sexta-feira, 3 de junho de 2011

GOVERNO DILMA, DO PT, AMPLIA PROGRAMA DE COMBATE À MISÉRIA.


Combate à miséria, solidariedade e desenvolvimento econômico

O parágrafo abaixo, extraído da matéria de Rachel Duarte no Sul 21, é talvez a melhor síntese do Programa de combate à miséria, lançado hoje pelo governo federal.

“O grande diferencial do Brasil Sem Miséria é a forma de execução, inversa do habitual. As pessoas normalmente vão buscar os serviços públicos, mas este novo programa propõe que os serviços cheguem até os pobres. ‘O estado é que irá até o pobre e não o pobre até o Estado. Os extremamente pobres não tem muitas vezes nem o registro civil, migram muito em busca de ocupação e estão excluídos ou anônimos ao Estado há tempo‘, explicou Tereza [Campello, titular do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza].”

O programa reúne os demais programas assistenciais do governo federal e coloca na pauta de todos os governantes – federais, estaduais e municipais – o enfrentamento da miséria como responsabilidade do Estado.

Finalmente o Estado reconhece que só se constrói uma Nação digna quando todos os seus habitantes são integrados efetivamente como cidadãos, com os direitos elementares de existência assegurados. A solidariedade se instala como valor e como dever público e não como ação de caridade. Consolida-se a consciência de que os desprovidos precisam ser acolhidos e que cabe ao Estado, em nome da coletividade, romper as barreiras que os mantêm apartados dos benefícios do desenvolvimento social e econômico. Esta é a essência da noção contemporânea de cidadania e de nacionalidade.

O programa de combate à miséria é um passo adiante em relação ao programa Bolsa Família, restrito, até aqui, a garantir a sobrevivência dos beneficiados. O novo programa desenvolverá atividades de acompanhamento e fomento para que as famílias assistidas possam se emancipar do auxílio público, tornando-se independentes.

Convictos da necessidade de que o Plano Brasil Sem Miséria tenha êxito e conscientes de que seu sucesso depende do empenho de todas as instâncias dos poderes públicos brasileiros, do apoio da opinião pública e da adesão dos setores organizados da sociedade civil, reproduzimos, abaixo, trecho da fala da presidenta Dilma Rousseff na cerimônia de lançamento do programa, na esperança de que elas contribuam para convencer os que ainda se mantêm céticos da importância destas ações, não só para a população diretamente atingida, mas para o conjunto da Nação.

“Sem sombra de dúvida, a ascensão social dos milhões de brasileiros nos últimos anos diminuiu a desigualdade social. Mas, também ampliou o nosso mercado interno, tornou nosso país sustentável e acelerou [o] desenvolvimento econômico. O Brasil provou ao mundo que a melhor forma de crescer é distribuindo renda e que a melhor política de desenvolvimento é o combate a miséria”.

6 comentários:

Anônimo disse...

Em nossa cidade infelizmente não se faz política, mas, demagogia.Os demagogos já estão se planejando para enganarem novamente as pessoas...

EDUARDO disse...

(...) Às vezes dizem: vão assistir uma sessão na câmara dos vereadores, mais meu Deus ouvindo o Jovino e Anchieta preocupado sempre em não ferir o nandinho estão sempre dizendo: não e nada contra o prefeito............ Vão se preocupar com o povo não em ter medo de ferir uma pessoa como este prefeito, lembrem que ele não tem respeito por ninguém nem com quem deu sempre a Mao para ele, O Dr Sergio, marcos Calls. Vocês tem que não ferir e o povo que erradamente colocaram vocês ai.

Anônimo disse...

CONCORDO PLENAMENTE COM CV EDUARDO A GENTE Ñ TEM ESTIMULO PARA ASSISTIR NENHUMA REUNIÃO NA CAMARA MUNICIPAL DE BV É UMA VERGONHA NOSSOS VEREADORES.
VAMOS INOVAR PRA VER SE MELHORA!
FLAVIA

Anônimo disse...

Jovem chinês vende rim para comprar Ipad2

Um jovem chinês de 17 anos vendeu um dos seus rins para, com o dinheiro, comprar um Ipad2 - objeto de culto de adolescentes e adultos em todo o mundo.

Também na China, o mais novo e cobiçado lançamento da Apple foi para o topo da lista de sonhos de consumo.

Assim como por aqui, do outro lado do mundo os minicomputadores multimídia, da família dos tablets, é símbolo de status e poder aquisitivo.

Tudo começou em um site que anunciava comprar rins de pessoas saudáveis.
O jovem disse à "Shenzhe TV" que foi a uma cidade de uma outra região do país, onde foi operado num hospital.

Três dias depois, o jovem deixou o hospital sem um dos rins e com dinheiro equivalente a 1,3 mil dólares.

No caminho para casa realizou o seu "sonho" e comprou um Ipad2. Com o troco, ainda deu para comrar um Iphone.

O problema é que a mãe desconfiou e obrigou o rapaz a confessar de onde veio o dinheiro. A muito custo o rapaz confessou e mostrou-lhe a enorme cicatriz que "ganhou" pela compra dos mimos.

A mãe chamou a policia, que até agora não obteve nenhum avanço para identificar responsáveis.

Redação O POVO Online, com informações de José Lage, de Lisboa

http://www.opovo.com.br/app/maisnoticias/internacional/2011/06/03/noticiainternacional,2252529/jovem-chines-vende-rim-para-comprar-ipad2.shtml

Paresse com os vereadores de Boa Viagem, se vendem por qualquer coisa

Anônimo disse...

Em recente entrevista o presidente do PT, Rui Falcão, afirmou que aguardará o pronunciamento do Ministro Palocci, com serenidade e à habitual lisura do Ministro!! Deve estar com aminésia o Deputado Rui Falcão, vamos chamar o Fracenildo para conhecê-lo????VERGONHA SR PRESIDENTE DO PT!!!!!!

Alô Procon disse...

Você sabia que uma moto Bross NXR na nota fiscal é 8.600,00 (oito mil e seissentos reais).
e que o Aromilto, irmão da Alvani ex-conselheira tuelar, cobra 9.500,00 (nove mil e quinhentos reais). 900,00 acima do preço.

Quando um pobre coitado deve 10,00 no comércio a CDL de boa viagem bota o nome do coitado na rádio, esculhamba, bota no spc, faz o diabo.

Mas, quando é um comérciante que cobra um preço abusivo, vende sem nota fiscal, ocupa espaços público como as calçadas.
Ela fica bem caladinha com o rabinho estre as pernas.