quinta-feira, 11 de junho de 2009

O CORPO DE CRISTO.


Corpus Christi
Católicos celebram a presença de Cristo na Eucaristia
Missas, procissões e adoração ao Santíssimo Sacramento marcam hoje o Corpus Christi. Para os católicos, a festa celebra o corpo de Cristo presente na Eucaristia. O arcebispo de Fortaleza preside missa no Santuário de São Benedito, no Centro
Católicos celebram hoje Corpus Christi com a realização de missas, procissões e adoração ao Santíssimo Sacramento nas paróquias. A celebração que demonstra solenemente a fé na presença real de Jesus Cristo na Eucaristia é uma festa cuja data é móvel, sendo sempre comemorada na quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, ocorre sempre 56 dias depois do domingo de Páscoa.

O fato de ser festejada numa quinta-feira se dá por alusão à Quinta-Feira Santa, dia no qual, segundo a tradição cristã, Jesus fez a última ceia com seus apóstolos e mandou que celebrassem sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu corpo e sangue. No Santuário Arquidiocesano de São Benedito, no Centro, que está celebrando sua 71ª Semana Eucarística com o lema Eucaristia: celebração da justiça e da paz, o arcebispo de Fortaleza, dom José Antônio Tosi, presidirá a celebração solene de Corpus Christi a partir das 16 horas. Logo após, terá início a procissão em direção à Catedral Metropolitana de Fortaleza, onde, na chegada, haverá mais uma celebração pelo dia.

Em diversas cidades brasileiras é tradição a confecção de um tapete artesanal para homenagear o corpo de Cristo. Em Fortaleza, essa tradição é mantida na Igreja do Cristo Rei, localizada na rua Nogueira Acioly, 805, no Centro. No local, durante todo o dia de ontem, membros das diversas pastorais que atuam na paróquia estiveram preparando o que vai decorar a passagem da procissão a partir das 18 horas de hoje. De acordo com Consuêlda Azevedo, secretária da paróquia, a igreja vai permanecer durante todo o dia aberta à visitação pública. Durante a noite, haverá a celebração solene de Corpus Christi, a qual está marcada para começar às 18 horas. Na sequência, sairá do local a procissão que vai percorrer ruas próximas.

(Rosa Sáda Redação11 Jun 2009 - 00h37min)

Um comentário:

Alfredo Carlos ! disse...

Amigos blogueiros, nesse dia 11 de junho em que é reverenciado o santo corpo de Jesus, desejamos a todos os nossos sinceros amigos, muito sucesso na vida, muita saúde e muita paz no ceio de suas famílias.