sexta-feira, 28 de agosto de 2009

SENADO APROVA PISO SALARIAL PARA AGENTE DE SAÚDE.

Postado em 27 de agosto de 2009 às 20:03 em Política
“Menos de quatro meses após ser apresentado, o projeto que cria um piso salarial para os agentes comunitários de saúde em todo o país foi aprovado ontem (26) no Senado. A votação, na Comissão de Assuntos Sociais, ocorreu em caráter terminativo e, com isso, não é necessário o aval do plenário. O texto segue agora para a análise da Câmara. A categoria promete pressionar os deputados para que a votação ocorra ainda este ano – o que permitiria garantir reajustes já em 2010.
O projeto, apresentado em 14 de maio, fixa em R$ 930 – o equivalente a dois salários mínimos – o piso salarial dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias. Pelas regras atuais, o governo federal é quem arca com o vencimento dos agentes e cabe às prefeituras bancar os encargos trabalhistas. Não há um piso e os salários variam em cada localidade. O Ministério da Saúde repassa aos municípios R$ 581 por cada profissional contratado. Os recursos vêm do Programa Saúde da Família. Mas, de acordo com levantamento feito pela Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (Conacs), cerca de 17% recebem menos que um salário mínimo.
Se o projeto for aprovado no Congresso e sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os estados e municípios terão 12 meses para elaborar os planos de carreira dos agentes e implementar o novo piso.”
(Correio Online)

4 comentários:

Sandra Linhares disse...

Dr. Deodato vou participar mais do blog, inclusive para disponibilizar para os ouvintes do Show da Manhã as bonitas mensagens que mandamos diariamente.

Anônimo disse...

11:31

Infelizmente ficaremos a esperar pela decisão do julgamento da decisão que pode demorar muito. Entretanto, creio que o Governo Federal nem o Senador terão lucros proveitosos com o apoio dado a um senador que mantém um povo pobre e sofredor, em troca do enrequecimento familiar. Um dia o cidadão brasileiro poderá realmente ter um representante forte, de coragem para quebrar essas correntes do mal que prendem a República, não há democracia plena. Cidadão vota por votar ou por obrigação, ganhando dinheiro ou outro agrado. Cadê o "mensalão" e outros vergonhosos desfalques. E pensar que no nosso Lulinha não teve essa coragem e prefere se manter no Poder.

Prof Alfredo Carlos !! disse...

Colegas blogueiros,

Os agentes de saúde mereciam faz tempo essa notícia, eles são uma peça fundamental na saúde brasileira. O trabalho social que todos desempenham são de vital importância para se obter as informações sobre como anda o povo brasileiro.

Anônimo disse...

Como vai á Saúde?
vai bem, só está faltando álcool e esparadrapo, mas não se preocupe que a festa da rádio vai ser é grande o que o povo gosta mesmo é de festa.
Então tá. thau e um abraço.