segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

CURIOSIDADES! O DIA DO GARI NÃO É HOJE...PORÉM NESSE PERÍODO ELES TRABALHAM COMO NUNCA.

Você sabe quem foi Gari? E a Margarida?

Em época de ditos despropositados contra profissionais tão essenciais a qualquer cidade, não custa conhecer a origem dos apelidos gari e margarida, dados aos varredores de rua:

Qual a origem do nome Gari?

A maioria dos brasileiros – e até mesmos muitos dos que trabalham no setor – desconhecem como eles foram incorporados ao dia-a-dia pela população. Mas essa dúvida termina quando é preciso identificar um coletor, que remove o lixo, ou uma varredora, que limpa as ruas. Aí é só chamar o gari ou a margarida e tudo se resolve.

A palavra gari vem do nome de Pedro Aleixo Gari que, durante o Império, assinou com a Corte brasileira o primeiro contrato de limpeza urbana no Brasil. Aleixo costumava reunir no Rio de Janeiro, cidade onde morava, funcionários para limpar as ruas após a passagem de cavalos, o que nessa época era muito comum.

Os cariocas se acostumaram com esse trabalho e sempre mandavam chamar a “turma do Gari” para executá-lo. Aos poucos e de tanto repeti-lo, a população da cidade associou o sobrenome de Aleixo Gari aos funcionários que cuidam da limpeza das ruas. Assim, o nome gari se espalhou para o restante do País. Em homenagem a ele a Comlurb mantém em Campo Grande, no Rio de Janeiro, uma fábrica de utensílio para limpeza urbana que leva o nome de fábrica Aleixo Gari.

Como surgiu o apelido Margarida?

No início da década de 70, havia carência de mão-de-obra masculina em São Paulo para serviços de varrição, já que os melhores profissionais eram requisitados pelas empresas responsáveis pela construção do metrô.

Naquela época, o então gerente da filial Piracicaba, José Mauro Porto, foi designado pela diretoria de Operações da VEGA para incluir as mulheres no serviço de limpeza pública. A experiência pioneira foi feita com absoluto sucesso e, logo em seguida, repetida em outras regiões, na Capital. Antes mesmo de o teste ser feito em São Paulo, havia uma preocupação em encontrar um nome popular que servisse de alternativa aos já tradicionais, como varredora e servente.

Pensou-se na cor branca, que é sinônimo de limpeza, e na flor, que representa a mulher. Imediatamente, margarida foi considerada o mais adequado, inclusive porque nesse nome está contida a palavra gari. Dias depois, a mídia e a sociedade em geral aceitaram – e elogiaram – o ingresso da mulher na nova atividade profissional junto com seu apelido de trabalho.

Fonte: Site da empresa Vega.

3 comentários:

Prof Alfredo Carlos ! disse...

Colegas blogueiros,

Quero aqui me antecipar e desejar a todos os Garis e a todas Margaridas, os mais fervorosos votos de um Feliz Ano Novo. Que vocês tenham a compreensão da sociedade, o carinho de todos e que Deus Ilumine a todos nessa atividade tão intensa e tão importante para todos nós.

"DEUS OS PROTEJA SEMPRE"

Anônimo disse...

Gostaria de saber se em BV tem algum vereador com capacidade de se indignar perante a falta de EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL dos garis e margaridas da cidade? Se tiver, levante a voz| Represente o povo!

Anônimo disse...

os garis merecem é peia e muita, pois tinha muitos garis que viviam esculhambando o Mazinho. Na outra gestão do atual PRefeito eles ganhavam menos de 1 salário mínimo, o Mazinho aumentou para mais de um salário mínimo e eles trabalharam contra. AGORA AGUENTEM.