quinta-feira, 13 de agosto de 2009

O QUE DIFERENCIA OS QUE LUTAM DOS QUE SE APROVEITAM.

Ontem à noite, em Fortaleza, a professora Edileusa Magalhães, lançou o livro UM SONHO FELIZ DE CIDADE - História da Emancipação de Madalena. O livro historia todo o processo de emancipação do nosso vizinho município. Em suas páginas, permeadas de emoção, de ternura e tenacidade de um povo, a autora discorre sobre os sonhos de uma juventude militante que, apesar das dificuldades, das pressões e do medo, se fez agente da história e construiu um movimento de consciência política e social que foi capaz de, pela mobilização popular, vencer a opressão, a intimidação e emancipar Madalena. Fiquei tocado no lançamento do livro, sobretudo porque revivi toda aquela luta, da qual participei ativamente, tanto como militante político quanto como advogado. Li a obra, numa assentada só, viajando (hoje) de Fortaleza a Campo Grande (MS). Em muitas passagens da rica narração dos fatos rolou em minha face pingos de lágrimas, especialmente quando a autora relembra as agressões sofridas, as ofensas verbais, a tentativa de desqualificação dos que, fortes no desejo da realização de um sonho, ousavam enfrentar as engrenagens opressivas do poder dos antigos coronéis do Ceará e de seus apaniguados... E, depois, vitoriosa a luta daqueles jovens sonhadores, esses mesmos que se colocavam contra a emancipação de Madalena, para serem agradáveis aos donos do poder de Quixeramobim, tentaram e tentam ainda se mostrar para a história como se tivessem lutado pela conquista.


O livro traz passagens memoráveis daquela aparentemente pequena odisséia. Destaco, entre tantas outras, o tenso, porém expressivo ato público realizado no dia 06 de março de 1985, com a minha participação que a autora assim registra:


"Estava presente Deodato Ramalho (...) Deodato era de Boa Viagem, mas estava trabalhando em Quixeramobim. Ele denunciava. abertamente, a existência de um grupo contra o desmembramento de Madalena naquele Município, inclusive citava nomes, segundo ele, ``não para denegrir imagens, mas para que o futuro conheça os inimigos do povo, que realmente não queriam a emancipação, a ponto de se empenhar para que ela não acontecesse".

Daí o título dessa postagem: essa é a grande diferença entre os que lutam para realizarem seus sonhos, construírem sua reputação com esteio na dignidade, daqueles que, subservientes ou acovardados, quando a luta é passada e vencida, se apropriam dos resultados como se, para alcançá-los, tivessem tido algum mérito. Pobres diabos!

Minha homenagem, portanto, a Madalena e muito especialmente à Edileusa, ao Chiquinho, Dário (em cuja casa éramos acolhidos por ocasião dos atos públicos e articulações), Ana Lúcia, Marcos Simão... Faço minhas as palavras da líder do bairro Henrique Jorge, Angelita Melo, "uma homenagem aos meninos que valorizaram o povo, ensinando idéia de cidadania".

Vida longa ao GCL - Grupo Consciência e Luta.


20 comentários:

Anônimo disse...

por favor ajeitem o link da rádio pensei que não existia mais.

Anônimo disse...

estou muito feliz de ter redescobrido o blog

Dr. Amâncio disse...

Falando em aproveitadores, Boa Viagem é um campo muito fértil para esse tipo de político, principalmente agora nessa administração capitaneada pelo "pai" do Salário-Esposa". Me veio à memória um certo Deputado Estadual, que do povo de Boa Viagem só quer os votos. Como Secretário de Justiça, até agora o que conseguiu fazer por Boa Viagem foi a reforma do "Quarto do Bode" e inaugurar projeto de água e luz custeado com verbas do governo Lula. Com tanto prestígio deveria pelo menos ter conseguido uma Delegacia para Boa Viagem, afinal o local onde funciona a Delegacia é um prédio alugado. Vejam a matéria publicada no Jornal O Povo de hoje:
QUINZE DELEGACIAS SERÃO CONSTRUÍDAS NO INTERIOR - Os municípios beneficiados serão: Aracoiaba, Bela Cruz, Jijoca, Paraipaba, Jaguaruana, Icapuí, Jaguaretama, Alto Santo, Solonópole, Novo Oriente, Assaré, Cedro, Varjota, Pacujá e Coreaú. De acordo com a SSPDS, além da estrutura física moderna e padronizada, os novos prédios contarão com mobília que contribuirá para um ambiente funcional. Além dos 15 municípios, segundo a secretaria, até o final de 2009 mais cinco processos licitatórios serão lançados para construção de equipamentos semelhantes. Sendo as cidades beneficiadas com novas delegacias: Chorozinho, Pindoretama, Independência, Banabuiú, Orós e Araripe. O projeto de construção de delegacias no interior do Estado prevê 50 novos prédios até o final de 2010.

Maria disse...

Sou moradora de Madalena e participei de toda essa luta. Você Dr. Deodato foi um grande baluarte dessa vit[oria, com seu discurso forte e sem medo, muito estimulou o nosso povo a nao ter medo.

Anônimo disse...

DR. DEODATO, DEI UMA ESPIADA NO SITE DA RÁDIO DOS DONOS DA PREFEITURA E VI QUE LÁ TEM PROPAGANDA DA PREFEITURA DE TODO TIPO, INCLUSIVE COM O NOME DO PREFEITO ESTAMPADO NO SITE. GOSTARIA DE SABER SE PODE ESSA PROMISCUIDADE ENTRE A RÁDIO QUE É UM BEM PARTICULAR E A PREFEITURA QUE É PÚBLICA. SE BEM QUE A RÁDIO TAMBÉM PODE SER CONSIDERADA UM BEM PÚBLICO, POIS SÓ DEUS SABE A ORIGEM DO DINHEIRO QUE ELA FOI COMPRADA. NOS ESCLAREÇA DR. DEODATO.
TAMBÉM, FIQUEI SABENDO QUE O PROMOTOR DE BOA VIAGEM CANSOU DE DEFENDER O CUMPRIMENTO DA LEI POR PARTE DO ATUAL PREFEITO. AFINAL JÁ FORAM VÁRIAS AÇÕES CONTRA O ATUAL PREFEITO E NENHUMA DECISÃO MAIS CONTUNDENTEDO DO NOBRE DR. PEDRO PIA, QUE HÁ MUITO DEVE UMA EXPLICAÇÃO AO POVO HONESTO DE BOA VIAGEM.

Arnaldo Cavalcante disse...

Dr. Amâncio,

Nesta relação não consta as delegacias que ja estão sendo entregue este mês, pois acho que são 25, inclusive estive agora terminando a parte de estrutura de redes de computadores da delegacia de TAMBORIL, uma estrutura maravilhosa, tem gabinete del.titulat, adjunto, apoio PM, cartório, é coisa de primeira linha.
Pena que em um Municipio bem menor que Boa Viagem, e acho que aqui com uma população e area maior de abrangencia e com certeza com mais necessidade não tenha força suficiente para receber uma obra desta.
Apesar de Deputados(plural) tenha sido muito bem votado por aqui.

Arnaldo Cavalcante

Professor disse...

Gostaria de fazer um apelo ao Dr. Deodato, o sr. que é um defenssor das classes trabalhistas, faça alguma coisa pelos professores de Boa Viagem, falo do dinheiro do FUNDEB que já tem um saldo bastante significativo e todos sabem disso, mas o prefeito ñ se manifesta em passar esse dinheiro para os professores, ele até prometeu que logo tomaria iniciativa, mas acabou esquecendo todos os professores estao esperando esse abono que ja deveria ter saído, até parece que esses vereadores nao querem fazer nada por seus eleitores "professores". Na gestao passada os professores passaram quatro anos sofrendo nas mãos dos gestores, mas em compensação deram a resposta ao prefeito nas urnas, certamente o atual prefeito quer que a classe dos professores faça o mesmo nas proximas eleições para prefeito. cuidado Fernando! " O POVO QUE BOTA O PREFEITO NA PREFEITURA
É O MESMO POVO QUE TIRA"

Anônimo disse...

Parabéns Deodato por ter contribuido tambem pela emancipação de nossa terra MADALENA, a princesinha do sertão central.

ZILDA MARINHO disse...

Fico muito feliz com esta boa notícia de nossa vizinha madalena poder comemorar a festa de lançamento do livro de sua filha Edileusa.Eu sei o quanto isso é importante para a terra que a gente ama, principalmente quando se trata de uma conquista de uma mulher.Que nesse momento deixa de ser somente mulher, se tornando `Grande Mulher.´ Parabéns Edileusa, essa honra também é nossa.

Deodato Ramalho disse...

Aos professores esclareço que faremos uma provocação ao Ministério Público para cobrar informações do prefeito de Boa Viagem;
Ao anônimo que menciona as propagandas da prefeitura na emissora do prefeito (parece que agora ele assume publicamente que é o dono da Asa Branca. Antes isso era um segredo guardado de baixo de sete chaves, embora não se saiba qual a razão), esclareço que não qualquer impedimento para que isso ocorra, já que a emissora pertence ao prefeito. Contudo, se a Prefeitura tiver pagando alguma importância à emissora se pode estar diante de uma ilegalidade. Aliás, uma das condenações do prefeito junto ao TCM foi exatamente o fato de a Prefeitura manter contrato com a Rádio Liberdade, isso quando o prefeito era sócio da emissora, o que é proibido por lei.
Mas como o prefeito Fernando Assef é um homem muito desprendido, não se beneficia do poder público para aumentar os seus negócios, é possível que a emissora esteja fazendo tudo de graça. Quem acredita nisso?

Anônimo disse...

penas trabalhamos para fazer juz o quwe ganhávamos. Agora entendi os professores que votaram contra é porque não tinham costume de receber trabalhando e vendo o IDEB subir só pensavam em receber e não trabalhar . è grande a minha tristeza com esse tipo de professor. Fomos cobrados sim, mas fomos valorizados com pagamento digno, e um plano de carreira a nosso favor.

Anônimo disse...

Caro professor voce não deu a resposta a gestão passada votando contra deu a voce mesmo , agora implora por um abono . voce não sabia que esta gestão não valorisa educação e odeia professores. Coitado , acorda e procure seus direitos que o Dr Deodato tem mais o que fazer. voce quiz assim aguente.kkkkk

Anônimo disse...

Esse recado vai para essa Professora que pediu para o Dr. Deodato fazer alguma coisa por ela (s)em relação ao FUNDEB. Tenho pena de voce que postou esse apelo com certeza voce e efetiva e tem todo direito de reivindicar , mais infelismente 80% dos Professores deBoa Viagem são medrosos, todas as ações que deram entrada na Promotoria o Prefeito culpa o Dr. Deodato e ninguém tem coragem de defender o mesmo ,não que ele precise,mas todos se acovardam, quer dizer que os gestores anterior faziam voces sofrerem, recebendo abonos, capacitando, valorizando como seres humano, por que o temos hoje e incompetentes dando ordens e achando o poder e para sempre. Professora e POUCOOOOOOOOO

Anônimo disse...

Em relação às delegacias, gostaria de colocar o outro lado da história.
A maioria dos municípios agraciados são governados por prefeitos que apoiaram a eleição de CID, o que não é o caso de Boa Viagem.
Mostra a seletividade burra do atual governo do Estado.

Neide disse...

que papo furado é esse mano vei. E o deputado inganador num é secretário não?

Anônimo disse...

Professora que reclamou o ABONO VC DEVERIA ERA ESTA FELIZ por que agora criatura tu vais ganhar sem trabalhar e ai é diferente da outra administraçao q cobrava pra ver resultados e nesta tu podes desfrutar do bem e do melhor e nao precisa ser cobrada de nadinha porque tua chefe é uma incompetente.
Queridinha nao cobre do Dr. DEODATO NENHUM ABONO... PORQUE VC Ñ COBRA DIRETAMENTE DAS SECRETARIAS DE EDUCAÇAO D.Lucirene e D.Ana Assef e do seu prefeito. EU ACHO É POUCO PRA VCS.

Anônimo disse...

FALANDO EM DEPUTADO MAIS BEM VOTADO EM NOSSA BOA VIAGEM ACHO QUE O HOMEM SUMIU COM VERGONHA MAIS NESSES DIAZINHAS ELE VAI CHEGAR DEVARINHO ANUCIANDO SUAS PROPOSTAS FALSAS E PREGANDO UMA DEMAGOGIA BARATA E RASTEIRA P/ PEGAR MAIS UMA VEZ O POVO DE NOSSA TERRA.
POVO DE DEUS ACORDE!!!!!!!!!VAMOS DÁ O TROCO ESSA GENTINHA .........

Alfredo Carlos ! disse...

Amigos blogueiros,

Há os que lutam sim, há também os que ficam esperando para onde o vento sopra forte. Vejam vocês que quando queremos fazer uma paralisação em Boa Viagem, é um verdadeiro Deus nos acudam, 90% da classe dos Professores se negam a parar com medo de serem demitidos. Desse jeito não há emancipação de uma classe, não há a liberdade de expressão, não há a manifestação de pensamentos e de idéias. Vejam o caso de Crateús, todos os Professores fizeram greve, foram mais de 50 dias de paralisação, ninguém foi demitido, quase todas as reivindicações foram conseguidas, professores e servidores públicos encostaram o Prefeito na parede, ele teve que ceder, teve que aceitar, teve que recuar, enfim, isto chama-se luta. Assim como Madalena é hoje um Municipio, foi a luta de todos, foi a união, vejam o caso de Cuba, foi libertada há 50 anos, foi a luta do povo, todos unidos com Fidel Castro, Che Guevara, Camilo Cienfuegos entre outros lutadores. Todos os casos de emancipações mundiais foram com muita luta e muita coragem de homens e mulheres do povo.

Professores Atentos disse...

Ficaremos felizes Dr. Deodato se o sr. fizer algo que nos ajude, pois na gestão passada a cada três meses e muitas vezes em meses seguintes tínhamos abonos salariais, isto é saldo do FUNDEB, hoje nosso saldo já dá para repassar para cada professor aproximadamente duas folhas de abono. ficamos feizes em saber que o sr. irá fazer algo por nós professores!
Um forte abraço!!!

ANA MARIA disse...

POR FAALR EM MADALENA LÁ ACULTURA ESTÁ FUNCIONANDO COM ATIVIDADES DE PINTURA EM PRAÇÃ PÚBLICA, ESCRITORES PUBLICANDO LIVROS, ARTISTAS SENDO VALORIZADOS E EM BOA VIAGEM? QUANTOS ALUNOS TEM HOJE NO NAEC?ESTUDANDO ARTE? O DESENVOLVIMERNTO CULTURAL E DUCACIONAL DAQUI ENTROU EM UM DESPENHADEIRO E NÃO SE SEGURA MAIS? QUAL FOI APERFORMANCE DO MUNICIPIOS NAS AVALIAÇÕES DE EDUCAÇÃO DO PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA? QUAL NOSSA ESCOLA NOTA 10 KD O ABONO DOS PROFESSORES? CONSTRUIR É DIFICIL DESTRUIR E FÁCIL