terça-feira, 3 de janeiro de 2012


Café com a Presidenta
Programa de rádio "Café com a Presidenta", com a Presidenta da República, Dilma Rousseff
02/01/2012 às 08h40

Rádio Nacional, 02 de janeiro de 2012

Luciano Seixas: Olá, amigos, eu sou o Luciano Seixas e estou aqui para dizer que o “Café” de hoje será diferente. A presidenta Dilma Rousseff deixou uma mensagem de fim de ano para os brasileiros e brasileiras, e nós vamos ouvir alguns trechos.

Presidenta: Queridas brasileiras, queridos brasileiros. Nada melhor para uma mãe ou para um pai de família, quando pode dizer a seus filhos: apesar das dificuldades, graças a Deus este foi um ano bom e, com certeza, o próximo será ainda melhor. Igual a cada um de vocês, ainda estou longe de me sentir satisfeita, mas tenho cada vez mais convicção de que podemos e vamos avançar muito mais. Com planejamento e políticas acertadas, estamos conseguindo proteger a nossa economia, os nossos setores produtivos e, sobretudo, o emprego dos brasileiros. Estamos transformando um momento de crise em um momento de oportunidade e entrando em uma nova era, uma era de prosperidade. No ano em que quase todos os países do mundo perderam emprego, nós criamos mais de dois milhões de novos postos de trabalho. No ano em que grandes potências mundiais estão tendo crescimento negativo ou igual a zero, nós vamos ter um bom crescimento, porque ele está acompanhado de inflação baixa, de juros descendentes, aumento do emprego, distribuição de renda e diminuição de desigualdades.

Luciano Seixas: A presidenta Dilma Rousseff também falou sobre as perspectivas para o ano que começa agora.

Presidenta: 2011 foi um ano de grande prova e 2012 será mais um marco de consolidação do modelo brasileiro. 2012 começará com menos tributos para as mais de 5 milhões de pequenas empresas que estão no Simples e para os Microempreendedores Individuais. Estes empreendedores também vão ter crédito mais fácil e mais barato. Todos os brasileiros vão ter mais facilidades para comprar a casa própria. Até 2014, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil vão investir mais de R$ 125 bilhões no Minha Casa, Minha Vida. Somente este ano, já contratamos 341 mil novas moradias, entregamos 400 mil moradias e outras 500 mil estão em obras. Serão milhões e milhões de famílias pobres e de classe média realizando o sonho da casa própria. Reduzimos também o IPI sobre geladeiras, fogões e máquinas de lavar, para baratear o custo desses produtos. Também renovamos a redução de tributos de caminhões, utilitários e máquinas agrícolas, para apoiar a nossa agricultura. Com menos impostos e mais crédito a economia brasileira vai crescer mais.

Luciano Seixas: Os investimentos em obras e os programas sociais também foram destaque na mensagem de fim de ano da presidenta Dilma.

Presidenta: Mais emprego, mais progresso, mais desenvolvimento e melhor infraestrutura continuarão sendo trazidos pelas obras do PAC que, em 2012, ganharão ainda mais ímpeto, em todo território nacional. Porém, uma coisa, em especial, aumenta a minha alegria. É o fato de que, além de garantir a estabilidade econômica, o governo vai poder ampliar nossas políticas de apoio aos mais necessitados. Por exemplo, o programa Brasil Sem Miséria, que já produziu grandes resultados, vai se consolidar plenamente em 2012. Também vamos poder consolidar programas que o governo federal criou recentemente. Já liberamos recursos para a construção de 1500 creches e pré-escolas, e estamos na fase final de seleção de mais 1500 novas creches para 2012. Na saúde, o Melhor em Casa vai continuar levando assistência médica de qualidade na própria casa de milhões de brasileiros. O SOS Emergências vai continuar melhorando o atendimento nos principais prontos-socorros do país. Com investimentos de R$ 4 bilhões, estamos implantando o programa "Crack, é possível vencer", que vai dar assistência médica, social e pedagógica aos dependentes de droga e suas famílias, e vai também combater de forma vigorosa o narcotráfico e suas máfias. Por meio do programa Viver Sem Limites daremos um forte apoio aos 45 milhões de brasileiros que sofrem com alguma deficiência física ou psicológica. Na educação, o Pronatec vai continuar matriculando alunos em cursos técnicos em todo o país. Até 2014, vamos preencher 8 milhões de vagas.

Luciano Seixas: A presidenta Dilma Rousseff disse ainda que conta com você, cidadão brasileiro, para construir um país mais rico e sem pobreza.

Presidenta: Juntos nós, brasileiros, vamos continuar melhorando econômica, social e politicamente, e reforçando nossos valores morais e éticos. Vamos continuar transformando o presente e construindo um belo futuro para nossos filhos e netos.

Luciano Seixas: Você que nos ouve, pode acessar este programa na internet pelo www.cafe.ebc.com.br. Um Ano Novo cheio de realizações para você, nosso ouvinte, e até semana que vem.

2 comentários:

ADRIANO disse...

“O QUE MAIS ME IMPRESSIONA NOS FRACOS E QUE ELES PRECISAM HUMILHAR OS OUTROS PARA SENTIREM-SE FORTES” MAHATHS GANDHI

maria eduarda disse...

Perguntaram ao Dalai Lama:
O que mais te surpreende na Humanidade?
Ele respondeu:
“Os Homens.... porque perdem a saude para juntar dinheiro”, depois perdem dinheiro para recuperar a saude.
E por pensarem anciosamente no futuro, esquecem do presente de tal forma que acabam por não viver nem o presente nem o futuro. E vivem como nunca fossem morrer...