sábado, 3 de abril de 2010

QUANTOS JUDAS TRAEM JESUS DIARIAMENTE?


Reflexão- Semana Santa e dinheiro
Dom Demétrio Valentini03 Abr 2010 - 03h23min
Com o Domingo de Ramos se conclui a campanha da fraternidade, culminando com a sugestão de um gesto, que simbolize as boas motivações que ela foi despertando. Desta vez o tema destacou a economia, e o lema advertiu que o dinheiro não pode usurpar o lugar de Deus. Agora entramos na Semana Santa. Poderia parecer que é hora de esquecer o dinheiro, e pensar só em Cristo. Mas para nossa surpresa, em cada dia da semana o dinheiro comparece, mostrando como ele pode ser usado com intenções bem diferentes. A liturgia da segunda-feira traz a narrativa do óleo derramado sobre os pés de Jesus, por Maria, que os enxugava com seus cabelos. Maria, irmã de Lázaro, enternecida de amor e de gratidão por seu Mestre. Judas, frio e calculista, fazendo suas contas, cotando o desperdício em ``trezentos denários``. Instado, o Mestre toma posição, e acrescenta ao amor de Maria um preço ainda maior para o óleo que ela tinha derramado: serviria para a sua sepultura! Na verdade, Jesus estava colocando critérios para o uso de dinheiro. Depende das causas, a serviço das quais ele é posto. Daí ele adquire o seu verdadeiro valor. Na terça-feira o Evangelho descreve Judas, partindo para a traição, amparado nas aparências das boas intenções do seu ofício. ``Pensavam que ele fosse comprar alguma coisa para a festa, ou dar alguma coisa para os pobres``. Na verdade, com os olhos fixos no dinheiro que lhe fora prometido, partia resoluto para a traição. De novo, a destinação faz a diferença. Se o dinheiro serve para a festa da vida, ou para a ajuda aos pobres, ele é abençoado. Se usado para trair inocentes, ele vira perverso.
Quantos ainda hoje se valem das boas aparências das administrações, ou do seu ofício, para desviar dinheiro e impedir que ele seja colocado a serviço da vida. Na quarta-feira o Evangelho mostra Judas negociando a traição. Acertou o preço em trinta moedas. Entenderam-se no valor da traição. Mas ignoraram o valor da vida, que não tem preço, e que estava sendo sacrificada em nome do dinheiro. Na quinta-feira a liturgia destaca o contraste entre o amor total de Cristo, e a fria traição de Judas. O Evangelho observa que ``o demônio já tinha seduzido Judas``, e suas ações eram inexoráveis. A fidelidade ao ``contrato`` de trinta moedas, eximia Judas da fidelidade ao amor gratuito do Mestre. Quando na economia se instala o demônio da exploração, ela adquire uma lógica perversa, sacrificando vidas humanas em nome da inexorabilidade de suas ``leis``.
Na sexta-feira santa, no final do solene relato da paixão do Senhor, comparecem, quem sabe tardiamente, Nicodemos e José de Arimatéia, homens de posses, trazendo uma quantia muito grande de perfumes, para ungir o corpo do Senhor morto. Se tivessem em tempo pago um advogado, ao menos para apontar as inúmeras irregularidades jurídicas do processo sumário contra Cristo, talvez o dinheiro deles teria valido mais. Quantas vezes o dinheiro acumulado perde oportunidade de estar a serviço da vida. No sábado santo a liturgia se detém ao redor do túmulo, onde fora depositado o Senhor. Era um túmulo emprestado, provisório, destinado a testemunhar que o corpo nele depositado sairia de lá ressuscitado, para mostrar que a vida tem muito mais força do que a morte, quando impregnada do mesmo espírito que levara Jesus a morrer por nosso amor. Assim deveriam ser os empréstimos, para permitir que as pessoas saiam depressa da dependência que os explora. E não serem túmulos definitivos, de onde os pobres nunca mais conseguem sair. O Domingo de Páscoa mostra o túmulo vazio, mas os corações cheios de alegria.
Em vestes simples de jardineiro, ou de viandante, com um pouco de pão, Jesus restituiu a felicidade inaudita a quem tinha mergulhado na tristeza incomensurável. Com poucos recursos, mas com muito amor, é possível descobrir a verdadeira felicidade da vida, e a esperança na futura ressurreição. Assim, em cada dia da semana santa, poderíamos nos deter na reflexão que o Evangelho nos sugere. Associada à Páscoa, esta campanha refaz o caminho de Emaús, onde podemos descobrir que o Senhor Ressuscitado caminha conosco, e se revela nos gestos de nossa partilha fraterna.
DOM DEMÉTRIO VALENTINI
Bispo Diocesano de Jales-SP

27 comentários:

Anônimo disse...

Fizeram um oba-oba danado na entrega das fardas dos alunos e as fardas já estão desbotando em tão pouco tempo.!

Anônimo disse...

Jhon Alvaro filho da Alvanir (ex-conselho tutelar) está recebendo do psf são pedro e está recebendo da firma que está recuperando o trecho boa viagem-tauá.

Clara pinto pode um negócio desse?!!

Anônimo disse...

O que o Fernando Assef tem em comum com o Edir Macedo?
* Nada Ambos enganam a torcida.
-
Novos patrocinadores do Boa Viagem sport club para a segundona:
RAY-O-VAC:´para acender a lanterninha.
PHILCO:para melhorar a imagem.
VOLKSWAGEN:para fazer um gol.
TOYOTA:para sair da lama.
IGREJA UNIVERSAL:só Deus salva.


Agora vai ter que mudar o mascote. Sai o Galo, entra a Galinha.

Anônimo disse...

Aqui jaz o esporte clube Boa Viagem (Galo do Sertão).

Velorio e sepultamento na SEGUNDA
no cemiterio velho
REBAIXADO!!!!!!! Confirmado
REBAIXADO!!!!!!!
REBAIXADO!!!!!!!
REBAIXADO!!!!!!!
2° DIVISÃO!!!
2° DIVISÃO!!!
2° DIVISÃO!!!
2° DIVISÃO!!!
2° DIVISÃO!!!
2° DIVISÃO!!!
2° DIVISÃO!!!
2° DIVISÃO!!!


não vai ser enterrado no cemitério novo não!
mal tem dinheiro para cair morto.

Anônimo disse...

estamos na segunda hoje
amanhã serão vcs, tricolores
a praga da mãe raymunda está lançada.
dentro de dois anos vcs caem também
quem viver verá.

ALO ? ALO ? ALO e o galo do sertão?!!
I CAIU
kkkkkkkk

cidadão 2010 disse...

Essa é uma reflexão que, em Boa Viagem se aplica em todos os sentidos. Basta fazermos uma retrospectiva no tempo, desde a primeira candidatura popular do Companheiro Deodato Ramalho, onde enfrentou o poder do capital, do dinheiro.

Atualmente, sob o comando de um prefeito ficha-suja, cuja irmã teve uma de suas obras flagrada usando água da prefeitura, nuna clara demonstração do uso do dinheiro público CONTRA A VIDA, EM BENEFÍCIO PRÓPRIO DE UMA FAMÍLIA QUE SE APOSSOU DA PREFEITURA PARA LOCUPLETAR OS INTERESSES MAIS ESCUSOS.

O pior é que ainda tem gente que se diz cristão que defende esse bando.

Extensivo a toda a Câmara de Vereadores, especialmente àqueles que nós acreditávamos como nossos representantes, VER. ANCHIETA e VER. JOVINO MENDES, porque o resto nós já sabíamos, que já eram e continuam sendo vendilhões do TEMPLO.

Anônimo disse...

Balanço final do GALO do Sertão!! fernandinho beira rio 5 milhões! sua irmã 2 milhões!
júnior gato 50 reais!
Boa Viagem na segunda divisão …. num tem preço!!


qual é a diferença entre o galo do sertão e a tela quente da globo??
nem uma pq ambos passam na segunda
rsrs

Anônimo disse...

ccchhhhhhhhooorrraaaaa gaaaaallllllinnnnnhaaddddaaaaaaa
Arerêê eheh galo do sertão na segunda b hey hey
Cai, cai, cai, cai, cai pra cá
Hey, hey, hey

sabe qual a vantagem do dezodorante do galo do sertão?
que nao vence nunca!!!
kkskskskskskskskssk

* Qual a diferença entre o Rio Boa Viagem, o Maradona, e o galo do Sertão?
* É que o Rio boa Viagem fede,
o Maradona cheira,
e o Galo do Sertão nem fede, nem cheira.

Anônimo disse...

Promoção para os jogos do galo do sertão:
Se você for para o estádio com a camisa oficial você paga R$ 10,00
Se você for para o estádio com a camisa oficial e com o shorts oficial você paga R$ 5,00
Se você for para o estádio com a camisa oficial, com o shorts oficial e com o meião oficial você não paga nada.
Se você for com a camisa oficial, com o shorts oficial, com o meião oficial e com a chuteira você entra em campo e joga no lugar de qualquer um porque esse time do galo é um lixo.


* Por que o Galo do sertão vai jogar na Etiópia?
* Porque o presidente de lá quer mostrar que existe coisa pior que a fome.

Dr. Amâncio disse...

Vox Populi: Serra tem 34%; Dilma, 31%
Pesquisa Vox Populi divulgada neste sábado pela Band coloca o candidato tucano à Presidência, José Serra, com 34% das intenções de voto, enquanto a petista Dilma Rousseff tem 31%. O deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) aparece com 10%, enquanto a senadora do PV Marina Silva ficou com 7%. Brancos e nulos representariam 20% do eleitorado. A pesquisa entrevistou 2 mil eleitores e tem margem de erro de 2,2 pontos. Na última avaliação do instituto, os dois principais candidatos à sucessão do presidente Lula apresentavam 33% (Serra) e 28% (Dilma).

Anônimo disse...

A inveja é uma merda, mas a defesa do galo do sertão é pior.

voçe sabe a semelhança de uma çebola e o time da Boa Viagem?
Nenhuma os dois faz a gente chorar.

Dr. Amâncio disse...

A decadência da imprensa brasileira.

Por Emir Sader:

(...)

No conjunto, o cenário da imprensa brasileira – com a única exceção da Carta Capital, entre as publicações diárias e semanais – é deprimente e decadente. Uma vitória de Dilma – que os apavora, seria ficar mais quatro ou oito anos nessa posição de dirigentes opositores -, trará dilemas difíceis para essas empresas. É possível que uma ou outra busque reciclar-se para adaptar-se a novos tempos, em que inclusive tem que contar com o fim de toda uma geração de políticos estreitamente associados a ela, como FHC, Serra, Jereissatti, etc. Isso, associado a uma intensificação da crise econômica das empresas, deve colocar dilemas cruciais para órgãos que assumiram atitudes suicidas, contra a vontade expressa da maioria do povo brasileiro e pagam preço caro por isso.

Fonte: http://www.cartamaior.com.br/templates/postMostrar.cfm?blog_id=1&post_id=440

Prof Alfredo Carlos ! disse...

Colegas blogueiros,

Em recente pesquisa feita em São Paulo para governador do estado, o nosso Ciro Gomes não chegou nem a 1% de intenções de votos.

Nessa mesma pesquisa para o Senado da República, a petista Marta Suplicy, possui 43% de intenções de votos, Romeu Tuma 25% e o Quércia 22%.

Dessa forma, quem vai ajudar muito a levantar votos para Dilma é a Marta.

Além disso, Aloisio Mercandante tem 13% para governador e Geraldo Alkmin 42%. Segundo os conhecedores do assunto, daqui para frente poderá haver algumas surpresas.

Prof Alfredo Carlos ! disse...

Colegas blogueiros,

CID GOMES CORRE SOZINHO PARA GOVERNADOR DO ESTADO DO CEARÁ. O Prefeito de Maracanaú Roberto Pessoa, oficializou sua desistência.

Roberto Pessoa foi a São Paulo pedir um palanque ao José Serra, o mesmo respondeu que no PSDB do Ceará, quem manda é o Senador Tasso Jereissati, dessa forma Roberto Pessoa desistiu totalmente de sua candidatura.

Prof Alfredo Carlos ! disse...

Colegas blogueiros,

As atenções no estado do Ceará estarão voltadas para a eleição para Senador. Concorrem ao Senado 3 candidatos muito forte, são eles: José Pimentel pelo PT, Eunício Oliveira pelo PMDB e Tasso Jereissati pelo PSDB. Como só existem 2 vagas, alguém muito importante sobrará.

Anônimo disse...

ABANDONADO
...
Rezou muito antes da morte?
Cadáver sem mais-valia
Não chores, sejas forte!
Enquanto a podre carne esfria
...
Desprezado e sem amor
Na úmida e fria cova
Sem luxo e sem penhor
Não concorda nem reprova
...
O verme com outro alterna
A fé está bem morta
É esterco, sem vida eterna
Nada mais agora importa

Guto disse...

Estou morando em São Paulo e sempre escutava os jogos do BVEC pela Rádio Asa Branca. Ontem, infelizmente, em total desrespeito para com os ouvintes, o sinal pela internet da Asa Branca não estava audível. Fiquei indignado com total falta de respeito com os ouvintes, principalmente por se tratar de um jogo decisivo para o meu Galo do Sertão - BVEC. Pesquisei no Google outra rádio de Boa Viagem e descobri a AM Liberdade, com excelente sinal e uma brilhante narração do radialista Edson Braga e reportagens do Tadeu Pires e Epitácio.

Não sei quem é o dono dessa Rádio, mas quero lhe parabenizar pela excelente qualidade da sua equipe pelo seu compromisso com o ouvinte.

A partir de hoje sou um assíduo ouvinte dessa rádio e seguidor desse blog.

Guto - Diadema - SP.

Anônimo disse...

Foi de quatro?! foi?!
Foi de quatro?!
Do jeito que o tridor gosta de ficar.
kkkkkkkkk.

Valdecy Alves disse...

Olá!

Recentemente o Instituto Sangari publicou estudo sobre a violência nos últimos 10 anos no Brasil. Dados alarmantes, que demonstram que a violência que nos assusta no local onde moramos é um fenômeno nacional. O QUE ESTÁ ACONTECENDO? ALGUMAS REFLEXÕES? QUAL O PAPEL DE TODOS? Leia! Divulgue e deixe seu comentário:
www.valdecyalves.blogspot.com
Veja um vídeo do qual participei comentando sobre a violência na mídia:
http://www.youtube.com/watch?v=ljsdz4zDqmE
FELIZ PÁSCOA PARA TODOS! Não deixe de seguir o meu blog e assinar o feed.

Anônimo disse...

Eu gostaria muito de saber o que o Fernando tem para dizer para os torcedores boaviagenses com o nosso Galo do Sertão rebaixado, diz ai descarado....tu só pensa em aumentar mesmo teu patrimônio. O que entra fácil saí mais fácil ainda, prepara-te.

Anônimo disse...

O paspalhão, Samuel Filho apareceu no Estádio distruibuindo simpatia, ele deveria mesmo era aparcer na EMATERCE para cumprir sua carga horária!!! Enganando o Estado!!!!

Anônimo disse...

Coluna do Jornalista Alan Neto, Jornal "O Povo" de 05/04/2010.

(...)

FORTALEZA só precisou de nove minutos pra liquidar a fatura no péssimo estádio do Boa Viagem, ainda por cima castigado pelas chuvas. Se o estádio é péssimo, o time do Boa Viagem é ainda pior. Incrível como se dá o aval para a realização de jogos ali sem a menor condição. Tatu, Gilmak e Betinho, nesta ordem, tranquilizaram resolveram a parada muito antes do tempo.

(...)

... COMO FICA faltando uma vaga para o G-4, quem sabe até duas, no rebaixamento Boa Viagem foi o primeiro e já vai tarde. A outra vaga no inferno está reservada para Quixadá ou Maranguape.

Anônimo disse...

Nocaute rápido: o Tricolor definiu a partida em menos de dez minutos, anotando três gols em sequência
O Fortaleza passou sem dificuldades pelo Boa Viagem, na tarde de ontem no estádio Serjão, pelo placar de 4 a 0.
Já o Boa Viagem, com a derrota, está matematicamente rebaixado para a Segundona, pois soma apenas 16 pontos na classificação geral da competição.

O Jogo
A partida começou com o Fortaleza impondo um ritmo muito forte em cima do Boa Viagem. Logo aos dois minutos, após um bate-rebate na pequena área, Tatu marcou o primeiro do Leão. Não deu tempo nem do time da casa respirar, quando Guto, em cobrança de falta, cruzou e Gilmak fez o segundo.
Aos oito, em uma jogada parecida com a anterior, Guto novamente levantou a bola para a pequena área e Betinho cabeceou para marcar o terceiro tento leonino. Com os três gols feitos em menos de dez minutos, o time de Zé Teodoro se preocupou em manter o resultado apertando a marcação sem proporcionar espaço para o adversário, que raramente criava.
Na etapa final, o Galo do Sertão só assustou a zaga do Fortaleza aos 18, quando teve um pênalti a seu favor.
O meia-atacante Serginho cobrou e goleiro Fabiano espalmou para longe. O Leão do Pici voltou a atacar e, aos 25, Alex Gaibu após receber bom lançamento de Tatu e aproveitando-se de uma falha do goleiro Gato, dominou, limpou e com tranquilidade fez o quarto dando números finais ao jogo.

Anônimo disse...

AVALIAÇÃO
Zé Teodoro destaca a superação dos jogadores
Depois de derrotar o Boa Viagem fora de casa, o novo treinador do Fortaleza, Zé Teodoro analisou o comportamento da equipe durante a partida.
Segundo Zé Teodoro os jogadores se superaram, pois o campo de jogo não proporcionou nenhuma condição dos atletas mostrar alguma coisa. "O gramado estava em péssimo estado devido as chuvas e antes mesmo da bola rolar falei para eles explorar as bolas paradas", disse.
Ficha técnica
Boa Viagem 0
Gato; Helinho, Diego, Erilson e Didi Cearense; Tela, Claudemir (Rodrigo, 15/2ºT), Edson Baiano e Paulinho; Serginho (Sousa Baiano, 25/2ºT) e Renatinho (Helinho, 15/2ºT). Técnico: Argeu dos Santos.
Fortaleza 4
Fabiano; Peter, Gilmak, Turatto e Guto; Leandro ( Leomar,35/1ºT) Bruno (Eusébio, 16/2ºT), Gaibu e Bismarck (Fábio, 11/2ºT); Betinho e Tatu. Técnico: Zé Teodoro.
Competição: Campeonato Cearense (segundo turno). Estádio: Serjão, em Boa Viagem/CE. Data: 4 de abril de 2010. Árbitro: Carlos Custódio. Assistentes: Carlos Feitosa e Djalma Silva. Gols: Tatu (2/1ºT), Gilmak (4/1º T), Betinho (8/1º T) e Alex Gaibu (25/2ºT). Cartões Amarelos: Peter (FOR) e Sousa Baiano (BOA).

MARILEIDE disse...

Eu não sei porque essa desilusão com o rebaixamento do time de Boa Viagem, pois isso já era mais do que esperado. Infelizmente nós de Boa Viagem somos um povo de SEGUNDA, elegemos um prefeito DE TERCEIRA, que já era muito conhecido como de péssima qualidade; como o prefeito é de terceira categoria O BOA VIAGEM AINDA VAI CHEGAR A TERCEIRA...POIS AINDA TEM MAIS CINCO ANOS DO PREFEITO DE TERCEIRA.
É A MALDIÇÃO DO 45. O FORTALEZA LIQUIDOU O BOA VIAGEM COM O GOL NUMERO 45........ TOME 45....

Anônimo disse...

um gol de numero 45 do vermelho fortaleza derrotou o time BEVEC Amarelado. Se a moda pega 2012 vem aí. somando derrota, do sindicato do conselho tutelar, do BVEC e provavelmente a da Federação junto com os processos que o prefeito já tem, a derrota nas urnas será apenas mais uma.

Anônimo disse...

fardamento e obrigaçao do gestor e direito do aluno este recurço vem, se esta administraçao nao tem q mostrar deixe de palhaçada com agente