segunda-feira, 26 de abril de 2010

A MENTIRA E A HIPROCRISIA COMO ARMAS PARA TENTAR (UFA!) A VOLTA DO PASSADO NEBULOSO.


Os filhotes da ditadura
Emir Sader* - Sociólogo e cientista político brasileiro.
A TV Globo surgiu no auge da ditadura militar, quando assinou um acordo com a Time-Life para instaurar seu canal de televisao no Brasil, que rapidamente se tornou o órgão oficial da ditadura militar. Gozando do monopólio de fato e das graças do regime mais brutal que o país conheceu, fundado no terrorismo de Estado, conquistou a audiência que lhe permitiu consolidar-se economicamente.
Terminada a ditadura – contra as resistências da própria Globo -, a empresa foi pega em flagrante no caso da Proconsult, tentando fraudar a vitória de Brizola nas eleições para governador, em 1982, assim como tentou desconhecer a campanha das diretas e aquela pela derrubada do Collor (seu candidato). Revelava como não tinha mudado desde os tempos da ditadura.
Nascida das entranhas da ditadura militar, apoiada em um acordo com uma empresa emblemática do império estadunidense, o jornal principal da empresa, O Globo, não poderia ser outra coisa, senão o que é: um órgão sem nenhuma credibilidade.

“O povo não é bobo. Abaixo a Rede Globo” – persegue a todos os funcionários da empresa da família Marinho. A morte do patriarca – amigo íntimo e sócio de ACM, como herança dos tempos da ditadura – tornou ainda mais grotesca a empresa, porque nenhum dos filhos revela qualquer capacidade para dirigir a empresa do pai, acelerando seu mergulho na decadência, sem nunca ter conseguido superar a falta de credibilidade. Um jornal que tem em Ali Kamel, Merval Pereira e Miriam Leitão como seus principais expoentes, não poderia mesmo nunca conquistar credibilidade alguma.
O que a empresa conseguiu foi comprar uma série de artistas, que conseguiram espaço para repetir o que os donos da empresa desejam, sem nenhuma credibilidade. Um ex-diretor de cinema tentou retomar o caminho de Paulo Francis, foi para a sede da Time-Life, mas fracassou estrepitosamente, refugiando-se na amargura de lamentar que o Brasil saiu das mãos dos seus patrões para cair nas de um retirante nordestino.
Outros funcionam como penosos escribas preenchendo lamentavelmente as páginas do jornal e os espaços da televisão, para tentar ser os lacerdistas – os corvos – de hoje. Um ex-jornalista, em fim de carreira, também se tornou assalariado dos Marinhos, que lhe dão espaço para atacar a esquerda, defendendo o ponto de vista da empresa favorita da ditadura, agora querendo posar de democrática.
E o que mais agrada os patrões do que atacar o MST, Cuba, Venezuela, Lula, a esquerda? E defender a empresa, em situação econômica periclitante, atacando a generalização da banda larga para todo o país? Ainda mais alguém especialmente desqualificado para falar de um tema tão importante para a inclusão tecnológica, a superação das desigualdades sociais e para a democratização da formação da opinião pública. Mal pode disfarçar, com agressões grosseiras, o nervosismo que medidas como essa provocam na empresa da família Marinho.
Triste fim de gente que termina suas carreiras como ventríloquos dos descendentes da família Marinho, como filhotes da ditadura, que ainda não sabem que “o povo não é bobo”, povo que sabe que “Globo e ditadura, tudo a ver”. É o desespero de continuar sem conseguir eleger seus candidatos, nem na cidade do Rio de Janeiro, nem no Estado do Rio de Janeiro, nem no Brasil, revelando como estão na contramão do povo do Rio e do povo do Brasil.
* Graduado em Filosofia pela Universidade de São Paulo, mestre em filosofia política e doutor em ciência política por essa mesma instituição. Foi professor de Filosofia e Ciência Política da USP. Foi também pesquisador do Centro de Estudos Sócio Econômicos da Universidade do Chile e professor de Política na Unicamp. Atualmente, é professor aposentado da Universidade de São Paulo e dirige o Laboratório de Políticas Públicas (LPP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde é professor de sociologia. É autor de "A Vingança da História", entre outros livros.
Fonte: http://www.cartamaior.com.br

7 comentários:

Anônimo disse...

Para os bobinhos que não conhecem a istoria da candidata do PT

Serra e Dilma dividem mesa em festa no Rio

26/04/2010 - Serra e Dilma dividem mesa em festa no Rio
Agência Estado

Reunidos em volta da mesma mesa na festa de 80 anos da economista Maria da Conceição Tavares, os adversários políticos Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) chamaram atenção dos mais de 70 convidados quando se cumprimentaram amistosamente na noite de sábado (24). A cena foi saudada com aplausos e um grito de “viva a democracia”, vindo de um dos amigos da homenageada.

“Os dois não foram como candidatos, mas sim como meus amigos”, disse Conceição. Ela afirmou que vai votar em Dilma, mas que Serra é seu amigo há muito anos, e esteve em seus aniversários de 50, 60 e 70 anos. “E a Dilma foi minha aluna, muito querida também”, acrescentou Conceição. Às gargalhadas, a professora disse que “ninguém discutiu política, e ninguém pediu voto”.

Serra foi um dos primeiros a chegar, com um buquê de rosas brancas. O salão do clube Casa do Minho, no Cosme Velho, zona sul do Rio de Janeiro, ainda estava vazio. Dilma chegou 35 minutos depois. Os dois pré-candidatos sentaram-se cada um de um lado da aniversariante. Na mesma mesa, estavam o ex-senador Saturnino Braga e a ex-deputada Jandira Feghali, entre outros amigos.

“Foi emocionante porque ali estavam duas pessoas, um homem e uma mulher, e provavelmente um deles será o futuro presidente do Brasil”, resumiu a economista Hildete Pereira de Melo, professora da Universidade Federal Fluminense (UFF) e amiga de trinta anos da homenageada.

Dr. Amâncio disse...

PESSOAL, ENCONTREI NA INTERNET O BLOG DO PROMOTOR DE BOA VIAGEM. TRATA-SE DE MAIS UMA ESPERANÇA QUE SE ACENDE EM BOA VIAGEM NO COMBATE A CORRUPÇÃO:

http://marcusamorim.blog.terra.com.br/2009/02/

http://marcusamorim.blog.terra.com.br/2010/04/

Prof Alfredo Carlos ! disse...

Comentários feitos pelo Professor Alfredo Carlos.

Anônimo disse...

Colegas blogueiros,

Conceição Tavares é Professora Universitária faz anos. Grande Economista e militante de esquerda na década de 70, ela foi sempre uma grande mulher na defesa dos direitos humanos. Sua carreira sempre foi muito brilhante, ela disputava em programas televisivos ou no rádio, com economistas famosos, como Delfim Neto, Mário Henrique Simonsen e Roberto Campos. Sempre discutiu nossa política econômica com muito brilho e grande clarividência. Hoje aposentada, aos 80 anos, muito lúcida ainda, recebe nossa Dilma e o Serra em seu aniversário. Achei uma grande homenagem os dois principais presidenciáveis visitá-la em seu aniversário. Conceição Tavares merece todo tipo de Homenagem que se possa dar a uma mulher de bem.

Deodato Ramalho disse...

Eudson o que agrega é que o pessoal do PSDB, inclusive vários desses jornalistas, é que, segundo eles, o simpatizantes deles formam uma massa cheirosa. Tudo a ver com o elitismo do pSDB.

Anônimo disse...

Esse Ciro Papo Furado não se manca. O PSB agora botou ele no seu lugar.

Eudson Júnior disse...

É, nós sabemos que de "cheiroso(s)" ele(s) não tem nada. A podridão que eles deixaram ainda é sentida hoje.

Pode até ser coincidência a comemoração dos 45 anos da rede globo, mas todos sabem que a propragando pró-Serra é descarada.

Não engoliram, até hoje, o fato de ter um proletariado como mandatário da Nação, e pior, que está fazendo um governo com indíces de popularidade nunca vistos e elogiado em todo o mundo.

O Brasil não pode retroceder!!

Agora é Dilma...