quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

ESTADOS UNIDOS: A HIPOCRISIA. A VERDADEIRA FÁBRICA DE MENTIRAS NA POLÍTICA INTERNACIONAL.

CINISMO DE WASHINGTON
A diplomacia norte-americana se superou em termos de cinismo. Com a queda de Hosni Mubarak no Egito, Hillary Clinton, secretária de Estado da Casa Branca, cobrou dos iranianos que façam o mesmo com Mahmud Ahmedinejad. No que foi seguida pelo presidente Barack Obama. Ora, Washington não perde a mania, adquirida pelo menos desde a Segunda Guerra, de se intrometer nos assuntos dos países alheios. Age como polícia e consciência moral do mundo, sem ter recebido delegação para tal. E faz isso sobretudo em assuntos nucleares, tendo sido o único país do mundo a já ter feito uso de uma arma atômica.

(Essa foto não é da matéria do O POVO. Retrata ataque dos militares americanos a alvos civis no Iraque, país que foi invadida sob a desculpa, que se provou depois ser mentirosa, de que ali havia armas de destruição em massas. A manchete desta matéria também não é do texto original do jornal O POVO, jornalista Érico Firmo).

Mas isso é só o cinismo de praxe. O pior é que, desta vez, a Casa Branca fez pose de que apoiou o movimento que derrubou Mubarak. Balela. A posição de Washington foi hesitante até a situação do ex-presidente se tornar insustentável. Ao longo de 30 anos, os Estados Unidos se valeram do governante, agora deposto pela população egípcia, na condição de aliado preferencial e elemento de mediação de suas tensas relações com o Oriente Médio.
MANIPULAÇÃO E JOGO DE INTERESSES

Como sempre, os Estados Unidos são mais ou menos defensores da democracia e dos direitos humanos nos países estrangeiros, a depender de seus interesses geopolíticos. A América do Sul em geral, e o Brasil em particular, sabem bem como Washington é capaz de esquecer o propalado apreço pela democracia e se valer das ditaduras que se dispõem a ser aliadas.
Não digo que o mundo não seria um lugar melhor se fossem alijados do poder Ahmedinejad, Chávez, Castro e outros tantos adeptos do personalismo, centralização e concentração de poderes, no mínimo. Mas isso é questão interna de cada País. Evidentemente a crítica é legítima. O mesmo não se pode dizer do uso de mecanismos institucionais, aparato de inteligência e mesmo ferramentas bélicas. A autodeterminação dos povos, afinal, é princípio consagrado na Carta das Nações Unidas. Que data mais ou menos desde a mesma época em que os Estados Unidos passaram a se arvorar da condição de guardiões da ética em escala planetária.
OS RISCOS DA POLÍTICA DO CONTRA

Tudo bem que se celebre a queda de Mubarak. Mas é preciso saber o que o Egito vai colocar no lugar. Não se faz, ou não se deve fazer, política contra algo sem que se tenha o mínimo de clareza do que se vai substituir as velhas estruturas. Emerge como principal força da velha oposição a Irmandade Muçulmana, tradicionalíssimo grupo – data da década de 20 do século passado – de natureza radicalmente teocrática. O que não parece, definitivamente, promissor no sentido da modernização da política egpícia.
Érico Firmo

ericofirmo@opovo.com.br

42 comentários:

Anônimo disse...

eu queria parabenizar o Roberto Silva e Rádio Liberdade pelo programa de ontem. Ouvimos claramente que mais de 80% da população de Boa Viagem reprova a administração do atual prefeito Fernando Assef UM VERDADEIRO DESASTRE, achei muito importante aquilo que o Deodato Ramalho disse, resumindo tudo: O VICE ISMAEL É PIOR. Mesmo assim acho que a CÂMARA DE VEREADORES deveria abrir um processo de investigação dos desmandos dessa gestão e torná-los públicos. Acho também que o PROMOTOR DE JUSTIÇA deveria ir amanhã na sessão da Câmara de Vereadores levando os processos que abriu CONTRA O FERNANDO ASSEF e a FAVOR DO MUNICÍPIO DE BOA VIAGEM para cobrar dos vereadores a abertura de uma CPI. Acho também que as pessoas de bem e DEODATO deveriam ir a Câmara amanhã exigir uma providência sobre esse assunto. SUGIRO A LIBERDADE IR OUVIR O PROMOTOR SOBRE O ASSUNTO, INCLUSIVE SE ELE IRÁ A CÂMARA pois ficou claro o sentimento de justiça da população colocada no ar ontem pelo Roberto Silva nessa emissora. Outra ouvir dizer que o JUIZ DE BOA VIAGEM IRÁ JULGAR UM PROCESSO que o DEODATO RAMALHO E O PT colocou contra o prefeito e o vice por compra de votos na eleição passada, SE ISSO FOR VERDADE GOSTARIA QUE O DEODATO FALASSE SOBRE O ASSUNTO. O mais era parabenizar a rádio, acho que no programa de hoje o Roberto Silva esse grande locultor deveria falar somente nesse assunto que a todos nós interessa inclusive ouvindo os dez vereadores a opinião de cada um, o promotor, o juiz e o próprio prefeito para falar, pois sei que essa rádio é imparcial e séria, porém o prefeito pode falar. ESSE É O ASSUNTO DO MOMENTO E DEVERIA SER O PROGRAMA TODINHO DE HOJE DEDICADO A ESCLARECER DENÚNCIA POR DENÚNCIA, e ouvir as autoridades.

Anônimo disse...

SEU LOCULTOR LIGA PRO PROMOTOR PERGUNTA SE TEM MOTIVO PRA CASAR O PREFEITO, SE ELE IRA PRA CÂMARA, SE ALGUM VEREADOR PROCURO ELE, SE ELE É A FAVOR OU CONTRA A CASAÇÃO DO PREFEITO, LIGA TAMBÉM PRO JUIZ E PERGUNTA AS MESMA COISA A ELE, E SE TEM UM PROCESSO DE CASAÇÃO NO FORU DO FERNANDO E DO ISMAEL COLOCADO PELO DEODATIM

Anônimo disse...

SEU LOCULTOR LIGA PRO PROMOTOR PERGUNTA SE TEM MOTIVO PRA CASAR O PREFEITO, SE ELE IRA PRA CÂMARA, SE ALGUM VEREADOR PROCURO ELE, SE ELE É A FAVOR OU CONTRA A CASAÇÃO DO PREFEITO, LIGA TAMBÉM PRO JUIZ E PERGUNTA AS MESMA COISA A ELE, E SE TEM UM PROCESSO DE CASAÇÃO NO FORU DO FERNANDO E DO ISMAEL COLOCADO PELO DEODATIM

Anônimo disse...

Muito bem João o programa tá ótimo.
Continua bombando em 1 lugar na audiência.
16/02/2011. 12;50

Competência é outra coisa.
kkkkkkkkkk.

Anônimo disse...

Em Boa Viagem e verdade é uma só: Somente as pessoas que ganham da prefeitura sem trabalhar, defendem o prefeito. zilda, pinagé, sitonia, edmar do sindicato, etc. etc. Outra é verdade o que o professor Alfredo Carlos estava dizendo aqui no Dom Terceiro, que o prefeito não ia ser cassado porque tava almoçando com a ceiça a rosa e o anxieta num restaurante japones na barão de estudarte em Fortaleza no sabado proximo passado. pergunta aos vereadores se são verdade.

Anônimo disse...

Locultor vc tem que ouvir os vereador, o prefeito, o promotor, o juiz, o ismael e izaú fragosso.

Anônimo disse...

Sugestão

Façam uma enquete no blog se a população é a favor ou não da cassação do prefeito!!

Anônimo disse...

Ouvindo o VEREADOR JOVINO, quero dizer que o atual Prefeito de Boa Viagem não precisa de maior Defensor. O Jovino tem se mostrado um excelente líder do Prefeito e acobertador da irregularidade cometida pelo Prefeito de não cumprir o pagamento retroativo dos professores municipais.

Que tal Prefeito Fernando, vc nomear o Jovino para o cargo de Defensor/Procurador Mor do Município de Boa Viagem?

Ou melhor, Jovino se ofereça para o cargo, pois o seu desempenho na defesa do Prefeito é extraordinário.

Motivo para instaurar um CPI existe, agora se vcs vereadores não querem enxergar, aí são outros quinhentos ($$$$$$$).

Anônimo disse...

VEREADOR JOVINO, o veneno da dengue vencido não é motivo para instalar uma CPI contra o Prefeito? Quer a prova? Pergunte ao João Alves?

Anônimo disse...

VEREADOR JOVINO será que o veneno da dengue vencido não é motivo suficiente para instalar uma CPI contra o Prefeito? Ou será que a saúde da população não tem importância para você?

Inclusive um eleitor fervoroso seu faleceu de dengue em Boa Viagem essa semana. Foi o Pedro Martins lá do Curupaiti, o irmão do Sandoval.

Ou será que ele não tem mais valor pois já faleceu? Mesmo assim faça alguma coisa pelos que ainda estão vivos correndo risco de morrer de dengue e poderão ainda votar em você.

Anônimo disse...

VEREADOR JOVINO o fechamento de escolas não é motivo suficiente para instalar uma CPI contra o Prefeito Fernando?

Anônimo disse...

Esse Zé Soares é um babão. Será queessa criatura é professor mesmo? Alienado e babão.

Anônimo disse...

Zé Soares gosta é de político enganador, para esse tipo de gente o político quanto mais fuleiro melhor, basta que esse politico solte prá ele uma migalhazinha. Fico morrendo de pena dos alunos do professor desses.

Anônimo disse...

DEODATO, ONTEM O ROBERTO SILVA FEZ UM MARAVILHOSO PROGRAMA, HOJE O JOÃO ALVES DESRESPEITOU O OUVINDO E O VEREADOR CHAMANDO ELES DE BURRO ""QUANDO UM BURRO FALA O OUTRO MUCHA AS ORELHAS"" FOI O QUE ELE DISSE COM O SENHOR JOSÉ SOARES. GENTE BOA O JOÃO ALVES, MAIS EXTREMAMENTE DESPREPARADO, NISSO ELE É IGUAL AO PREFEITO DE BOA VIAGEM. ROBERTO SILVA VOLTE LOGO AO PROGRAMA E DEODATO, POR FAVOR NOS POUPE DO JOÃO ALVES. NINGUÉM MERECE.

Luiz disse...

Eu pergunto ao dr. Márcio Ary como é que a população pode dormir tranquilo com um desmantelo desses.Esse professor de história só conhece a jhistória da patifaria.

Anônimo disse...

Esse Professor(?) Zé num sei das quantas além de babão e defensor dos desmandos do atual prefeito é PRECONCEITUOSO com quem não tem ensino superior.

Será que ele cursou mesmo um curso superior ou será que foi daqueles cursos superiores(?) da UVA?

Anônimo disse...

ESSE PROGRAMA ERA PRA SER FEITO TODO DIA PELO ROBERTO SILVA E CLARA PINTO ESSA DUPLA SIM É PREPARADA. O ROBERTO É O MELHOR QUE JÁ PASSOU POR AI NA RÁDIO, O JOÃO É COMPANHEIRO DO NOSSO LADO MAS É DESPREPARADO.

Luiz disse...

Esse Zé que diz que é professor de história deve lavar a boca para falar no seu nome JOão Alves e no do Dr. Deodatinho.

Anônimo disse...

PARABÉNS JOÃO ALVES PELA CONDUÇÃO DO PROGRAMA. VC É QUE FOI DISCRIMINADO PELO PROFESSOR(?) ZÉ NUN SEI DAS QUANTAS, QUE SÓ PORQUE POSSUI NÍVEL SUPERIOR TENTOU LHE DESQUALIFICAR.

PARABÉNS AO DEODATO PELA LIBERDADE DA EMISSORA, AO DR. MÁRCIO ARY PELO PREPARO E AO ADVOGADO PRESENTE NO ESTÚDIO PELO CONHECIMENTO DA LEI.


FORA CORRUPTOS DEFENSORES DO ATUAL PREFEITO.

Anônimo disse...

Na minha opiniâo, Boa Viagem está uma vergonha a todo tempo, mas roubalheiras acontecem, precisamos mudar urgentemente.
Quem está no poder irá afundar o nosso município.

A democracia da rádio Liberdade em Boa Viagem está de parabéns.!!!

Anônimo disse...

Estam fartos de serem enganados pelos políticos corruptos de Boa Viagem?!!

Vamos fazer a diferença! Criticar, expôr, desmascarar...

Vamos a luta!!!

Impeachment já!!!!

Xô corrupção!!!!!

Anônimo disse...

Quem é essa outra alienada que falou bem do hospital? Talvez seja porque ela ainda não perdeu ninguém por negligência desse hospital. O pior é que ela ainda usa como referência o pior sistema de saúde do país, o de São Paulo, onde recentemente uma criança ao retirar um curativo teve um dedo amputado.
Sai daí alienada... E ainda diz que anda de avião. Grande coisa. Andar de avião é conquista do Governo do Pres. Lula

Anônimo disse...

João, esse pessoal que defende o desmantelo como essa alienada, talvez seja uma das que o Prefeito paga para telefonar para o programa e elogiar esse desmantelo. Corta ela vai....

Anônimo disse...

Vereador Jovino o que você acha do prefeito de Boa Viagem fechar a Praça Monsenhor José Cândido todos os fins de semanas para serem ocupadas por mesas de bares em frente a igreja Matriz até as duas horas da madrugada.
Derespeitando o sono dos Idosos que moram naquela rua.

A viúva idosa Etelvina não aguentou mais morar lá e foi embora.

Anônimo disse...

você esta muito alterado joão alves, calma e mais respeito ao ouvinte, vc foi grosseiro com o senhor jose soares e com a ritinha da mariana que participaram no programa. assim o programa não fica legal. de sua apesar de tudo amiga

Anônimo disse...

Rádio Liberdade convide o povo para estar presente na Câmara amanhã e exigir dos vereadores providências para frear os desmandos do prefeito Fernando Assef. Vamos todo mundo amanhã a Cãmara vaiar o prefeito e cobrar atitude dos vereadores.

Anônimo disse...

Liberdade convidem os ouvites para participarem do afastamento do Sr.Prefeito,convidem as pessoas para irem para a Radio mostrar sua indignação.

Anônimo disse...

Por favor pegunta ao vereador jovino. Jovino o senhor tem fiscalizado as contas do prefeito nesse seu atual mandato? tem falcatruas ou não/

Eudson Júnior disse...

Escutando o programa de hoje a tarde do Joao Alves, escutei o vereador Jovino falando do abandono da administração municipal em relação do homem do campo!!

Infelizmente vereador isso é a mais pura verdade, Boa Viagem começou a ter uma melhora quando a Aline era secretária, mas essa nova administração nada faz para gerar renda no nosso campo, Boa Viagem tem um potencial enorme nessa área, mas nao aproveitado!!

EXISTEM "N" PROGRAMAS DO GOVERNO FEDERAL PARA AGRICULTURA FAMILIAR,COM INCENTIVOS PARA FORMAÇÃO DE ASSOCIAÇÕES, ETC...

É tanto que Quixeramobim é a maior bacia leiteira do Estado!!
QUAL É O MOTIVO DISSO?? POR QUE BOA VIAGEM NÃO FIGURA ENTRE AS MAIORES SE SOMOS VIZIHOS?? PENSEM NISSO!!

ABRAÇO

MARCIA SILVA disse...

VAMOS COLOCAR UMA BANCA LÁ NA PRAÇA COLETANDO ASSINATURAS PARA A COBRAR DA CAMRA MUNICIPAL PROMOVER A RETIRADA DESSE PREFEITO DOS DESTINOS DE BOA VIAGEM, SE ALGUEM COMEÇAR EU AJUDAREI, ME IDENTIFICO E PRESTO ESSE SERVIÇO VAMOS LÁ

Eudson Júnior disse...

Não acredito que o prefeito vá ser cassado, pelo que escutei é so boato,nenhum inquerito foi aberto, mas isso é bom pra ver se pelo menos alguma coisa melhore no seu governo!!

Porque como está, nao está bom e nem está agradando a maioria da população, tenho certeza disso!!

Abraço

Eudson Júnior disse...

Essas pessoas que tentam agredir o Marcio Ary, nao o conhece, ou finge nao conhecer, nem conhece sua luta em Boa Viagem!!

Qual é a culpa do Dr Marcio? as pessoas buscam o seu caminho, independente de serem irmãos ou familiares, é uma tristeza!!

Abraço

Prof Alfredo Carlos ! disse...

Colegas blogueiros,

O anônimo postou a notícia de forma equivocada. Não falei esse assunto no Dom Terceiro, postei essa notícia no FACEBOOK. Vou escrever agora para que vocês tirem suas conclusões:

Sábado passado, em um restaurante Japonês em Fortaleza, almoçavam com o Prefeito, as seguintes pessoas: Rosa Vieira, Presidenta da Câmara de vereadores de Boa Viagem, Vereadora Ceiça e o Vereador Anchieta. Dessa forma fiquei perplexo, pois como se explica que vereadores apresentam denúncias e vão almoçar lautamente com o Prefeito. É realmente um fato a se estranhar. Dá para confiar numa câmara dessas???

CARLOS disse...

NAO ACREDITO EM CASSAÇAO DO PREFEITO POIS ESTA CAMARA NAO CASSARIA ELE NEM QUE ELE ROUBASSE ATE O ULTIMO MOVEL DA PREFEITURA, MAIS UMA COISA ESTES VEREADORES JUNTO COM O PREFEITINHO FIQUEM COM AS BARBAS DE MOLHO POIS O POVO ESTE SE INDIGNADO A CADA DIA E ISSO PODE FICAR PERIGOSO PARA ELES, O POVO DO EGITO ESTA SENDO EXEMPLO PARA O MUNDO, UM DIA O POVO VAI CANSAR DE TAMTA PATIFARIA E RESOLVERA ESTA SAFADEZAS.

Anônimo disse...

Se começarem a fazer um abaixo assinado na praça para livrar Boa Viagem da corrupção.

Eu assino.

Anônimo disse...

João Alves, só para informar a você e aos seus ouvintes sobre aquele rapaz que passou quase meia hora defendendo o prefeito no programa de ontem, trata-se realmente de JOSÉ SOARES DA SILVA ARAÚJO, mais conhecido como DEDEUS, lá do São Clemente, vizinho ao Bezerril, o mesmo foi candidato a vereador pelo partido do prefeito n° 45200, obteve 48 votos e hoje tem cargo comissionado na prefeitura.
TAI UMA DICA PARA QUEM ESTÁ DESEMPREGADO, CANDIDATA-SE A VEREADOR, TIRA UNS QUARENTA VOTOS E GANHA UM EMPREGO NA PREFEITURA.
OBS. A voz dele é reconhecível mesmo que ele fale debaixo d'água.

Anônimo disse...

Coitados (que sofrem coito) dos boa viagenses.

Egito, nós somos vocês algum dia, talvez!

Anônimo disse...

Quer dizer que esse professor Zé nun sei das couves é contratado....kkkk. Pensei que ele era concursado. E só tirou 48 votos para vereador? E ainda foi pelo PSDB (Pior Salário do Brasil). E ainda foi do lado do prefeito corrupto?

Será que ele tem diploma ou DEploma? Será que é da UVA? Com todo respeito aos formados pela UVA, pois conheço muita gente capacitada.

Valei-me São Clemente....

Anônimo disse...

ESCÂNDALO NA LICITAÇÃO DA CARNE MOIDA

Como pode ser explicado, uma licitação que o maior preço é o vencededor? Há dias, foi realizada uma licitação para prefeitura de Boa Viagem. Sabe quem ganhou? O irmão da Sra. Lindacir( SECRETÁRIA DE FINANÇAS), cobrando 9,00 pelo quilo da carne, o Sr. Régis deu proposta de 6,50 e não ganhou. Entendam essa licitação.Ganha o maior preço.

Anônimo disse...

ESCÂNDALO DA CARNE MOÍDA NA PREFEITURA DE BOA VIAGEM
A carne moída ofertada na merenda escolar das escolas municipais são vendidas pelo IRMÃO DA LINDACIR. ISSO É QUE É CORRUPÇÃO. Carne moída a 9,00(2010) o kilo. ISSO É UMA VERGONHA.
È porisso que dá para comprar apartamento no centro de Fortaleza, no mesmo prédio da ANA ASSEF, não é Lindacir?

Anônimo disse...

IRMÃO DA LINDACIR ABASTECE ESCOLAS MUNICIPAIS.

Que vergonha, sra. secretária. Isso é atirar com pólvora alheia. Seu irmão vender carne para a merenda escolar municipal. O esquema é grande, não é?
Você acha que engana a quem? O açougue é seu, não é? Fala a verdade! Prometo que eu não falo pra ninguém! O segredo é só nosso! Porque a rua toda já sabe.

Anônimo disse...

Sr. Locutor João Alves( gatíssimo), enviei algumas mensagens ao blog da rádio, falando sobre o esquema da carne moída. Quero ver se você é mesmo a voz do povo! publique-as, o que é errado deve ser publicado.