terça-feira, 19 de janeiro de 2010

OPERAÇÃO DESMONTE: MINISTÉRIO PÚBLICO DESMENTE PREFEITO DE BOA VIAGEM.

Um ano depois das posses dos novos prefeitos cearenses, muitas delas realizadas em meio a uma enxurrada de denúncias contra os seus antecessores, seis ações civis públicas foram movidas contra gestores acusados de cometer atos graves de improbidade administrativa. Outros oito não terão que prestar contas à Justiça, já que não foram detectados indícios suficientes para a abertura de ações. Em outros 12 casos, a documentação ainda está sendo analisada.
Ainda de acordo com o relatório, foi instaurado inquérito civil público em apenas um município: Barbalha. Entre as irregularidades, fraudes em procedimentos licitatórios. No momento, a Justiça está colhendo os depoimentos dos envolvidas.
Resumidamente, é esse o balanço oficial da chamada Operação Antidesmonte, deflagrada em 2008 pelo Ministério Público (MP) em parceria com o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e que visitou, somente entre os meses de outubro e dezembro, 31 municípios. O objetivo da ação era evitar a dilapidação do patrimônio público em prefeituras cujos gestores não conseguiram se reeleger ou fazer sucessor.
De concreto, até o momento, somente o afastamento dos ex-prefeitos de São Luiz do Curu, Marinez Rodrigues (PRB), e Palmácia , João Antônio Desidério (PSB), ocorridos em novembro de 2008. Desidério, inclusive, chegou a renunciar ao cargo. Segundo os órgãos envolvidos, pesaram contra eles, por exemplo, denúncias de irregularidades em pagamento de despesas sem empenho e ausência de controle interno no consumo de combustível. Práticas que também foram listadas em outras administrações.
Resultado positivo
Analisando o atual balanço da operação que varou, até 2009, todos os municípios do Estado, o promotor Luiz Alcântara – que integra a Procuradoria dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap) – afirma que o resultado é positivo, já que o objetivo da ação não era constatar erros, mas sim evitar a descontinuidade administrativa. “Nos casos mais graves, as medidas judiciais foram adotadas. Alguns prefeitos foram afastados, ou então as contas da prefeitura foram bloqueadas“, explica.
NÚMEROS
31 É O NÚMERO DE GESTORES QUE FORAM ALVO DA OPERAÇÃO ANTIDESMONTE
BALANÇO PARCIAL DA ÚLTIMA OPERAÇÃO ANTIDESMONTE
1. Municípios onde foram ajuizadas ações civis públicas contra os ex-prefeitos:- Baturité, Groaíras, Ipu, Pacujá, Pindoretama e Saboeiro
2. Município onde já foi ajuizada ação civil pública por improbidade administrativa:- Baturité
3. Municípios onde a documentação está sendo analisada através de procedimento administrativo:- Acaraú, Bela Cruz, Caucaia, Fortim, Guaramiranga (instaurado inquérito policial), Ibiapina, Itapajé, Morada Nova, Moraújo, Potiretama, Santana do Acaraú e Tururú
4. Municípios onde não foram encontrados indícios suficientes para qualquer tipo de ação:
- Aquiraz, Aurora, Boa Viagem, Canindé, Ipaumirim, Jaguaretama, Monsenhor Tabosa e Nova Russas
5. Municípios onde não foram impetradas ações cautelares de afastamento por atos de improbidade administrativa:
- Brejo Santo, Palmácia e São Luiz do Curú
6. Município onde o ex-gestor aguarda notificação do TCM:
- Cariús
Fonte: Ministério Público do Estado do Ceará
(Jornal O POVO)

17 comentários:

mARIA disse...

SINTO VERGONHA DE TER VOTADO NESSE HOMEM. MAIS UMA MENTIRA DELE É DESCOBERTA. TODO DIA REZO PEDINDO PERDÃO A DEUS POR TER VOTADO NUM HOMEM SEM ESCRÚPULO POLÍTICO COMO ESSE.

CIDADÃO 2010 disse...

TAMBÉM UMA AUDITORIA FEITA PELO ALCIR CUJA EQUIPE ERA COMPOSTA POR SUMIDADES COMO JÚNIOR GATO, O FILHO DO MARTON E OUTROS, QUERIAM O QUE? CLARO QUE NÃO IRIA DAR EM NADA, POIS COMPETÊNCIA FALTA A TODO O SEU SECRETARIADO E ASSESSORES.

AQUELA CONVERSA TODA QUE O MAZINHO TINHA PASSADO A PREFEITURA SUCATEADA/QUEBRADA FOI SÓ PARA ILUDIR OS BESTAS ENQUANTO ELE TRAMAVA COM SEUS COMPARSAS QUAL A DESCULPA PARA NÃO CUMPRIR COM AS PROMESSAS MENTIROSAS E ENGANADORAS DA CAMPANHA, COMO POR EXEMPLO:

1. AUMENTO PARA OS PROFESSORES A PARTIR DO DIA 1º DE JANEIRO DE 2009 (MENTIRA, NÃO CUMPRIU).

2. RETIROU A PLACA DA INAUGURAÇÃO DO NOVO MATADOURO COLOCADA PELO MAZIM E MENTIR PARA O POVO FAZENDO UMA NOVA INAUGURAÇÃO.

3. LIBEROU GERAL NO TRÂNSITO, TENDO COMO CONSEQUÊNCIAS ACIDENTES E MORTES EM BOA VIAGEM (VERDADE, ELE CUMPRIU).

PARA COMPLETAR ELE TAMBÉM SE ESCUDOU NO PRESIDENTE LULA, CULPANDO A CRISE PELO NÃO CUMPRIMENTO DAS MENTIRAS DE CAMPANHA. MAS COMO A MENTIRA TEM PERNAS CURTAS, A CRISE QUE ELE TANTO FALOU NÃO ATINGIU O BRASIL, OU SEJA, O PIB NÃO CRESCEU NEM DECRESCEU, FECHOU O ANO EM ZERO.

ESSA AUDITORIA ERA A BOMBA QUE ELE ANUNCIOU AOS QUATRO CANTOS DO MUNICÍPIO QUE IRIA POR POR TERRA A GESTÃO DO MAZIM. MAS COMO O MINISTÉRIO PÚBLICO TEM GENTE RESPONSÁVEL , NÃO CAIU NAS MENTIRAS DESSA ADMINISTRAÇÃO.
A BOMBA VIROU UM TRAQUE MOLHADO.

Anônimo disse...

É VERDADE QUE JÁ TROCARAM A SECRETÁRIA DE SAUDE? QUE TROCA,TROCA NESTA SAUDE ESTAO MESMO É BRINCANDO COM OS CARGOS E NINGUEM LEVA NADA A SERIO.

Anônimo disse...

Estão preocupados só com o poder. Enquanto isso a população sofre, com o mau atendimento no hospital, a falta de equipamento no centro de fisioterapia que não tem nem esparadrapo.. Que vergonha. Não tem secretaria de saúde nesta cidade, esta tudo sucatiado.

Anônimo disse...

Recordo que na gestão passada foram realizados vários levantamento de tudo que seria entregue a comissão do Prefeito eleito, todoa as secretárias entregaram a comissão uma relação (03 cópias)de tudo que se encontrava no almoxarifado de cada secretaria, bem como os materias tombados. É tanto que o prefeito atual pode se considerar um malfeitor. Pois as realizações do Sr. Mazinho são de grande credibilidade e responssabilidade. Ele sim realizou grandes obras no nosso municipio. você Fernando só se apudera do dinheiro público.

Anônimo disse...

amigo cidadão 2010,todo mundo sabe quem construiu o matador de verdade em boa viagem,e todo mundo sabe que o prefeito atual,passou a mão no dinheiro que era para construir esse matador, ou ele devolveu o dinheiro para o mazinho construir,povo se engana por que quer ser enganado,mais a verdade todo mundo sabe,O MAZINHO É HOMEM DE CARATER,MESMO COM SUA SAUDE FRAGIO,ESTAVA LUTANDO PELO NOSSO MUNICIPIO,ESTAVA ENAUGURANDO OBRAS,COMO; ESCOLAS,ASFALTOS,QUADRAS DE ESPORTES,SEM FALAR DE MUITOS CALÇAMENTOS DE RUAS, O POVO DA VILA HOLANDA SABE,ISSO É VERDADE,O POVO DO IPIRANGA TAMBEM SABE,O POVO DO ALTO DO RECREIO TAMBEM SABE,QUEIROZ,ETC...ISSO O POVO SABE QUEM FALA A VERDADE,POR QUE SE ENGANAR!ME FALAR CADER O DINHEIRO QUE O MAZINHO DEIXOU PARA TERMINAR O CALÇAMENTO DA PONTE NOVA?

Anônimo disse...

CIDADÕES DE BEM QUANDO VC VER UM POLITICO BATENDO NA SUA PORTA PARA TE DAR DINHEIRO,VC ACHA QUE ELE ESTAR PENSANDO EM FAZER O BEM?'É LOGICO QUE ELE VAI ROUBA'É ISSO QUE ESTAR ACONTECENDO EM BOA VIAGEM,A MAFIA DO PSDB NÃO OUTRA COISA PARA MOSTRAR EM BOA VIAGEM TEVE QUE COMPRAR VOTOS

Anônimo disse...

O VEIN É MÃOS LIMPAS MESMOS

Anônimo disse...

Grande FEITO da Sec. de Saúde leva umas enfermeiras para a Praça Central mede a pressão, faz um enxame para saber se tem ou não diabete. Depois dão uma entrevista na Radio chapa branca, a enfermeira e Sec. de Saúde Vania dizendo um monte de abobrinhas e ainda arranja uma pobre coitada para dizer que a SAÚDE esta uma maravilha! Meu Deus vomo este povo desta cidade merece o Governo que tem, como o Juiz tem razão.

Anônimo disse...

ATENÇÃO, ATENÇÃO!!!!!!!

ESTÃO PRECISANDO DE DOAÇÕES PARA O CENTRO DE FISIOTERAPIA DA CIDADE, NÃO TEM EQUIPAMENTOS ESTÁ TUDO QUEBRADO.
A FILA ESTA MAIOR QUE A DO BOLÇA ESCOLA, OS IDOSOS ESTÃO MADRUGANDO. SERÁ QUE ESTA É A ADMINISTRAÇÃO CUIDANDO DE VOCÊ...

Anônimo disse...

e um verdadeiro palhaço este fernando mesmo bicho mentirozo

Anônimo disse...

OH! POVO QUE NÃO O QUE DIZ.

Anônimo disse...

Serviu de piada.
mandaram várias pessoas idosas ir. Prometeram médico na praça.
No fim aquela encenação não serviu de nada. Por que não tinha nenhum médico para avaliar os pacientes.

Nem pão com áqua tinha para as pessoas que ficaram das 07 até as 12hs na fila.

Óh povinho prá gostar de judiar do povo.

Anônimo disse...

ô vei macho!o vein tem orgulho de mostrar as mãos limpas,mostra as suas fernando...hahahaha

Anônimo disse...

O FERNANDO PODE ATÉ MOSTRAR AS MÃOS LIMPAS, AFINAL ÁGUA E SABÃO LAVA E LIMPA TUDO. AGORA, MOSTRAR A FICHA LIMPA, DU-VI-D-O-DO, VAI FICAR MARCADO PARA SEMPRE NO SEU CURRÍCULO. PREFEITO FICHA SUJA POR IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA. DIGA QUE É MENTIRA FERNANDO, PROVE O CONTRÁRIO. VÁ NO TCM E PEGUE UMA CERTIDÃO E COLOQUE COMO MAIS UMA DAS SUAS 800 OBRAS. ISSO ATÉ OS SEUS NETOS IRÃO SE ENVERGONHAR DA SUA FICHA SUJA.

Anônimo disse...

O Presidente da Câmara Benjamin e o culpado desse Prefeito atual está no poder, pois o mesmo deu uma DECLARAÇÃO mentirosa dizendo que o Fernando não tinha contas desaprovadas > Bem tu e que tem qier or para o ...

Anônimo disse...

Gostaria que o moderador dese blog colocasse esta nota num local adequado.
Ouví alguns comentários que a secretária de saúde estaria entregando o cargo, não sei se esta informação é verdadeira.
O meu objetivo principal neste momento é avaliar o primeiro escalão do poder executivo municipal.
Já se passaram 12 meses e neste período foram criadas outras secretarias, mas queremos enfatizar que pela secretaria de
saúde nessa administração passaram Dr. Evaldo, sua nora (não sei o nome), Dra. Vania e deverá vir outro(a).
Como se percebe está ocorrendo um verdadeiro entra e sai nesta secretaria, existe algum mistério na secretaria de saúde?
Senhor prefeito, queres um conselho? Demita todo o secretariado cuja competência é bastante duvidosa e coloque pessoas habilitadas para o devido cargo e faça uma descentralização, de forma que cada secretaria tenha autonomia administrativa e financeira para executar os trabalhos ora planejados por essa administração. Talvez dessa forma o senhor pode até se esconder do povo de Boa Viagem, porque o que se sabe é que o município está sendo administrado por sua irmã de maneira centralizada.
Gostaria de alertar aos atuais secretários municipais para que vejam os exemplos da professora Teonha, Isabel e outros(a), pois estão todas enroladas no TCM, onde o mesmo está cobrando a devolução de dinheiro em quantias significativas. E o pior nós sabemos, que essas pessoas foram usadas pelo prefeito atual em administrações passadas. ACORDA MINHA GENTE, AFINAL VOCÊS ESTÃO SENDO USADOS.
Para concluir gostaria de saber do Sr. prefeito Fernando Assef quando será a primeira reunião de seu secretariado?