terça-feira, 14 de junho de 2011

LEMBRAR SEMPRE, PARA NÃO REPETIR JAMAIS!

Encontrada menina da foto que virou símbolo de desgaste da ditadura







Belo Horizonte, setembro de 1979. O general João Baptista Figueiredo – último presidente do regime militar – fazia uma viagem com cara de campanha.


Tomou cafezinho em um bar no centro, fez discurso. Estava tudo indo conforme o planejado até que uma menina de apenas cinco anos surpreendeu o presidente-general. Ela rejeitou o cumprimento do general.

A foto imediatamente virou símbolo da luta contra a ditadura. Foi publicada em vários jornais e revistas, no Brasil e no exterior.

“Aquilo ali lavou a alma da nação. Pra nós soou como uma vingança nacional”.

“É a magia da criança. Se fosse um adulto não teria, nunca teria o mesmo valor”, diz o ex-secretário nacional de Direitos Humanos, Nilmário Miranda

Foi a foto mais famosa do fotógrafo Guinaldo Nicolaevsky. Mas ele morreu em 2008 sem conhecer a garota. “Ele ficou um pouco frustrado de não ter conhecido a garota. Saber quem era ela, como ela estava”, diz a viúva de Guinaldo, Sílvia Nicolaevsky.

Os amigos também tentaram encontrar a menina. Fizeram até campanha em blogs na internet meses antes da morte de Guinaldo.

“Minha ideia era mais fazer uma homenagem ao Guinaldo. Pela carreira brilhante que ele teve”, diz o fotografo Ricardo Medeiros.

A iniciativa virou notícia e reascendeu a curiosidade em torno da foto. A foto foi feita no Palácio da Liberdade em Belo Horizonte e 32 anos depois, nós voltamos ao local porque o Jornal da Globo localizou a garota da foto.

Rachel Clemens cresceu em Belo Horizonte, se formou em comércio exterior, fez pós-graduação no Instituto Tecnológico da Aeronáutica e morou e trabalhou em vários países, teve uma filha de nome Clara, que hoje está com 13 anos, e nunca teria descoberto essa história toda se não fosse por um email

“Minha mãe recebeu um powerpoint das 100 fotos que marcaram o século. Eu sempre tive curiosidade de ver essa foto. Dei um Google aí que eu vi que estavam me procurando tem um tempão, não tinha a menor ideia”, conta.

Perguntada sobre como ela se encontrou com o general Figueiredo, Rachel lembra que, na noite anterior, o pai dela comentou no jantar que iria almoçar com o presidente.

“Aí acordei no outro dia de manhã: mãe, eu quero falar com o presidente”. Ela insistiu tanto que a mãe a levou ao Palácio da Liberdade. Quando ela chegou lá:

“Virei pra ele: você sabia que você vai almoçar com meu pai hoje? Aí todo mundo ficava assim: dá a mão pra ele, dá a mão pra ele. Eu detestei. Detesto que me mandem fazer as coisas. Não dei a mão porque eu não queria dar a mão pra ele, eu queria dar um recado pra ele”.

Depois do encontro, Rachel foi correndo para a escola e o que ficou foi a imagem da menina que recusou a mão do general-presidente. Para quem admira a foto desde aquela época, a história de Rachel não diminui a importância da imagem.

“Ela pode dizer que não era nada disso. A imagem é muito mais significativa de um momento político que o Brasil vivia”, fala o cineasta Silvio Tendler.
http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/


Leia mais no Blog da Dilma: BLOG DA DILMA

27 comentários:

Dr. Amâncio Filho disse...

Hoje, 14 de junho, Che Guevara completaria 83 anos. Mas morreu em 9 de outubro de 1967, nas matas da Bolívia onde foi capturado no meio de um vale de riacho seco, chamado Quebrada Del Churro, a 3600 metros de altitude, distante 150 quilômetros de Santa Cruz de La Sierra. Ele e outros 14 revolucionários estavam desnutridos e abatidos. Foram cercados por um pelotão de 600 homens do exército boliviano, comandados pelo capitão Gary Prado, treinado para combater a movimentos de esquerda na América Latina pela CIA, órgão de inteligência dos Estados Unidos. Depois de duas horas de fogo pesado, restaram mortos “Miguel”, “Júlio”, “Coco Peredo” e quatro soldados. Fora dois rebeldes bolivianos que conseguiram desertar correndo como doidos pelo desfiladeiro, os demais foram presos. Ferido na perna, Che foi levado nas costas pelo companheiro “Benigno” até La Higuera. Lá, nesse vilarejo de apenas 40 casas, o guerrilheiro argentino que virou o grande mito da juventude do Século XX, seria morto com seis tiros desferidos por um tenente bêbado, Mário Terán. No dia seguinte, o corpo foi levado para Valle Grande e apresentado como troféu pelas autoridades numa lavanderia no quintal de um hospital. Somente trinta anos depois, é que seu cadáver foi descoberto. Hoje, portanto, 44 anos atrás, Che Guevara, era capturado.

Anônimo disse...

Não me estranha nem um pouco, mas não posso deixar de considerar pavorosa a posição do ex-presidente da República e presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), favorável ao sigilo eterno de determinados documentos em poder do governo. Ele hoje citou como exemplo os documentos relativos a fronteiras negociadas pelo patriota e maior diplomata da história do país, o Barão de Rio Branco (1845-1912).

A Sarney se juntou outro político de movimentado currículo, o ex-presidente e senador Fernando Collor (PTB-AL), que mantém postura semelhante sobre o projeto de lei complementar nº 41, de 2010, enviado pelo ex-presidente Lula ao Congresso no ano passado. O projeto, em que a presidente Dilma estava empenhada e que gostaria de haver sancionado já no dia 3 de maio passado, Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, regulamenta o acesso a “informações de interesse coletivo produzidas ou custodiadas pelo Estado” e que, na prática, liberaliza o cofre blindado com que se mantêm documentos até sobre a Guerra do Paraguai (1864-1870).

Anônimo disse...

Meu Brasil,brasileiro, muitos paises, tem inveja do Brasil, eles não tem esta duas ****, são iguais ***** boiando no rio, se mexer fede, eu não sei como o povo vira latas, voltaram neles, tem doido para tudo, depois ficam reclamando dos ladrões, são os mesmos eleitores, que seus parentes ficam no corredores de um posto de saúde, morrendo igual a um cachorro atropelado, viva Brasillllllll

Anônimo disse...

Se o tema aqui for ‘liberdade de informação para sabermos a história de nosso país’ estou junto com a maioria das pessoas que desejam saber como foi o passado do Brasil, pois é um direito de todo cidadão brasileiro saber sobre suas raízes, mas se o tema for ‘liberdade de expressão para os meios de comunicação’, o que tenho a dizer é o seguinte: muitos veículos de comunicação não sabem a diferença entre liberdade e libertinagem de expressão COM ESSA RADIO LIBERDADE FAZ e NÃO QUEREM ser paradas de FALAR BESTEIRA ou usar FACTOIDES para CONFUNDIR TODA UMA POPULAÇÃO, BENEFICIANDO CERTOS GRUPOS E MENOSPREZANDO OUTROS.

Anônimo disse...

Quando politicos de carreira armam brigas ninguém precisa acreditar, elas são com certeza de interesses para um dos lados. Quanto ao Senador Sarney me lembro muito bem da vêz que correligionarios e membros do PT quebraram a o vidro de um ônibus ondse estava Sarney em protesto por sua presença no Rio de Janeiro. Nem tanto hoje igual dedo e unha sempre juntinho..

Anônimo disse...

EU SÓ QUERO SABER O QUE É QUE ESSES ALINEADOS DOS BABÕES DO PREFEITO FULEIRAGEM DE BOA VIAGEM VÃO DIZER QUANDO ESSE PREFEITINHO FOR ACEITO NO PARTIDO QUE O CID GOMS TÁ CRIANDO PARA ACABAR COM O PSDB. VÃO TER QUE ENGOLIR AS ESCULHANBAÇÕES QUE VIVEM DIZENDO CONTRA O LULA, O PT E O CID. AHAHAHAHAHAH COITADINHOS DOS PAUS MANDADOS.

Anônimo disse...

O fato de um crente ser mais feliz que um cético não é mais pertinente que o fato de um homem bêbado ser mais feliz que um sóbrio. (George Bernard Shaw)

Anônimo disse...

Se você não aprova o casamento gay, então não case com um gay.

Anônimo disse...

escutei de boca miuda que a nova pre-candidata do PT em boa viagem é a nete.
é assim que vcs querem chegar ao poder meu povo, me poupe pensei que vcs fossem mais maduros! vcs tem alguns nomes bons que futuramente podem ser testados como os dos jovens Dr. Eudson Jr, Dr. Deodato Neto e até de novo o do Dr. Marcio, que apesar de nao falar com ninguem e ser um pouco orgulhoso é competente e tenho certeza faria um bom governo, mas poupem se ter uma candidatura do PT só pra fazer cena.

Anônimo disse...

Não bastava o João Alves chamar os funcionários públicos de cara de chibata agora o Roberto Silva disse os funcionários do Estado são um nada. Cadê o respeito com os trabalhadores?

Anônimo disse...

SOMESMO NA BOA VIAGEM A MULHER DO GUTEMBEG RECEBEU UM PREMIO DE MELHOR SECRETARIA DA SAUDE DOS MUNICIPIO DO BRASIL E AGORA QUEREM DEMITIR A MULHER E COLOCAR O PADRE NESSA FRIA, NA SECRETARIA DA SAUDE. DE UMA A DUAS, OU PREMIO DELA FOI COMPRADO OU O PREFEITO E SEM NOÇAO E VAI DEMITIR E TIRAR A MELHOR SECRETARIA DA SAUDE DO BRASIL.

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Anônimo disse...

O Sampaio ta dizendo por ai nas esquinas q a pre-candidata do PT é a Nete o que vcs acham disso? fosse pra avacalhar o negocio colocaria logo o Ernandes Brito que seria muito mais interessante kkkkkkkkk

Anônimo disse...

E VOCES QUE VAO TER QUE PUXAR O SACO DO FERNANDO AGORA, VAO TER QUE ENGOLIR ELE BEM CALADINHO AINDA VAO PEDIR VOTO PRA ELE.

Jovem inconformado disse...

Escola agrícola de Lavras da Mangabeira será reinaugurada após uma década
Depois de mais de uma década de portas fechadas, a antiga escola agrícola de Lavras da Mangabeira, na região Centro-Sul do Estado, voltará a funcionar.

A inauguração acontece hoje (11), às 15h30min, com as presenças do senador Eunício Oliveira, o governador Cid Gomes e o deputado Estadual Danniel Oliveira. O equipamento, antiga demanda da Região e que tem como objetivo reativar a política de qualificação profissional de produtores rurais, capacitará 400 técnicos agrícolas por ano.

Eunício Oliveira, que em sua infância estudou na Escola, confirma a importância do local para fortalecer o setor agrícola no interior do Ceará, além de capacitar os jovens da Região.

“O poder público precisa, cada vez mais, investir na capacitação profissional de jovens e adultos. Na atualidade as drogas, a ociosidade, desvirtuam nossa juventude e a direcionam para a criminalidade. Precisamos quebrar este ciclo e o investimento em educação é apenas uma de muitas ações sustentáveis”, defende o senador da República.

O prédio foi totalmente reformado pelo Governo do Estado que preservou o projeto original construído nos anos 50. Agora, a unidade passa a ter o nome de Escola Estadual de Educação Profissional Professor Gustavo Augusto Lima. Foram investidos R$ 7,6 milhões provenientes do Tesouro Estadual.

A nova unidade passou por um processo de modernização no que se refere aos equipamentos e mobiliários, além da construção de novas áreas. Escola de número 72 da rede de educação profissional cearense o centro irá ofertar cursos de aquicultura, agrimensura e agropecuária. Assim, os alunos farão o Ensino Médio enquanto se preparam para ter uma profissão numa estrutura de qualidade.

Os estudantes que residem em outros municípios da região poderão permanecer na unidade de ensino que está localizada numa propriedade de 351 hectares.

A escola conta com nove salas de aula, laboratórios de Física, Química, Matemática e Informática, auditório, biblioteca, refeitório, alojamentos para os alunos, casa dos professores, além de lavanderia coletiva.

Haverá também espaço para colocar em prática as atividades ligadas à agricultura, pesca e pecuária, como aprisco, pocilga, unidade leiteira, casa do mel, aviário, estábulo, curral bovino, galpão de marcenaria, açudes, entre outros.
Fonte: www.cearaagora.com.br

E a daqui, vai mesmo ser transformada num fossa a céu aberto?!
com a palavra a administração municipal "acabando com você"!

Anônimo disse...

Dr Deodato não vou me identificar pois quero falar é pessoalmente . Conheço e adimiro muito a sua mãe, tenho só um pedido a fazer que o sr procure escolher funcionários qualificados. Esse tal que faz o programa para denegrir a imagem de pessoas que ele nem conhece deveria conhecer melhor . Quem é ele para falar do Monsenhor Orlando? Será que lava a boca pelo menos uma vez no mês? Isso sao atitudes de pessoas mal amadas fracasadas e frustadas. Queria ser um homem ou que aqui em Boa viagem tivesse homens de verdade, para ensinar a esse talzinho a lavar a boca antes de falar mal de uma pessoa que ele nem conheçe. não precisa pulblicar pois quero que passe para o Dr Deodato para ele saber com que tipo de gente ele está trabalhando. Cuidado Dr o mal por que nos rodeia nos destroi e nos tornas pessoas frustadas. Acredido que a dona Maria Zélia não criou nenhum monstro, mais se o senhor quer seu funcionário denegrindo a imagem das pessoas que ele não conhece é porque jà esta contaminado pelo venêno do filho do demonio. Espero que esse tal pessa desculpas ao Monsenhor pois não precisão ter medo ,ele não está aqui em Boa Viagem para assumir nenhum cargo da prefeitura até porquê ele não ele não precisa pois já tem o emprego dele conquistado por mérito e capacidade sem precisa destruir e nem passar por cima de ninguem. Falo porquê conheço muito bem o Monsenhor e ficarei muito decepcionada com a imagem que eu tinha do Dr. Tome alguma atitude de cristão e faça o seu funcionàrio ter capacidade de fazer um programa sem destruir as pessoas que ele nem conhece, coitadinho tenho pena de pessoas desse tipo o fim delas è triste. Boa Noite Dr Deodato.

Anônimo disse...

SERA? QUE O PADRE ORLANDO TERÁ A CORAGEM DE SUJAR SEU NOME NO MAR DE LAMA DSSA ADMINISTRAÇÃO DO SR: NANDINHO.
SE FOR VERDADE COMO ESTÃO COMENTANDO EU VOU ACREDITAR Q ANTES ELE JÁ ESTAVA ENVOLVIDO NESTA LAMA.
NAO QUERO NEN ACREDITAR POIS TENHO MUITO ADMIRAÇAO POR ELE, MAS SE FOR VERDADE ELE VAI ME DECEPCIONAR COMPLETAMENTE E NUNCA MAIS VOU ACREDITAR NAS PALAVRAS DELE.
EU TE PEÇO ASSUMA QUALQUER SECRETARIA EM OUTRA CIDADE MENOS EM BV QUE É SÓ CORRUPÇAO.
ALGUEM MOSTRE ESTE PEDIDO AO PADRE ORLANDO.

Anônimo disse...

Tá certo mesmo o TCE, HILUX tá ultrapassada para o REINO dos "PRÍNCIPES SOBRALENSES". A moda agora é carro VOLVO. Enquanto sair políticos daquele município, vai ser administração do "ALICE no PAÍS das MARAVILHAS", SUSTENTADA PELO POVO POBRE CEARENSE. Que DEUS nos ACUDA.

Anônimo disse...

A fila da degola no governo Dilma Rousseff

Ao menos outros cinco ministros podem seguir os passos de Antonio Palocci

Depois de Antonio Palocci, limado da Casa Civil, quem deve ser o primeiro ministro a deixar o governo? Num time de 37 integrantes, não faltam candidatos. O site de VEJA lista cinco companheiros de Dilma Rousseff que, por (de)mérito próprio, entraram na fila para deixar a Esplanada.

Anônimo disse...

Mulheres que perdem a virgindade na adolescência têm mais chances de se divorciarem

Uma pesquisa feita pela Universidade de Iowa mostrou que mulheres que perdem a virgindade muito cedo têm maior probabilidade de se divorciar, principalmente se foram pressionadas a transar.

Anônimo disse...

STF: "marchas da maconha' podem ser organizadas.

Com o aval do Supremo Tribunal Federal (STF), as "marchas da maconha" podem ser organizadas livremente em todo o País. Proibir as manifestações públicas em favor da descriminalização da droga configura, no entendimento dos ministros do STF, violação às liberdades de reunião e de expressão. Por decisão do STF, o Estado não pode interferir, coibir essas manifestações ou impor restrições ao movimento. A polícia só poderá vigiá-las e tão somente para garantir a segurança e o direito dos manifestantes de expressarem suas opiniões de forma pacífica.

Anônimo disse...

Conselho de Ética instaura processo contra Bolsonaro.

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara instaurou na tarde de hoje um processo disciplinar contra o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ). O parlamentar será processado por ter discutido com a senadora Marinor Brito (PSOL-PA) e por ter classificado de "promiscuidade" a possibilidade de um filho seu ter relacionamento com uma mulher negra em entrevista ao programa de TV CQC.

Deodato Ramalho disse...

Eu não sei por que o espanto com a possibilidade de o monsenhor Orlando vir a compor o secretariado do prefeito Fernando. Afinal, é público e notório que ele apoiou o então candidato que hoje comanda Boa Viagem. Estava no direito dele fazê-lo, por mais que não concordemos com essa posição.

LUIZÃO disse...

DR. DEODATO É MUITA CARA DE PAU DESSA PESSOA QUERER FAZER DO PADRE ORLANDO UM SANTINHO. ELE É FORTE ALIADO DOS ASSEFEZ, FEZ CAMPANHA E N~UM FOI CAMPANHA DESSENTE NÃO FOI NA BASE DA POLITICAGEM.

Anônimo disse...

Deixem de ser otário meu povo. Na política o Nandim, a dona Antonia e o monsenhor são feitos um para o outro.

maria isabel disse...

eu acho que o Orlando como cabo eleitoral demorou foi muito para ter seu cargo nesta administraçao, e nao venham querer fazer este Orlndo de santo nao pois o passado condena ele, e voces que hoje acham que a liberdade faz baixaria sao as mesma pessoa que idolotravam o Carlos Salvador, por isso eu digo: quem sao voces para opinar a maneira do Roberto silva fazer programa.

Anônimo disse...

Este anonimo que menospresa a nete e o ernandes, com certeza nao os conhece. pois ambos sao mais qualificados e eticos do que qialquer prefeito que ja governou BV.

Anônimo disse...

Ei pessoal vocês estaõ enganados com o monsenhor Orlando ele já está trazendo seu sobrinho para trabalhar no PSF de São Pedro.