quinta-feira, 11 de junho de 2009

CUIDAR DE GENTE: A DIFERENÇA QUE FAZ BEM!


Artigo
O que não se diz sobre buracos
Luciano Feijão11 Jun 2009 - 00h42min
Historicamente, a preparação para o período chuvoso nunca recebeu a devida atenção na área do Semiárido. Entre os serviços de saneamento, a drenagem raramente é priorizada nas políticas públicas – afinal, investir milhões em obras que ficam enterradas não resulta em dividendos políticos e eleitorais. O asfalto é o agente que mais sofre com a insuficiência da drenagem em Fortaleza: a formação de buracos nas ruas é a materialização desse problema, pois a água, o solvente universal, associada ao tráfego de veículos, naturalmente corrói o asfalto. Os danos nas vias não são causados, portanto, pela má qualidade da massa asfáltica, já que a Usina de Asfalto de Fortaleza mantém, desde 2006, um laboratório para controle de qualidade. Para diminuir os problemas decorrentes das fortes chuvas de 2009 nas vias, a Prefeitura de Fortaleza está investindo 22 milhões de reais na Operação Tapa-Buracos. Mas mesmo com as chuvas e os problemas de drenagem, o impacto das águas sobre a população este ano tem sido bem menos intenso do que em 2004, por exemplo, quando 6 pessoas morreram e 97.873 foram diretamente atingidas. Desde 2005, nenhuma morte foi registrada em decorrência da quadra chuvosa. Este ano, apesar de a intensidade das chuvas estar 58,7% acima da média, apenas 77 famílias foram desalojadas e já estão devidamente abrigadas. Para resolver definitivamente nosso problema de drenagem, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Seinf) desenvolveu o Programa de Drenagem Urbana (Drenurb), que irá reestruturar integralmente esse sistema. Mais de 93 milhões de reais já foram garantidos através do PAC. Encaminhando soluções definitivas para problemas estruturais históricos de nossa cidade, a Prefeitura de Fortaleza garante os serviços necessários para minimizar os danos da chuva à população. Luciano Feijão - Engenheiro Civil. Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano e Infra-Estrutura de Fortaleza

3 comentários:

Alfredo Carlos ! disse...

Amigos blogueiros, Fortaleza tem problemas estruturais que datam de muito antes da Prefeita Luizianne Lins. Antes dela O ex Prefeito Jurací Magalhães passou cerca de 11 anos na Prefeitura, quando saiu deixou uma herança maldita, era buraco por todos os lados, hoje já podemos notar uma pequena infraestrutura coesa se formando na capital. Isto sem falar nos serviços de saúde e educação que eram péssimos, que hoje em dia têm melhorado muito. O hospital da mulher tá saindo, as creches estão voltando a funcionar, os salários melhoraram muito, passagens de ônibus aos domingos e feriados estão congeladas faz quase 05 anos. Apesar das pesadas chuvas desse ano e do ano passado, a Prefeita já vai começar a grande operação de asfaltamento total. A nossa Capital na copa do mundo vai está linda gente. Forte abraço.

Anônimo disse...

ALFREDO CARLOS SERAR QUE VOCE ESTA FALANDO SERIO, SE ESTIVER SEI QUE VOCE FAZ MUITO TEMPO QUE NÃO ANDA EM FORTALEZA, ACHO QUE VOCE TEM QUE LAVAR A BOCA PRA COMPARAR A ADMINISTRAÇÃO DO JURACIR COM A DA LUIZIANE, SE VOCE MIM MOSTRAR UMA OBRA DA PREFEITA EU TI MOSTRO 10, QUER COMPARAR É SO CITAR QUE DIGO.

Anônimo disse...

SO UMA COIZINHA ALFREDO CARLOS,PRA VOCE VER COMO ESTA FALANDO MENTIRA, A PASSAGEM SOCIAL FOI APROVADA A MENOS DE UM ANO, E CUSTAVA 1,00 REAL AOS DOMINGOS, NÃO É DOMINGOS E FERIADO, HOJE A TARIFA SOCIAL É 1,20, ESSA PASSAGEM FOI APROVADA PELA POPULAÇÃO DE FORTALEZA, VOCE DEVIA SE INFORMAR MELHOR PRA NINGUEM TI DESMINTIR, POSSO NÃO SABER NADA DA ADMINISTRAÇÃO DE BOA VIAGEM, POIS MORO EM FORTALEZA A 17 ANOS.