terça-feira, 30 de junho de 2009

ZONEAMENTO COSTEIRO - JORNAL O POVO DE HOJE.


Zoneamento ecológico costeiro
Deodato Ramalho 30 Jun 2009 - 01h32min
O litoral de Fortaleza com 34,2 Km de extensão transita entre economia e a necessidade de preservação do meio ambiente. Ao longo dos anos, a exemplo de várias capitais brasileiras, a orla da capital vem sendo ocupada de forma desordenada e irregular tanto pela população de alta renda como por comunidades em condições precárias de moradia.
A ação humana desencadeou muitas agressões às nossas dunas, com edificações residenciais, comerciais e barracas em terrenos da União. Neste contexto e preocupada com a preservação do meio ambiente, a Prefeitura de Fortaleza, através da Semam, vem desenvolvendo ações que pretendem ordenar o uso e a ocupação da Orla Marítima de Fortaleza. Os benefícios do Projeto Orla para o Município de Fortaleza passam: pelo aproveitamento do potencial turístico da cidade, principalmente o comércio e o lazer; pela utilização das áreas livres estratégicas existentes, que deverão ser destinadas para empreendimentos públicos que venham agregar qualidade de vida para o cidadão, além de ocupação e renda. Passa também pela proteção dos recursos hídricos, da fauna e da flora, principalmente quando se consideram os ecossistemas de dunas e manguezais, que são significativas e demandam um tratamento especial, já que estão inseridos em regiões urbanizadas ou em processo de urbanização.
O Zoneamento Econômico-Ecológico Costeiro do Estado do Ceará, que está em consulta pública, vai fortalecer ações já implementadas pela gestão municipal e coloca em debate o meio ambiente e o desenvolvimento dos espaços próximos a faixa litorânea.
DEODATO RAMALHO
Secretário da Secretaria Municipal de Meio-Ambiente - Semam

MEMÓRIA DO DR. SÉRGIO NETO SOFRE NOVO ATAQUE DE QUEM VIVIA EM SUA COZINHA!

"Há favores tão grandes que só podem ser pagos com a ingratidão." Alexandre Dumas
“Se algum dia vocês forem surpreendidos pela injustiça ou pela ingratidão, não deixem de crer na vida, de engrandecê-la pela decência, de construí-la pelo trabalho.” (Edson Queiroz)

Como todos sabem, enquanto vivo, o Dr. Sérgio Neto comandou um grupo político em Boa Viagem. Alguns integrantes desse grupo eram mais do que correligionários, eram pessoas da intimidade pessoal do falecido Segismundo Neto. Eram nada quando se escoraram na sua liderança. Fizeram carreira politica, ganharam dinheiro, até por que muitos desses fizeram da política uma rendosa profissão.
Um dos ingratos com o Dr. Sérgio Boa Viagem já conhece porque dele já ouviu, publicamente, ataques à memória do falecido. Tem mais alguns, ainda que meio encabulados. Agora mais um, aliás, um dos mais íntimos, que tudo deve ao Dr. Sérgio Neto, bota a cara de fora e lança vigoroso ataque à memória do seu benfeitor. Daqui a alguns dias este blog divulgará o documento.
A ingratidão é uma grave ação humana.
Quem adivinha quem é esse novo ingrato?

QUEM NÃO TEM UM PASSADO LIMPO TEM TELHADO DE VIDRO.SARNEY & ARTHUR: DUAS FACES DA MESMA MOEDA.


(Do Blog Política - O POVO)

No dos outros, é refresco
Postado em 30 de junho de 2009 às 13:00 por Luiz Henrique Campos
A Folha de São Paulo publica em sua edição de hoje que a irmã do subchefe de gabinete do senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), Carlos Homero Vieira Nina, foi nomeada por ato secreto na direção geral do Senado em 20 de março de 2007. Segundo a reportagem, Ana Cristina Nina Ribeiro ingressou no órgão comandado por Agaciel Maia à época, recebendo salário de R$ 7.484,43.
A nomeação ocorreu um mês depois de o irmão dela começar a trabalhar para o tucano, que é líder do PSDB no Senado. Ontem, Virgílio, que é um dos mais fervorosos defensores da moralização do Senado, já havia subido a tribuna para explicar os motivos de ter contratado três filhos de Carlos Homero para trabalhar no seu gabinete.
O líder tucano também teve de justificar o empréstimo que tomou de Agaciel para quitar uma dívida de cartão de crédito. Segundo a versão de Virgílio, o caso ocorreu em 2005 enquanto ele fazia uma viagem a Paris e constatou que seu cartão estava bloqueado.

VAMOS NÓS: O senador Arthur Virgílio, que destila ódio histérico contra o PT e o governo Lula, já está bastante crescido para saber que quem não tem um passado retilíneo fica muito vulnerável quando faz acusações, especialmente quando faz denúncias sem base em fatos reais. Aliás, quem quiser conhecer um pouco mais o líder do PSDB (o partido que quebrou o Brasil várias vezes em oito anos) é só acessar o site http://listadecorruptos.blogspot.com/2007/07/arthur-virglio.html

IMPRENSA DESTACA AÇÃO FIRME DO SECRETÁRIO DEODATO NA SEMAM. GUERRA TOTAL À POLUIÇÃO VISUAL.


DIÁRIO DO NORDESTE - José Maria Melo:
ConsciênciaA Secretaria do Meio Ambiente de Fortaleza está lançando, em parceria com o Cine Ceará, um concurso do melhor filme sobre meio ambiente, para estimular a consciência ambiental, informou o secretário Deodato Ramalho, que viajou a SP, onde participa da Feira Internacional de Soluções em Saneamento e Meio Ambiente.
O POVO - Fábio Campos:
A secretaria é de Controle Urbano
Fábio Campos 30 Jun 2009 - 01h52min
Anunciado há mais de um ano por Luizianne Lins (PT), o programa de despoluição visual de Fortaleza ganhou novo impulso após a reforma do secretariado municipal. Uma pasta da Prefeitura tem papel preponderante nesse processo. É a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano. No seu nascedouro, em 2001, um erro que a engessa. Controle Urbano não deveria se misturar com Meio Ambiente, um setor que merecia possuir seu órgão exclusivo. Há o risco de um engolir o outro. No decorrer dos anos, o controle urbano foi prejudicado e a questão ambiental talvez não tenha sido atendida da maneira mais correta. As boas intenções da Prefeitura na área de controle urbano esbarram num problema que já deveria ter sido resolvido: a precariedade da fiscalização. Faltam fiscais. Falta uma política moderna de fiscalização. Falta gente com sangue novo, concursada, bem renumerada e que vá às ruas em ações bem planejadas, em conjunto com as diversas áreas (saúde pública, controle de poluição sonora, alvarás, impostos) dificultando as ações individuais sempre tão sujeitas à corrupção.
CAMINHO LONGO E AÇÕES CONCRETAS O debate do controle urbano está sendo retomado com mais ênfase. Alvíssaras. As leis urbanas estão em pleno vigor e a cidade ganharia muito se o poder público as fizesse respeitar. Em sua posse, o dirigente da Semam, Deodato Ramalho declarou suas intenções. Na Regional II, o engenheiro Humberto Carvalho Júnior, adota a mesma linha. Que juntem forças. Diante de uma abordagem crítica do arquiteto Romeu Duarte, publicado pela Coluna na semana passada, Ramalho se posiciona: “Tenho, por princípio, o entendimento de que o gestor público tem que esclarecer todos os assuntos que lhe são postos, especialmente para não dar vazão a que versões se transformem em fatos. Dessa forma, a respeito das observações do Romeu Duarte observo que, nada obstante termos ainda um longo caminho a percorrer, não é correto dizer que a Prefeitura não tem um diagnóstico da situação, tampouco que inexistem ações concretas no que diz respeito ao combate à poluição visual”.
SEM PUNIÇÃO, PROBLEMA É RECORRENTE
A seguir, o secretário relaciona uma série de ações já desenvolvidas antes de sua posse: “A Comissão de Combate a Poluição Visual priorizou suas ações a partir da remoção de todos os engenhos publicitários instalados indevidamente em áreas de preservação ou de interesse ambiental e bens públicos, resultando na retirada de 358 outdoors. Simultaneamente, foi mobilizada uma equipe para retirada de engenhos provisórios tipo faixas, cartazes, banners e pequenas peças, instalados nos passeios e vias públicas, o que gerou a retirada de 10.963 faixas e 10.541 anúncios mobiliários. Nesse momento, foram identificados alguns poluidores contumazes a exemplo de corretores imobiliários, clube de forró, restaurantes e barracas de praia, entidades de ensino e cursinhos”. Comentário da Coluna: notem como a coisa é igual aos monturos. Sem punição, o problema é recorrente. A Prefeitura os retira, mas eles voltam.
POLUIÇÃO VISUAL É PRIVADA
O secretário aponta ainda as ações na Bezerra de Menezes, Jovita Feitosa e Godofredo Maciel que resultou na retirada de 193 placas especiais e 69 balões, instalados em praças e passeios. Porém, Ramalho indica um “ponto de estrangulamento”: a frouxidão da atual lei que não permite a retirada dos outdoors colocados irregularmente nos espaços privados. “Estamos providenciando um mutirão visando notificar os proprietários dos imóveis, as empresas de publicidade e – novidade – os anunciantes, para a retirada desses engenhos irregulares, enquanto não dispusermos de uma lei mais rígida que nos permita a retirada”. Ou seja, este tipo de anúncio não possui licença de instalação e é irregular, mas a Prefeitura não pode agir por que os outdoors se situam em terrenos privados.
SOLUÇÃO PAULISTANA EM FORTALEZA
Diante disso, o que fazer? Uma solução poderá sair de um processo de discussão que, além da Prefeitura, envolverá entidades como Sinduscon, Fiec e Câmara de Fortaleza. Essa agenda envolverá a urbanista Regina Monteiro, referência nacional no assunto, coordenadora do projeto Cidade Limpa, em São Paulo. A ideia é diagnosticar as principais necessidades e as possíveis soluções para minimizar as agressões à paisagem da capital. A arquiteta fará uma palestra na Fiec (dia 07). Antes, participará de audiência na Câmara (dia 03). Segundo a Prefeitura, ela vai ter encontros com a prefeita e com técnicos do município e “realizar visitas e conhecer os problemas causados pela desorganização das sinalizações comerciais”.

CONCURSO PÚBLICO: VENCER NA VIDA PELO MÉRITO, ÚNICA FORMA DE ROMPER COM A DEPENDÊNCIA FISIOLÓGICA DA POLÍTICA.

Colaboração: Professora Edvar
Achei fantástica a idéia de publicarem links sobre concurso público.
MAIS UM!
Talvez o de maior expectativa para a nossa classe.
EDITAL para contratação de 4 mil professores será aberto para consulta pública A partir desta terça-feira (30) estará aberto para consulta pública o edital para a realização de concurso de preenchimento de 4 mil vagas para professor da rede pública do Estado. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (29) pelo governador Cid Gomes, durante a realização do Governo do Ceará na Minha Cidade, no município de Altaneira, na Região do Cariri. O edital será publicado no site da Secretaria da Educação e receberá as sugestões durante 15 dias. O edital será definitivamente publicado no Diário Oficial até o dia 20 de julho e será destinado, exclusivamente, para professores do ensino médio.

domingo, 28 de junho de 2009

SECRETÁRIO DE SUGURANÇA: COMBATE À CRIMINALIDADE NO MARCO DO RESPEITO E CUMPRIMENTO DA LEI.


(Do Blog do Eliomar de Lima)

A Semana passada foi marcada pela realização, em Fortaleza, da Conferência Estadual de Segurança Pública, mas o que merece reflexão é o discurso que o secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, Roberto Monteiro, fez, na abertura do evento. Confira e reflita:

Senhoras e Senhores,
Mudanças! Mudanças! Queremos mudanças!Eis o clamor silencioso que faz a sociedade cearense a todos nós aqui presentes, na noite de hoje.
Mudanças! Mudanças! Queremos mudanças!A segurança pública no País inteiro vai mal e isso não pode continuar assim. Vivemos num país onde ocorrem 48.000 homicídios por ano, o que significa, usando agora uma linguagem metafórica, que um Vietnam de vítimas é imolado a cada ano nesse verdadeiro holocausto brasileiro da violência.
Mudanças! Mudanças! Queremos mudanças!Eis o “leitmotiv” que deve reger esse grande concerto de idéias que hoje se inicia, neste centro de convenções. E se aqui não estivermos para propor mudanças na segurança pública, nossa presença neste conclave não valerá sequer os muitos cafezinhos que serão consumidos durante os intervalos de nossas atividades.
Mudanças! Mudanças! Queremos mudanças!E nessa ânsia de mudar, lembremo-nos, por exemplo, que a Constituição de 1988 nos deixou órfãos de uma polícia de ciclo completo, legando-nos, em vez disso, duas polícias, cada uma com mais deficiências do que a outra e com invencíveis dificuldades de entendimento mútuo. Incidentes de conflitos entre integrantes dessas duas instituições, como os havidos recentemente numa grande capital do Sul do País – e amplamente divulgados pela mídia nacional - servem de exemplo bem eloquente dessa triste realidade.
Além desses desentendimentos mútuos, diagnosticados em maior ou menor intensidade pelo Brasil afora, vivem essas duas instituições a azucrinar os governantes com uma ladainha interminável, a rogar a todo tempo uma ultrapassada tetralogia que consiste em armamento e munição, efetivo e viatura.
Armamento e munição, efetivo e viatura e, não obstante um copioso fornecimento desses clássicos e repisados insumos, o crime cada vez mais avança, enquanto que os métodos de investigação das polícias judiciárias definham sob a ótica vesga do bacharelismo, que teima em transformar o bom investigador num jurisconsulto, abjurando a verdadeira essência do ente policial que se reduz a duas e somente duas nobres tarefas como auxiliar da Justiça: apurar os crimes e definir-lhes a autoria.
A tetralogia de armamento e munição, efetivo e viatura é também a litania predileta da outra polícia, a militar, que, em detrimento da população que almeja bem-estar e segurança, vive historicamente condenada a um hermafroditismo malfazejo, gravitando entre ser polícia (ente cujo objetivo essencial é combater o crime, respeitando a vida e os direitos fundamentais do criminoso) e ser militar (uma atividade diametralmente oposta, cujo objetivo é o aniquilamento do inimigo).
Mudanças! Mudanças! Queremos mudanças!Mudanças no financiamento e gestão da política pública de segurança, entregue quase que exclusivamente aos Estados federados, que carregam nas costas o custeio simultâneo de duas polícias, quando mal podem arcar com uma delas, permitindo com isso que o financiamento da segurança pública seja complementado de uma forma pouco ortodoxa, no país afora, pelos municípios, que pagam desde o combustível ao conserto das viaturas e desde o aluguel das delegacias à alimentação dos policiais, deixando-os, não raro, presas de inevitáveis injunções políticas, guardadas as raras exceções da ressalva prudente.
Mudanças! Mudanças! Queremos mudanças!Mudanças visando a valorização profissional do homem de polícia e das condições de trabalho.
Nenhuma atividade humana prospera sem pessoas motivadas, preparadas, bem pagas e felizes com o trabalho que executam. É indispensável que se promovam políticas de segurança pública de âmbito nacional que busquem, de uma forma perene, o melhor recrutamento, a mais aperfeiçoada formação profissional, o mais detalhado acompanhamento e o mais refinado aperfeiçoamento dos homens e mulheres que fazem polícia, porquanto se trata de uma atividade que lida, a todo tempo, com três dos mais importantes direitos fundamentais da pessoa humana, a saber: a liberdade, a segurança e a vida.
Mudanças também para despertar na segurança pública uma postura de repressão qualificada da criminalidade. A evolução de todos os saberes humanos alcançada nos últimos anos por nossa civilização não mais se compadece do amadorismo e da improvisação. Mas, infelizmente, pelo Brasil afora, as nossas polícias ainda tem muito de amadoras e, muito mais ainda, de improvisação.
Tal realidade leva à ineficiência e, por conseqüência, ao descrédito, deixando na população uma sensação de insegurança e um inevitável sentimento de menosprezo para com a sua polícia.
O crime e os criminosos cada vez mais se aperfeiçoam, e o seu combate exige um preparo e uma qualificação à altura por parte dos recursos materiais e humanos das polícias.As mudanças na segurança pública passam inevitavelmente pela prevenção social do crime e da violência dentro da construção de cultura de paz, em observância às recomendações da Carta da ONU, que abjura toda e qualquer forma de conflito.
Estamos fartos de saber que não se combate o crime somente com polícia nas ruas.Os “caveirões” da vida estão a demonstrar a verdade contida naquela máxima bíblica de que “abismo invoca abismo” e que não se combate o crime aumentando a ferocidade do Estado e nem transformando as ruas e praças das cidades em endereços macabros das balas perdidas.
Há uma necessidade de se agir de uma forma urgente naquilo que os estudiosos chamam de prevenção primária, sob pena de continuarmos nesse interminável ciclo vicioso de crime, repressão e violência. Precisamos evitar que a sociedade continue a produzir essas legiões de deserdados sociais, que, a todo o momento, estão pagando com a própria vida um destino que não lhes foi dada a chance de escolher.
Mudanças no sistema penitenciário.Em qualquer país civilizado, as penitenciárias têm duas missões: fazer o condenado pagar com a liberdade pelo crime que cometeu e promover a sua recuperação para um sadio convívio social depois de cumprir a pena. Contudo, sabemos todos que praticamente nenhuma recuperação acontece nos nossos presídios, que são autênticas universidades do crime, onde o apenado entra ruim e sai pior.
Mudanças! Mudanças! Queremos mudanças!Urge que sejam estabelecidas diretrizes consistentes para o sistema de prevenção de atendimentos emergenciais e de acidentes, de sorte a consolidar de uma forma mais eficiente e pró-ativa as atividades de defesa civil, a fim de prevenir e enfrentar tanto as catástrofes naturais como aquelas causadas pela ação humana.
De todo esse elenco de mudanças que acabei de expor, numa apertada síntese produzida a partir dos sete eixos temáticos que serão objeto de debates nestes dois dias de conferência, a única cousa que devemos ter em mente é a necessidade de não temer as mudanças, embora saibamos que toda mudança seja um desafio.Nas nossas reflexões, a célebre frase de Maquiavel, que afirma, no seu livro “O Príncipe”, que “não há nada mais difícil de executar, perigoso de manejar e de resultados mais incertos do que estabelecer uma nova ordem de cousas”, deve, antes de ser uma advertência à inação e ao conformismo, ser um estímulo à prudência para que as mudanças propostas sejam uma conquista da boa reflexão e do livre debate.Por fim, parafraseando a letra do Hino do Estado do Ceará, faço votos de que, nesses dois dias de acalorados debates e decisões, os felizes ventos da mudança enfunem o pano da sempre ousada vela alencarina e, a exemplo da fantástica corrida de Iracema desde a Lagoa de Messejana à Bica do Ipu, façam a jangada das nossas idéias singrar os céus de anil deste Brasil até fazê-la ancorar no Lago de Brasília, levando aos demais brasileiros que participarão da I CONSEG diretrizes e princípios que possam revolucionar e mudar, para melhor, a segurança pública deste país.

Muito obrigado!

CONCURSO PÚBLICO. OPORTUNIDADES NO INTERIOR DO ESTADO.

Concurso público em Sobral, Barro e Juazeiro do Norte
Postado em 28 de junho de 2009 às 6:26 em Concursos (Blog do Eliomar de Lima)
Está desempregado? É concurseiro? Três prefeituras cearenses estão com concurso público aberto. São elas: Sobral, na Zona Norte, e Barro e Juazeiro do Norte, na Região do Caririr. Estão com oferta de vaga para professor e outras vagas de nível fundamental, médio e superior. Confira:

* PREFEITURA DE SOBRAL - CE
Vagas: 300 para professores
Remuneração: até R$ 617,07
Inscrições: 13 a 31 de julho
Taxa: R$ 30
Requisito: nível superior
Edital e inscrições: www.sobral.ce.gov.br

* PREFEITURA DE BARRO - CE
Vagas: 39 para vários cargos
Remuneração: até R$ 6.885
Inscrições: até 10 de julho
Taxa: R$ 30 e R$ 100
Requisito: níveis médio e superior
Edital e inscrições: www.serap.com.br

* PREFEITURA DE JUAZEIRO DO NORTE - CE
Vagas: 766 para vários cargos
Remuneração: até R$ 4.500
Inscrições: até 17 de julho
Taxa: R$ 40 e R$ 80
Requisito: níveis fundamental, médio e superior
Edital e inscrições: cev.urca.br

VAMOS NÓS: O Concurso Público é a via democrática para entrada no serviço público. É a oportunidade para os que, pelo conhecimento, buscam construir o seu fututo: com dignidade e independência.
Boa sorte aos que se inscreverem!

sábado, 27 de junho de 2009

RESULTADO DE ENQUETE DEMONSTRA LAMENTÁVEL DESCRÉDITO NA JUSTIÇA ELEITORAL.


O resultado de nossa última enquete aponta o alarmante índice de 98% (noventa e oito por cento) de descrédito na Justiça Eleitoral. É que somadas as respostas negativas (Só pode ser piada, Ela não tem razão e Ela sabe onde fica Boa Viagem?) chegou-se àquele percentual. Apenas 2% responderam que a então presidente do TRE tinha razão quando fez a afirmação de a população cearense não tem do que reclamar da JustiçaEleitoral. Vejam abaixo:
"Enquete:
A desembargadora Huguette Braquehais, ex-presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), disse que a população cearense ´não tem o que reclamar´ da Justiça Eleitoral. Qual a sua opinião?
Só pode ser piada: 17 (71%)
Ela tem razão 1 (2%)
Ela não tem razão 1 (2%)
Ela sabe onde fica Boa Viagem? 9 (23%)
==================================
Participe da nova enquete: "O prefeito estava certo quando vendeu ou quando agora compra máquinas para o Município?"

PRESIDENTE LULA ABRE CANAL DIRETO COM O POVO POR MEIO DO "O POVO".


O POVO começa a receber perguntas ao presidente

O jornal publica, a partir de 7 de julho, a coluna O Presidente Responde, que toda semana trará respostas do presidente Lula a perguntas de leitores enviadas a jornais de todo o País. As questões podem ser enviadas por email ou pelo portal do O POVO Online
27 Jun 2009 - 00h36min

A partir de 7 de julho, perguntas de leitores serão respondidas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em uma coluna semanal chamada O Presidente Responde e que será publicada pelo jornal O POVO. Para participar, o leitor deve enviar uma pergunta ao jornal por email (mailto:%20politica@opovo.com.br) ou por um link disponível no portal do O POVO Online (http://www.opovo.com.br/). Com a questão, deve-se incluir nome completo, idade, ocupação e a cidade onde mora o leitor que a formulou. As questões devem tratar de temas relacionados a políticas públicas do Governo Federal, mas que tenham relevância jornalística, para que as respostas sirvam como um meio de prestação de contas do Governo Lula com a sociedade, segundo informou a Secretaria de Comunicação do Planalto.

A coluna será publicada sempre às terças-feiras, com três perguntas de leitores, com as respectivas respostas do presidente, escolhidas entre todas as enviadas pelos jornais cadastrados pelo Palácio do Planalto para divulgar a coluna, em todo o País. Para publicar a coluna, o jornal tinha de se cadastrar na Secretaria de Comunicação da Presidência e aderir ao modelo proposto pelo Planalto, com a reprodução na íntegra do texto enviado. A coluna será a mesma em todo o Brasil a cada nova publicação. Perguntas Toda semana, o jornal O POVO remeterá à Presidência perguntas de leitores do Ceará.

Para participar dessa primeira seleção, é necessário enviar a questão até a próxima terça-feira, dia 30, pela manhã. A intenção do Governo Federal é fazer um rodízio de perguntas entre os jornais cadastrados, levando em conta também a região de origem e os temas tratados pelos leitores. O presidente Lula já possui um canal de comunicação com a população, pelo programa de rádio Café com o Presidente, produzido pela Radiobras e levado ao ar toda segunda-feira em quatro horários, em rede nacional de emissoras.

A iniciativa da coluna, porém, será a primeira a estabelecer uma interlocução direta entre os cidadãos e o presidente, pelo formato de perguntas e respostas a ser adotado. Ainda no final de julho, a Presidência da República lançará um blog, mas que não terá a participação direta do presidente Lula, mas sim de assessores. O blog também será usado para a divulgação de ações do Governo.

Entre outras iniciativas de comunicação, o Governo planeja lançar uma TV pública e entrar no universo do Twitter ainda este ano.


VAMOS NÓS: O nosso blog reproduzirá o "Presidente responde" , a partir dos jornais que irão participar do projeto.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

MORRE REI DA MÚSICA POP, O AMERICANO MICHAEL JACKSON.


Rei do Pop
As principais datas da vida e da carreira de Michael Jackson
25 Jun 2009 - 23h16min
A seguir as principais datas na vida e na carreira do pop star Michael Jackson.

- 29 de agosto de 1958: nasce em Gary, Indiana

- agosto de 1962: estréia cantando com seus irmãos no grupo The Jackson Five

- março de 1969: primeiro contrato com a Motown. A voz de Michael se destaca em sucessos como "ABC" e "I'll Be There"

- 1970: lançamento de sua carreira solo, junto com a dos Jackson Five

- agosto de 1979: lançamento de "Off The Wall", álbum produzido por Quincy Jones, que venceu 11 milhões de cópias

- dezembro de 1982: lançamento de "Thriller", álbum que incluía sete hits, entre eles "Billie Jean" e "Beat It", registrando vendas de 50 milhões de cópias no mundo todo

- 1984: Michael Jackson se queima no rosto durante a gravação de uma propaganda da Pepsi

- 1985: compra a ATV Music - uma companhia que detinha os direitos das músicas de John Lennon e Paul McCartney - por 47,5 milhões de dólares

- 1985: Jackson compõe "We Are The World", clipe que ajudou na luta contra a fome na África

- 1987: lançamento de "Bad", que 26 milhões de cópias e marcou o fim de sua colaboração com Quincy Jones

- 1988: sua autobiografia "Moonwalk" é lançada

- 1990: Michael Jackson é visto pela primeira vez usando máscara cirúrgica em público

- 1992: lançaento de "Dangerous", que vendeu 22 milhões de cópias

- agosto de 1993: um pai acusa Jackson de assediar seu filho de 13 anos, mas fez um acordo judicial

- maio de 1994-fevereiro de 996: casamento com Lisa Marie Presley, filha de Elvis

- junho de 1995: lançamento do álbum "HIStory"

- novembro de 1996-outubro de 1999: casamento com Debbie Rowe, uma enfermeira de 37 anos com quem teve dois filhos, Prince Michael e Paris Michael Katherine

- outubro de 2001: lançamento de "Invincible"

- julho de 2002: Jackson acusa as gravadoras de explorar os artistas, principalmente os afro-americanos

- 19 novembro de 2002: causa escândalo ao balançar perigosamente seu filho de 9 meses, Prince Michael II, em uma janela de um hotel em Berlim

- 31 janeiro de 2003: a Sotheby´s abre processo pelo não pagamento de 1,7 milhão de dólares por duas pinturas

- 3 de fevereiro de 2003: no documentário "Living with Michael Jackson" Jackson alega nunca ter abusado de uma criança, apenas dividido sua cama com elas

- 18 de novembro: a polícia faz um cerco ao rancho de Jackson, 'Neverland´, enquanto que na Califória o álbum "Number Ones" era lançado

- 19 de novembro: uma ordem de prisão é emitida contra Michael Jackson por várias acusações de molestar crianças

- 20 de novembro: Jackson é preso e algemado depois de se render à polícia, mas é libertado depois do pagamento da fiança

- 18 de dezembro: é formalmente indiciado

- 16 de janeiro de 2004: Jackson alega inocência durante sua primeira aparição para a mídia

- 31 de janeiro de 2005: o julgamento de Michael Jackson começa com a seleção do júri

- 28 de fevereiro de 2005: início do julgamento

- 4 de junho de 2005: jurados começam a considerar o veredicto

- 13 de junho de 2005: Jackson é absolvido de todas as acusações contra ele. Deixa a Califórnia para viver no Bahrein, depois na Europa e em Las Vegas

- 5 de março de 2009: Jackson anuncia uma série de show em Londres

- 20 de maio de 2009: Jackson adia a volta aos shows. Os organizadores dizem que a saúde do cantor é "fantástica"

- 25 de junho de 2009: morre Michael Jackson
(AFP - O POVO)

quinta-feira, 25 de junho de 2009

ATOS NADA ABONADORES.


Professor Alfredo,
Infelizmente não conseguimos postar com a imagem que você mandou, com o texto "A memória do brasileiro continua curta... Nada mudou...Leia o que publicava a revista Veja, em maio de 1986", a respeito das "façanhas" do clã Sarney lá prás bandas do Maranhão. Por isso, postamos a imagem ao lado que faz alusão ao assunto.

PREFEITO NEGOCIA EMPRÉSTIMO PARA COMPRAR MÁQUINAS. POR QUÊ, NO PASSADO, "VENDEU" AS MÁQUINAS DA PREFEITURA?


Para visualizar melhor o documento clique em cima da figura ao lado.

COPA 2014. INVESTIMENTOS EM FORTALEZA.



A cidade de Fortaleza passará por profundas transformações urbanísticas nos próximos quatro anos. As maiores intervenções urbanas, sem dúvida, se darão no contexto da preparação da cidade para ser uma Sub-Sede da Copa do Mundo em 2014, cuja previsão de investimento da ordem de quase 10 bilhões de reais, dos quais boa parte já está assegurado. Destacamos, abaixo, os investimentos no Meio Ambiente:

Meio Ambiente e saneamento Básico:

- Revitalização do Rio Cocó - R$ 244,221milhões (já captados)~
- Revitalização do Rio Maranguapinho - R$ 439,033 milhões (já captados)
- Projeto Sanear II (elevação em 12,7% a cobertura da rede de esgoto de Fortaleza) - R$ 408,117 milhões (já captados)
- Ampliação do sistema de esgotamento sanitário da bacia do Rio Cocó - entorno Castelão - R$ 94,892 milhões
- Implantação do sistema de Estação de Tratamento de Água Oeste-Caucaia - R$ 145,492 milhões (já captados R$ 18,472 milhões)
- Preurbis - Programa de Requalificação Urbana com Inclusão Social - R$ 198 milhões (já captados)
- Balneabilidade de Lagoas (monitoramento de 13 lagoas de Fortaleza) - R$ 507,82 milhões (já captados)
- Bioparque Passaré - recriação de Biomas - R$ 21,448 milhões (já captados R$ 9 milhões)
- Carta Acústica - monitoramento e avaliação de ruídos urbanos - R$ 330 mil (já captados)
- Saneamento do antigo Aterro Sanitário do Jangurussu - R$ 1,5 milhão
- Ampliação e desobstrução da rede de drenagem urbana de Fortaleza - R$ 132,877 milhões (já captados)

- Programa de Controle Ambiental (controle e monitoramento da qualidade do ar) - R$ 6,225 milhões (já captados)
- Programa da Biodiversidade (Probio) - conservação e melhoramento das principais áreas urbanas de Fortaleza - R$ 11,692 milhões (já captados)
- Melhoria do Sistema de Abastecimento de Água de Fortaleza - R$ 35,060 milhões
- Controle de erosão marítima da beira-mar - R$ 25,184 milhões (já captados)

Valor global: R$ 1.764.583,09 (em mil)
Valor captado: R$ 1.493.662,34 (em mil)

Total de Investimentos por área

Transporte e trânsito - R$ 5,985 bilhões (63,3%)
Segurança - R$ 114,702 milhões (1,2%)
Saúde - R$ 248,68 milhões (2,6%)
Energia/telecomunicações - R$ 42,689 milhões (0,5%)
Turismo - R$ 851,208 milhões (9%)
Estádios - R$ 451,961 milhões (4,8%)
Meio ambiente/saneamento - R$ 1,764 bilhão (18,7%)
Total Geral - R$ 9,4 bilhões

quarta-feira, 24 de junho de 2009

JORNAL O POVO DESTACA ARTICULAÇÃO DO SECRETÁRIO DEODATO RAMALHO PARA COMBATER A POLUIÇÃO VISUAL EM FORTALEZA.


Em curto prazo, a despoluição visual
Fábio Campos24 Jun 2009 - 00h18min
Ao assumir o comando da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (Semam), o advogado Deodato Ramalho anunciou a intenção de fazer valer as regras urbanas e reprimir a poluição visual, ação que foi prometida pela prefeita Luizianne Lins (PT) há mais de um ano. A Coluna pediu ao secretário um posicionamento mais claro. Vejam a resposta:

“No momento estou me inteirando de todos os programas desenvolvidos pela Semam. Tenho articulado algumas ações de curto prazo, nas quais está incluída a questão da despoluição visual. Já pedi um diagnóstico da área. Primeiro, estou verificando o que a legislação atual nos permite fazer, ou seja, para não darmos qualquer desculpa para a ocorrência de medidas judiciais que nos impeça de agir. Nesse sentido, nosso limite será o marco legal da matéria, acrescido, obviamente, da limitação nos casos que remanesce decisão judicial que nos tolha o poder de polícia. Passo seguinte, pretendemos impulsionar o debate sobre a necessidade de mudança na legislação, que nos permita avançar na linha já adotada em São Paulo. Logo no início de julho teremos uma discussão sobre o assunto”.

SECRETÁRIO QUER LEVAR SEMAM PARA O CENTRO

Continua o novo dirigente da Semam: “A contratação de pessoal, via concurso público, já é algo que está sendo trabalhado. Esse é um problema realmente difícil, por conta das limitações orçamentárias etc. Enfim, apesar dessas dificuldades, queremos aproveitar a onda positiva que sempre vem com o início de uma gestão para, mesmo com pouco pessoal, potencializarmos as ações, enquanto lutamos para melhorar as condições de funcionamento da Secretaria, inclusive fazendo um upgrade na área da tecnologia da informação, para mim de fundamental importância para dar agilidade e transparência aos procedimentos. Estamos estudando a possibilidade de transferência da Semam para dois andares da sede do Crea. Estou articulando uma reunião com o IAB e o Sinduscon visando socializar todas as informações sobre o novo Plano Diretor, regras de licenciamento etc. Como já afirmei é sistema Dalt – Diálogo, Agilidade, Legalidade e Transparência. Desse quadrinômio o que menos depende de mim é a Agilidade (requisito fundamental, a fim de evitar a eventual criação de dificuldade para venda de facilidade)”.

PROJETO DUNAS DO COCÓ. ARTICULAÇÃO ENVOLVENDO O SECRETÁRIO DEODATO RAMALHO, OS VEREADORES JOÃO ALFREDO E ACRÍSIO SENA GARANTEM VITÓRIA DA CIDADE.

(Do Blog do Eliomar de Lima)

Sob pressão popular, Câmara Municipal aprova área de proteção no Cocó
Postado em 24 de junho de 2009 às 15:33 em Ecologia e Meio Ambiente, Política
A Câmara Municipal de Fortaleza aprovou, nesta tarde de quarta-feira, pelo placar de 27 votos e quatro contra - com cinco abstenções, o projeto de lei de autoria do vereador João Alfredo (PSol) que transforma o entorno do rio Cocó em Área de Relevante Interesse Ecológico.
A matéria, bem polêmica, chegou a ter dificuldades na Comissão do Meio Ambiente, com parecer atrasado, mas, a partir da pressão de ambientalistas e até abaixo-assinado, acabou tendo prioridade na pauta. Com isso, a área do Cocó situada entre a avenida Padre Antônio Tomás e a avenida Sebastião de Abreu, está livre da especulação imobiliária e de novas devastações.
O vereador João Alfredo qualificou como “vitória da sociedade civil organizada” essa aprovação. Já o secretário municipal do Meio Ambiente e Controle Urbano, Deodato Ramalho, está enviando parabéns à Câmara Municipal pela medida.
“Nós da Semam vamos cuidar agora de fiscalizar essa área”, prometeu o secretário Deodato Ramalho, que, inclusive, assinou o abaixo-assinado em favor do Cocó.
QUEM VOTOU CONTRA
Carlos Mesquita (PMDB) - Sempre conservador.
Magali Marques (PMDB) - Conservadora sempre.
Paulo Gomes - PMDB - Perdeu a chance de mostrar que sua renovação não seria só na idade.
Marcos Teixeira ( PMDB) - Atua em favor de áreas como o setor hoteleiro.
ABSTENÇÕES
Casemiro Neto (DEM) - Segundo seus pares, não fede nem cheira. Também pouco se manifesta na Casa.
Marcelo Mendes (PTC) - Ex-titular da Secretaria do Patrimônio da União, que age contraditoriamente aos princípios básicos de respeito ao meio ambiente.
Vitor Valin (PHS) - Genro de dono de imobiliária. Não poderia ter outra posição.
Doutor Ciro - PTC) - Começou bem posando de oposição à gestão municipal, mas perdeu chance de mostrar que teria discurso avançado.
Gerson Ferraz (PRB) - Pastor evangélico, que deveria, por obrigação, defender a vida em todos os sentidos.
DETALHE - A matéria só passou mesmo porque o movimento ambientalista pressionou os vereaores, lotando as galerias da Câmara Municipal.

terça-feira, 23 de junho de 2009

RECORDE DE MUNICÍPIOS INSCRITOS PARA O SELO MUNICÍPIO VERDE. E BOA VIAGEM? AH! BOAVIAGEM!!!


Selo Verde bate recorde de inscrições com 128 cidades — registrado em:
Este ano, já são 128 os municípios inscritos, ou seja, 18 a mais que o ano passado. Mesmo com as fortes chuvas que caíram no Ceará, o Programa Selo Município Verde, do Governo do Estado, executado pelo Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), bateu o recorde de inscrições desde a sua implantação, em 2004. Este ano, já são 128 os municípios inscritos, ou seja, 18 a mais que o ano passado. As inscrições prosseguirão até o próximo sábado (13), conforme o adiamento pela presidente do Conselho, Tereza Farias, e podem ser feitas na sede do Conpam (Rua: Osvaldo Cruz, 2366 - Dionísio Torres) ou através do fax (85) 3101.1234. A expectativa é de que este ano todos os municípios que dispõem de Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), que são 138 no Estado, se inscrevam no programa até o prazo máximo. Cidades que ainda não possuem Comdema poderão participar do Selo Verde desde que o Prefeito encaminhe à apreciação da Câmara Municipal, em tempo hábil, o Projeto de Lei com a respectiva mensagem, criando o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de sua cidade. A aprovação pela Câmara deve ocorrer até a véspera do encerramento das inscrições a fim de que o município participe da seleção este ano. Instituído pela lei estadual número 13.204/2003, o Selo Município Verde tem como objetivo incentivar as municipalidades a implementarem políticas públicas ambientais, inserindo o meio ambiente dentro das discussões e preocupações de todas as instâncias da sociedade, por meio de reuniões de mobilização e de projetos de educação ambiental. O programa dispõe de três categorias de premiação: A, B e C. Desde sua implantação nenhuma cidade conseguiu atingir o nível A . Ano passado, por decisão do governador Cid Gomes, os municípios premiados com Selo, além do certificado, receberam do Governo do Estado kits de lixeira para coleta seletiva do lixo. Das 39 cidades contempladas, 32 foram categoria B e o restante C. Assessoria de Imprensa do Conpam Pedro Gomes de Matos ou Ranne Almeida (pedrogomesdematosneto@gmail.com / 3101.1233)
VAMOS NÓS: Lamentavelmente, mesmo com a prorrogação do prazo para o dia 13.06.2009, Boa Viagem, um dos maiores municípios do Estado, novamente fica de fora desse importante programa do governo estadual. Um município e uma cidade como a nossa, com graves problemas ambientais, parece parada no tempo e seus dirigentes não enxergam um palmo diante do nariz, incapazes que são de assumir os reais interesses da coletividade. Até quando Meu Deus?

segunda-feira, 22 de junho de 2009

COISAS QUE VOCÊ NÃO PODE MORRER SEM SABER.







(por Michel Victor)
Calma!!!! O mundo não vai acabar…Após receber um e-mail com uma lista, fui curiar na internet e encontrei em vários sites uma lista de curiosidades que você “tem que saber antes de morrer”. Veja só:
01 - O nome completo do Pato Donald é Donald Fauntleroy Duck.
02 - Em 1997, as linhas aéreas americanas economizaram US$ 40.000 eliminando uma azeitona de cada salada.
03 - Uma girafa pode limpar suas próprias orelhas com a língua.0
4 - Milhões de árvores no mundo são plantadas acidentalmente por esquilos que enterram nozes e não lembram onde eles as esconderam.
05 - Comer uma maçã é mais eficiente que tomar café para se manter acordado.
06 - As formigas se espreguiçam pela manhã quando acordam.
07 - As escovas de dente azuis são mais usadas que as vermelhas.
08 - O porco é o único animal que se queima com o sol além do homem.
09 - Ninguém consegue lamber o próprio cotovelo, é impossível tocá-lo com a própria língua.10 - Só um alimento não se deteriora: o mel.
11 - Os golfinhos dormem com um olho aberto.
12 - Um terço de todo o sorvete vendido no mundo é de baunilha.
13 - As unhas da mão crescem aproximadamente quatro vezes mais rápido que as unhas do pé.
14 - O olho do avestruz é maior do que seu cérebro.
15 - Os destros vivem, em média, nove anos mais que os canhotos.16 - O “quack” de um pato não produz eco, e ninguém sabe porquê.
17 - O músculo mais potente do corpo humano é a língua.
18 - É impossível espirrar com os olhos abertos.
19 - “J” é a única letra que não aparece na tabela periódica.
20 - Uma gota de óleo torna 25 litros de água imprópria para o consumo.
21 - Os chimpanzés e os golfinhos são os únicos animais capazes de se reconhecer na frente de um espelho.
22 - Rir durante o dia faz com que você durma melhor à noite.
23 - 40% dos telespectadores do Jornal Nacional dão boa-noite ao William Bonner no final.
24 - Aproximadamente 70 % das pessoas que lêem esta lista, tentam lamber o cotovelo !!!

domingo, 21 de junho de 2009

MESMO PERDENDO A FINAL CEARENSE É DESTAQUE NACIONAL.


Televisão
Cearense perde final do Soletrando 2009 (Jornal O POVO).
Natural de Viçosa do Ceará, Pepê, como é conhecido, passou por nove eliminatórias e três semifinais até chegar à final
A pernambucana Larissa de Sousa Oliveira foi a vencedora da terceira edição do Soletrando 2009. Neste sábado, a estudante derrotou o cearense Pedro Henrique Machado da Rocha e o carioca Bruno Roberto Santos. Ela ganhou uma bolsa de estudos no valor de R$ 100 mil e o troféu Monteiro Lobato. O quadro do programa Caldeirão do Huck foi exibido ao vivo pela TV Globo. Natural de Viçosa do Ceará, Pepê, como é conhecido, passou por nove eliminatórias e três semifinais até chegar à final.
VAMOS NÓS: Mesmo saindo de uma pequena cidade do interior do Ceará, ainda que uma cidade de grande tradição cultural, o estudante Pedro Henrique mostra que o saber é o único caminho seguro para vencer na vida: vencer com dignidade. Mesmo tendo perdido a final ele é, sem dúvida, um grande vencedor.

ATOS SECRETOS, FOLHA OITO, SALÁRIO-ESPOSA...ISSO TEM QUE ACABAR. TRANSPARÊNCIA JÁ.


A sociedade não pode mais tolerar esse tipo de coisa. Quem quer que receba, do poder público, qualquer que seja a quantia, sem trabalhar, estar praticando uma ilegalidade e uma imoralidade. Emprego fantasma, atos secretos, salário-esposa etc. etc. etc. Isso tem que acabar e, de preferência com a punição dos culpados e a devolução dos recursos públicos criminosamente desviados. Recentemente, neste Blog, abordamos o assunto denunciando esse tipo de sinecura que privilegia parentes e aderentes de algumas de "nossas lideranças" políticas.
O mais estranho é que a mídia do Ceará não lança um olhar sobre esses casos.

SITE ECOLOGISTA DESTACA NOSSA POSSE NA SEMAM.


O novo secretário de meio ambiente trabalhará em parceria priorizando o “Diálogo, Agilidade, Legalidade e Transparência.
20/6/2009

Tomou posse na manhã da última sexta-feira, dia 19 de junho, como titular da Secretaria do Meio Ambiente de Fortaleza – Semam, o advogado Deodato Ramalho. A solenidade aconteceu no Parque Adahil Barreto, no Cocó em Fortaleza, no Espaço Onda Verde, onde todos foram recepcionados com um café ecológico, vindo diretamente da Serra de Baturité.
Amigos e familiares se fizeram presentes para prestigiá-lo, e podemos destacar as presenças do ex-vereador Durval Ferraz, Roberto Rodrigues (Emlurb), Raimundinho, presidente do Partido dos Trabalhadores – PT/Fortaleza, Moacir Tavares, coordenador do programa Fortaleza Bela, e que na ocasião representava a Prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, que se encontrava no Rio de Janeiro, Renato Aragão (FIEC/CE), Custódio Neto, presidente do Instituto dos Arquitestos do Brasil - AIB, Maxuel Veras (IBRAMEC), Ozires Teixeira (Confederação das Assembléias de Deus no Estado do Ceará - Confradece), Valdecir Rebouças, representando o Deputado Federal, Eudes Xavier (PT/CE), Onézio Guimarães, representando o ministro da Previdência Social, José Pimentel, Xavier Torres (OAB), Tim Gomes (Vice-prefeito e secretário da SER VI), Deputado Federal José Airton Cirilo (PT/CE), Deputado Estadual Artur Bruno (PT/CE), Maria José Olinda (Semace), Daniela Valente (ex-secretária da Semam), Vereador João Alfredo (PSol/CE), Vanessa Vidal, ex-miss Ceará (na foto com o secretário Deodato Ramalho), Olinda Marques (SER III), Vereador Acrísio Sena (PT/CE).
Entre tantas presenças ilustres prestigiando o advogado, o mesmo destacou a presença de seus irmãos e em especial de sua mãe D. Maria Zélia Cavalcante Ramalho. Fazendo uso da palavra o secretário agradeceu a presença dos amigos, ressaltou o trabalho de Daniela Valente à frente da Semam, citou São Francisco de Assis, pelo seu exemplo como um ambientalista que cuidava com humildade e com pequenas ações fez muito em defesa da vida. E como secretário de meio ambiente trabalhará em parceria priorizando o “Diálogo, agilidade, legalidade e transparência.

sábado, 20 de junho de 2009

O SURPREENDENTE “CARA”.


FHC, o farol, o sociólogo, entende tanto de sociologia quanto o governador de São Paulo, José Serra, entende de economia.

Quem é “O cara”? Que não entendendo de sociologia, levou 32 milhões de miseráveis e pobres à condição de consumidores; que não entendendo de economia, pagou as contas de FHC, zerando a dívida com o FMI e ainda empresta algum aos ricos.

Quem é “O cara”? O "analfabeto", que não entendendo de educação, criou mais escolas e universidades que seus antecessores juntos, e ainda criou o PRÓ-UNI, que leva o filho do pobre à universidade.

Quem é “O cara”? Que não entendendo de finanças nem de contas públicas, elevou o salário mínimo de 64 para mais de 200 dólares, e não quebrou a previdência como queria FHC.

Quem é “O cara”? Que não entendendo de psicologia, levantou o moral da nação e disse que o Brasil está melhor que o mundo. Embora o PIG - Partido da Imprensa Golpista, que entende de tudo, diga que não.

Quem é “O cara”? Que não entendendo de engenharia, nem de mecânica, nem de nada, reabilitou o Proálcool, acreditou no biodiesel e levou o país à liderança mundial de combustíveis renováveis.

Quem é “O cara”? Que não entendendo de política, mudou os paradigmas mundiais e colocou o Brasil na liderança dos países emergentes, passou a ser respeitado e enterrou o G-8.

Quem é “O cara”? Que não entendendo de política externa nem de conciliação, pois foi sindicalista brucutu, mandou às favas a ALCA, olhou para os parceiros do sul, especialmente para os vizinhos da América Latina, onde exerce liderança absoluta sem ser imperialista. Tem fácil trânsito junto a Chaves, Fidel, Obama, Evo etc. Bobo que é, cedeu a tudo e a todos.

Quem é “O cara”? Que não entendendo de mulher nem de negro, colocou o primeiro negro no Supremo (desmoralizado por brancos), uma mulher no cargo de primeira ministra, e pode fazê-la sua sucessora.

Quem é “O cara”? Que não entendendo de etiqueta, sentou ao lado da rainha e afrontou nossa fidalguia branca de lentes azuis.

Quem é “O cara”? Que não entendendo de desenvolvimento, nunca ouviu falar de Keynes, criou o PAC, antes mesmo que o mundo inteiro dissesse que é hora de o Estado investir, e hoje o PAC é um amortecedor da crise.

Quem é “O cara”? Que não entendendo de crise, mandou baixar o IPI e levou a indústria automobilística a bater recorde no trimestre.

Quem é “O cara”? Que não entendendo de português nem de outra língua, tem fluência entre os líderes mundiais, é respeitado e citado entre as pessoas mais poderosas e influentes no mundo atual.

Quem é “O cara”? Que não entendendo de respeito a seus pares, pois é um brucutu, já tinha empatia e relação direta com Bush - notada até pela imprensa americana - e agora tem a mesma empatia com Obama.Quem é “O cara”? Que não entendendo nada de sindicato, pois era apenas um agitador, é amigo do tal John Sweeny e entra na Casa Branca com credencial de negociador, lá, nos "States".

Quem é “O cara”? Que não entendendo de geografia, pois não sabe interpretar um mapa, é ator da mudança geopolítica das Américas.

Quem é “O cara”? Que não entendendo nada de diplomacia internacional, pois nunca estará preparado, age com sabedoria em todas as frentes e se torna interlocutor universal.

Quem é “O cara”? Que não entendendo nada de história, pois é apenas um locutor de bravatas, faz história e será lembrado por um grande legado, dentro e fora do Brasil.

Quem é “O cara”? Que não entendendo nada de conflitos armados nem de guerra, pois é um pacifista ingênuo, já é cotado pelos palestinos para dialogar com Israel.

Quem é “O cara”? Que não entendendo nada de nada, é melhor que todos os outros.Adaptação ao texto original:
“O SURPREENDENTE LULA” do professor Pedro R. Lima

DR. DEODATO RAMALHO CONGRATULA-SE COM A IGREJA CONGREGACIONAL E TODOS OS IRMÃOS EVANGÉLICOS DE BOA VIAGEM.


No ensejo dessa importante data para a comunidade Cristã de Boa Viagem, particularmente dos membros da Igreja Congregacional de Boa Viagem, apresento minhas sinceras congratulações pela passagem do 53o. Aniversário da Igreja, abraçando especialmente os pastores Josafá, atual líder espiratual da Congregação, e o querido Pastor Ezequiel Fragoso, que esteve à frente dessa comunidade religiosa por muito tempo. Que Deus os abençoe e os mantenham sempre como servos da Palavra. Nessa homenagem transcrevo, abaixo, um pouco da história da Igreja Congregacional:

O regime de governo eclesiástico conhecido como Congregacional é um sistema onde cada congregação local é autônoma e independente. A igreja local possui autonomia para sua própria reflexão teológica, expansão missionária, relação com outras congregações e seleção de seu ministério. O Congregacionalismo está baseado nos seguintes princípios:
Cada congregação de fiéis, unida pela adoração, observação dos sacramentos e disciplina cristã, é uma Igreja completa, não subordinada em sua administração a qualquer outra autoridade eclesiástica senão a de sua própria assembléia, que é a autoridade decisória final do governo de cada igreja local.
Não existe nenhuma outra organização ou entidade maior ou mais extensa do que uma Igreja local a quem pode ser dada prerrogativas eclesiásticas ou ser chamada de Igreja.
As igrejas locais estão em comunhão umas com as outras, são interdependentes e estão intercomprometidas no cumprimento de todos os deveres resultantes dessa comunhão. Por isso, se organizam em Concílios, Sínodos ou Associações. Entretanto, essas organizações não são Igrejas, mas são formadas por elas e estão a serviço delas.
O Congregacionalismo é o regime de governo mais comum em denominações como Anabatistas, Igreja Batista, Discípulos de Cristo, Igreja de Cristo no Brasil e obviamente a própria denominação que deu nome ao termo: a Igreja Congregacional. (Texto extraído da Wikipédia).

JOÃO ALFREDO, DO PSOL, PRESTIGIA POSSE DE DEODATO RAMALHO.


Postado em 19 de junho de 2009 às 19:35 por Ítalo Coriolano (Blog Político do jornal O POVO).
Até mesmo membros da oposição prestigiaram hoje pela manhã a solenidade de posse do novo titular da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Controle Urbano (Semam), Deodato Ramalho. Foi o caso do vereador João Alfredo (PSol), ferrenho crítico da prefeita Luizianne Lins (PT).
Amigo de Deodato, Alfredo não chegou a permanecer no Parque Adahil Barreto - local da posse - até o momento em que Daniela Valente passou, oficialmente, “o bastão” para Deodato. Daniela, inclusive, processou judicialmente o hoje vereador pelo PSol por ele ter afirmado que a ex-secretária foi responsável pela liberação inicial da construção da Torre Empresarial que fica próxima ao rio Cocó.
Mesmo permanecendo por pouco tempo, João Alfredo cumprimentou Deodato e conversou sobre um projeto de sua autoria que prevê a criação de uma Área de Relevante Interesse Ambiental (Arie) nas dunas do Cocó. A proposta deve entrar em votação na próxima semana.

IMPRENSA DESTACA POSSE DO DR. DEODATO RAMALHO NA SEMAM.


O POVO - Meio ambiente

Novo secretário prega fim da poluição visual em FortalezaNo plano de metas de Deodato Ramalho, o combate à poluição visual foi colocado como prioridade. Concurso para fiscais, no entanto, não virá agoraÍtalo Coriolano da Redação20 Jun 2009 - 01h46minFoi no Parque Adahil Barreto, umas das poucas áreas verdes de Fortaleza, que Deodato Ramalho tomou posse, na manhã de ontem, como titular da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Controle Urbano (Semam). O ex-procurador-geral do Município e ex-titular da Secretaria Regional (SER) IV - no primeiro mandato da prefeita Luizianne Lins (PT) - colocou como prioridade na sua atuação à frente da nova secretaria o combate à poluição visual. No início do ano passado, a prefeita chegou a anunciar uma operação nos moldes da operação “Cidade Limpa”, que retirou todos os outdoors de São Paulo. Após muita negociação com as empresas de publicidade exterior, a proposta não saiu do papel. “Não há uma pessoa de bom senso hoje em Fortaleza que não reclame dessa montanha de engenhos (peças de publicidade exterior) que tá colocada aí, enfeiando a cidade. A gente precisa solucionar isso”, disse ontem Deodato, sem deixar claro se o objetivo da Prefeitura ainda é a retirada integral das placas e outdoors.


O novo secretário pretende, também, realizar um concurso público para aumentar o número de fiscais de controle urbano da Semam. Desde agosto de 2007, quando lançou o Programa de Fiscalização Integrada do Município, a Prefeitura promete o concurso, que, até hoje, não saiu dos discursos. Quase dois anos depois, Deodato afirma que a ampliação do quadro de fiscais da Semam não deve ocorrer tão rápido. Motivo: limitações orçamentárias. “Nós não podemos ficar vendendo fantasias”, admitiu.


Mesmo diante das dificuldades, Deodato promete revigorar a Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Para isso, promete implementar o que ele classifica de “sistema Dalt”: diálogo, agilidade, legalidade e transparência.

Questionado sobre como pretende conciliar a especulação imobiliária com a política de preservação ambiental, o secretário empossado foi objetivo: “Aplicando a lei”. “O meu lema é: o que pode, pode, e o que não pode, não pode”, assegurou.

Diário do Nordeste - Destaca a escolha do local para a posse simbólica.

O novo secretário de Meio Ambiente e Controle Urbano de Fortaleza, Deodato Ramalho, tomou posse ontem. E teve uma ideia midiática e bacana: promoveu café da manhã ecológico no Parque Adahil Barreto para receber o cargo da antecessora, Daniela Valente. Podia ter convidado o titular da SER II, Humberto Carvalho, para conhecer a situação do Parque.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

POSSE: DR. DEODATO TOMA POSSE, SIMBOLICAMENTE, EM PARAÍSO AMBIENTAL DE FORTALEZA.



Deodato Ramalho assume a Seman nesta 6ª feira (Blog do Eliomar de Lima)
Postado em 18 de junho de 2009 às 16:
O advogado Deodato Ramalho assumirá, nesta sexta-feira, às 8h30min, o cargo de secretário municipal do Meio Ambiente e Controle Urbano. O ato ocorrerá durante um “Café Ecológico”, no Parque Adahil Barreto (Espaço Onda Verde), para marcar, simbolicamente, segundo Deodato, seu compromisso com a defesa do espaço público e dentro da filosofia de que pode haver respeito à natureza com desenvolvimento sustentável.
Deodato retorna assim ao cenário administrativo da gestão Luizianne Lins (PT). Petista, ele foi procurador-geral do Município e saiu para disputar cadeira de vereador, onde ficou na primeira suplência.

JOSÉ VIEIRA FILHO VAI À JUSTIÇA CONTRA O PREFEITO FERNANDO ASSEF. É UMA GRANDE OPORTUNIDADE PARA O PREFEITO PROVAR O QUE DISSE.


O prefeito Fernando Assef, que já responde a uma infinidade de processos (improbidade administrativa, corrupção etc), está contabilizando mais um processo criminal, desta feita uma queixa crime por calúnia, difamação e injúria ajuizada pelo ex-prefeito José Vieira Filho. Pronto: taí a chance do prefeito provar a acusação que fez contra o ex-prefeito. Um a zero para o ex-prefeito, pois quem cala diante de uma acusação de desonestidade é porque tem culpa no cartório. A coisa é muito simples: é só provar a acusação que fez.

Numero do Processo: 2009.0014.9993-3/0 AÇÃO PENAL
Competência: CAMARAS CRIMINAIS REUNIDAS
Natureza: CRIME
Classe: DIVERSOS CRIME
Nº de Volumes: 1
Data do Protocolo: 05/06/2009 14:06
Local de Origem: COMARCA DE BOA VIAGEM
Ação de Origem: AÇÃO PENAL
Documento de Origem: QUEIXA CRIME
Localização: GABINETE DESEMBARGADOR RAIMUNDO EYMARD RIBEIRO DE AMOREIRA Partes
Nome
Querelante : JOSE VIEIRA FILHO
Rep. Jurídico : 3645 - CE DEODATO JOSE RAMALHO JUNIOR
Rep. Jurídico : 10895 - CE JANDUY TARGINO FACUNDO
Rep. Jurídico : 11319 - CE RACHEL ARY MENDES
Rep. Jurídico : 15895 - CE DEODATO JOSE RAMALHO NETO
Querelado : FERNANDO ANTONIO VIEIRA ASSEF - PREFEITO DE BOA VIAGEM
Distribuições
Data da distribuição: 16/06/2009 13:20 Órgão Julgador: CÂMARAS CRIMINAIS REUNIDAS
Relator: Exmo(a) Sr(a) Des. RAIMUNDO EYMARD RIBEIRO DE AMOREIRA
Revisor: Desa. MARIA ESTELA ARAGÃO BRILHANTE
17/06/2009 13:49 - CONCLUSO AO RELATOR

APLAUSOS CENSURADOS, O DESESPERO DA MÍDIA.


Quinta-feira, 18 de Junho de 2009
Em recente viagem a Genebra, o presidente Lula foi ovacionado ao discursar no Conselho de Direitos Humanos da ONU. Depois, foi aplaudido seis vezes ao criticar o Consenso de Washington e o neoliberalismo na plenária da OIT. O silêncio da grande imprensa foi gritante. por Gilson Caroni Filho, em Carta Maior
Os governos militares censuravam a imprensa para impedir a denúncia de torturas, de escândalos administrativos e quaisquer notícias que evidenciassem as crises e a divisão interna do regime. A censura política das informações, institucionalizada pela Lei de Imprensa e pela Lei de Segurança Nacional, foi um dos pilares de sustentação da noite dos generais. Esse era o preço imposto pela ditadura. Passados mais de 20 anos da redemocratização, com a crescente centralidade adquirida no processo político, a grande mídia comercial tomou para si o papel de autoridade coatora.
Sem qualquer pretensão de exercer papel decisivo na promoção da cidadania, não mais oculta seu caráter partidário e deixa claro quais políticas públicas devem permanecer fora do noticiário. A construção negativa da persona política de lideranças políticas do campo democrático-popular tornou-se o seu maior imperativo. Invertendo a equação da história "republicana" recente, há seis anos a imprensa passou a censurar o governo. Esse é o preço imposto pelo jornalismo de mercado; pelas relações de compadrio entre redações e oposição parlamentar, e pela crise identitária dos que foram desmascarados quando se esmeravam para definir qual era a “democracia aceitável”.
Com o esgotamento do modelo neoliberal, sentindo-se cada vez mais ameaçada como aparelho privado de hegemonia, a edição jornalística já não se contenta mais em subordinar a apuração ao julgamento sumário de fatos e pessoas. Censurar registros que sejam incômodos aos seus interesses político-econômicos, deslegitimado uma estrutura narrativa viciada, passou a fazer parte da política editorial do jornalismo brasileiro.Em recente viagem a Genebra, o presidente Lula foi ovacionado ao discursar no Conselho Nacional de Direitos Humanos da ONU. Depois, segundo relato da BBC, " foi aplaudido seis vezes" ao criticar o Consenso de Washington e o neoliberalismo na plenária da OIT. O silêncio dos portais da grande imprensa e a ausência de qualquer referência ao fato nas edições da Folha de São Paulo, Globo e Estadão foi gritante. Representou o isolamento acústico dos aplausos recebidos. Uma parede midiática que abafa o “barulho insuportável" na razão inversa com que ampliou as vaias orquestradas na cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos em 2007, no Rio de Janeiro. Nada como um aparelho ideológico em desespero. Se pesquisarmos as raízes do comportamento dos meios de comunicação, veremos que elas nos dirão o quanto já é forte a desagregação da ordem neoliberal a qual serviram desde o governo Collor, passando pelos dois mandatos de FHC. Durante doze anos (de 1990 a 2002), a sociedade civil sofreu rachaduras sob os abalos devastadores da "eficiência" de mercado. Elas afetaram a qualidade da história, as probabilidades de uma República democrática e de uma nação independente.Lula aparece como condensação das forças sociais e políticas que se voltaram para a construção de um novo contrato social.
O tucanato, com apoio de seus porta-vozes nas redações, figura como ator que tenta reproduzir o passado no presente, anulando ganhos e direitos sociais. O que parece assustar colunistas, articulistas e blogueiros é o crescente repúdio á truculência infamante que produzem diariamente. Salvo, claro, a parcela da classe média que tem no denuncismo vazio e no rancor classista elementos imprescindíveis à sua cadeia alimentar. Aquele restolho que costuma pagar a ração diária com comentários insultuosos, sob a proteção do anonimato. É preciso ficar claro que estamos avançando. Ou os de cima aprendem a conviver com os de baixo, ou como na fábula da cigarra e da formiga, poderão descobrir o arrependimento tarde demais. Seria interessante para a própria imprensa que trocasse os insultos de seus escribas mais conhecidos pelo debate verdadeiramente político. Aquele que busca compreender as condições sociais, políticas, culturais e econômicas de uma modernização que, por não promover exclusão, representa revolução democrática combinada com mudança social. Isso inclui aplausos, mesmo que abafados. Gilson Caroni Filho é professor de Sociologia das Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha), no Rio de Janeiro, colunista da Carta Maior e colaborador do Observatório da Imprensa. Para ir ao site de Carta Maior, clique aqui


Enviado por e-mail por Luiz Carlos Azenha

quarta-feira, 17 de junho de 2009

REVIRAVOLTA NA PROFISSÃO DE JORNALISTA.

O Supremo Tribunal Federal - STF decidiu, pelo escore de 8 X 1, acabar com a exigência de diploma para o exercício da profissão de jornalismo. A decisão contraria as entidades de classe dos jornalista. Abaixo a matéria de autoria da Agência Brasil:

Julgamento

STF acaba com obrigatoriedade do diploma para a profissão de jornalista
Os ministros acolheram o recurso ajuizado pelo Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo (Sertesp) e pelo Ministério Público Federal (MPF)
17 Jun 2009 - 19h34min
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira (17), por oito votos a um, que é inconstitucional a obrigatoriedade do diploma em curso superior específico para o exercício da profissão de jornalista no Brasil. Os ministros acolheram o recurso ajuizado pelo Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo (Sertesp) e pelo Ministério Público Federal (MPF) contra uma decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região que tinha afirmado a necessidade do diploma. O voto do relator - o presidente da Corte, Gilmar Mendes -, segundo o qual a formação específica em curso deve ser dispensada para a garantia do exercício pleno das liberdades de expressão e informação, foi seguido pelos demais ministros presentes, com exceção do ministro Marco Aurélio Mello. Os ministros Menezes Direito e Joaquim Barbosa não participaram do julgamento. "Nesse campo, a salvaguarda das salvaguardas da sociedade é não restringir nada. Quem quiser se profissionalizar como jornalista é livre para fazê-lo, porém esses profissionais não exaurem a atividade jornalística. Ela se disponibiliza para os vocacionados, para os que têm intimidade com a palavra", afirmou o ministro Ayres Britto.
O ministro Cezar Peluso disse que experiências de outros países demonstram que o jornalismo sempre pôde ser bem exercido sem qualquer exigência de formação universitária. "Não existe no exercício do jornalismo nenhum risco que decorra do desconhecimento de alguma verdade científica", afirmou. A decisão atende à tese da Associação Nacional dos Jornais (ANJ) e contraria a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), para quem foi justamente a exigência do diploma para o exercício do jornalismo, prevista no Decreto-Lei 972 de 1969, que permitiu a profissionalização e a maior qualificação da atividade jornalística no Brasil.
O patronato e as entidades representativas da categoria sempre estiveram em campos opostos na discussão. Uma liminar do STF já garantia, desde novembro de 2006, o exercício da atividade jornalística aos que já atuavam na profissão independentemente de registro no Ministério do Trabalho ou de diploma de curso superior na área de jornalismo.
O parecer do Ministério Público Federal também foi pela não obrigatoriedade do diploma. O procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, disse que isso evitaria os obstáculos à livre expressão garantida pela Constituição Federal. Vencido no julgamento, o ministro Marco Aurélio Mello afirmou que o jornalista deveria “ter uma formação básica que viabilize a atividade profissional, que repercute na vida do cidadão em geral”.

GOVERNO LUIZIANNE LINS: SERVIDORES ACUMULAM GANHO REAL DE 35%. CASO ÚNICO ENTRE AS CAPITAIS BRASILEIRAS.


Como um blogueiro(a) tem feito alguns comentários sobre a situação salarial dos servidores de Fortaleza, quase todos sem nenhum fundamento fático, vamos socializar com os(as) nossos(as) blogueiros(as) as informações verdadeiras sobre o assunto, destacando que no período de governo da prefeita Luizianne Lins, iniciado em janeiro de 2005, a gestão promoveu um forte investimento na recuperação do poder de compra dos vencimentos dos servidores municipais. Enquanto a inflação no período foi de 20,77% foram concedidos reajustes e/ou aumentos salariais de 62,02%, representando um ganho real de 35% (trinta e cinco por cento). Quem quiser debater o assunto se recomenda verificar os números de todas as capitais brasileiras. Aqui em Boa Viagem, qual a política de recuperação do poder de compra dos vencimentos dos servidores?


RELATÓRIO DA DATA BASE

1) Histórico da Política de Valorização dos Servidores na Atual Gestão

Um dos elementos da política de valorização dos servidores adotada pela Gestão Luizianne Lins foi a imediata recuperação do poder de compra dos salários dos servidores. De fato, as 3 principais marcas da modesta política de recursos humanos das gestões anteriores foram o arrocho salarial, o não pagamento das gratificações e a não realização de concursos públicos. Reverter esta situação foi uma das prioridades da gestão Luizianne Lins. Estes fatos podem ser comprovados pelos dados das tabelas 01 e 02 abaixo:

Tabela 01: Aumento Salarial Concedido

Ano Aumento Salarial Natureza do Aumento Inflação/INPC

Maio/00 a Abril/01 Zero ______________ 7,07
Maio/01 a Abril/02 10,40% Reposição Salarial 9,55
Maio/02 a Abril/03 Zero ______________ 19,36
Maio/03 a Abril/04 3% (jan.) + 8% (maio) Reposição Salarial 5,60
Maio/04 a Abril/05 10% Reposição Salarial e Ganho Real 6,61
Maio/06 a Abril/06 10,30% Reposição Salarial e Ganho Real (Abono) 3,34
Maio/06 a Abril/07 26,10% Ganho Real Médio Com a Implantação dos PCCS 3,51
Maio/07 a Abril/08 5,90% + 7% (PCCS) Reposição Salarial e Ganho Real com Desenvolvimento dos PCCS 5,90

Fonte: SAM/PMF e IBGE

Tabela 02: Crescimento do Número de Servidores e da Folha de Pagamento
Ano Qtde de Servidores Valor da Folha de Pagamento
Dez/Abr-04 38.098 R$ 39.116.617,11
Mai-05 36.649 R$ 41.950.612,80
Dez-05 37.567 R$ 46.231.853,01
Mai-06 38.470 R$ 52.720.320,31
Dez-06 39.943 R$ 57.986.990,96
Abr-07 39.421 R$ 59.066.187,90
Dez-07 40.789 R$ 67.226.969,94
Mai-08 41.173 R$ 75.209.926,30
Dez-08 44.264 R$ 81.365.867,64
Mar-09 43.922 R$ 81.041.829,59
Fonte: SAM/PMF

Atrelados à política de concessão de ganhos reais de salários, a gestão Luizianne Lins instituiu 13 planos de cargos, carreiras e salários, antiga reivindicação dos servidores, valorizando e concedendo ao servidor oportunidades para se promover e progredir na sua carreira.
Também foram destravados os processos de concessão de benefícios que se encontravam represados, como pode ser visto pelo crescimento do número de servidores que foram contemplados entre 2004-2009: gratificação ou incentivo de titulação acadêmica (aproximadamente 800), gratificação de insalubridade (aproximadamente 3.400), dentre outras.
Ainda como parte desta política, foi criada a GEFAT/SEFIN e G-SAMU, o valor da regência de classe/Educação foi ampliado (40% para 47%), foi aumentado o valor da GAT/AMC e da produtividade/PGM. Estamos também estendo a GEAHT/IJF (40%) para os servidores de nível médio e fundamental (prometida desde 1994 e regulamentada nesta gestão); e pagamos hoje um dos maiores salários aos médicos, guarda municipal e professores.
Em resumo, comparando a taxa de inflação do período de Maio/04 a Abril/08, aferida pelo INPC/IBGE, com os ganhos salariais concedidos pela gestão Luizianne Lins é possível perceber a política de recuperação do poder de compra dos salários praticada. De fato, contra uma taxa de inflação acumulada de 20,77% foram concedidos 62,02% de aumento salarial. Isto significa que a PMF concedeu um ganho real de aproximadamente 35%.

terça-feira, 16 de junho de 2009

DIRETOR DA PETROBRAS FALA DO DIESEL + LIMPO. NO EVENTO DEODATO RAMALHO DISCUTE PARCERIA DA PMF COM A GIGANTE DO PETRÓLEO.


PARCERIA COM PETROBRAS
Japonesa poderá bancar refinaria Premium II
Refinaria do Ceará, a ser encravada no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, além de consolidar um sonho cearense, deverá mudar a face do Estado (Foto: Juliana Vasquez)
Diretor da Petrobras afirma que negociações com a Mitsui para refinaria estão ´bastante avançadas´A empresa japonesa Mitsui poderá bancar integralmente os investimentos para instalação da refinaria Premium II no Ceará. A Petrobras, que assinou um Memorando de Entendimentos com o grupo estrangeiro para sua integração no projeto cearense, deverá firmar a parceria. Apesar de as negociações ainda estarem sendo feitas, de acordo com o diretor de Abastecimento da estatal, Paulo Roberto Costa, que concedeu coletiva à imprensa ontem, em Fortaleza, os entendimentos estão ´bastante avançados´.De acordo com o diretor, a alternativa que está sendo avaliada é de os japoneses tornarem-se sócios minoritários da usina, responsabilizando-se pelo aporte de US$ 11,1 bilhões estimados para a sua construção. ´Acredito que ela [a Mitsui], possivelmente, vá trazer outros sócios, já que o investimento é muito grande para uma refinaria desse porte´, complementa ele.Paulo Roberto informou que a intenção é de que os japoneses passem a ter algo em torno de 20% dos ativos da usina, ficando os 80% restantes com a Petrobras. ´O pagamento desse financiamento pode ter a possibilidade de ser feito também com produtos que a gente virá a produzir na refinaria. Forneceríamos à Mitsui e ao Japão, eles tem um interesse muito grande nisso, inclusive o governo japonês´, afirma. A estatal já havia confirmado as negociações através de nota, onde afirmava que o investimento previsto e as fases do projeto estão mantidos. O início das operações do empreendimento está previsto para setembro de 2013.A Mitsui, uma das maiores forças da economia japonesa, já é parceira da Petrobras em outros projetos da estatal. Acordo firmado entre as duas prevê a construção de 40 usinas de álcool no Brasil, ficando ambas as empresas como minoritárias nos empreendimentos (com limite de 30% de participação). Cada usina estaria avaliada em US$ 200 milhões, com capacidade de produção de 200 a 250 milhões de litros de álcool por ano.Assim como está fazendo com a Premium II, a Petrobras assinou um memorando com a também japonesa Marubeni Corporation para a construção da Premium I, a ser erigida no Estado do Maranhão.Podendo processar 600 mil barris diários de petróleo, a unidade maranhense terá o dobro da capacidade da usina cearense, e está estimada em US$ 20 bilhões.EntravesApesar desse avanço, a instalação da refinaria no complexo do Pecém ainda encontra um entrave: a entrega do terreno à Petrobras, a ser realizada pelo Governo do Estado. Existe uma processo sendo tramitado na Justiça que afirma que em parte da área a ser destinada à usina se encontra uma reserva indígena.O diretor da Petrobras se reuniu ontem com o governador para tratar do assunto e, de acordo com a assessoria de imprensa do governo, Cid Gomes tranqüilizou o diretor afirmando que as desapropriações estão ocorrendo normalmente dentro dos prazos.LubnorA Petrobras também está com um estudo em desenvolvimento para definir como ficará a sua atual Unidade de Lubrificantes e Derivados de Petróleo do Nordeste (Lubnor), refinaria de pequeno porte localizada no bairro Vicente Pinzón. ´A alternativa, ainda que não conclusiva, porque ainda não terminamos os estudos, é de que a Lubnor seja absorvida pela Premium II´, informa o diretor de Abastecimento da Petrobras.Tal transferência da unidade para o Complexo Industrial e Portuário do Pecém, onde se localizará a Premium II, já foi, inclusive, sugerida por parlamentares cearenses, posto que a Lubnor se encontra inserida em meio a residências e tanques de combustível.A Lubnor já havia prevista, para o segundo semestre do ano passado, a contratação da empresa que faria a duplicação das instalações da refinaria. De acordo com o gerente de Comercialização da Lubnor, Eduardo Bellaguarda, as obras de terraplanagem já foram concluídas, mas o processo de duplicação foi paralisado à espera da decisão da Petrobras sobre o futuro da usina, através do estudo de sinergia com a Premium II em processo.A Lubnor foca a sua atuação na produção de asfalto e lubrificantes, gerando empregos para cerca de 900 pessoas.
NO CEARÁ
Unidade de refino vai produzir diesel menos poluente, o S-10Para seguir a tendência de diminuição de poluentes nos combustíveis fósseis, a Premium II, futura refinaria cearense, produzirá o Diesel S-10, derivado ainda menos poluente que o S-50, comercializado desde o dia 1º de maio deste ano em todos os postos de combustíveis da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). De acordo com o diretor Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, existe um acordo feito com o Ministério Público para que, a partir de 2013, todo o diesel comercializado seja do tipo S-10. Apesar de a refinaria cearense ser voltada para a exportação, ele diz que parte de sua produção de diesel será utilizada para abastecer o mercado nacional. Antes do dia 1º de maio os postos de combustíveis de Fortaleza vendiam o diesel S-500, dez vezes mais poluente que o S-50, com maior teor de enxofre. A alteração foi divulgada ontem pelo diretor da Petrobras. Neste período, quase 40 mil m³ do combustível foram comercializados na região.De acordo com Paulo Roberto, apesar de o S-50 ser entre 8% e 10% mais caro nas refinarias, ele não está sendo revendido a preços superiores ao S-500. Atualmente, o diesel que está vindo à RMF é importado, mas a Petrobras pretende que o abastecimento possa, no futuro, ser feito completamente por diesel produzido no País.

Parceria com a Prefeitura
Durante a coletiva, o secretário de Meio Ambiente de Fortaleza, Deodato Ramalho, afirmou que existem planos de criar uma parceria com a Petrobras para que a Capital forneça óleo de cozinha já usado para a estatal, material utilizado para a produção de biodiesel. A cidade ainda não tem uma destinação econômica para esse óleo, que é despejado no esgotamento sanitário.O diretor da Petrobras afirmou que será feita uma avaliação dessa possibilidade.
(DN - NEGÓCIOS, 16.06.2009)

segunda-feira, 15 de junho de 2009

NAÇÃO ALVINEGRA DE LUTO. MORRE TIQUINHO O HERÓI DO TETRA.


Morreu hoje, em Fortaleza, um dos mais queridos atletas do Alvinegro de Porangabussu de do também Alvinegro Fogão, do Rio de Janeiro. Tiquinho, o autor do gol do tetra, está sendo velado na Sede do Ceará Sporting Clube, onde vivia, lamentavelmente dominado pelo álcool. Vejam abaixo uma matéria sobre a trajetória do Tiquinho.
Tiquinho, de grande promessa ao abandono - por mauricio pires - sexta, 12 setembro 2008, 15:00
Este tópico é uma homenagem ao talento que vi há 38 anos atrás. Tudo levava a crer que teríamos mais um jogador de seleção e a esperança não era compartilhada por poucos, quem o via se empolgava.
Quem ia ao Maraca nos anos 70 a 73 certamente deve ter assistido alguma preliminar, onde um ponta-esquerda pretinho, pequenininho, driblador dos bons, que marcava gols e fazia a nossa torcida delirar. Ele era o Tiquinho, a quem eu nutria - junto com todos que o assistiam - enorme esperança de vir a ser um novo craque para o time principal.
A sua passagem pelo time principal nunca empolgou, talvez a bebida e quem sabe as drogas teriam minado aquele futebol tão envolvente. Hoje o Tiquinho mora e dorme, bêbado, em bancos da Sede do Ceará Sporting Clube Eis o que colhi no blog do João Roberto no Globo.com, falando sobre o nosso Tiquinho - cujo nome era Onofre Aluísio Batista. Com ele, foi estrela no peito e taça na mão.
Tiquinho – Infelizmente não achei registro do nome desse menino de ouro, mas vou contar aqui o seu feito. Em 1973, por ter sido Tricampeão Carioca de Juvenil. O Fogão foi representar o Brasil no torneio de Croix, na França – que equivale a um mundial oficial da categoria. A nossa garotada foi devastadora e levantou a Taça. Tiquinho, que já estava acostumado a embalar adversários no Maracanã, não tomou conhecimento da gringalhada e sagrou-se artilheiro. O título emocionou presidentes de muitas confederações, incluindo o tricolor João Havelange. B-O-T-A-F-O-G-O!
E no Ceará ele foi ídolo, vejam o que diz o PortalVozão.com 12/04/2007 Por onde anda "Tiquinho"? Pouca gente conhece Onofre Aluísio Batista. Mas, quando falamos em Tiquinho, todo torcedor do Ceará sabe quem é. Mesmo quem não teve a sorte de vê-lo jogar, sabe da grande participação dele na história do Mais Querido. Além de ser figura carimbadíssima no campo do Ceará, onde trabalhou até o ano passado(2006) nas categorias de base do Vozão, ficou imortalizado como o autor do gol do Tetra Campeonato Cearense, em 1978. A narração deste gol, na voz do Gomes Farias, se transformou num hino da torcida e é usado como forma de amuleto pelo torcedor nos momentos de festa. Filho do ex-atleta Sabará, que atuou no Vasco, Tiquinho ganhou este apelido das enfermeiras que trabalharam em seu parto, pois nasceu de sete meses e era muito pequeno. Foi trazido para o Alvinegro pelos dirigentes Franzé Morais, Eulino Oliveira e Antônio Góis, aproveitando o ótimo relacionamento que existia entre o Ceará e o Botafogo, já que o atual técnico do Clube da Estrela Solitária, Zagallo, não queria perder o rápido e habilidoso ponta-esquerda. Hoje, Tiquinho é considerado uma lenda do Futebol Cearense, e está sempre presente aos jogos do Ceará, onde aproveita o carinho que recebe dos torcedores para conversar sobre futebol e contar várias histórias sobre sua carreira. Um momento emocionante proporcionado por Tiquinho, foi na festa de aniversário de 90 anos do Ceará Sporting, onde, após a missa realizada pelo Padre Gotardo Lemos, ele pegou o microfone e começou a narrar o “gol do tetra”, feito por ele, na final do Campeonato Cearense de 1978: “momentos finais da jogada Ivanir, passou, atenção, vai marcar o gol, chutou, Tiquinho, meteeeeeu, gooooooollll, time Pai dégua!” Foi uma explosão de alegria, onde todos os presentes passaram a gritar seu nome, levando-o às lágrimas.
Postado por Deodato Ramalho