terça-feira, 10 de agosto de 2010

CABO VERDE: PEDAÇO DO BRASIL, PEDAÇO DO PARAÍSO, COMO ELES SE INTITULAM.

Nos próximos dias (de 11 a 15.08.2010) estarei fora do Brasil. Nesse período, atendendo a convite de advogados caboverdianos, participo de eventos ligados à educação e ao meio ambiente em Praia, capital de Cabo Verde. Conhecer outras realidades; partilhar experiências, agora em um País muito pobre, com fortes ligações culturais e históricas com o Brasil, é um momento bastante enriquecedor para quem faz gestão pública. Transcrevo, abaixo, alguns dados sobre a República de Cabo Verde para atiçar a busca de conhecimento pelos(as) nossos(as) internautas.

Cabo Verde
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Cabo VerdeRepública de Cabo Verde
Cabo Verde é um país insular africano, arquipélago de origem vulcânica, constituído por dez ilhas. Está localizado no Oceano Atlântico, a 640 km a oeste de Dacar, Senegal. Outros vizinhos são a Mauritânia, a Gâmbia e a Guiné-Bissau, ou seja, todos na faixa costeira ocidental da África que vai do Cabo Branco às ilhas Bijagós. Curiosamente, o Cabo Verde que dá nome ao país não se situa nele, mas a centenas de quilómetros a leste, no Senegal.
Foi descoberto em 1460 por Diogo Gomes ao serviço da coroa portuguesa, que encontrou as ilhas desabitadas e aparentemente sem indícios de anterior presença humana. Foi colónia de Portugal desde o século XV até à sua independência em 1975.
Índice

1 História
2 Política
3 Divisão administrativa
4 Geografia
4.1 Pontos extremos
5 Clima
6 Economia
7 Demografia
7.1 Emigração cabo-verdiana
8 Cultura
8.1 Língua
8.2 Religião
8.3 Música
9 Referências
10 Ver também
11 Ligações externas
História
Ver artigo principal: História de Cabo Verde
Igreja Nossa Senhora do Rosário, construída em 1495, a mais antiga igreja colonial do mundo, Cidade Velha, Ilha de Santiago.
As primeiras ilhas do Arquipélago de Cabo Verde terão sido descobertas em 1456 por Diogo Gomes e Alvise Cadamosto, e as seguintes em 1461 por Diogo Gomes e António Noli ao serviço da coroa portuguesa, que encontraram as ilhas desabitadas e aparentemente sem indícios de anterior presença humana. Começaram a ser colonizadas por Portugal por meio do sistema de Capitanias hereditárias dois anos mais tarde, trazendo escravos da costa da África para plantar algodão, árvores frutíferas e cana-de-açúcar para a ilha de Santiago. Nessa ilha fundaram a cidade de Ribeira Grande, que se tornou muito importante para o comércio de escravos. A importância da cidade cresceu de tal maneira que, em 1541, foi atacada por piratas e, em 1585, pelo corsário Inglês Francis Drake. Depois de um forte ataque pirata francês, no ano de 1712, a cidade foi abandonada.
A posição estratégica das ilhas nas rotas que ligavam Portugal ao Brasil e ao resto da África contribuíram para o facto dessas serem utilizadas como entreposto comercial e de aprovisionamento. Abolido o tráfico de escravos em 1876, o interesse comercial do arquipélago para a metrópole decresceu, só voltando a ter importância a partir da segunda metade do século XX. No entanto já tinham sido criadas as condições para o Cabo Verde de hoje: europeus e africanos uniram-se numa simbiose, criando um povo de características próprias.

Política
Ver artigo principal: Política de Cabo Verde
Cabo Verde é uma república democrática semipresidencialista (parlamentarismo mitigado), com regime multipartidário. O governo é baseado na constituição de 1980, que institui o regime de partido único, revista em 1990 para introduzir o multipartidarismo e em 1992 para ajustá-la na totalidade com os valores da democracia multipartidária. As eleições são presidenciais (para eleger o Presidente da República) e legislativas (para eleger os deputados nacionais), que são eleitos para mandatos de cinco anos. O presidente do partido com maioria na Assembleia Nacional (Parlamento) é empossado como Primeiro-ministro. Apesar de ainda não haver ocorrido, há a possibilidade de o Presidente da República ser de um partido e o Primeiro-ministro de outro.
O Presidente da República, a Assembleia Nacional e o Conselho Superior da Magistratura Judiciária (esses também eleitos pela Assembleia Nacional) participam na eleição dos membros do Supremo Tribunal da Justiça.

22 comentários:

Anônimo disse...

segue a relação dos indeferidos:

ADLER PRIMEIRO DAMASCENO GIRÃO;
ANTONIO LUIZ DE ARAUJO MENEZES,
ANTONIO MARCELO TEIXEIRA SOUSA;
ANTONIO ROQUE DE ARAUJO;
CIRILO ANTONIO PIMENTA LIMA;
EDUARDO FLORENTINO RIBEIRO;
EUGENIO RABELO;
FELIPE AGUIAR FONSECA DA MOTA;
FRANCISCO CARLOS MACEDO TAVARES;
FRANCISCO DAS CHAGAS RODRIGUES ALVES;
FRANCISCO EDILMO BARROS COSTA;
FRANCISCO JEANIR DE CARVALHO FONTENELE;
FRANCISCO JOSÉ CUNHA DE QUEIROZ;
FRANCISCO JOSÉ TEIXEIRA;
FRANCISCO LEITE GUIMARÃES NUNES;
FRANCISCO RUBENS DE CASTRO MAIA JÚNIOR;
JESUÍNO RODRIGUES DE SAMPAIO NETO;
JOCÉLIO DE ARAÚJO VIANA;
JOSÉ EVANGELISTA FILHO;
JOSÉ GERARDO OLIVEIRA DE ARRUDA FILHO;
JOSÉ ILÁRIO GONÇALVES MARQUES ;
JOSÉ JOÃO ALVES ALMEIDA;
JOSÉ WILSON ALVES CHAVES;
LUIZ XIMENES FILHO;
MANOEL SALVIANO SOBRINHO;
MARIA BETHROSE FONTENELE DE ARAÚJO;
PERBOYRE SILVA DIÓGENES;
RAIMUNDO MARCELO CARVALHO DA SILVA; RONALDO CÉSAR FEITOSA ALEXANDRINO CIDRÃO;
ZEUZA MARIA FREITAS LIMA.

Anônimo disse...

O quadro ao lado mostra as taxas de intenção de voto dos três principais candidatos, Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV), nas duas últimas pesquisas nacionais do Ibope, uma com entrevistas feitas de 26 a 29 de julho e outra de 2 a 5 de agosto.

Por exemplo, na média nacional, Dilma obteve 39% das intenções de voto, e Serra, 34%, na última pesquisa. Mas, contando apenas o Nordeste, Dilma teria 46%, e Serra, 27% (na semana passada, eram 49% e 25%, respectivamente). Se apenas o Sul fosse contado, Dilma teria 34%, e Serra, 42% (na semana passada, eram 31% e 46%).

CARLOS disse...

ESTAMOS NO MATO SEM CACHORRO POIS, ACHAR QUE VOTAR NA DILMA E O MESMO QUE ESTA VOTANDO EM LULA, ISSO E UM GRANDE ERRO, SERRA NEM SE FALA, POR VAMOS DE MAQRINA SILVA NELES

Anônimo disse...

A relação de Luizianne com o clã Ferreira Gomes já estava abalada de contendas anteriores. Em 2008, o irmão de Cid, Ciro Gomes (PSB), apoiou a principal adversária de Luizianne na sucessão municipal, sua ex-mulher Patrícia Saboya (PDT). Em campanha, declarou que Luizianne havia se transformado em uma “coronelzinha de saia” e que Fortaleza parecia “um puteiro a céu aberto”.

Anônimo disse...

A vice-procuradora-geral eleitoral, Sandra Cureau, ajuizou nesta segunda-feira (9) ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, e o Diretório Estadual da legenda em Pernambuco por antecipar campanha. O G1 entrou em contato com os advogados do PT e aguarda retorno.

Eles são acusados de usar propaganda partidária, exibida nos dias 7,11 e 16 de junho, para "pedir votos" para a candidata petista. O MPE pede que Dilma seja multada em valor superior ao mínimo estabelecido pela lei (R$ 5 mil).

Anônimo disse...

Na briga pela divisão do tempo de TV do PT, ficou estabelecido que só quem tem ou teve mandato poderá participar das inserções (aqueles comerciais que passam no meio da programação normal e são o filé mignon da campanha eleitoral). Isso vale tanto para candidatos a deputado estadual como para federal.

Menos para o ex-secretário nacional de Segurança Antônio Carlos Biscaia - que foi suplente e exerceu mandato quando Edson Santos assumiu o cargo de ministro. O PT simplesmente não pôs o nome de Biscaia entre os que têm direito ao privilégio.

Revoltados com o tratamento dispensado ao moço, os seis principais candidatos a deputado estadual do partido assinaram hoje um documento a favor de Biscaia.

Anônimo disse...

Ceará
Adler Primeiro Damasceno Girão (PR), candidato a deputado federal
Antonio Luiz de Araujo Menezes (PMDB), dep. federal
Antonio Marcelo Teixeira Souza (PR), dep. federal
Antonio Roque de Araújo (Sineval Roque) (PSB), dep. estadual
Cirilo Antonio Pimenta Lima (PSDB), dep. estadual
Eduardo Florentino Ribeiro (PSDC), dep. estadual
Eugenio Rabelo (PP), deputado federal
Felipe Aguiar Fonseca da Mota (PR), dep. estadual
Francisco Carlos Macedo Tavares (PSB), dep. estadual
Francisco das Chagas Rodrigues Alves (PSB), dep. estadual
Francisco Edilmo Barros Costa (PR), dep. estadual
Francisco Leite Guimarães Nunes (PMDB), dep. estadual
Francisco Rubens de Castro Maia Júnior (PV), dep. federal
Jesuíno Rodrigues de Sampaio Neto (PSDB), dep. estadual
José Evangelista Filho (PSDC), dep. estadual
José Gerardo Oliveira de Arruda Filho (Zé Gerardo) (PMDB), dep. federal
José João Alves Almeida (PTN), dep. estadual
José Ilário Gonçalves Marques (PT), dep. federal
José Wilson Alves Chaves (PP), dep. estadual
Luiz Ximenes Filho (DEM), dep. estadual
Manoel Salviano Sobrinho (PSDB), dep. federal
Maria Bethrose Fontenele Araújo (PRP), dep. estadual
Perboyre Silva Diógenes (PSL), dep. estadual
Raimundo Marcelo Carvalho da Silva (PV), a governador
Ronaldo Cesar Feitosa Alexandrino Cidrão (PR), dep. estadual

Anônimo disse...

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspenderam, nos últimos dias, a divulgação de 14 resultados de pesquisas eleitorais com intenção de voto para presidente da República. Segundo o tribunal, as pesquisas não incluíram todos os candidatos a presidente.

As pesquisas suspensas foram realizadas em Mato Grosso, Santa Catarina e Distrito Federal. Desde 5 de julho, conforme resolução do tribunal, os nomes de todos os candidatos deverão constar nas pesquisas. Os ministros concluíram ainda que a limitação da intenção de votos fere a confiabilidade das pesquisas.

Anônimo disse...

DILMA ONTEM DEU UM VERDADEIRO SHOW, NO JORNAL NACIONAL DA GLOBO.

BONNER E FÁTIMA BERNARDES SOFRERAM MUITO COM A PERFOMANCE DA CANDIDATA DO PT.

SABEM O QUE É ISSO GENTE? CULTURA, SABER, INTELECTUALIDADE, PREPARO.

AGUARDEM QUE VEM MAIS NOTÍCIAS POR AÍ.

Anônimo disse...

É ACONSELHÁVEL PARA UM BOM PAPO QUE VALDENIR E O PADRE RAIMUNDO FAÇAM UMA BOA ASSEPSIA NA BOCA.

QUANDO ELES FALAM FICAM COM OS CANTOS DA BOCA CHEIO DE SECREÇÕES MAL CHEIROSAS.

POR FAVOR FAÇAM UM GARGAREJO E LIMPEM A BOCA. ISSO É QUESTÃO DE HIGIENE.

Anônimo disse...

O padre raimundo e o valdenir têm moral para falar de alguém?!!

carlos disse...

O Bonne não e bom porque não fez perguntas direcionadas para a mochila do LULU? e Alfredo você esta sendo muito demagogo, dizendo que este paraqueda do LuLu vai colocar este pais no 1 mundo, não esqueça que os bancos tem maiores lucro na era lula que no tempo do FHC, que dividir renda não e dar esmola. Os ricos estão e mais ricos, e aquela pergunta que ele fez: se o PT erro quando achava Collor ruim ou agora que apóia ele.

Anônimo disse...

Professor Alfredo, bom dia, sou uma recenciadora do IBGE e estou muito triste porque apesar de ter terminado um setor a chefa aparecida não está liberando de baixar um novo setor, ai eu fico aqui perdendo tempo porque eu ganho por produção e ela ganha mensal é guase 2.000,00 (dois mil reais) que ela ganha. Por isso que prá ela quanto mais demorar melhor. Eu soube que até o distrito do Ipiranga e o bairro de Fátima e vários outros setores já foram coletado e mesmo assim ela não está enviando os dados coletados para o rio via internete para demorar mais.

Anônimo disse...

Recensiadora deixe de ser besta se o distrito do ipiranga já foi coletado é só ligar para alguém de lá para ter certeza, e depois ligar para o disque denúncia do IBGE é 0800-721-8181 é de graça e o site é www.ibge.gov.br.

acorda Boa Viagem, Professor A|lfredo estou aguardando o seu programa sábado.

Anônimo disse...

Professor Alfredo, tem mais quando é para algum recenceador amigo dela ela paga bem melhor. Um supervisor me falou que para ir bem ali na madeira cortada ela tá dando uma ajuda de custo no valor de 130,00 é para ir no jacampari ou no massapê dos paés ela paga uma ajuda de custo de 50,00. Isto é um absurdo todo mundo sabe que a madeira cortada é brm mais perto que o jacampari e o massapê.

Anônimo disse...

Se fosse ladrões de Leite Ninho, Manteiga e genero alimenticios, ficariam presos, como são medalhões da politica e com muito dinheiro ganham a liberdade rapido. Há Brazil, zil. zil, zil!!!!!!!

Anônimo disse...

Eu já havia postado que não acreditava nessa lei devido à cumplicidade de nossos magistrados. Eu estava certo, eis aí o presidente do TSE admitindo a liberação dos fichas sujas, um absurdo, uma afronta à sociedade, um tapa na cara do povo brasileiro.

Anônimo disse...

A candidata do PV à Presidência, Marina Silva, afirmou nesta quarta-feira, 11, que não vai criticar o PT, partido do qual foi filiada por 30 anos, porque seria uma atitude antiética. Essa declaração seria justificativa para a conduta da senadora durante o período de denúncias do mensalão e porque ela permaneceu no PT durante o episódio. A questão foi abordada ontem em entrevista de 12 minutos ao Jornal Nacional, da TV Globo.

Anônimo disse...

quer diser que esse cidadao acha que todo mundo que é acusado já é culpado antes de ser julgado? esse tipo de pensamento não se lembra que hoje isso pode atingir quem a gente num goste mais amanhã pode a gente mesmo ou alguém que a gente goste que pode ser atingido, isso não existe em democracia de vergonha

Anônimo disse...

Meu recado é pra uma certa professora do Dom Terceiro q leva o seu tempo em fazer denuncias de quem recebe dinheiro AL e eu sei q ela tentou mt com o dep Domingos Filho conseguir uma portaria, nunca teve chance, agora vive a falar mal de quem conseguiu, vive a fazer denuncias do Nuncleo Gestor do Dom Terceiro, vai trabalhar professora, desça do seu salto, planeje suas aulas, alias, todos sabem q vc enrola a aula como ninguem, faz hora com a cara dos alunos mais humildes e fala mal dos seus colegas de trabalho! Por que será q vc é tão sem amigos? reflita! vc é invejosa e ninguem gosta de vc! sabe q tow falando de vc ñ é mesmo "DIVA"?! hahaha... inveja! oh pecado maldito!

Anônimo disse...

Quem será essa professora? que tambem queria mamar nas tetas da assembleia. estou morrendo de curiosidade, sao varias as colegas que tentam se dar bem naquele colegio, seja mais específico caro(a) colega, queremos saber.

Anônimo disse...

O TERCEIRO ANONIMO NA CONVERSA DT

OPINIÃO DE ALUNOS DO DOM TERCEIRO
FALA-SE NA CIDADE QUE O PREFEITO É UM AUSENTE DA PREFEITURA. A DIRETORA DO DOM TERCEIRO É
IGUALSINHA. QUEM ENCONTRAR A DIRETORA NA ESCOLA PODE EXIGIR A NOTA BIMESTRAL SEM PISAR LÁ QUANTO A GENTE QUE QUER SE DA BEM; TUDO TUDO BEM. PROFESSOR DO ESTADO QUE NÃO PROCURAR SE DÁ BEM MORRE DE FOME FORA CID. EXCLUSÃO VIRA INDIGNIDADE