quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Entrevista com o pré-candidato a prefeito de Boa Viagem – Deodato Neto.

A eleição de 2012 no município de Boa Viagem pode contar com mais um candidato representando inovação e juventude, tendo como pré-candidato e disputando ainda uma posição com nomes de peso no partido, o PT, na disputa pelo executivo municipal, o jovem advogado Deodato José Ramalho Neto.

Formado aos 21 anos em Direito pela UNIFOR, Deodato Neto tem especialização em Direito Empresarial pelo FESAC – Fundação de Escola Superior de Advocacia do Ceará. Netinho como é mais conhecido entra na política local visando o executivo municipal, tendo como meta fazer a diferença e mudar o cenário político local de que a anos vem sendo dominado por dois grupos políticos.

Filho do também advogado e atual secretário de Meio Ambiente e Controle Urbano de Fortaleza, Deodato José Ramalho Júnior. Deodato Ramalho Júnior foi candidato em Boa Viagem em 1982, aos 25 anos pelo PMDB e 1996 já pelo PT, não obteve êxito nas duas. Como advogado ajudou muita gente trabalhando de graça e sempre a frente de causas populares e ações contra a corrupção. Foi o primeiro que levantou a bandeira de Lula em Boa Viagem. Foi presidente dos Direitos Humanos e vice-presidente da OAB/CE, depois foi procurador Geral do município de Fortaleza.

Deodato Neto tem no sangue vocação política, além de seu pai, seu avô Deodato José Ramalho foi vereador por três mandatos no município. Comerciante e bastante conhecido pelo seu jeito amigo, cordial e prestativo de ser, foi casado até seu falecimento precoce, aos 47 anos com a Srª Maria Zelia, funcionária do antigo INPS e filho do Sr. Deoclecio Ramalho, antigo e respeitado comerciante no município.

Com um breve histórico sobre sua família e laços familiares e político no município damos inicio a nossa entrevista com o pré-candidato Deodato Neto.

Jornal Folha do Sertão – Sua postura tanto pessoal como profissional, seja ela de oposição e situação é de uma boa convivência, tem laços de amizade e serviços prestados em ambos, sempre colocando a política a frente, seu pai, o secretário de Meio Ambiente de Fortaleza, Deodato Ramalho disputou algumas eleições em Boa Viagem e não obteve êxito. Você com atitude e personalidade lançou-se pré-candidato a prefeito do município de Boa Viagem, podendo enfrentar grandes da política local, o que você, um jovem advogado tem de diferencial?
Deodato Neto – Acho que o principal diferencial é pertencer a um partido que está mudando o Brasil e que ainda não teve a chance de governar Boa Viagem, no caso o PT. Esse partido tem um grande histórico de realizações em prefeituras e Governos de Estado que administra, além de ter como exemplo maior, os Presidentes Lula e Dilma. O fato de ser jovem, por si só, não significa a mudança que queremos. Queremos mudar a forma de se fazer política de Boa Viagem, mudando esse velho estilo que ainda existe na cidade, em que sempre os mesmos grupos governam e não trazem avanços para nossa cidade. Todos os outros grupos já governaram ou governam a cidade e já mostraram sua falta de compromisso.

J.F.S – Sabendo que a oposição conta com diversos nomes a sua escolha, contando com pré-candidatos do PMDB e do PC do B em disputa interna a lançarem o nome, hoje somente o PR já conta com Aline Vieira como sua pré-candidata e do PSD, podendo contar com o atual prefeito Fernando Assef, visando sua reeleição. O que podemos esperar do PT, ele vai lançar uma chapa única, de prefeito e vice-prefeito, ou há partidos que se manifestaram favoráveis ao projeto que o PT tem a colocar em prática em Boa Viagem?
Deodato Neto – A tendência do PT, de acordo com sua instância estadual e municipal, é lançar candidatura própria em municípios de maior importância, como é o caso de Boa Viagem. Logicamente, procuraremos compor a chapa com partidos e pessoas com quem tenhamos maior afinidade politica e ideológica. O intuito é juntar os partidos da base aliada no plano federal e estadual, que façam parte do bloco de oposição à atual administração.

J.F.S – Você como jovem advogado, atuante na profissão no município de Boa Viagem, é um bom conhecedor das dificuldades enfrentadas pelo boaviagense. Sabendo de algumas barreiras e obstáculos que o povo carente do município enfrenta no dia-a-dia, você teria já um projeto que visasse uma maior segurança para que os boaviagenses depositassem sua confiança e voto?
Deodato Neto – Convivemos todos os dias com a pobreza extrema no nosso município. De acordo com dados do IBGE, mais de 20 mil pessoas vivem em condições de miséria. O projeto que temos de ter é de inclusão social, sem demagogia e politicagem, priorizando a educação e a geração de empregos. Sabemos que em Boa Viagem os jovens convivem com a total falta de perspectiva no futuro. Quem tem condições financeiras, manda seus filhos para Fortaleza para fazerem suas carreiras, uma vez que faltam cursos de capacitação por aqui. Enquanto isso, a maioria da população jovem termina o ensino médio e não tem condições de arrumar emprego. Vemos que falta interesse político da administração atual em dar as condições de desenvolvimento para os jovens, pois existem inúmeros projetos do governo estadual e federal em parceria com as prefeituras, mas Boa Viagem participa de um modo ainda muito precário.


J.F.S – Hoje, a seu ver, a juventude boaviagense está mais ativa e presente, contando com uma maior representação nos debates, exigindo e criticando tudo aquilo que envolvam seus direitos. O jovem tem votado de forma que gostaria e esperava dos representantes públicos a fazerem verdadeiras mudanças por ele esperada ou não?
Deodato Neto – Infelizmente ainda não. O que vemos é que no momento das eleições os jovens votam muito pela promessa de empregos que políticos fazem. Essa mentalidade ainda tem que mudar, mas sabemos que é difícil, exatamente porque não há muitas alternativas, pois como já falei anteriormente, a falta de empregos e capacitação no município ainda é enorme.


J.F.S – Saúde, educação e amparo social para muitos, são áreas essências, mas a certeza que temos é de que nem toda gestão tem cumprido seus deveres, até mesmo pela dificuldade enfrentada. Você como cidadão e pré-candidato tem o que a oferecer ao boaviagense no caso eleito para o cargo de chefe do executivo municipal?
Deodato Neto – O problema da saúde no município de Boa Viagem ainda é maior. Praticamente todos os dias, deparo-me com alguém se queixando das condições de atendimento nos postos de saúde e no hospital, além da falta de material básico para os tratamentos minimamente adequados. A culpa não é dos profissionais que trabalham na saúde, mas da total falta de condições que a prefeitura atual deixa, mostrando que essa área não é prioridade. Quem tem dinheiro vai fazer tratamento em Fortaleza, quem não tem fica a esperar ambulância para ir para a capital. Na educação também há uma serie de problemas, como a falta de valorização dos servidores, que são pessimamente remunerados, sem se falar do transporte escolar, que ainda se dá em carros em péssimas condições. A situação tem que mudar, nosso município tem recursos para isso, falta interesse político, pois notamos que Boa Viagem está muito atrasada em relação a municípios menores e vizinhos.

J.F.S – Mesmo sendo um pré-candidato da oposição a atual gestão, sabemos que nem toda administração é falha em todos os setores. Você como cidadão e sempre presente no município, sendo na cidade ou no interior, nos cite 2 fatores positivos e 2 negativos da atual gestão?
Deodato Neto – Sinceramente, não vejo os dois pontos positivos, pois se vê muita propaganda e pouca ação, e a pouca ação que tem nada mais é do que o básico, que nem chega a todos. Vemos muita politicagem nas vésperas da eleição, como vem acontecendo. O problema é que as administrações anteriores também deixavam a desejar, em varias áreas, inclusive com muitas perseguições políticas, que não acabaram. Por isso acho que o PT deve ter a chance de mostrar seu trabalho.


J.F.S – Se você for o candidato a prefeito pela oposição, quais suas principais metas/projetos para Boa Viagem, como colocar em ação no município e com quem contar?
Deodato Neto – Como já disse, existem inúmeros projetos do governo federal e estadual que podemos trazer para Boa Viagem, em forma de parceria. Nas mais diversas áreas, como na agricultura. Por exemplo, sabemos que existem vários projetos na área da agricultura familiar, como o Território da Cidadania, mas que nem sequer são divulgados pelo município atualmente. Na área da pesca, também, notamos a falta de amparo do poder público a esses trabalhadores. Vários cursos de capacitação podem ser trazidos para o município. Além disso, tem que valorizar os servidores públicos, que é quem toca o município e sabemos que há dinheiro para aumentar os salários dos servidores.


J.F.S – Em nossa última pergunta, temos o seguinte, caso eleito prefeito de Boa Viagem, a população boaviagense pode contar com um Deodato Neto de que forma e o que implantar e exigir dos governantes para nossa Boa Viagem?
Deodato Neto – Contem comigo, sou uma pessoa transparente, atenciosa e trabalhadora. A população deve sempre exigir o melhor de seus administradores, entendendo que o prefeito deve ser um instrumento para tentar dar melhorias nas suas condições de vida, sem diferenciação de cor partidária, tratando o dinheiro público com respeito e não fazendo da politica seu único meio de vida.

Fonte: http://www.folhadosertaocearense.blogspot.com/

4 comentários:

Anônimo disse...

EM BOA VIAGEM, O PT TEM OS MELHORES QUADROS PARA SEREM CANDIDATOS A VEREADOR.

Márcio Ary, Marcos Feitosa, Netinho Ramalho, Sidônio Fragoso, Ernandes Brito, Assis Teodoro,

Isto sem falar em João Alves pelo PSB.

Então por que insistem, em candidaturas para Prefeito.

PENSEM NISSO !

Anônimo disse...

Veja o que esse eleitor da Aline descreveu, é típico de pessoas que não vivem sem o poder, da mesma forma que você citou esses nomes como bons candidatos a vereador eu vejo também bons nomes para prefeito como Netinho Ramalho e Marcio Ary, ambos são competentes e tem um projeto de verdade para Boa Viagem, eles REPRESENTAM a verdadeira MUDANÇA, representa o NOVO de VERDADE, representa o que Boa Viagem realmente precisa e NÃO REPRESENTA raízes da DITADURA, não representa instintos de PERSEGUIÇÃO, não representa o ATRASO e sim o DESENVOLVIMENTO de qualidade. PENSE NISSO.

Anônimo disse...

O povo de Boa Viagem é quem vai decidir, o povo é soberano, mais cabe a nós lançar nomes de credibilidade, nomes que representam o avanço que nossa terra precisa, temos que ter a consciência de que somos responsáveis pelo o futuro de nossa terra.

Não podemos se juntar a um determinado candidato só pelo fato dele ser “herdeiro” de um capital eleitoral e com isso concluir que ele tem que ser o próximo prefeito, temos sim que deixar a disposição nomes que representam o avanço que sonhamos, sair da mesmice.

Chega de votar em candidatos que representam o passado obscuro da política de nossa terra, vamos inovar, vamos se juntar a um projeto de presente e futuro de verdade, vamos MUDAR para MELHOR.

Anônimo disse...

fico olhando porque nao se faz uma pesquisa ve quem esta ou tem condiçao de desputar com o fernando e o resto se uni pois esta historia de quero o melhor pra bom viagem e so pensar em ser candidato sem ter condiçao de chegar a canto nhenhum e pura ganancia arogancia petulancia etc ........ vejao quem esta na frente com 03 pesquisas uma agora uma daqui a 2 messes e uma pra fechar ok ai sim voces vao esta ageindo como verdadeiros cidadoes boa viagenses ok