quarta-feira, 22 de junho de 2011

BOA VIAGEM MEU AMOR COMO TE MALTRATAM!



CE entre os que mais desmatam
Fonte: O POVO Online/OPOVO/Ceará

Ceará destruiu 440,19 km² da Caatinga em 2009. Total fica abaixo de períodos anteriores, mas Estado continua sendo o segundo que mais destrói o bioma. Dos 20 municípios que mais derrubam vegetação, quatro são do Ceará

22.06.2011 01:30

Ceará e Bahia são os estados que mais desmatam a Caatinga, entre os dez monitorados ( ) O Ministério do Meio Ambiente divulgou no último dia 17 dados que apontam para diminuição do ritmo de desmatamento na Caatinga. No Ceará, enquanto se destruiu em média 646,71 km² do bioma, entre 2002 e 2008, foram 440,19 km² devastados em 2009.

Apesar da diminuição, é como se, em um ano, área pouco maior do que os municípios de Fortaleza e Maracanaú juntos tivessem sido destruídos. Em todo o Brasil, foram 1.921 km² de Caatinga destruídos em um ano.

Entre dez estados com ocorrência da Caatinga, o Ceará continua sendo o segundo que mais destruiu o bioma, atrás apenas da Bahia, que devastou 638,35 km² entre 2008 a 2009. No Ceará, ficam quatro dos 20 municípios brasileiros que mais desmataram a Caatinga (veja no mapa abaixo a lista dos dez municípios cearenses que mais destruíram o bioma).

Para a coordenadora do projeto Mata Branca, Maria Tereza Farias, Bahia e Ceará são os que mais desmatam porque são os dois estados com maior área de Caatinga. “Se os outros desmataram tudo, não serve de referência”, avalia. De acordo com ela, o projeto do Governo do Estado já capacitou 1.069 pessoas em projetos de conservação da Caatinga.

Maria Tereza também questiona sobre quanto da perda vegetal registrada pelos satélites é clandestina e quanto é autorizada por manejo de áreas florestais.

O coordenador do Núcleo do Bioma Caatinga do Ministério do Meio Ambiente, João Seyffarth, confirma que os satélites não diferenciam áreas de manejo florestal de áreas desmatadas. “Existem muito poucos planos de manejo aprovados na Caatinga e isso representará pouco no quantitativo total”, defende.

Carvão, lenha e pasto

Na avaliação do presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetraece), Moisés Braz, tem havido maior conscientização por parte dos agricultores, mas ainda há derrubada. “Principalmente nos últimos três anos a gente tem identificado maior preservação. As queimadas diminuíram muito”, pontua. Para ele, porém, os grandes responsáveis pela destruição da Caatinga são as empresas carvoeiras e de retirada de lenha.

O prefeito de Boa Viagem, Fernando Assef, diz que a queima da vegetação para criação de gado é a principal causa dos desmatamentos na região do município. “Falta uma presença maior do governo federal e estadual. Do jeito que está o problema sério”, resume.


ENTENDA A NOTÍCIA




O ritmo de destruição diminuiu de forma tímida: de 0,28% ao ano entre 2002 e 2008 para 0,23% em 2009. Apesar disso, sobram apenas 53,4% da Caatinga, que abrange áreas dos nove estados nordestinos e Minas Gerais.

Thiago Mendes
thiagomendes@opovo.com.br

24 comentários:

Anônimo disse...

Casamento coletivo deve reunir 50 casais gays no Rio

Rio de Janeiro receberá hoje o "maior casamento gay coletivo do mundo", como vem sendo descrita a cerimônia que vai unir 50 casais, às 17h, na Central do Brasil, no centro da cidade. O evento é promovido pelo programa Rio Sem Homofobia, do governo do Estado. Dois terços das uniões estáveis homoafetivas serão celebradas entre mulheres.

Segundo o governo, os secretários estaduais de Meio Ambiente, Carlos Minc, e Cultura, Adriana Rattes, serão os padrinhos dos casais, que podem convidar até cinco familiares para a cerimônia. As uniões serão oficializadas pelo ex-desembargador Siro Darlan e registradas no 6º Ofício de Notas, no auditório do 7º andar do prédio da Central do Brasil.

A cerimônia, segundo o governo, será realizada em comemoração à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que reconheceu, em 5 de maio, a igualdade de direitos entre uniões homoafetivas e heterossexuais. A ideia é realizar o evento, a partir do segundo semestre, em todas as regiões do Estado.

Anônimo disse...

será se tudo isso que está acontecendo na radio chapa branca do prefeito F. assef em prol do medico super-homem tem haver com a reportagem do fantastico, domingo proximo passado sobre plantoes medicos, estão com medo de cadeia, vão vomitar todo o dinheiro mal ganho, acreditem.

Anônimo disse...

já vem o 70 pra radio tentar se defender, e olhe q eu n defendo essa maldita administração q ai está,,, mais o 70 todos nós conhecemos muito bem!! está apenas querendo dinheiro do prefeito pra se calar

Anônimo disse...

Esses evangélicos mediocres que quer ditar a todo custo a homofobia deles usando a bíblia, porque não vão protestar sobre a roubalheira dentros das igrejas deles,dos pastores safados que usam a bíblia para tirarem dinheiros dos pobres ,mas é costumes deles usarem a bíblia para fazer tudo que é de ruim em nome de DEUS, e o principal eles não pregam que é o amor ao próximo. Se DEUS abomina homosexual como vcs dizem, então deixa ele resolver o problema e não vcs propagando ódio e homofobia. Porque vcs não apedrejam as adúteras que tem dentro da igreja de vcs, a bíblia não pedem para apedrejar, eu nunca vi um pastor amarrar uma pedra no pescoço e se atirar no mar, e a bíblia diz que assim se faça aquele que trouxer escândalo a casa dele.
Então sabe de uma coisa cambada de evangélico hipócritas, vão estudar melhor a bíblia antes de vir falar besteiras.

Anônimo disse...

mostrar o seu trabalho 70??? quiu trabalho...tentando estorquir todo mundo....eu conheçoi muito bem seu trabalho....na administração passda vc tinha mais credito q todos os outros vereadores, mais se n bastasse era de dentro da casa do seu mazinho e tbm participava de todas as reuniões e tinha voz autiva..o q vc fez???? me responda, pq vc mudou de opinião nas vesperas da eleião???? pq foi mesmo?? responda

Anônimo disse...

vereador 70, se seu com,promisso é fiscalizar as coisas erradas, fiscalize a escola do são pedro, aja visto q obteve muitos votos por lá e é intimo da diretora! fiscalize, olhe por nós vereador, nos defenda, tenha compromisso com seu povo!

70 NELES..... disse...

Parabéns!!!! 70

Ohhh véi Macho.!!!!!!!

Anônimo disse...

Cala boca sanpaia babona!!!!!

Anônimo disse...

so as duas olarias existente na floresta e culpada por grande parte deste desmatamento, pois todos os dias sao carradas e carradas de lenhas, acredito que no terreno ou proximo do terreno do djalma e que e armazenado e o noso secretario do meio ambiente so vive de jogar baralho.

Anônimo disse...

Fdp tu vai fechar rua agora lá casa da tua mãe.
Cretino.

Anônimo disse...

A Teta tá morrendo de medo do seu marido irresponsável e bêbado deixar de ser agregado da prefeitura.

francisco josé disse...

Pinajé, tu já foi receber os teus R$ 1.200,00 da câmara.
vai se estribar eim bichona. Soube que vai sair 50% do 13º.

Quem pode, pode.
Quem não pode se sacode.

Anônimo disse...

parabens diretora do são pedro! isso é só a consequencia de uma boa administração!! ai vem vc e faz uma só uma continuação da esculhambação q é essa administração! mais cuidado viu! vc tá lidando com o dinheiro do povo! logo isso acaba viu! aproveite garota.........

Anônimo disse...

nessa administração, só tem gente competente, diga-se de passagem...os secretários são de uma inteligencia só, vejamos na pessoa da senhora lucirene, e em como se saiu na prestação de contas da prefeitura...rsrsrs...depois vem os diretores de escola, cada um melhor q o outro! pense numa estrutura!! o IDEB esse ano vai lá pra cima!

Anônimo disse...

n sei pq agora a radio liberdade inventou essa frescura de dá trela pro 70...vão procurar audiencia de outro jeito...adoro essa radio, mais ficar escutando aquele louco, mentindo e tentando falar palavras bonitas e correteas? ahhh...me poupe né deodato!

Anônimo disse...

essa da pinagé eu n sabia!! funcionaria da camara??? eu sei q ela come do nosso dinheiro da prefeitura! mais da camara tbm?essa é nova.....kkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

anonimo pense numa paseater boa so tinha uns quinze gatos pingados mais o dr guteba e a mulher dele ho povo alienado um medico sair do plantao dele deixar um hospital lotado de paciente para ser atendido para fazer uma palhaçada da quelas pelo amor de Deus

Anônimo disse...

Vai fundo Lili o doutor Gutemba mentiu discaradamente na emissora chapa branca chapa branca ate pela origem da sua compra. O doutor Gutemba tem mesmo maracutai em pedra branca e no Caninde. FRANCISCO

Anônimo disse...

bolg besta esse viu so sabe falar dos outros, vc dr deodato q fala tao mal da admistraçao o que senhor fez por BOA VIAGEM alem de falar mal e julgar quem faz algo por BOA VIAGEM inveja mata sabia

Luizinho disse...

DR. DEODATINHO RESPONDA A ESSE ANONIMO BABÃO PERGUNTANDO A ESSE INFELIZ O SEGUINTE:
1) O HOMEM BOM PODE TER INVEJA DO HOMEM MAL?
2)O CAVALO PODE TER INVEJA DO JUMENTO?
3) A ÁGUIA PODE TER INVEJA DA GALINHA?
4) O TIGRE PODE TER INVEJA DA RAPOSA?

SEGUE HRANDE BRASILEIRO DR. DEODATINHO, NOS AGRADECEMOS.

Pedrabranquense sem mentira disse...

Aviso ao pedssoal de Boa Viagem. Eu moro em Pedra Branca e eu sei que o Dr. Gutemberg trabalha aqui na nossa cidade, ele é até concursado no PSF daqui. Podem ir atrás que vocêsvão confirmar isso. Ele mentiu quando disse o contrário.

Anônimo disse...

O Djalma está retirando muita madeira do terreno do ELiomar, que recentimente comprou do Totonho Ramalho, na Fazenda saco.è só passar na estrada p´roximo ao açude e confiram...

Anônimo disse...

Este anonimo(a( que dize que a Rádio ta dando valor ao Ver. 70 e não acreditando em suas denuncias, vá ao seu ver. que com cereteza e um lagartixa e come migalhas que o prefeito dá, peça a ele para ir com vc no Arquivo da Câmara e vc verá como são verdadeiras e é só o começo das maracutais.Tenha coragem e questione com seu vereador, mande ele fazer valer seu voto.tenha coragem, levante este seu traseiro da cadeira e seja cidadã ou cidadão.

Anônimo disse...

Edinho! vc fala do nosso prefeito, mas e com o dinheiro que seu pai recebe como Sec. sem fazer nada, que ele ajuudar vcs a comerem, incluindo a Naiara que só sabe escumlhambar o Fernando e a Ana Assef, mande seu pai entergar o cargo, já que nada faz pela a Secretaria.Ah! outro dia estavamos numa festinha no Sitio e sua mãe chegou com a Malú, lá pelas as tantas falou que o Marc os Cals, estava lhe ajudando, isto é ano passsado, agora responda qual a folha da Assembléia constava seu nome ou melhor o nome dela? ou será que era na folha da Naiara,recebia da Assembleia mas, não aparecia seu nome.Pode um negócio desse, querem ter moral pra falar do Fernando, nunca ninguem fez tanto por BV, e é mais anos.