sábado, 23 de janeiro de 2010

MORRE O HOMEM E PERMANECE O NOME (Ernandes Brito).


HOMENAGEM PÓSTUMA - MAZINHO
JOSÉ VIEIRA FILHO, BRASILEIRO, CASADO, NASCEU EM 5 DE NOVEMBRO DE 1939, EM BOA VIAGEM (CE), FILHO DE JOSÉ VIEIRA DE LIMA E ADÍLIA MARIA DE LIMA.
CURSOU DA 1ª A 4ª SERIE EM BOA VIAGEM E EM CANIDÉ. A PARTIR DA 5ª SERIE MUDOU-SE PARA FORTALEZA ONDE CURSOU TAMBÉM O ENSINO MEDIO NO COLEGIO ESTADUAL DO CEARÁ – LICEU.
FORMOU-SE EM GEOGRAFIA PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ E EM FARMÁCIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ.INICIOU SUA CARREIRA PROFISSIONAL COMO AUXILIAR DE LABORATORIO DE BIOQUIMICA.
EM 1961 TORNOU-SE SERVIDOR DA SECRETARIA DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO DO ESTADO DO CEARÁ. AOS 22 ANOS COMEÇA A ESCREVER UMA CARREIRA PÓLÍTICA DE SUCESSO, SENDO ELEITO PARA A FUNÇÃO DE VICE-PREFEITO DO MUNICIPIO DE BOA VIAGEM EM 1963, VINDO A ASSUMIR O CARGO DE PREFEITO EM 65. PREFEITO ELEITO EM 1967, FUNÇÃO QUE VEIO A OCUPAR POR MAIS TRÊS MANDATOS, 1973, 1983, 2005, ALÉM DE 02 MANDATOS COMO DEPUTADO ESTADUAL 1973 E 1998.
MAZINHO ERA CASADO A 38 ANOS COM A EDUCADORA MARIA DIAS CAVALCANTE COM A QUAL TEVE CINCO FILHOS: DIANA (IN MEMORIAM), LÍVIA, ALINE, MARCELO E JOSÉ. DESDE 2004 VINHA LUTANDO BRAVAMENTE CONTRA UM CANCER. ELEITO PREFEITO DE BOA VIAGEM PARA O MANDATO DE 2005 A 2008. MESMO COM SUA SAUDE EXTREMAMENTE FRAGILIZADA, RESOLVEU DISPUTAR A REELEIÇÃO NO ANO DE 2008, CRENDO QUE A POLÍTICA ERA UMA MISSÃO QUE NÃO PODIA SER DEIXADA DE LADO MESMO EM MEIO AOS PIORES MOMENTOS DA VIDA.
ONTEM, DIA 22 DE JANEIRO DE 2010, AS 18:35HS, JOSÉ VIEIRA FILHO, MAZINHO, FALECEU EM SUA CASA, AO LADO DE SUA ESPOSA, FILHOS, FAMILIARES E AMIGOS. SAINDO DA VIDA, PRA ENTRAR NA HISTORIA.
A POLÍTICA E O AMOR A BOA VIAGEM SEMPRE FOI A MARCA DO MAZINHO. DAÍ, FELIZ É A COINCIDÊNCIA, DE O SEU FALCIMENTO HAVER OCORRIDO EXATAMENTE NO DIA 22... O QUE REMETE PARA A SUA FILIAÇÃO PARTIDÁRIA.
O CORPO ESTÁ SENDO VELADO NA IGREJA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA, NO BAIRRO DE FÁTIMA. APÓS A MISSA DE CORPO PRESENTE O CORPO SERÁ LEVADO PARA A CÂMARA MUNICIAPAL ALI PERMANECENDO ATÉ ÀS 14H30, E DE LÁ, APÓS AS MERECIDAS HOMENAGENS POLÍTICAS, SERÁ LEVADO À FAZENDA JANTAR ONDE OCORRERÁ O SEPULTAMENTO.

56 comentários:

Francisca disse...

Boa Viagem perde um grande HOMEM Dr.JOSÉ VIEIRA FILHO.

ESTA MÚSICA É PARA VOSSA EXECELENCIA:

MÚSICA:
O HOMEM
Roberto Carlos


Um certo dia um homem esteve aqui
Tinha o olhar mais belo que já existiu
Tinha no cantar uma oração.
E no falar a mais linda canção que já se ouviu.

Sua voz falava só de amor
Todo gesto seu era de amor
E paz, Ele trazia no coração.

Ele pelos campos caminhou
Subiu as montanhas e falou do amor maior.
Fez a luz brilhar na escuridão
O sol nascer em cada coração que compreendeu

Que além da vida que se tem
Existe uma outra vida além e assim...
O renascer, morrer não é o fim.

Tudo que aqui Ele deixou
Não passou e vai sempre existir
Flores nos lugares que pisou
E o caminho certo pra seguir

Eu sei que Ele um dia vai voltar
E nos mesmos campos procurar o que plantou.
E colher o que de bom nasceu
Chorar pela semente que morreu sem florescer.

Mas ainda há tempo de plantar
Fazer dentro de si a flor do bem crescer
Pra Lhe entregar
Quando Ele aqui chegar

Tudo que aqui Ele deixou
Não passou e vai sempre existir
Flores nos lugares que pisou
E o caminho certo pra seguir

Tudo que aqui Ele deixou
Não passou e vai sempre existir
Flores nos lugares que pisou
E o caminho certo pra seguir.

SUA PERDA ME DEIXOU BASTANTE TRISTE.
DIA 22/01/2010 (data importante na sua vida)

Anônimo disse...

me orgulho de sempre ter votado neste homem,porque sabia que ele era honesto,tinha compromisso com o dinheiro publico,planejava suas ações de trabalho,andava pelo municipio,fiscalizando o que estava sendo construido,me orgulhava dele porque quando estava construindo uma escola era como se fosse a propia casa dele.

Anônimo disse...

dignidade de ser boaviagense,amor a terra que nasceu.adeus mazinho

Anônimo disse...

Gostaria de dá uma sugestão a Família do MAZINHO que na missa de sétimo dia em forma de homenagem a ele cantasse a musica de ROBERTO CARLOS - O HOMEM

Silvia disse...

Esta musica de Roberto Carlos -
O HOMEM é linda e fala na verdade QUE MAZINHO plantou aqui na terra e o que floreceu e ficou na história de Boa viagem.
Obrigado! Mazinho pela qualidade de ser este GRANDIOSO HOMEM QUE PASSOU POR AQUI.

Ana Alice disse...

MAZINHO HOMEM DE BEM QUE SOUBE HONRAR COM SEUS COMPROMISSOS E APAIXONADO PELA POLICA E O BEM DE SUA TERRA E DA COLETIVIDADE, DEUS PROPORCIONOU MUITOS MOMENTOS IMPORTANTES NA SUA TRAGETORIA AQUI NA TERRA E AFINAL DEUS LHE ENVIOU O DIA 22/01/2010 PARA SUA DESPEDIDA FINAL QUE COISA LINDA P/ A HISTORIA DE VIDA DESTE HOMEM.

Dr. Amâncio disse...

O ADEUS E A HOMENAGEM AO PREFEITO MAZINHO.

Na hora do adeus, as palavras se tornam frágeis diante da perda irreparável para a família, para os amigos e para todos aqueles que conviveram com o homem, cidadão e político José Vieira Filho, o imortal Mazinho.

Não poderia nesse momento deixar de manifestar o meu mais profundo sentimento de pesar pela partida para junto ao Pai da maior liderança política da história de Boa Viagem. Não será tarefa das mais fáceis sintetizar nesta justa homenagem a biografia desse ilustre boa-viagense.

Quis o destino que sua partida ocorresse exatamente no dia 22, número do seu último partido político. Com mais de meio século de vida dedicado a atividade pública, esse valoroso conterrâneo pautou sua vida pelo trabalho, pela decência e pela honestidade, o que lhe rendeu o honroso apelido de "Mãos Limpas". Na sua luta política e cidadã sempre fez questão de manifestar seu profundo amor por nossa querida Boa Viagem e sua gente. Mesmo ocupando posições singulares na vida pública, nunca deixou de enaltecer o nome do nosso município, terra onde nasceu, viveu e que tanto amou, e onde fez questão de edificar sua última morada aqui na terra, na Fazenda Jantar.

No labirinto que a vida pública possibilita àqueles que escolhem esse caminho, é raro um político sair dele sem máculas, com a Ficha Limpa. E para nosso orgulho, o Mazinho, também conhecido como o "Véi Macho" deixa a vida e entra para a história política do nosso município com seu nome gravado no livro de ouro do panteon dos que honraram o cargo público que ocupou, com a Ficha Limpa.

Adeus Mazinho, que na sua nova morada continue sendo esse exemplo de cidadão que foi aqui na terra. Agora assessorado pelas orações de sua digníssima família, de todos que privaram da sua amizade, nos quais eu humildemente me incluo e dos milhares de boa-viagenses honestos e trabalhadores para quem você dedicou toda a sua vida pública.

Vá e fique com Deus, e leve consigo o mais profundo sentimento de respeito e admiração por todo o legado deixado para o nosso município e para sua gente.

E agora? Estamos todos tristes e chorando a sua partida. Mas será que você quer que estejamos tristes? Logo você que é sanfoneiro? Pois é, você que tantas salvas de palmas recebeu nos palanques da vida! Então! Para amenizar um pouco a tristeza e para suavizar a sua partida receba essa justa homenagem com um afinado acorde de sanfona e com uma calorosa e sincera SALVA DE PALMAS.

Boa Viagem Mazinho.

Anônimo disse...

MORRE O HOMEM E PERMANECE O NOME!!!

Falar de Dr. JOSÉ VIEIRA FILHO ( MAZINHO ), é falar de um HOMEM que deixou sem dúvidas, um Invejável Legado para o povo Boa-viagense, pois teve uma vida de gloriosas vitórias, pautada na seriedade e no empreendedorismo político, um exemplo de administrador a ser seguido. Pois viveu em prol do desenvolvimento da nossa Terra tão carente e desprovida de Lideranças, cuidando, zelando, lapidando, como se fosse uma jóia de sua estimada coleção... Mazinho, na minha concepção, foi quem melhor administrou Boa Viagem até aqui. Era um homem além do seu tempo. Sua ousadia levou nosso município ao desenvolvimento e as grandes realizações como: o advento da energia elétrica, da telefonia, da radiofonia trazendo a primeira emissora de rádio (Asa Branca), na educação com a construção da Escola Dom Terceiro (Antigo Ginásio), na saúde construindo a Casa de Saúde Adília Maria, na urbanização e implantação do sistema de esgoto e água encanada, etc, etc, etc.
Sua história de ousadia e persistência, fez com que seu nome ficasse gravado nas páginas do Grande Livro da História Boa-viagense, como tantas outras personagens do bem que por aqui passaram.
Obrigado MAZINHO, por tudo que fizestes por nossa Terra, que agora fica órfã da Grande Liderança Política e Administrador que você foi para todos nós.
Que Deus, o todo poderoso e arquiteto do universo, te acolha de braços abertos, perdoando-lhe pelas possíveis falhas inerentes do ser humano e proporcionando-lhe um glorioso repouso nessa nova morada celestial...

Boa Viagem - CE, 22 de Janeiro de 2010.

Ernandes Brito e Professora Ioneida

Anônimo disse...

Com certeza, Deus o acolherá em seu Reino. é um momento muito delicado que destrói as barreiras "mesquinhas" criadas pela política. Todos se unem, e em um só coração participam dessas últimas homenagens ao homem público, mas acima de tudo, á personalidade que tivera.

Anônimo disse...

Será que esse prfeito além de incompetente e sumido não tem sequer o sentimento cristão. Como é que ele num dá uma nota sequer sobre um homem que foi prefeito cinco vezes?

Prof Alfredo Carlos ! disse...

Colegas blogueiros,

Concordo com todos vocês. Boa Viagem perde um grande executivo público, ele como ninguém, sabia Administrar a coisa pública como poucos, Era austero no trato do dinheiro público, muito disciplinado, amava o poder, adorava governar sua cidade natal, convivia na fazenda jantar com agricultores, pessoas simples e humildes. Sempre que podia acompanhava a situação dos funcionários públicos Municipais, pagando salários justos para todos. Era esse o comportamento do ex Prefeito Mazinho Vieira. Deixou para trás, uma legião de amigos e parentes, compadres e comadres, que nas horas vagas visitava a todos. Dessa forma foi a vida de seu Mazinho Vieira, que sai dessa vida para entrar para história de nosso Município. Sinceros pêsames à ilustre família.

Clara Pinto disse...

"Nossa querida Boa Viagem precisa encontrar um novo modo de caminhar.Precisamos, mais do que nunca, contar com a boa vontade, a abnegação, o patriotismo e o talento daqueles que querem o bem do nosso povo e o desenvolvimento da nossa terra." Assim falava nosso amado MAZINHO.

Clara Pinto disse...

"Na qualidade de boaviagense que ama seu torão natal, que sonha com melhores dias para todos, não podemos aceitar que a inveja, a ganância, as tentativas de corrupção e o interesse pessoal,aliados aos maus costumes, venham a destruir sonhos, apunhalando pelas as costas os legitimos desejos de uma coletividade".Como Mazinho amava Boa Viagem!!!!!!!!!

Clara Pinto disse...

"Sonhar, buscar, esperar,amar e reamar, deixar a alma voar alto, mentalizar nossos desejos mais intimos e acreditar que venceremos e, juntos, construiremos uma nova era para Boa Viagem e seu povo; este é o nosso lema e o nosso programa, o nosso destino, em prol do bem estar, do progresso e da felicidade da nossa terra comum".Meu ídolo se foi, mais ficou seus sonhos que se tornarão realidade num futuro bem próximo se Deus quizer.

Rogilson disse...

Todos nós estamos consternados com o falecimento do Ex-prefeito Mazinho, mas ao mesmo tempo podemos refletir sobre uma coisa valiosa, que nem todos os políticos são detentores, que é a ética, em seu sentido mais amplo, ou seja, a honestidade, já que este homem deixa-nos um legado, ou um exemplo maravilhoso, de governar um município como o nosso sem usurpá-lo, pois não ficou milionário apesar de ser político por mais de 50 anos e ocupando cargos importantes.
Contudo,gostaria que o Sr. Deodato que considero como homem sério e um boaviagense de coração valente, o Argeu que também gosta muito dessa terra e também tem suas virtudes e a Aline para se unirem verdadeiramente em torno de um nome para alavancar um projeto consistente para esse município,pois a nossa vida passa tão rápida e muitas vezes nos tornamos pequenos e perdemos uma geração inteira por causa das nossas falhas quando não há consenso e nem perdão.Boa Viagem precisa de vocês!

Anônimo disse...

sou muito nova pra dizer que conhecia o senhor MAZINHO, mas ouço o que ele fez pelos os outros em troca de nada, era um homem que apesar de tudo pesava nos outros por mais que falem mal dele ou de sua esposa q por sinal muito iteligente... muitos ñ sabem reconhecer pessoas q fazem de verdade e ñ de mentiras foi minha primeira vez que iria votar e votei nele por q na palavra dele sentia a verdade e fé e ñ me arrependo muitos hoje estão de cabeças baixas mas ja é tarde que DEUS de toda força para sua familia e que lhe dê o seu descanso!

Anônimo disse...

Amigos leitores deste conceituado Blog, sou um jovem que mora no municio de Madalena, vizinho ao de Boa Viagem e quero neste momento lamentar profundamente a perda irreparável que o povo não só de Boa Viagem mas tambem de todo sertão central teve com a morte do Sr. José Vieira Filho. Apesar da minha pouca esperiência, pois apenas tenho 28 anos de idade e mesmo morando em outra terra, aprendi a gostar e admirar o belissimo trabalho feito pela maior liderança politica que Boa Viagem viu. Mazinho o povo de Boa Viagem te agradece de coração.

Unknown disse...

Morre uma parte da história de nossa querida cidade

Ronilson Sérgio disse...

Um dia nasceu um homem, que amou seu torrão, amou tanto que se indignava quando alguém o maltratava, um homem que entrou pra vida pública quando ainda estudava e levou uma pequena cidade a reboque de outras grandes no sertão central a se destacar.Cidade esta que reconheceu muitas vezes este amor elegendo-o como legítimo representante mas que numa nova geração o preteriu,não reconheceu as virtudes de quem efetivamente construiu Boa Viagem.Caros conterrâneos, que obras grandiosas ocorreram em Boa Viagem que não teve a mão de Mazinho? Mãos estas, que até recentemente tentaram manchar numa tentativa baixa e espúria de quem não pode nem mesmo mostrar o dedo sem que o mesmo não exale cheiro pútrido da velhacaria e da desonestidade.Estes hoje, talvez sintam-se aliviados, pensando em seus caritós "morreu que nos expunham, agora ninguém nos notará, só há agora os semelhantes, nós sordidos e mesquinhos temos o caminho livre". Receio que não! um homem como Mazinho, não passa pela vida, ele é participe das vidas de muitos, e pra esses deixou muitos ensinamentos, tantos que os que impunharem hoje a bandeira de homem público em Boa Viagem, não o podem fazé-lo sem tocar no seu nome, sem lembrar as gerações futuras que enquanto o açude capitão mor agonizava com o assoreamento, Mazinho enxergou a contrução do Vieirão para prover água para o futuro crescimento da cidade.Seu zelo com a coisa pública e o futuro das crianças se materializava em escolas de boa qualidade, professores bem remunerados, plano de educação.Dizem que a gente só dá valor as coisas quando perde, receio não compartilhar deste pensamento, nem eu, nem muitos. Porém o importante é o que se planta, a virtude do que se acredita, a moderação e a humildade é que tornam alguém inesquecível. Este nos deixou o exemplo e a ciencia que nós somos fortes quando não desistimos dos sonhos, que os sonhos são as raizes da concretização de uma realidade.Parei por um momento, por que me emocionei ao lembrar de sua tez calma, tranquila, como a de quem cumprira uma missão e como quem diz "construi uma obra, conservem-a" Muitas Saudades, você para mim era como meu Pai, dadinho.

GERARDA E DIEGO disse...

MAZINHO É DIGNO DAS MAIORES E MAIS SINCERAS HOMENAGENS QUE A TERRA DO AMOR BOA VIAGEM POSSA DISPENSAR A UM FILHO PELO IMENSO AMOR QUE EM VIDA ELE SENTIU NO CORAÇÃO E MATERIALIZOU EM OBRAS FISICAS E SOCIAIS A SERVIÇO DE NOSSOS IRMÃOS; PARA QUE TODOS FOSSEM FELIZES
ELE AMOU A TODOS; AMAVA A MÚSICA; COMPROU ACODEONS PARA O NÚCLEO DE ARTES E PROMEOVEU CURSOS DE FORMAÇÃO PARA SANFONEIROS; TINHA SANFONEIROS QUE XHEGAVAM COM SUAS SANFONAS ENROLADAS NO LENÇOL.HOJE TEM GENTE TOCANDO EM BANDAS DE FORRÓ; CRIOU A BANDA MUNICIPAL JOÃO XAVIER GUERREIRO. CADA MÚSICO DAQUELA BANDA ERA COMO UM FILHO PARA ELE. ELE OS TRATAVA COM MUITO CARINHO E RSPEITOM MELHOROU OS VENCIMENTOS DOS MESMOS, E ADORAVA QUANDO TOCAVAM A MÚSICA ASA BRANCA DE SEU ARTISTA PREFERIDO LUIZ GONZAGA
E SEU PROJETO PARA 2010 ERA QUE CADA DISTRITO TAMBÉM CONTASSE COM SUA BANDA DE MÚSICA ORIENTADA PELA JOÃO XAVIER GUERREIRO. O MAIOR ARQUITETO DO UNIVERSO QQUE TE ACOLHEU EM SUA ETERNA MORADA, VOLTE SEU OLHAR E SUAS BENÇÃOS SOBRE BOA VIAGEM E SEU POVO

DIEGO E GERARDA disse...

MAZINHO É DIGNO DAS MAIORES E MAIS SINCERAS HOMENAGENS QUE A TERRA DO AMOR BOA VIAGEM POSSA DISPENSAR A UM FILHO PELO IMENSO AMOR QUE EM VIDA ELE SENTIU NO CORAÇÃO E MATERIALIZOU EM OBRAS FISICAS E SOCIAIS A SERVIÇO DE NOSSOS IRMÃOS; PARA QUE TODOS FOSSEM FELIZES
ELE AMOU A TODOS; AMAVA A MÚSICA; COMPROU ACODEONS PARA O NÚCLEO DE ARTES E PROMEOVEU CURSOS DE FORMAÇÃO PARA SANFONEIROS; TINHA SANFONEIROS QUE XHEGAVAM COM SUAS SANFONAS ENROLADAS NO LENÇOL.HOJE TEM GENTE TOCANDO EM BANDAS DE FORRÓ; CRIOU A BANDA MUNICIPAL JOÃO XAVIER GUERREIRO. CADA MÚSICO DAQUELA BANDA ERA COMO UM FILHO PARA ELE. ELE OS TRATAVA COM MUITO CARINHO E RSPEITOM MELHOROU OS VENCIMENTOS DOS MESMOS, E ADORAVA QUANDO TOCAVAM A MÚSICA ASA BRANCA DE SEU ARTISTA PREFERIDO LUIZ GONZAGA
E SEU PROJETO PARA 2010 ERA QUE CADA DISTRITO TAMBÉM CONTASSE COM SUA BANDA DE MÚSICA ORIENTADA PELA JOÃO XAVIER GUERREIRO. O MAIOR ARQUITETO DO UNIVERSO QQUE TE ACOLHEU EM SUA ETERNA MORADA, VOLTE SEU OLHAR E SUAS BENÇÃOS SOBRE BOA VIAGEM E SEU POVO

Unknown disse...

MARIO QUINTANA TEM RAZÃO
AMIGOS
(Fernando Pessoa)

"Um dia a maioria de nós irá se separar. Sentiremos saudades de
todas as conversas jogadas fora, as descobertas que fizemos, dos
sonhos que tivemos, dos tantos risos e momentos que compartilhamos.


Saudades até dos momentos de lágrima, da angústia, das vésperas de
finais de semana, de finais de ano, enfim... do companheirismo
vivido.


Sempre pensei que as amizades continuassem para sempre. Hoje não
tenho mais tanta certeza disso.


Em breve cada um vai pra seu lado, seja pelo destino ou por algum
desentendimento, segue a sua vida,
Talvez continuemos a nos encontrar quem sabe...


Podemos nos telefonar conversar algumas bobagens....Aí os

dias vão
passar, meses...anos... até este contato tornar-se cada vez mais
raro.


Vamos nos perder no tempo....Um dia nossos filhos verão aquelas
fotografias e perguntarão: Quem são aquelas pessoas?


Diremos...Que eram nossos amigos. E...... isso vai doer tanto!
Foram meus amigos, foi com eles que vivi os melhores anos de minha
vida!
A saudade vai apertar bem dentro do peito. Vai dar uma vontade de
ligar, ouvir aquelas vozes novamente......


Quando o nosso grupo estiver incompleto... nos reuniremos para um
último adeus de um amigo. E entre lágrima nos abraçaremos.


Faremos promessas de nos encontrar mais vezes daquele dia em
diante. Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver
a sua vidinha isolada do

passado.

E nos perderemos no tempo..... Por isso, fica aqui um
pedido deste humilde amigo : não deixes que a vida passe em
branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes
tempestades.... Eu poderia suportar, embora não sem dor, que
tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se
morressem todos os meus amigos!"

nilda disse...

MAZINHO PARTIU PARA O ALÉM DEIXANDO MUITA SAUDADES, TANTO DE SUA PESSOA COMO DO SEU COMPETENTE TRABALHO NO MUNICIPIO QUE TANTO AMA. LEMBRO-ME DE QUANDO TRABALHAVA COM PROFESSORA NO INTERIOR CADA VEZ QUE MAZINHO IA DAR UMA ENTRVISTA NA RADIO ESCUTAVA COMO QUE FOSSE UMA MUSICA DE QUE GOSTAVA MUITO, POIS SEMPRE TINHAMOS NUTICIAS BOAS,OU SEJA MELHORIAS PARA A EDUCAÇÃO E OS EDUCADORES O MELHOR PREFEITO QUE BOA VIAGEM TEVE NOS ULTIMOS TEMPOS .

Unknown disse...

Joao Saraiva Leao e Família

Desejamos a este grande HOMEM todas as homenagens merecidas por tudo que ele fez pela nossa terra e por tos os povoados e distritos por onde ele deixou cravado o seu nome. sobretudo aqui no povoado de Bizerril, onde tanto ele atuou em varias situações culturais educacionais e como grande homem politico. OBRIGADO POR TUDO MEU GRANDE AMIGO. Agradeço por todos aqui do bizerril.

Maria disse...

quiria que alguma pessoa confirmasse se é mesmo verdade que o nsso prefeito não compareceu ao velório do Mazinho e nem mesmo mandou um representnate. Não acredito que ele tenha descido a tal ponto.

Deodato Ramalho disse...

Maria, infelizmente é verdade. Eu acompanhei todos os atos do velório do Mazinho. Ele realmente não compareceu. Não sei informar se, por exemplo, ele mandou algum representante ou se ofereceu a sede da Prefeitura para ali ser realizado o velório ou mesmo uma passagem do corpo do ex-prefeito por lá, o que, nesses casos, seria o mais correto fazer. Nada justifica esse atitude grosseira e anticristã do "nosso" prefeito. Afinal, Boa Viagem não tem um nível de disputa política tão acirrado que justifique uma lamentável atitude dessa. Mesmo que tivesse, ainda assim não seria razoável, já que em um momento como esse o sentimento Cristão de solidariedade deve prevalecer. O prefeito deveria saber que, segundo está na Bíblia, é melhor ir a um velório do que a um banquete. Deveria saber, também, que cada dia que passa todos nós nos aproximamos mais do dia da nossa prestação de contas com o Pai, do final da nossa passagem na terra.

Arnaldo Cavalcante disse...

Mazinho amou com fé e orgulho a terra em que nasceu, e teve orgulho do que fez por esta terra e seu povo, pois fez muito, tanto que não se consegue andar o município sem passar pela marca de suas obras, de infra-estrutura, escolas, postos de saúde, reaparelhamento das secretárias, e a maior obra de todas que foi dar o exemplo de um homem integro, de uma história que pode ser contada por todos e por ele como em seu livro, não é para qualquer um, tem que ser iluminado, tem que se ter força e compreensão de que os menos favorecidos precisam de alguém assim, e Mazinho foi esta pessoa iluminada, nos deixando uma grande saudade e um grande exemplo a ser seguido por todos nós.

Arnaldo Cavalcante

Júnior Capistrano disse...

Solidariedade à família do grande homem, líder político e de inteligência brilhante, de luta e de trabalho, ex-prefeito José Vieira Filho, que deixa nesta terra marcas efetiva de seu amor ao povo. Boa Viagem perde um filho ilustre e exemplar. Que dedicou todos os momentos de sua vida elevando a auto-estima dos boaviagenses abrindo sempre novos horizontes de desenvolvimento.

Anônimo disse...

espero que TETA E ROGERIO tenha acompanhado o enterro de SR MAZINHO pois eles faziam tanta questao por isso

Unknown disse...

Gostariamos de agradecer a todos os amigos(as) e companheiros(as) que vêm nos prestando tanta solidariedade e nos poporcionado conforto. A família agradece o carinho de todos(as).

Dr. Amâncio disse...

Inacreditável, inaceitável e lamentável o comportamento anti-ético e anti-cristão do atual Prefeito de Boa Viagem, diante de sua ausência ao velório do ex-prefeito Mazinho. Como chefe do Poder executivo de Boa Viagem ele não tinha o direito de expor dessa forma vexatória a instituição Prefeitura Municipal de Boa Viagem se comportando de forma alheia a um acontecimento dessa envergadura.

Nas manifestações de pesar e solidariedade cristãs realizadas família do Mazinho, todas as correntes políticas e ideológicas de Boa Viagem se fizeram representar, numa demonstração de que nesses momentos as paixões políticas se arrefecem e os sentimentos se aglutinam em torno de um sentimento maior que é o da solidariedade cristã à família enlutada pela partida de ente tão querido.

Infelizmente, parece que o atual prefeito esqueceu essa lição básica de civilidade e cidadania necessária a quem exerce uma função pública tão importante. Ele tem que entender que ele não é chefe nem representante dele mesmo. Ele é chefe de um Poder constituído, eleito para representar o povo do município, inclusive o ex-prefeito que partiu, deixando um legado de cinco administrações municipais e mais de meio século dedicados à vida pública pautadas pelo respeito às instituições, pelo trabalho e pela honestidade, e principalmente com a "Ficha Limpa".

Arnaldo Cavalcante disse...

Publicando na Internet a palavra de uma pessoa de fé.

"Mazinho não tinha uma doença perigosa, pois a doença perigosa é aquela que mata a alma, e esta doença ele não tinha."

Dona Jovelina falou isto no ar á rádio Liberdade nesta segunda-feira 25/02.

GERARDA disse...

CONCORDO COM ARNALDO SOBRE AS PALAVRAS DE NOSSA QUERIDA JOVELINA
FALOU A VOZ DO POVO A SABEDORIA POPULAR E A INSPIRAÇÃO DIVINA

CRISTINA disse...

Conterraneos queridos, estou consternada com a irreparável perda do grande homem que semeou apenas o bem para nosso municipio, grandes obras, mãos limpas e amado pelos seus seguidores, choramos e lamentamos sua partida sem volta, mas com permanencia no reino do ceú e em nossos corações. Boa Viagem perde essa riqueza de bondade para o povo. Sem orgulho e visando sempre o bem estar e permanente do nosso sofrido povo, humilde no andar, nas ações e principalmente no falar. Sempre com um sorriso largo e uma palavra sincera, se estivesse a seu alcançe tudo seria resolvido. Com meu coração triste e cravejado de saudade e principalmente pela lacuna deixada, sofro porque Boa Viagem não tem um representante que se iguale as qualidades politicas e moraes do Sr. JOSÉ VIEIRA FILHO.

Anônimo disse...

Á familia de José Vieira Filho que encontre nas boas lembranças força para continuar a caminhada!
A você Mazinho que descanse em paz ao lado de Deus e de seus familiares que desta vida também partiram!!!
Pode ter certeza, deixarás muita saudade para todos nos Boa Viagenses!

"descanse em paz!"

Boa Viagem tem muito o que lhe agradecer.

Cidadão 2010 disse...

Alguém esperava outro comportamento do Fernando que não fosse esse? Eu não, pois conheço ele desde tenra idade. Se ele não foi ao enterro do próprio pai. Ele que traiu, faltou com ética, faltou com gratidão ao seu pai e mãe na política o Dr. Sérgio, imagine ao Mazinho. Alguém acha que ele tá preocupado com liturgia do cargo de prefeito, preocupado com a instituição? Que nada, a única preocupação dele é aparecer e com a "bolsa família". Logo ele, que juntamente com a irmã-professora-empresária com salário de professora-secretária, apesar de não ter escrito uma linha sequer, se acham imortais? Será que a Bíblia que o Erialdo Costa assessor(?) de comunicação, anda com uma ela embaixo do braço, não consta esses ensinamentos cristãos?
Porque Fernando, você não consultou o Monsenhor Orlando, nosso Pároco maior?
Existe uma lei da física que diz que os opostos se atraem? Pois é, para o Fernando é o contrário: OS OPOSTOS SE REPELEM, ou seja, FERNANDO FICHA SUJA x MAZINHO FICHA LIMPA.

Cidadão 2010 disse...

Saudade

Faleceu, aos 71 anos de idade, na ultima sexta-feira, na Fazenda Jantar, o ex-prefeito de Boa Viagem e ex-deputado estadual José Vieira Filho, conhecido popularmente como Mazinho. O enterro foi realizado sábado, numa capela da própria Fazenda Jantar, localizada no mesmo município. A missa de 7º Dia será realizada na quinta-feira, às 20h, na Igreja São Vicente de Paula, em Fortaleza. Sua carreira política começou em Boa Viagem quando foi eleito para ocupar o cargo de vice-prefeito em 1963.

Fonte: Jornal Diário do Nordeste - Coluna Satélite - Caderno Regional.

Helrison Sousa Oliveira disse...

Mazinho saiu do nosso meio para entrar na Historia Brasileira, Ele não era apenas homem qualquer e nem um político qualquer, ele era José Vieira Filho – Mazinho. Que por Boa viagem fez o que muitos ainda não fizeram por nossa terra. Boa Viagem e Ceará estão de LUTO, mais a vida tem que continuar, pois o mundo não para, temos que tomar por lição e obrigação os exemplos deixados por Mazinho, um homem que tinha responsabilidade, respeito, amor a sua terra. É isso que precisamos. Que a pouco mais de um ano Boa viagem não tem.
As forças políticas que querem o bem de Boa Viagem façam valer esse exemplo deste homem, que hoje estar em nossos corações. Sr. Deodato, Sr. Argeu e Sra. Alini vocês tem o dever de continuar o sonho deste grande Herói, fazer nosso município uma grande potencia, que a população Brasileira possa olhar para Boa Viagem e ver Homens de valores, e principalmente de caráter.

Anônimo disse...

Fernando Assef perdeu o Juiz, o Promotor e o Representante de nossa Igreja e Boa Viagem perde um grande Homem, JOSÉ VIEIRA FILHO.

Anônimo disse...

Publicado no: http://www.blogdocid.com/2009/05/jose-vieira-filho-mazinho.html

Hoje sera un dia inesquecivel para nossa familia.
Quero deixa minhas condolencia a los familiares , Excelentrisimo Sr.Jose Veira Filho “Mazinho” por o seu falecimento, amigo querido descança em paz que deus te tenha no reino dos Homens honesto & Bons, porque o Sr. foi um deles.
Soy una conterranea vossa que mora na Europa concretamente na Espanha a 18 anos, mais nunca me esqueci das boas pessoa que deixei atraz.
E uma grande perdida para todos nos, minha familia “Sousa Correia” estamos de luto.

Um grande abraço para a Familia Vieira.
Sr.Jose Edmar de Sousa, Sra.Fran.Ducenice de Sousa, Sra.Marlene de sousa & Pablo Carrion Bautista. Sra.Rosilene de Sousa & Sr.Mark Wait,Sra.Estelita de Sousa & Sr.Francisco Rodrigues,Sr.Fran Celio de Sousa & Sra.Nubia de Sousa,Patricia de sousa,Fran.Eder de Sousa,Cristina de Sousa.
Ate sempre amigo...

Anônimo disse...

Publicado no BLOG do CID em 14/05/2009.
http://www.blogdocid.com/2009/05/jose-vieira-filho-mazinho.html

JOSÉ VIEIRA FILHO "MAZINHO"

Caros Conterrâneos,
Como um homem público marcado pela
honestidade com a coisa pública, sinto-me na obrigação de prestar contas com o meu povo e documentar mais quatro
anos de trabalho, sob os quais os cidadãos de
minha amada terra Boa Viagem viram renascer
a esperança e a semente do desenvolvimento
econômico e social do municipio. Foram
longos anos à frente da prefeitura, sem nunca
abrir mão das diretrizes do meu governo:
a melhoria dos niveis de
alimentação, de moradia, de educação e de saúde
para a população, principalmente a de
baixa renda. Percorri longos caminhos na busca
por recursos financeiros que tornassem
possiveis as obras para atender as necessidades
da população, obtendo resultados que foram muito positivos
em termos de obras públicas para Boa Viagem.
O resultado deste esforço é apresentado através
de um balanço do que foi feito durante minha gestão.
Aproveito também para me despedir e agradecer a Deus,
à minha familia e ao povo de Boa Viagem, que
testemunhou a luta empreendida por este humilde cidadão. Apesar dos percalços eleitorais, continuarei acreditando no
povo que me levou a representá-los tantas vezes, seja na assembléia ou na prefeitura.Queridos conterrâneos,
muito obrigado por tudo. E fiquem cientes que, como
cidadão boaviagense, continuarei firme
em defesa do bem para nosso municipio.
José Vieira Filho

MARIA disse...

fICO BESTA DA VIDA COM ESSES COMENTÁRIOS QUE ELOGIAM A CONDUTSA DO MAZINHO E NO FIN COMETEM A DOIDEIRA DE BOTAR O ARGEU VIEIRA NO MEIO DE GENTE COMO O MAZINHO, A ALINE E O DEODATO. É MESMO QUE MISTURAR ÁGUA COM VINHO, ESSE ARGEU É DA MESMA LAIA DO PREFEITO FERNANDO ASSEF.BOA VIAGEM SÓ TERÁ JEITO QUANDO SE LIVRAR DESSES POLÍTICOS FICHJA SUJA.

Anônimo disse...

porquê julgar o Fernando sem saberem o motivo dele não ter comparecido ao velório do nosso querido Mazinho. É só perguntar a Livia filha do Mazinho porquê ela exigiu que o Fernando não fosse ao velório do pai. Tenho certeza que o nosso querido Mazinho não ficou feliz com este comportamento da Livia. Que DEUS a perdoe pois este não foi um comportamento cristão.

Lulu disse...

se a filha do Mazinho pediu para o prefeito não comparecer isso não pode servir de desculpa para o prefeito num ter emitido pelo menos uma mensagem oficial do Municipio. Se houve a proibição o prefeito realmente não deveria ter ido, mas não ficar omisso oficialmente. Se bem que ele já tá acostumado a ser expulso de velório,pois foi tamb[em expulso do velório do dr. segismundo.

Anônimo disse...

ah que mandasse um representante, esta é a função de um homem público de respeito.... mas este ai... nao tem respeito nem com os seus quanto mais com os adversários.

VA COMENDO RAIMUNDO.

Sidônio Fragoso Vieira disse...

Inicialmente quero parabenizar a diretoria da radio liberdade pelo novo formato do site desta emissora.
Quero dizer que somente hoje é que tive condições para escrever neste blog sobre o falecimento do Sr. José Vieira Filho.
Na verdade, o homem, o cidadão, o político José Vieira Filho,saiu do convívio do seu povo (boaviagenses), amigos e familiares.
Os Academicos da Academia Brasileira de Letras, são considerados imortais, posso também dizer com toda certeza que Mazinho se imortalizou para nós filhos de Boa Viagem. E essa imortalidade se faz sentir pelas suas ações ao longo de muitos anos de luta em prol do bem estar da população boaviagense e pelo seu exemplo de vida. E aqui não gostaria de citar o quanto Mazinho realizou pela nossa terra, porque seria até cansativo enumerá-las, mas resumindo, podemos dizer que tudo de mais importante neste município foi conseguido através de suas ações, com o intuito de dar a Boa Viagem uma infra estrutura capaz de proporcionar um desenvolvimento econômico e social digno a sua gente.
Ah! como seria bom se Boa Viagem tivesse muitos políticos como o Mazinho.
Mazinho, você não morreu,você continua imortalizado na memória do seu povo (boavigenses).

Anônimo disse...

BEM esta ao lado lado da livia quando foi endagado sobre a vinda do marcos calls e fernando ao velorio de seu pai v. i quando ela endagou q agora ele poderia ficar bem feliz pois foi todo os quatro anos de mandato de seu pai e a politica toda o fernando matando e desejando a morte de seu pai . E ela nao sabia o q ele queria eli pois vivia torcendo para seu pai morrer . estas forao es palavras de livia , nao vi proibiçao nenhuma mais sim um desabafo de coraçao aberto , pois uma criatura q desejou tanto o mal do mazinho realmente fazer o q no velorio , comfirmar q ele morreu , noa tinha nessesidade pois la ja tinha muito babao vendo e nem forao tratados mal , ate forao bem recebidos pois todos eles q estaovao ali dessejavao o merte do senhor mazinho todos os dias gutenberg , chicola , sampaio ,e muitos outros q estavao la e nem forao colocados para fora , mais o fernando como e um grande mentiroso e toda sua turma uzarao algumas palavras de desabafo para criar uma situaçao adversa . q sujeito sujo ele e sua turma mais tua hora ta chegando nandinho

Anônimo disse...

Amiga anônima, o Dr. Gutemberg aprendeu bem com este povo, pois que fosse, mas de forma decente e não com aparência de embriagado, e como se fosse intimo ao ponto de avançar em uma alça do caixão para adentrar na igreja de fátima, e após isto se postar de frente ao caixão como se fosse o velório de uma amigo.

tirem suas conclusões sobre a postura deste médico.

Cidadão 2010 disse...

Mesmo sendo persona non grata no velório do Mazinho, o prefeito não é representante de si mesmo. Ele tinha o dever de oficialmente comparecer, ou se fazer representar através de qualquer servidor da Prefeitura delegado para isto.
Ele tinha a obrigação de ter oferecido o prédio da Prefeitura para que o corpo do Mazinho fosse lá velado ou pelo menos para uma passagem.
A Câmara foi quem se dignificou em oferecer o prédio para a última homenagem.
Quanto aos demais "urubus" que compareceram ao velório, principalmente o médico dos 21 plantões/mês, esse estava lá apenas para se promover, como se já não bastasse a capa do carnê do IPTU.
O Marcos Cals, esse que ficou quatro anos do mandato do Mazinho articulando um governo paralelo, não sei qual sua verdadeira intenção em ter comparecido ao velório, será que é porque é ano de eleição?
Finalmente gostaria de saber do Dr. Deodato ou dos demais integrantes da Rádio Liberdade: PELO MENOS O PREFEITO DECRETOU LUTO OFICIAL? QUANTOS DIAS?

Grato.

Anônimo disse...

QUER DIZER QUE O GUTEMBERG SE PRESTOU A ESSE PAPEL? SEGURAR NA ALÇA DO CAIXÃO FOI DEMAIS. VAILHA-ME DEUS.

Anônimo disse...

No momento de uma grande dor, perda de um ente querido, devemos levar em consideração que o sentimento abalado nos permite a comenter determinadas agreções na fala. Gostaria muito que os boaviagences entendessem e deixassem de lado a emoção da Livia em não permitir a presença do Fernando no velório de seu pai, acredito que naquele momento veio apenas a lembrança das calunias e difamações proferidas pelo Fernando ao seu pai, sabemos que os momentos de campanha politica se passaram, e muitos insultos ficaram guardado em sua memória. Vejamos, muitos adversarios estiveram lá para prestar suas homenagens e a família os recebeu com muita dignidade e educação. Penso que não custava nada pelo menos uma coroa decente, mas fiquei envergonhada da pobresa que foi a homenagem, do prefeito, melhor que nem tivesse mandado. Estou certa de que a revolta dele é grande porque ele(Fernando) nunca ficará na história do nosso municipio como um grande homem, ninguém poderá a´pagar da memória do nosso povo o baluarte maior da nossa terra querida " Boa Viagem" o nome de JOSÉ VIEIRA FILHO - MAZINHO.

Anônimo disse...

o que mais me envergonho é da família ""Vieira"" não ter comparecido ao velório do Mazinho.

O pessoal da Dona Liinha não apareceu lá. Só o Sampaio passou pouco tempo e foi embora.

Onde estavam os primos, filhos da Dona Liinha e Seu Cristovão, a quem tanto o Mazinho deu a mão????

Onde esteve o Vieira, irmão do Sampaio, que foi posto no serviço público estadual através das mãos da Dona Maria Dias???

A Dona Balbina ex-mulher do Chico Magro que sempre foi diretora da escola Correia Sá porque tinha a confiança do Zé Vieira???

A Didia, a Balmira....

Todos ajudados pelo Mazinho e Dona Maria Dias.

É, meus amigos, isso é que é ingratidão!

Mais num tem nada pois o Nandim até hoje não fez nada por essa família, e nem vai fazer, pq quem dava dignidade politica a essa família era o Mazinho e a Maria Dias!!!

Anônimo disse...

Meu deus essa de pegar na alça do cachão é demais!!esse que todos sabem que é louco pra ser prefeito!! é um excelente profissional, mas infelizmente escolheu o lado político errado!!
Dr Gutemberg se afaste logo desses incompetentes!!

Sei que o senhor é uma pessoa boa, mas por favor o senhor nao precisa disso!!

clara Pinto disse...

Quero informar para a pessoa que falou da ausência da familia da saudosa D. Liinha não procede, estavam na missa de corpo presente, D. BALBINA e o MICHELL.Temos que ter mais responsabilidade no que postamos.

Anônimo disse...

Balbina e Michel (esse que foi chamado no concurso público da prefeitura a família prometeu apoio na reeleição de 2008 e fidelidade ao Mazinho) talvez com a consciência pesada, pois na dita campanha de 2008 traíram o Mazinho votando no atual Prefeito Ficha-Suja.

Maria Dias disse...

"O plantio é opcional, mas, a colheita é obrigatória"
É assim que faço a leitura do episódio em questão.Os funerais do Mazinho.Começo por pedir desculpas de sómente hoje ter tido condições emocionais de ler todo o blog.Ver partir um companheiro de 40 anos de convivência é de uma crueldade inigualável. Não se concebe nem justiifica a ausencia das homenagens públicas a um homem que foi uma das maiores e mais respeitadas lideranças locais, regionais e até estaduais. Mas o atual poder local não conhece as regras públicas de civilidade e muito menos a ética, tanto quanto vivencia a corrupção. Tenho certeza que isto vale muito mais pena do que falta. O Mazinho foi homenageado pelos poderes constituidos de todos os municípios do sertão central. Foram presenças dos prefeitos, vereadores além dos muitos muitos amigos que acorreram aos seus funerais. O Poder Legislativo Local o homenageou com sessão presencial, a Cãmara de Tamboril fez sessão especial e votos de Pesar, bem como a Assembleia Legislativa que levantou os trabalhos da sessão do dia 03/02 em sua homenagem. Ao velório e ao enterro compareceu também Boa Viagem urbana e rural em peso, além das presenças honrosas dos dep.estaduais: Artur Bruno e Marcos Calls. Havia caravana de todos os recantos a lhe darem o último adeus.Muito nos honrou a participação da maioria dos partidos políticos. Tal vida tal morte. Ele foi todo amor a sua terra e recebeu de volta todo o carinho que sempre teve por sua terra e seus conterrâneos. Nós, a familia, nos sentimos gratos pelo conforto e a solidariedade de todos. Saibam que o legado deixado por Ele, tem raizes será regado por cada um de nós que sempre o respeitamos e amamos. A dor da perda nos une ainda mais e nos dá mais coragem de lever adiante os seus projetos: Devolver a dignidade usurpada de seus conterrâneos e ver sua terra se desenvolver de fato e de direito e não apenas na demagogia das placas e na leviandade das ações.