segunda-feira, 24 de agosto de 2009

CULTURA DA BAIXARIA NO REINO DO GONZAGÃO!

Ariano Vilar Suassuna (João Pessoa, 16 de junho de 1927) é um dramaturgo, romancista e poeta brasileiro. Ariano Suassuna é um dos mais importantes dramaturgos brasileiros, autor dos célebres Auto da Compadecida e A Pedra do Reino, é um defensor militante da cultura do Nordeste.
CRÍTICA DE ARIANO SUASSUNA SOBRE O FORRÓ ATUAL
'Tem rapariga aí? Se tem, levante a mão!'. A maioria, as moças, levanta amão. Diante de uma platéia de milhares de pessoas, quase todas muitojovens, pelo menos um terço de adolescentes, o vocalista da banda que sediz de forró utiliza uma de suas palavras prediletas (dele só não, de todasbandas do gênero). As outras são 'gaia', 'cabaré', e bebida em geral, comênfase na cachaça. Esta cena aconteceu no ano passado, numa das cidades dedestaque do agreste (mas se repete em qualquer uma onde estas bandas seapresentam). Nos anos 70, e provavelmente ainda nos anos 80, o vocalistateria dificuldades em deixar a cidade. Pra uma matéria que escrevi no São João passado baixei algumas músicas bem representativas destas bandas. Não vou nem citar letras, porque este jornal é visto por leitores virtuais de família. Mas me arrisco a dizer alguns títulos, vamos lá: Calcinha no chão (Caviar com Rapadura), Zé Priquito (Duquinha), Fiel à putaria (Felipão Forró Moral), Chefe do puteiro (Aviões do forró), Mulher roleira (Saia Rodada), Mulher roleira a resposta (Forró Real), Chico Rola (Bonde do Forró), Banho de língua (Solteirões do Forró), Vou dá-lhe de cano de ferro (Forró Chacal), Dinheiro na mão, calcinha no chão (Saia Rodada), Sou viciado em putaria (Ferro na Boneca), Abre as pernas e dê uma sentadinha (Gaviões do forró), Tapa na cara, puxão no cabelo (Swing do forró). Esta é uma pequeníssima lista do repertório das bandas. Porém o culpado desta 'desculhambação' não é culpa exatamente das bandas, ou dos empresários que as financiam, já que na grande parte delas, cantores, músicos e bailarinos são meros empregados do cara que investe no grupo. O buraco é mais embaixo. E aí faço um paralelo com o turbo folk, um subgênero musical que surgiu na antiga Iugoslávia, quando o país estava esfacelando-se. Dilacerado por guerras étnicas, em pleno governo do tresloucado Slobodan Milosevic surgiu o turbo folk, mistura de pop, com música regional sérvia e oriental. As estrelas da turbo folk vestiam-se como se vestem as vocalistas das bandas de 'forró', parafraseando Luiz Gonzaga, as blusas terminavam muito cedo, as saias e shortes começavammuito tarde. Numa entrevista ao jornal inglês The Guardian, o diretor do Centro de Estudos alternativos de Belgrado, Milan Nikolic, afirmou, em 2003, que o regime Milosevic incentivou uma música que destruiu o bom-gosto e relevou o primitivismo estético. Pior, o glamour, a facilidade estética, pegou em cheio uma juventude que perdeu a crença nos políticos, nos valores morais de uma sociedade dominada pela máfia, que, por sua vez, dominava o governo. Aqui o que se autodenomina 'forró estilizado' continua de vento em popa. Tomou o lugar do forró autêntico nos principais arraiais juninos do Nordeste. Sem falso moralismo, nem elitismo, um fenômeno lamentável, e merecedor de maior atenção. Quando um vocalista de uma banda de música popular, em plena praça pública, de uma grande cidade, com presença de autoridades competentes (e suas respectivas patroas) pergunta se tem 'rapariga na platéia', alguma coisa está fora de ordem. Quando canta uma canção (canção?!!!) que tem como tema uma transa de uma moça com dois rapazes (ao mesmo tempo), e o refrão é: 'É vou dá-lhe de cano de ferro/e toma cano de ferro!', alguma coisa está muito doente. Sem esquecer que uma juventude cuja cabeça é feita por tal tipo de música é a que vai tomar as rédeas do poder daqui a alguns poucos anos. Ariano Suassuna

Observação:

O secretário de cultura Ariano Suassuna foi bastante criticado, numa aula-espetáculo, no ano passado, por ter malhado uma música da Banda Calypso, que ele achava (deve continuar achando, claro) de mau gosto. Vai daí que mostraram a ele algumas letras das bandas de 'forró', e Ariano exclamou: 'Eita que é pior do que eu pensava'. Do que ele, e muito maisgente jamais imaginou. Realmente, alguma coisa está muito errada com esse nosso país, quando se levanta a mão pra se vangloriar que é rapariga, cachaceiro, que gosta deputeiro, ou quando uma mulher canta 'sou sua cachorrinha'. Aonde vamos parar? Como podemos querer pessoas sérias, competentes? E não pensem que uma coisa não tem a ver com a outra não, porque tem e muito! E como as mulheres querem respeito como havia antigamente? Se hoje elas pedem 'ferro', 'quero logo 3', 'lapada na rachada'? Os homens vão e atendem. Vamos passar essamensagem adiante, as pessoas não podem continuar gritando e vibrando por serem putas e raparigueiros não. Reflitam bem sobre isso, eu sei que gosto é gosto... Mas, pensem direitinho se querem continuar gostando desse tipo de 'forró' ou qualquer outro tipo de ruído, ou se querem ser alguém derespeito na vida!

6 comentários:

Alfredo Carlos !! disse...

Amigos blogueiros,

Ariano Suassuna é uma das relíquias culturais que o nosso Nordeste possui. Qualquer comentário desse gênero vindo da pessoa dele, é motivo para grandes preocupações por parte das autoridades que possuem influências nesses gêneros musicais. Foi dado o aviso.

ANA JÚLIA disse...

RAZÃO DA GRANDE PENETRAÇÃO DESTE TIPO DE MÚSICA ESTÃO OS DONOS DE EMISSORAS DE RÁDIOS QUE VEICULAM DIRETO ESTAS BAIXARIAS,COMECE A DAR EXEMPLO dR. dEODATO PORQUE SUAS DUAS RÁDIOS NÃO FAZEM OUTRA COISA A NÃO SER DIVULGAR ESTES TIPO MÚSICA.CONFIO NO SENHOR NÃO ME DECEPCIONE.
aNA jÚLIA

Anônimo disse...

Chega de impunidade para os políticos corruptos! No dia sete de setembro, coloque uma bandeira nacional ou um pano verde e amarelo na sua janela ou no carro e apite ou bata nas panelas ou buzine por um minuto. Mostre a sua indignação!
Esta na hora de gerar um movimento popular nas mesmas dimensões do movimento caras pintadas.


FORA FERNANDO ASSEF!!

Deodato Ramalho disse...

Ana Júlia,
Concordo com você. Infelizmente, ainda não tive condições de alterar muito esse quadro, embora já tenha discutido o assunto. Mas, com certeza, tentarei implementar essas mudanças, ainda que paulatinamente. Vou colocar esse seu comentário na página principal do blog, como forma de estimular os companheiros tanto da Liberdade quanto da Canudos a ajudarem a desconstruir essa lógica perversa da diminuição da importância social e cultural do melhor do nosso forró.

CARLOS*** disse...

ler o que ariano escreve, acredito que seja uma das melhores coisa que faço, concordo com ele em tudo em relacao ao forro atual, mais o forro atual nao e nada mais nada menos que e a cara do nosso Brasil.......SO PUTARIA PURA, NAO SEI SE PIOR O FORRO ATUAL OU O NOSSO CONGRESSO

Anônimo disse...

Concordo com você carlos a esculhambação tá tão grande que nem o cavalo morto aguentou tanta putaria na rua da Igreja matriz de Boa Viagem.
Nesses dias que vai embora é o próprio Cristo com a cruz e tudo nas costas.