sábado, 5 de fevereiro de 2011

DEODATO RAMALHO: SE VIVO, FARIA HOJE 80 ANOS. ETERNAS SAUDADES!

"Peço licença amigos

Eu vou fazer um mandato

Que tudo que eu escrever

Pode ler que é exato

Vou contar a história

Da vida do DEODATO"
Primeira estrofe do cordel feito pelo senhor João Pereira Lima
(João Cosmo) em homenagem póstuma no dia 06.08.1978,
dia do sepultamento de Deodato José Ramalho.

"DOR DA PERDA: Quando as lágrimas refletem a nossa saudade
tocada de esperança, os nossos amigos desencarnados
nos dizem que as lágrimas fazem a eles muito bem,
porque elas são luzes no caminho daqueles
que são lembrados com imenso carinho.
Mas quando as nossas lágrimas traduzem revolta de nossa
parte diante dos desígnios divinos, quando essas lágrimas
retratam rebeldia, elas prejudicam os desencarnados.
Tanto quanto prejudicam os encarnados."
(Chico Xavier)

BREVE BIOGRAFIA DE DEODATO JOSÉ RAMALHO

DEODATO JOSÉ RAMALHO, nasceu em Boa Viagem, no dia 05 de fevereiro de 1931.
Filho de Francisco Deoclécio Ramalho e Maria Letícia de Queiroz Ramalho. Pode-se dizer que também foi um felizardo, teve, na verdade, duas mães maravilhosas. A de sangue e a que o adotou como filho dileto, Francisca Ivani Citó Ramalho, segunda esposa do meu avô Deoclécio. Faleceu no dia 05 de agosto de 1978, aos 47 anos de idade. Casou-se em 27.07.1951, aos 20 anos de idade, com Maria Zélia Cavalcante Mota, depois Maria Zélia Cavalcante Ramalho, que, à época, contava apenas 17 anos de idade. Hoje, aos 77 anos e gozando plena saúde, reside em Fortaleza, mas mantém com Boa Viagem a mesma relação de amor com a terra de Nossa Senhora da Boa Viagem, regada com a feliz convivência com o marido durante os anos de casamento.
Agropecuarista, comerciante, em alguns períodos Coletor Estadual em Boa Viagem, do cargo tendo se afastado para se candidatar a prefeito em 1962, não mais retornando ao posto. Político por vocação. Muito jovem ingressou na militância política sob a liderança do seu grande amigo, então prefeito de Boa Viagem Delfino de Alencar Araújo. Quando caiu doente e já vislumbrava a sua partida, Delfino Alencar Araújo escreveu para Deodato José Ramalho lhe pedindo para "regar suas flores", assim chamano os seus correligionários. E assim Deodato Ramalho cumpriu a palavra empenhado o seu dileto amigo e líder político. Delfino, tal como Deodato Ramalho, eram admirados e amados pelo seu povo.

Deodato José Ramalho sempre teve muita dedicação por Boa Viagem e pelo seu povo. Não media esforços para ajudar a quem quer que fosse. Época em que praticamente tudo se resolvia fora de Boa Viagem (Fortaleza, Quixeramobim, Maranguape, entre outras). Deodato Ramalho conduzia doentes para Fortaleza, trabalhadores rurais para Quixeramobim, enfim, com sua presteza encaminhava as demandas dos mais humildes, quase sempre gastando do próprio bolso para amenizar a dor dos mais necessitados. Embora não fosse rico, saiu mais pobre da política do que nela entrou.

Correto, calmo, paciente, tranquilo, admirava as pessoas que tinham o dom da palavra em público. Sonhava em ter pelo menos um filho exercendo a profissão de advogado, que era a que mais o encantava.

Com sua esposa, Maria Zélia Cavalcante Ramalho, lutou pela educação de sua prole de 9 (nove) filhos.

Eleito vereador de Boa Viagem pela primeira vez em 03 de outubro de 1958, assumiu o mandato em 24 de março de 1959, cujo término se deu em 25 de março de 1963, não retornando à Câmara já que foi candidato a prefeito em 1962, cujo pleito disputou tendo José Vieira Filho, o Mazinho, como seu candidato a vice-prefeito. Nessa eleição foi eleito prefeito José Vieira da Costa, o Nezinho. Voltou a candidatar-se a prefeito, enfrentando o Mazinho, no pleito de 1962, tendo perdido a eleição por 220 votos.
Eleito novamente vereador em 15 de novembro de 1972, cumpriu o mandato que foi de 31 de janeiro de 1973 até 31 de janeiro de 1977; na eleição de 1976 voltou a se eleger vereador, desta feita tendo sido o vereador mais bem votado do município, apesar de uma campanha fransciscana e disputando com grandes forças econômicas de Boa Viagem que buscavam ser os mais votados, já que, na época, havia uma tradição de que o vereador mais bem votado seria eleito presidente da Câmara Municipal. Essa tradição foi quebrada naquela legislatura iniciada em 15 de novembro de 1976. Coisas normais da política, já que Deodato José Ramalho manteve-se fiel à sua linha de não integrar o grupo político então dominante liderado pelo seu ex-aliado e naquela altura adversário José Vieira Filho.
Foi amigo de todos, inclusive dos seus adversários políticos. Jamais guardou mágoas de quem quer que fosse. Dele se gostava de dizer que era capaz de tirar a própria roupa para socorrer quem estava nu; que era capaz de dar a outra face para quem o antes ofendera.
Amava sua terra, sua gente. Não deixou inimigos. Deixou uma legião de amigos, que, aos prantos, acompanharam o seu corpo à sepultura, como bem retratou aquela triste momento para a família e para Boa Viagem, o poeta popular, seu compadre, João Cosmo (João Pereira Lima), no cordel HOMENAGEM PÓSTUMA A DEODATO RAMALHO, cuja primeira estrofe está reproduzida no frontispício desta postagem.
Deodato José Ramalho e Maria Zélia Cavalcante Ramalho tiveram 10 (dez) filhos, sendo um falecido ainda bebê e outro já adulto.

Seus filhos:

Telma Cavalcante Mota, prima da esposa Maria Zélia, e desde cedo criado como filha pelo casal Deodato/Maria Zélia, secretária;

Domingos Francisco Cavalcante Ramalho, bancário e servidor público, nascido em 19.11.1953 e falecido em 2003;

Deodato José Ramalho Junior (o primeiro), nascido em 09.06.1954, e falecido no mesmo ano (meu anjo da guarda);

Deodato José Ramalho Junior, nascido em 09.06.1956, bancário, advogado, aposentado do Banco do Brasil, político, atualmente 1º de vereador por Fortaleza pelo Partido dos Trabalhadores - PT, atualmente secretário do Meio Ambiente e Controle Urbano de Fortaleza

Izabel Letícia Cavalcante Ramalho, nascida em 13.02.1959, farmacêutica e bio-química, servidora pública municipal e estadual, especialista em Biologia Molecular aplicada ao Diagnóstico Clínico; Especialista em biossegurança laboratorial e em Vigilância Epidemiologia e Análise Clínica, atualmente Coordenadora da Rede de Laboratócios Local e Regional - LACEN/CE;

José Carlos Cavalcante Ramalho, nascido em 28.12.1960, formado em ciências contábeis, gerente do Banco do Brasil em Fortaleza,

Ana Paula Cavalcante Ramalho Brilhante, nascida em 21.04.1964, enfermeira, mestre em Saúde Pública, servidora pública municipal e estadual, atualmente Coordenadora do Sistema Municipal de Saúde Escola do Município de Fortaleza;

Paulo Roberto Cavalcante Ramalho, nascido em 13.01.1966, economiário (funcionário da Caixa Econômica Federal), formado em administração;

Lilian Cristina Ramalho Johannesson, nascida em 18.09.1968, fonoaudióloga e empresária em Fortaleza;

Flávia Maria Cavalcante Ramalho, nascida em 03.11.1976, enfermeira, especialista em Saúde da Família e em Nefrologia e Gestão de Serviço de Saúde.

Deodato José Ramalho,
após 32 anos e meio de sua partida para a outra dimensão da vida, permanece vivo no coração e na mente de sua viúva, Maria Zélia Cavalcante Ramalho, de seus 08 (oito) filhos, de seus 17 (dezessete) netos e 02 bisnetos (estes últimos não chegou a conhecer) e tantos quantos, em Boa Viagem e fora daqui, tiveram o privilégio de conhecê-lo.

18 comentários:

Volta Deodato Fora Assef. disse...

O segredo de "Kátia".

O Segredo de Kátia contém um enigma envolto de um mistério.
Alguém poderia me desvendar este mistério?!!
Por que que Kátia oliveira vieira filha da Diretora Zuila do jantar e do cabo eleitoral do prefeito assef. Aparentada do vice prefeito Ismael foi lotada "por debaixo dos panos" como professora do Estado quando a sua ordem de classificação foi 22º, se nem 18º foi chamado ainda?!

Dizem que a sua mae deretora foi no colégio Dom Terceiro e obrigou a contratarem a sua filha, se não o prefeito não ia dá mais carros para transportar os alunos.

Dr. Deodato o que um candidato prejudicado por terem "furado a fila" pode fazer para anular mais uma maracutáia no desmando de Boa Viagem?!!

Anônimo disse...

Não existe céu, nem libertação final.
Nem alma, nem outro mundo, nem ritos de casta.
O tríplice Veda, o tríplice mandamento
E todo o pó e todas as cinzas do arrependimento
Isto só serve de meio de vida para
Homens vazios de intelecto e varonilidade.
Como pode este corpo, quando reduzido a pó..Voltar a terra?
E se uma alma fantasma pode passar
De um mundo para outro, por que as fortes afeições que o
morto deixa neste mundo não fazem seu fantasma voltar?
Os curiosos ritos em torno dos que morrem Não passam de meios de vida, inventados Pela habilidade dos sacerdotes-nada mais

Enquanto perdura a vida, vivamos na folga e No prazer, deixemos que um homem tome emprestado de
Todos os amigos e regale-se na manteiga derretida.

Brihaspati – Filósofo indú – ceticismo niilista -provavelmente entre 550 e 500 anos AC

Anônimo disse...

A seleção para professores temporário foi uma esculhambação só em Boa Viagem.

KAMILA MARTINS DANTAS fez 10 pontos na prova de título depois da entrevista que valia no máximo 60 pontos apareceu no resultado fina com 90 pontos.

Anônimo disse...

A FILOSOFIA DIZ:

O QUE É SEMPRE SERÁ PORQUE SEMPRE FOI.

MAS A ESPERANÇA DIZ: MUDA BOA VIAGEM.

Prof Alfredo Carlos ! disse...

Colegas blogueiros,

Hoje no programa do meio dia, estivemos ouvindo o depoimento de Deodato Ramalho Júnior, a respeito de seu pai, Deodato Ramalho. Hoje, exatamente nesta data, se vivo fosse, ele estaria completando 80 anos de idade. Foi um depoimento belíssimo, riquíssimo, cheio de emoções e de muita qualidade sob o aspecto da sinceridade. As pessoas que comigo estavam no estúdio, também muito emocionadas, João Alves, Clara Pinto, Arnaldo Cavalcante e Tadeu Pires, ouviam atentamente a um verdadeiro ato de amor a quem já se foi e que nunca será esquecido. Assim posso falar, de uma pessoa que serviu a todos, serviu à sua cidade e nunca se serviu dela, para tirar proveitos pessoais. Assim foi o Sr. Deodato Ramalho, até Deus o levar para a glória do pai eterno. Todos nós funcionários e colaboradores da rádio Liberdde Am, prestamos nesta data, esta homenagem in memorian Àquele que sem dúvida alguma, serviu de inspiração para todos os seus familiares, e em particular, o seu filho Deodato Ramalho Júnior.

Te Desconjuro disse...

O Dom Quixotesco, Escritor, Historiador, Cícero Pinto lança mais um livro sem nenhum apoio da Prefeitura e nem da Câmara Municipal.
Nenhum vereador compareceu ao Naec Nem a imprensa de Boa Viagem estava lá.
O título do livro é: 'Uma Justa Saudação.

Isto comprova mais uma vez como o nosso povo é pobre de cultura.
Por isso que são manipulados facilmente pelos poderosos.
Se fosse um forrobodó na calçada da Igreja o prefeito com certeza não pouparia esforços para trazer o maior número de habitantes possível e ainda destribuiria cachaça de graça.

Que pena!!! Pobre Gente, Pobre Boa Viagem.

É pra pensar mesmo que estamos nas mãos de psicopatas que ganham muito dinheiro para percorrer o nosso município e enganar os trouxas. É pra dizer mesmo que estes organismos, estas autoridades, estes governantes, são todos uns estelionatários de marca maior. Enganam na maior cara de pau!

Individualmente citados como cabeça chata, zé mané, zé ninguém... e coletivamente designada como povo, a nossa gente precisa conhecer líderes com grandeza de espírito, para orientar, conduzir ao conhecimento, proporcionar o encontro de cada um com sua natureza essencial. A pobre gente subsiste como refém dos enganadores, dos moralmente mais fracos, dos egoístas, dos assassinos e predadores

Anônimo disse...

A fuga do Rogerio já era esperada, todos da cupula da segurança ou melhor dizendo da insegurança desse Estado já tinhan conhecimento que estava sendo articulado em outros estados esta fuga, recentimente foram encontrados varios tuneis e realizados varios assautos. Somente os homens da segurança desse Estado é que de nada desconfiaram. São muito engenuos ou... Gostaria de saber qual o possicionamento dos que fazem a 2º seção da pm, serviço de inteligência da secretaria etc etc etc...

Anônimo disse...

SEGUNDO A DIRETORA DO IPPOO II, RUTH, NA VIVÊNCIA 1 NÃO ERAM BANDIDOS E NEM CRIMINOSOS PERIGOSOS, ERAM SÓ GENTE QUE HAVIAM COMETIDOS "PEQUENOS DELITOS" . E AGORA RUTH? DIZER O QUÊ?

Anônimo disse...

É O PROJETO" APAC" DA DIRETORA RUTH.

Anônimo disse...

ALEX GARDENAL ANDAVA COM A BIBLIA NA MÃO DIZENDO QUE ERA EVANGELICO, TODOS SABIAM QUE ELE SÓ ESTAVA ESPERANDO UMA OPORTUNIDADE DESSA, E TEM MAIS DENTROS DOS PRESIDIOS.

Anônimo disse...

É triste mais é verdade, a situação é caótica, policiais explorados com carga de trabalho excessiva, salários baixos. Deixa as coisas acontecerem e pensamos no aquário de milhões, quando for concluído, a população estara presa em suas residências, e os marginais de deleitando do aquário.

Anônimo disse...

É o seguinte, prestem atenção que eu vou explicar: O pessoal do Banco Central não conseguiu comprar a liberdade deles através do poder juciciário. Com a imprensa em cima, marcando colado, não dava... nenhum juiz queria se queimar. Então compraram alguém pra colocá-los no IPPO II, onde não deveriam estar, pois são de altíssima periculosidade. Lá, contrataram o Gardenal, que com o dinheiro do banco central pagou a entrada das armas no presídio e o pessoal pra pegá-los do lado de fora. O nome que está aparecendo é o do Gardenal, mas quem financiou a fuga foi o dinheiro do BC. Entenderam?

Anônimo disse...

a Diretora Rutt Leite a MÂE DOS PRESOS ela tem culpa pois ela não gosta que tenha vistoria nas celas confiar nos presos mais que nos agentes, ele esta querendo COLOCAR AS CHAVES do presidio nas mãos dos presos confiar nesta projeto APAC tradução Abrir as Portas Abestada da Cadeia para os presos que vç verá o que vai dar.

Anônimo disse...

Veja os nomes dos bandidos que foram resgatados na ação:
Alex Gardenal
Antônio Reginaldo de Araújo
Edson Barbosa Andrade da Silva
Francisco Mauro Gean de Lima
Oziélio Chaves Vieira
Francisco das Chagas Rodrigues
Francisco Edverton Amaro Honório
Alguns dos resgatados teriam envolvimento com o assalto ao Banco Central:
Edésio Batista das Neves Sobrinho
Fernando Carvalho Pereira
Marcos Rogério Machado de Moraes
O último, Marcos Rogério, é conhecido como Rogério Bocão. Ele é o primeiro homem abaixo de Alemão, na hierarquia do PCC. Bocão havia sido preso em São Paulo.

Deodato Ramalho disse...

A quebra da ordem de chamada, em concurso público, é uma ilegalidade e facílima de ser anulada. À pessoa que se diz prejudicada basta ajuizar ação na Justiça e terá a sua nomeação asssegurada. Coloco o nosso escritório à diposição para tal fim. Procure-nos.

Deodato Ramalho disse...

Quem quiser fazer as suas considerações acerca do furto ao Banco Central e da fuga de algum preso, seja daquele caso ou de outro, pode escrever à vontade. No entanto, maledicência ou cobrança a familiar do acusado, que nada tem a ver com a conduta de seu parente (irmão, primo, pai etc), não será liberado. É regra elementar do direito, aqui e no em todo o mundo, que a pena não pode passar da pessoa do condenado.

Anônimo disse...

Um dos líderes do assalto ao Banco Central, de Fortaleza, Marcos Rogério Machado de Morais, vulgo "Cabeção" ou "Bocão", conseguiu fugir do Instituto Penal Professor Olavo Oliveira 2 (IPPOO 2), Ele e outros oito presos foram resgatados, no início da tarde de hoje, 5. A operação deixou dois feridos: um sargento e um agente penitenciário.

O presídio foi invadido por um grupo armado. De acordo coma polícia cearense, o objetivo principal era libertar Alex Sousa Ribeiro, vulgo "Alex Gardenal". Houve troca de tiros entre os invasores e a segurança do presídio. Um sargento da PM foi atingido de raspão no braço, e o agente penitenciário com uma coronhada na cabeça.

Marcos Rogério havia sido preso em agosto de 2007, em São Paulo. O assalto ao BC de Fortaleza ocorreu em agosto de 2005. Até hoje é considerado a maior ação contra bancos no Brasil. Usando um túnel, os ladrões conseguiram levar R$ 164,7 milhões sem serem notados. Até hoje a polícia não conseguiu recuperar a maior parte do dinheiro.

Anônimo disse...

Comparar o Serra com o Ciro Gomes é de uma estupidez impressionante, Ciro Gomes acabou com a propria historia ao ser o "cachorrinho de madame do Lula".