR MAGALHAES TEM PRIMEIRO QUE LAVAR MUITO BEM A BOCA, POIS NÃO DAR PRA COMPARAR A ADMINISTRAÇÃO ATUAL COM A DELE, SÓ DAR PRA COMPARAR A ADMINISTRAÇÃO DESSA INCONPETENTE PREFEITA E SEUS SECRETARIOS COM A DA MARIA LUIZA, ATE A PREFEITA RECONHECEU EM UMA ENTREVISTA QUE NÃO FOI UMA BOA ADMINISTRADORA, ANONIMO AI OLHE OS PROCESSOS QUE ELA TEM PEGADO SÓ EM RELAÇÃO AOS REVEIONS, AQUI EM FORTALEZA NÃO SE ANDA 100 METROS QUE NÃO TENHA UMA OBRA DO MELHOR PREFEITO QUE FORTALEZA JA TEVE.

Anônimo disse...

Falar bem de Jurací, tem que fazer um exame de fezes na cabeça.

Deve ser um babão da família do camarão.

Jurací ainda hoje responde a processos no além.

Toda sua família estão com os bens bloqueados.

Ao falar mal da Prefeita, lave sua boca com creolina e ácido muriático. Sua Anta doméstica.