sexta-feira, 16 de abril de 2010

SEMAM/FORTALEZA COORDENA SEMINÁRIO SOBRE ARBORIZAÇÃO EM FORTALEZA.


Fortaleza realiza Seminário de Arborização
A proposta é articular as políticas públicas e ações existentes.
O Fórum da Agenda 21 de Fortaleza, com a promoção da Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano, Semam, realizou no dia 15 de abril o Seminário de Arborização de Fortaleza. O objetivo é envolver agentes públicos, empresas, entidades e interessados em geral na discussão e na materialização de iniciativas concretas para arborizar efetivamente a cidade. A proposta é articular as políticas públicas e ações existentes, bem como a sociedade como um todo, numa grande rede de apoio e fortalecimento social da Agenda 21 local como instrumento de planejamento e gestão participativa.
O Fórum da Agenda 21, instituído pelo decreto municipal nº 11.812 de 29 de abril de 2005 e coordenado pela Semam, iniciou o ano de 2010 voltando sua preocupação para o processo crescente de desmatamento e impermeabilização da cidade. Neste sentido, o Fórum resolveu, a partir do amadurecimento de suas experiências e discussões, contribuir decisivamente com o tema da arborização da cidade.
O evento aconteceu no Auditório da biblioteca da UNIFOR
Expositores
Tema 1: Desenvolvimento e Paisagem UrbanaTema
2: Plano Diretor de Arborização de Fortaleza
Tema 3: A atuação da Prefeitura de Fortaleza
Tema 4: Experiências exitosas
11h00 – Debate
12h30 – Almoço / Passeio temático pelos jardins da Unifor
14h – Discussão em grupos
Tema: Atuação do Fórum da Agenda 21 de Fortaleza
6h – Apresentação dos resultados
17h – Encerramento
Palestrantes
* Fernanda Rocha, arquiteta, paisagista e professora da Unifor* Valdelicio Pontes, agrônomo e servidor da Semam
* José Wilmar da Silveira Neto, agrônomo e servidor da Emlurb
* Caio Boucinhas, doutor em Arquitetura e Urbanismo pela USP
A partir desse Seminário o Fórum pretende elaborar e implementar o Plano Diretor de Arborização Urbana, que até já existe como proposta original, para funcionar como instrumento conceitual de zoneamento, plano operacional e de monitoramento da cobertura vegetal em todos os bairros da cidade.
Parte elementar desta estratégia é a discussão primeira das diretrizes teóricas e métodos científicos de trabalho para alcançar o resultado esperado. Por isso, o Seminário Municipal sobre Arborização Urbana objetiva envolver os agentes públicos, empresas, entidades e interessados em geral na discussão e na materialização de iniciativas concretas no que tange à arborização urbana. O seminário visa também articular as políticas públicas e ações existentes, bem como a sociedade como um todo, numa grande rede de apoio e fortalecimento social de uma política de arborização da cidade.
Serão convidadas como parceiras, além das que já participam do Fórum da Agenda 21, as seguintes instituições: Aprece, Arquidiocese, Associações de Moradores, Cagece, Coelce, Comando da 10ª Região Militar, Comitê de Bacia da Região Metropolitana, Conpam, Crea, Defesa Civil, Dnit, Gabinetes de parlamentares, IAB, Ibama, Incra, Infraero, OAB-CE (Comissão de Meio Ambiente), ONGs, Ministério Público, Pastorais Sociais, Polícia Militar Ambiental, Secretaria de Direitos Humanos, Semace, UFC - Departamentos de Arquitetura, Geografia, Agronomia e UECE – Depto. de Geografia e Veículos de Comunicação.

Nenhum comentário: