quinta-feira, 26 de agosto de 2010


15% dos eleitores tucanos querem votar no candidato de Lula
Ao que tudo indica, a rota de queda de José Serra (PSDB) nas pesquisas de intenção de voto ainda não chegou ao fim. Ao mesmo tempo, o potencial de crescimento de Dilma Rousseff (PT) não está esgotado.
Segundo a mais recente pesquisa Datafolha, Dilma abriu 20 pontos sobre o tucano e agora lidera por 49% a 29% (no levantamento anterior, ela tinha 47%, e ele, 30%)
Se não houver nenhum fato novo capaz de alterar significativamente o cenário eleitoral, Dilma ainda pode esperar "roubar" alguns pontos percentuais de Serra. É que há entre os eleitores do tucano 15% que dizem querer votar com certeza no candidato apoiado por Lula. Isso corresponde a cerca de 4,5 pontos percentuais.
Ou seja, se todos esses eleitores "acertassem" o candidato apoiado por Lula, Serra perderia cerca de 4,5 pontos, e Dilma cresceria esse mesmo valor.
Além disso, 19% dos eleitores de Serra afirmam que o apoio de Lula a um candidato talvez os levasse a votar nele. Isso corresponde a quase seis pontos percentuais dos votos do tucano.
Segundo especialistas, é ilusório imaginar que 100% dos eleitores saberão quem é o candidato que Lula apoia.
Em dezembro, 52% dos eleitores sabiam que Dilma era apoiada por Lula. Hoje, são 85% os que a associam ao presidente.
É razoável esperar que esse percentual fique um pouco acima de 90%, dizem especialistas.
Se isso de fato acontecer, Dilma cresceria mais três ou quatro pontos percentuais. E Serra perderia a mesma quantia.
A margem de erro máxima da pesquisa, contratada pela Folha e pela Rede Globo, é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Foram feitas 10.948 entrevistas em todo o país nos dias 23 e 24.A pesquisa está registrada no TSE sob o número 25.473/2010.Bateu o desespero na Folha tucana

Um comentário:

Prof Alfredo Carlos ! disse...

Colegas blogueiros,

O mês de setembro será decisivo para definir o Senado no Ceará. As informações que nos chegam, afirmam que para Presidente e Governador, o martelo está batido. Temos pela frente agora, as duas vagas para o Senado da República. Dessas duas vagas, conforme o IBOPE, há um favorito e os outros dois com amplas chances de obter a outra vaga. Entretanto, 40% dos eleitores entrevistados para o Senado, não declararam o seu voto. Enfim, setembro será decisivo. Vamos aguardar.