quarta-feira, 1 de junho de 2011

NA MESMA "ESCOLA" DE BOA VIAGEM...

Prefeitura paga R$ 24 mil por trabalho de defunto

Fonte: O POVO Online/OPOVO/Politica

Segundo a folha de pagamentos do Executivo, o fotógrafo Manoel Lima, falecido em 2008, atuou como professor e chefe de gabinete em 2009

01.06.2011| 01:30 - O POVO.

Na Prefeitura de Tejuçuoca, a morte não é um impedimento para a prestação do serviço público. Naquele município, distante 159,7 km de Fortaleza, o fotógrafo Manoel Lima de Sousa, falecido ainda no ano de 2008, recebeu exatos R$ 24.103,90 por serviços prestados durante o ano 2009. Pelo menos é o que consta na folha de pagamento do Executivo municipal.

O caso do jornalista é o mais emblemático dentre outras tantas irregularidades no gasto com pessoal da Prefeitura apresentadas pelos vereadores de Tejuçuoca Guto Mota (PTB) e João Matos (PSB).

Munidos de comprovantes da Receita Federal e de documentos obtidos no Portal da Transparência do próprio município, os parlamentares atestam que Manoel Lima recebeu por atuar como professor e chefe de gabinete municipal sem nunca ter exercido tais funções.

As irregularidades foram descobertas somente quando a irmã do jornalista, a microempresária Verônica Lima, tentou resolver um problema na Receita Federal.

“Até 2008, ele prestou serviço de fotógrafo e também fazia algumas matérias para prefeituras do Interior. Acho que tiveram acesso ao CPF e identidade dele e fizeram essa maracutaia. A prefeitura usou indevidamente o nome dele”, acusou. Os vereadores ingressaram com denúncias formais no Ministério Público Estadual (MPE) e no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).

Por dois dias, O POVO tentou ouvir o prefeito Edilardo Eufrásio (PSDB). Na segunda-feira, na sua residência em Fortaleza, sua mãe atendeu a ligação e disponibilizou dois números para contato. Um dos celulares estava fora da área de cobertura ou desligado. No outro, as chamadas foram recusadas. Ontem, mais uma vez, as chamadas não foram atendidas.

ENTENDA A NOTÍCIA


Manoel Lima prestava serviço a prefeituras do Interior até falecer em 2008, por conta de traumatismo crânio-encefálico. Mesmo assim, segundo a folha de pagamentos de Tejuçuoca, atuou como professor e chefe de gabinete em 2009.

Thiago Paiva
thiagopaiva@opovo.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Os Boa viagenses tem memória curta, nós temos 02 casos parecido, o marido da Diretora Zuila do Jantar usou os documentos do Antonio Marinho(falecido) e recebia dinheiro como motorista escolar, ESQUECERAM? e os médicos fantasmas ESQUECERAM?