quinta-feira, 30 de junho de 2011

FORTALEZA LIMPA E BELA.


Cidade se prepara para receber turistas
Fonte: O POVO Online/OPOVO/Fortaleza

A "Operação férias" foi lançada em Fortaleza e tem o objetivo de preparar a cidade para receber os turistas da alta estação. Ontem, o calçadão da Beira-mar começou a ser lavado

30.06.2011| 01:30


Beira Mar é preparada para receber os turistas nas férias (IANA SOARES)
Primeiro a água era jogada no calçadão. Depois, os funcionários da limpeza esfregavam o chão com vassouras. E varredeiras mecânicas terminavam a limpeza. Assim, o calçadão da avenida Beira-mar foi limpo. A atividade faz parte da “Operação Férias”, que prepara a cidade para receber os turistas.

As varredeiras mecânicas foram o centro das atenções. Uma possuía esfregão e terminava a limpeza da calçada. A outra retirava o lixo da areia de praia. “Esse trabalho é feito de madrugada, por isso muita gente desconhece”, afirma João Júlio Sombra, superintendente da Ecofor.

A varredeira da praia funciona da seguinte maneira: uma lâmina entra na areia, leva o material para a peneira e o lixo fica retido. “Por enquanto, ela só trabalha na Praia de Iracema”, informa João Júlio. O mutirão de limpeza do principal cartão postal de Fortaleza acontece de três em três meses, segundo a Ecofor. Além disso, há o trabalho de varredura diária.

Reciclagem



Outro assunto discutido no lançamento foi a reciclagem do lixo. Com a aprovação da lei de resíduos sólidos, aprovada em agosto de 2010, as cidades precisam se preparar para fazer a coleta seletiva. Uma das ações pensadas é trabalhar junto com os catadores, aliando responsabilidade social e ambiental.

Nesse caso, o resíduo coletado em condomínios ou empresas, por exemplo, serão encaminhados para os galpões de reciclagem. Assim, os catadores deixariam de fazer a coleta na rua, puxando as famosas carroças de reciclagem. “Estamos pressionando a Câmara de Vereadores para que seja aprovada a lei de resíduos sólidos proposta pela Prefeitura”, informa Nilda Souza, presidente da Rede Cearense de Catadores.

O secretário do Meio Ambiente de Fortaleza, Deodato Ramalho, ressalta que a população precisa compreender a necessidade de realizar a reciclagem do lixo. Além da parceria com os catadores, Deodato informa que a médio e longo prazo as empresas de coleta de lixo deverão estar adaptadas para fazer a coleta seletiva
domiciliar.

ENTENDA A NOTÍCIA

A “Operação Férias” foi lançada em Fortaleza e tem o objetivo de preparar a cidade para receber os turistas da alta estação. Ontem, o calçadão da Beira-mar começou a ser lavado. A areia da praia de Iracema também foi limpa por varredeiras mecânicas.

Geimison Maia
geimison@opovo.com.br

13 comentários:

Anônimo disse...

Realmente é limpa mesmo, só se for onde os turistas vão passar, como nessa foto da postagem calçadão da Beira-Mar, pelo amor de Deus não queiram tapar o sol com a peneira, todos nós sabemos que não é assim, é só perguntar as pessoas que vão a Fortaleza que elas vão dizer que a cidade é uma fedetina, mijo por todos os lados, lixo, buracos negros.

Anônimo disse...

Conheço Fortaleza pois tenho parentes meus no Siqueira e sou testemunha que a limpeza passa nos dias cefrtos, o problema maior é o povo mau educado que fica jogando as coisas nas ruas. Frotaleza nunca teve tanta competencia na limpeza da cidade. Quem diz o contrário tá mentindo. Perto do Siqueira tem até o que eles chamam de GAri Comunitário que entra nas ruas pequenas onde num entra carro. Aqui em Boa Viagem tem isso?

Anônimo disse...

esse epitácio menezes, sei não... ele dar as notícias da demagogia do prefeito com um prazer tão grande... o mesmo não acontece com as notícias de interesse realmente de boa viagem.

ele se refere a rádio da mentira como co-irmã, chega enche a boca.....

co-irmã apenas como veículo né epitácio...porque no conteúdo nada a ver. evite esse adjetivo de co-irmã ara equiparar duas emissoras tão distintas. A chapa branca serve a deus e ao diabo ao mesmo tempo, enquanto a lili está a serviço da verdade e da informação.

deodatim, olho nesse epitácio menezes com essa cara de anjo.

sim, somos Jumentos disse...

Boa Viagem com certeza é o município que tem a maior população de jumentos do estado do Ceará e o terceiro do Brasil com certeza.

O genro da mocinha do sindicado um ilustre e inútil desconhecido e parasita que nunca fez nada pelo município de Boa Viagem recebeu o título de cidadão boa viagense por unanimidade por 10 x 0.

Já o Honesto, Competente e Trabalhador Promotor Marcos Vinícios recebeu um voto contrário a seu título de cidadania da cidade de Boa Viagem.

Aconteceu disse...

Roberto silva bote a voz da vereadora mocinha, do anchieta e do lider do prefeito Jovino Mendes quando eles disseram na Câmara Municipal que pobres não podem ganhar mais de R$ 40,00 (quarenta reais) por que já são acostumados a passar fome mesmo.

Anônimo disse...

logo que terminou o programa do R. Silva, coloquei na radio chapa branca e ouvir os veriadoes que dizem amem ao prefeito(anchieta, F.concede e Valdenir) falando que não trabalhão apenas duas horas por semana e sim a semada toda hora. O veriador Valdenir sim, paresse que ele trabalha na prefeitura, pois eu vejo ele todos os dias lá, de dia e de noite~, nao cei fazendo o que!

Anônimo disse...

Quem estar se confundindo?!!!
A vereadora Rosa ou o epitácio.?!!!
A rosa falou que o projeto "compra de voto, bolsa esmola" do prefeito municipal de 40,00 não foi aprovado hoje, porque a sessão já tinha passado da hora e algum vereador poderia entrar na justiça anulando a sessão.

já o reporter epitácio disse que o projeto foi aprovado!!!

A ingratidão disse...

O que é que o vereador valdenir tem que não fala mais nem no Marcos Cals só fala no "meu deputado Cirilo Pimenta"?!!

Tenha vergonha nessa cara vereador.
cuspindo no prato que comeu.
Quem era você se não fosse o Marcos Cals seu ingrato, parasita do poder, Inúltil.

Sinto vergonha de mim disse...

SINTO VERGONHA DE MIM

Sinto vergonha de mim…
por ter sido educador de parte desse povo,
por ter batalhado sempre pela justiça,
por compactuar com a honestidade,
por primar pela verdade
e por ver este povo já chamado varonil
enveredar pelo caminho da desonra.

Sinto vergonha de mim
por ter feito parte de uma era
que lutou pela democracia,
pela liberdade de ser
e ter que entregar aos meus filhos,
simples e abominavelmente,
a derrota das virtudes pelos vícios,
a ausência da sensatez
no julgamento da verdade,
a negligência com a família,
célula-mater da sociedade,
a demasiada preocupação
com o “eu” feliz a qualquer custo,
buscando a tal “felicidade”
em caminhos eivados de desrespeito
para com o seu próximo.

Sinto vergonha de mim 2 disse...

Tenho vergonha de mim
pela passividade em ouvir,
sem despejar meu verbo,
a tantas desculpas ditadas
pelo orgulho e vaidade,
a tanta falta de humildade
para reconhecer um erro cometido,
a tantos “floreios” para justificar
atos criminosos,
a tanta relutância
em esquecer a antiga posição
de sempre “contestar”,
voltar atrás
e mudar o futuro.

Tenho vergonha de mim
pois faço parte de um povo que não reconheço,
enveredando por caminhos
que não quero percorrer…

tenho vergonha de mim fim disse...

Tenho vergonha da minha impotência,
da minha falta de garra,
das minhas desilusões
e do meu cansaço.
Não tenho para onde ir
pois amo este meu chão,
vibro ao ouvir meu Hino
e jamais usei a minha Bandeira
para enxugar o meu suor
ou enrolar meu corpo
na pecaminosa manifestação de nacionalidade.

Ao lado da vergonha de mim,
tenho tanta pena de ti,
povo boaviagense!

Marcus Kales disse...

"A ingratidão é filha da soberba." (Miguel de Cervantes)

"A ingratidão é o mais horrendo de todos os pecados." (Alexandre Herculano)

"Todos aqueles, cuja alma é sufocada pela soberba e a arrogância, sempre estão fazendo se identificar também pela ingratidão, um dos mais baixos sentimentos que assolam a humanidade." (Ivan Teorilang)

Anônimo disse...

Sim eu li bem, foi aprovado um titulo de cidadão ao genro da vereadora Mocinha ( a viúva negra que insiste em ser santa) que diabos de serviços esse rapaz prestou ao povo de Boa Viagem ou melhor quem diabos é ele. O Epitácio falou que a Mocinha disse que ele fez relevantes serviços ao sindicato que representa os trabalhadores rurais, gente veja aonde já chegamos, palhaçada é essa e tem mais foi aprovado por ananimidade por esses vereadores de “merda”

TALVEZ TENHA PRESTADO SERVIÇOS RELEVANTES A SUA FILHA QUE NASCEU AQUI.