terça-feira, 11 de agosto de 2009

"AGORA É PRÁ VALER" ELOGIA O CHEFE DA EQUIPE DE COMBATE À POLUIÇÃO SONORA.

Vertical S/A. (O POVO, 11.08.09).
Tolerância zero já começou, diz Semam
Jocélio Leal
11 Ago 2009 - 00h59min
O chefe da Fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano (Semam), Francisco Aurélio de Brito, anuncia: o órgão está na rua com uma ação denominada ‘Tolerância Zero’. Segundo ele, algo planejado desde a gestão passada (primeiro mandato da prefeita Luizianne Lins), “mas por falta de autorização e apoio da antiga direção da Semam, só agora pode iniciar”. Ele afirma que a ordem do novo secretário, Deodato Ramalho, é “ação firme e permanente”. Para Brito, o nome disso é Tolerância Zero. Ele lista uma série de medidas tomadas pela pasta desde o mês passado. No rol de medidas, 11 ações de fiscalização. Eis a lista:
1) Dia 7/7 - Foi desligado o sistema de ar-condicionado do North Shopping, que incomoda o condomínio residencial vizinho e só foi autorizado o religamento do mesmo com o comparecimento dos advogados da empresa no departamento jurídico da Semam para assinar ajustamento de conduta, quando foi estipulado o prazo para a solução definitiva do problema e foi feita cobrança de multa.

2) Dia 13/7 - Foi desligado o sistema de refrigeração do Grupo Pão de Açúcar da Avenida Abolição e também só foi autorizado religamento do mesmo após o comparecimento dos advogados da empresa à Semam para também assinar termo de ajustamento de conduta e serem apenados monetariamente.

3) Dia 29/7 - Embargamos o Clube Pai D’Égua, na Godofredo Maciel, por falta de autorização especial de utilização sonora.

4) Dia 30/7 - Embargamos o Clube Oásis, na Santos Dumont, pelo mesmo motivo, evitando a realização de uma festa sertaneja naquele dia.

5) Dia 31/7 - Foi embargada a Galeteria Real, na Godofredo Maciel, próximo ao Detran, também por falta de autorização para utilização de som, evitando um show.

6) Dia 1º/8 - Foi embargada a Casa de Forró, na José Bastos, ao lado da Lagoa de Parangaba, também por falta de autorização para uso de equipamento sonoro, evitando a realização de um show de forró.

7) Dia 2/8 - Foi embargada uma churrascaria na João Pessoa, próxima ao Sesi, também por falta de autorização e por poluição sonora.

8) Dia 6/8 - Foi embargada a Churrascaria Delícias do Sertão por falta de autorização para uso de equipamento sonoro, evitando a realização de um show de humor daquele dia.

9) Dia 7/8 - Retornamos a Galeteria Real para forçar o cumprimento do embargo já que a mesma desobedeceu e iríamos embargar o Kukukaia, mas o responsável se antecipou e compareceu à Semam para propor acordo de regularização.

10) Dia 8/8 - Embargamos a atividade sonora da Churrascaria Esquina do Rodolfo Teófilo e fomos à Beira Mar para embargar a atividade sonora de uma barraca de praia, mas a mesma não ligou os equipamentos sonoros naquele dia.

11) Dia 9/8 - Pelo terceiro domingo seguido tentamos embargar uma casa de show da SER VI, e a mesma encontrava-se fechada, então fomos para o próximo da lista e embargamos a atividade sonora da Churrascaria Bier Haus, na Padre Antonio Tomás por poluição sonora”. Segundo Brito, representantes de todos os estabelecimentos embargados compareceram no dia útil seguinte à Semam para acordo com o departamento jurídico. No acordo, foi dado prazo para solução das pendências documentais e legais e foram apenados com multas. “O único que não compareceu foi a Galeteria Real que ainda tentou realizar eventos, sendo tolhida pela nossa fiscalização”, diz Brito. Ele avisa que esta semana a operação segue. “Todos são bastante denunciados e incomodam a população e até o momento não tinham respeito pela lei e para com os moradores do entorno. A lei agora será cumprida à risca”. Ademais, a Semam está fiscalizando as academias de Fortaleza e as igrejas, que estão sendo autuadas por falta de autorização sonora e eventuais irregularidades. O próximo alvo são os bufês.

4 comentários:

Norma disse...

Eu quero saber do dr. deodato é quando tiver uma pressão ou um pedido de um amigo.

Alfredo Carlos !! disse...

Amigos blogueiros,

Este é um exemplo que deve ser seguido em Boa Viagem. Existem dezenas de faixas poluindo o nosso visual, o poder público deveria fazer valer as leis que são aprovadas em nosso Município. Outra grande tragédia são os sons de automóveis nas portas das escolas e do hospital, ninguém aguenta mais isso. Urge que nosso Secretário do Meio Ambiente tome um providência

Anônimo disse...

Em Boa Viagem é o contrário o primeiro a desrespeitar ás leis são áqueles que tem obrigação de zelar por elas.
O prefeito "dono do município" que tem um dos maiores índice de analfabetismo do ceará "Boa Viagem" faz a política "de para os meus amigos tudo". Enfrenta até o promotor derespeitando á lei do silêncio.

Alfredo Carlos !! disse...

Amigos blogueiros,

Em conversa rápida hoje pela manhã com o Secretário de Meio Ambiente de Boa Viagem, Senhor Edson Alves, procurei ajudar o mesmo no sentido de melhorar o visual de nossa cidade. Concordamos que nossa Cidade precisa se livrar de faixas e placas colocadas excessivamente e sem nenhuma utilidade. O Senhor Secretário mostrou-se bastante solícito com minhas ponderações sobre este assunto. Afirmou que está discutindo com sua equipe de trabalho algumas mudanças nesse sentido. Vamos aguardar.