quinta-feira, 6 de agosto de 2009

BOA VIAGEM E BOA-VIAGENSES. DEODATO JOSÉ RAMALHO.

(Deodato José Ramalho - 1931/1978)
Há trinta e um anos (31) faleceu em Fortaleza o boa-viagense Deodato José Ramalho, meu pai. O falecimento ocorreu no dia 05 de agosto, tendo o sepultamento ocorrido dia 06 de agosto de 1978, sem ter tido tempo de me ver advogado, grande sonho e alegria dele. Nascido em 05 de fevereiro de 1931, desde cedo mostrou-se um jovem sensível às dores dos mais humildes, o que o levou a dedicar quase toda a sua vida à militância social e política. Pessoa boníssima formou em sua volta uma legião de amigos. Pessoa simples e despojada, era capaz de, como se dizia na época, "tirar a roupa do corpo" para socorrer o mais necessitado. Toda a minha infância e parte da adolescência vivenciei, juntamente com minha querida e guerreira mãe, Maria Zélia Cavalcante Ramalho, e meus sete irmãos, o grande afluxo de pessoas do povo na nossa residência. Mais do que um pai ele foi para mim um exemplo de cidadão e de pessoa do bem, o que influenciou enormemente o que eu penso da vida. Passados trinta e um anos (se vivo fosse estaria hoje com 78 anos de idade) sinto a presença dele na minha vida a cada instante e elevo, diariamente, a minha oração e o meu agradecimento a Deus por tê-lo tido como pai. O seu amor por Boa Viagem e por nossa gente era imensurável. O amarei sempre.

6 comentários:

Alfredo Carlos !! disse...

Amigos blogueiros,

Cabe-me nesse instante me solidarizar com todo o clã da família Ramalho em Boa Viagem. Principalmente aqueles rapazes e moças que conheci vários quando aqui cheguei, sobretudo os filhos de dona Maria Zélia, que ainda hoje é uma grande amiga que tenho por aqui. Pela educação que os filhos tiveram, podemos ver nitidamente a preocupação que o casal tinha para com todos. Nota-se a visão que o Sr. Deodato tinha para com o futuro dos filhos, praticamente formou a todos. E tem mais. O Sr. Deodato não fez fortuna com o dinheiro público, sempre do lado dos oprimidos, muitas vezes gastando do seu próprio bolso para ajudar um amigo necessitado. Vejam a grande diferença em fazer e se fazer na política. Finalmente imagino a grande dor dos seus filhos em perdê-lo ainda bastante jovem, porém o que conforta a todos é o grande rastro de bondade deixado para trás. Um grande abraço à família.

Dr. Amâncio disse...

Caro Deodato. Como esse espaço é importante. Veja, que mesmo lhe conhecendo e a sua família há bastante tempo, pouco conhecia da história política de seu pai. Apesar de ter ouvido falar muito sobre ele, só agora é que consigo dimensionar a visão futurista, o despreendimento e o senso humanitário que o caracterizava já naqueles idos tempos. Com certeza Boa Viagem perdeu muito em não reconhecer o seu valor. Espero que um dia algum iluminado de Boa Viagem traga para as páginas dos livros didáticos de história a biografia daqueles que fizeram história com "H" maiúsculo em nosso município. Seu pai foi um deles. Nesse momento de recordações pelos bons momentos vivenciados em família, congratulo-me com todos que compartilharam a vida com seu pai, especialmente a Dona Maria Zélia, guerreira que suportou todas as dificuldades após a perda do esposo. Que o exemplo dele sirva para nortear os rumos da atual e das futuras gerações de boa-viagenses.

ZILDA MARINHO disse...

Dr. Deodato,A Sagrada escritura nos diz:Feliz O Filho Que Volta A Casa Do Pai.E digo eu:Feliz o filho que vive os encinamentos de honestidade que lhe foram deixados pelo o pai.Dá pra se sentir o amor e as saudades que você sente pelo o seu Herói...Digo Herói porque tive o previlégio de conhecer seu pai e de perto poder conhecer sua dignidade, honestidade e acima de tudo era um ser humano voltado para os necessitados. Que diga bem a minha mãe que nunca o esqueceu e com seus 83 anos ainda faz questão de dizer que jamais Boa Viagem terá um grande homem que seja igua ao DEodato José Ramalho.Tenha certeza Deodatinho, que quem o conheceu sabe que todos bons legados que um bom pai pode deixar o seu pai deixou e estaõ sendo muito bem utilizado por você... Abraços...

MARCOS PINTO disse...

O conheci bem de perto, porque sempre ia para a fila do INPS, pegar fichas de consultas para minha mãe, e o achava realmente um grande homem. Respeitado, sincero e que ajudava sempre que requisitado. Realmente Deodato você tem a quem puxar. Saiba que eu o admiro muito, porque você tem um adjetivo que nem todo mundo é capaz de ter...respeito, principalmente pelos mais humildes...abracos do amigo e admirador...Marcos Pinto.

Clara Pinto disse...

Dr. Deodato. Deodatinho, Deodatos, como tenho orgulho de dizer que conheci todos e sou amiga da familia, gente do bem, boa índole, que tem prazer de apertar a mão do pobre, do rico, preto ,branco, sem orgulho.Esta familia tem berço, eles fazem parte da história boa de nossa querida Boa Viagem, que podemos contar para nossos filhos.

Anônimo disse...

Ao Dr. Deodato

Reputação é como fogo: Uma vez aceso, conserva-se bem.
Seu pai com certeza foi um grande Homem de caráter.