quinta-feira, 19 de agosto de 2010

PSDB É SÓ TRAIÇÃO. DE NORTE A SUL; DE LESTE A OESTE! ATÉ EM SÃO PAULO ZÉ SERRA É ABANDONADO.


Política
José Serra, somente en passant
Fábio Campos
fabiocampos@opovo.com.br
19/08/2010 02:00

A política é pragmática. As campanhas eleitorais são duas vezes mais pragmáticas. Ontem, os candidatos ao Governo do Ceará e ao Senado abriram seus palanques eletrônicos com os programas de rádio e televisão. Nos programas de Marcos Cals e Tasso Jereissati, o candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, não deu o ar de sua graça. Nem sequer foi citado. Nenhuma imagem. No site dos dois candidatos cearenses, há apenas um link para o site de Serra. Nada mais. São os efeitos das pesquisas. Do outro lado, os candidatos a senador (Pimentel e Eunício) e a governador (Cid Gomes) bebem com sofreguidão na fonte de Lula. É como se Lula fosse o candidato a presidente. Porém, Dilma nunca é esquecida. Nos sites na internet, aparecem as fotos de todos em bloco. Lula, Dilma e Ciro juntos dos três candidatos locais. Nas ruas, Cid e os seus dois companheiros iniciam a conversa com os eleitores se apresentando como candidatos de Lula. Na sequência, pedem votos para eles e para Dilma. Nos sites tucanos, as fotos em bloco resumem-se aos candidatos locais: Tasso, Marcos Cals e Pedro Fiúza, o vice. Nas ruas e palanques, Serra, quando citado, a menção é tímida, en passant, quase envergonhada.
ATÉ ALCKMIN ESCONDE SERRA
O que os tucanos do Ceará dedicam a Serra não se reproduz apenas entre nós. Em Minas Gerais, a preocupação de Aécio Neves (PSDB) é local. O ex-governador faz uma campanha, digamos, mineira. Em política, Minas se comporta como um país separado do resto. Em São Paulo, estado que até um dia desses era governador por Serra, o problema se repete. Vejam: “Os candidatos ao governo de São Paulo abriram nesta quarta-feira, 18, o horário eleitoral na TV. Enquanto Mercadante procurou trazer Lula para seu programa, Alckmin escondeu Serra. Marina Silva apareceu no programa de Fábio Feldmann (PV). Em seu primeiro programa, o candidato do PSDB ao governo de SP escondeu o candidato tucano à Presidência, José Serra. O nome do presidenciável só foi citado 3 vezes: uma vez na boca do próprio Alckmin, outra no testemunho de um personagem e ainda uma vez na voz do narrador. Alckmin também não mencionou que participou do secretariado de Serra no governo de SP. Do lado petista, Mercadante destacou bem o nome do governo Lula, citando várias vezes, e e pegou carona em suas realizações, como os 13 milhões de empregos criados durante os últimos oito anos. Ao final, o próprio Lula apareceu no programa” (Jair Stangler, do Estadão).
SEM CLIMA DE MUDANÇA
Durante muito tempo, a Coluna duvidou de que Serra deixaria o Governo de São Paulo para disputar a eleição presidencial. Gente como o deputado federal Ciro Gomes nutria a mesma leitura. São Paulo é dono de quase a metade da economia do Brasil. A força política e a força econômica se encontram majoritariamente por lá. Serra era o governador e ainda tinha o direito de se candidatar à reeleição. Abriu mão de tudo isso para enfrentar uma eleição que, no fim das contas, seria contra Lula, o presidente mais popular da história do País. Havia uma claro clima de continuidade no ar. Para os padrões brasileiros, a economia ia muito bem e a oposição, de há muito, não tinha um discurso eficiente para enfrentar a caravana lulista. Sendo assim, era a hora dos tucanos entrarem nessa disputa com uma aposta para o futuro. Era a hora de trabalhar “o novo”. Serra não encarnava nada de novo. Longe disso. Serra, que já havia desperdiçado a sua oportunidade em 2002, não empolga os eleitores, cuja maioria, nesse momento, nem está disponível para se deixar empolgar.
É CADA UM POR SI
Do jeito que caminha o processo eleitoral, José Serra será dolorosamente esvaziado por seus próprios correligionários. Terá que sustentar sua campanha em cima do palanque eletrônico da TV. Na ponta, junto aos eleitores, não há tucanos disponíveis para carregá-lo nas costas. Nos estados, os tucanos têm suas próprias preocupações. Eles estão mergulhados nos embates eleitorais e estão colocando suas trajetórias e mandatos em jogo. Até certo ponto, Serra passa a ser um estorvo. Entre nós, procura-se com uma lupa pelo menos um adesivo de Serra. Uma bandeirola. Um adereço, que seja. Não há. Curiosamente, contra Dilma, ocorre aqui o mesmo que se deu com Serra em 2002. Naquela disputa, não havia uma só força política no Ceará fazendo campanha para o candidato tucano. Nem Tasso, que havia optado por Ciro Gomes. Agora, Tasso tende a se dedicar a si mesmo. É o pragmatismo político definindo o rumo dos acontecimentos.
ESCLARECIMENTO: A manchete acima não é do articulista e sim deste blog.

11 comentários:

CARLA disse...

A verdade é que nem mesmo o Serra acredita nesse PSDB e nem nele. Até a musica dele no rádio é louvando o presidente Lula é ele mesmo quem diz "SAI O LULA DA SILVA E ENTRA O SERRA" AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH

Anônimo disse...

O candidato ao Governo do Estado pelo PSDB, Marcos Cals, não participou da caminhada realizada ontem, no final da tarde, no bairro Parque Santa Rosa. Somente seu vice, Pedro Fiúza, foi ao compromisso. De manhã os dois fizeram uma caminhada juntos no Planalto Airton Sena. A tarde, Marcos Cals não teve compromisso público. À noite o candidato tucano recebeu a Medalha Boticário Ferreira na Câmara Municipal.

Anônimo disse...

QUEM FOI DILMA?



Bom todos nos sabemos!



Porem; se NAO existisse Lula, quem seria Dilma?



Bom todos NOS TAMBEM sabemos, NADA!

Anônimo disse...

Queria relatar aqui a FALTA DE RESPEITO nesta convenção que esta havendo na marsonaria, solta de fogos praticamente em cima das casas, barulho em frente o colegio Dom Terceiro, respeitem os estudantes e os moradores desta rua, ja não bastam os carros de som zuando o dia todo. Ex.Sr. JUIZ, PROMOTOR SOCORRO!!!!

Anônimo disse...

Quando aconteceu aquela eleição da Federação das Associações no início do ano, ficava me perguntando o porquê de tantos políticos envolvidos, hoje obtive a resposta, para ser usado como palanque pra um grupo político. Basta ver o que aconteceu hoje na loja maçonica de Boa Viagem. Sinceramente, essa diretoria que ai está é uma extensão desse grupo político, vergonha,vergonha,vergonha,vergonha,vergonha,vergonha,vergonha,vergonha,vergonha,vergonha,vergonha,vergonha,vergonha,vergonha,

Arnaldo Cavalcante disse...

Muito Interessante, para refletir:

A característica que define a um líder carismático é sua capacidade de seduzir, tem uma personalidade enormemente atrativa com a que consegui atrair aos demais membros do grupo.
O carisma permite unir o grupo ao redor do líder.

E os sem carisma usam a boa fé do povo com mentiras e a força do poder para agrupar pessoas, portanto só agrupando não se consegue unir pessoas.

Arnaldo Cavalcante

Anônimo disse...

E o prefeito Fernado Assef será que vai vestir a camisa do Marcos Cals mesmo??? Olhe que o Osmar Baquit traiu o Galeguim. E parece que o Fernando tá assim com o Argeu. Lembram das eleições da Federação??

Arnaldo Cavalcante disse...

Realmente a Federação esta se posicionando como um barco sem rumo, muitos querendo navegar em rumos que só chegam a interesses próprios, usando esta grande ferramenta de apoio aos Presidentes de Associações e seus associados de forma incorreta, falta pulso para comando, faltam projetos, faltam os apoiadores na hora da eleição aparecerem para justificar seu apoio a diretoria que ai esta, pois estes Vereadores, Prefeito, e grupos politicos que fizeram esta força toda para formar esta diretoria só tinham um interesse, e este interesse não era e nem será em favor dos sócios.

Arnaldo Cavalcante

manoela disse...

mais uma vez Boa Viagem é palco para promessas vãs eleitoreiras e politiqueiras. Ontem foi badalada a construção de hospital regional aqui envolvendo vereadores, a federaçao da politicagem e candidatos do mesmo grupo que pousou em Ibuaçu com estorinha de emancipação quem acredita?

Arnaldo Cavalcante disse...

Pois é Manoela, para vc ver como é, se nem uma simples delegacia que foram construidas mais de 40 no estado do Ceará(só que não tem servidores, a maioria esta fechada pois andei em alguns municipios e estão inativas ou quase inativas), nem uma Policlinica que algo mais simples do que um Hospital Boa Viagem não conseguiu, vc acha que isto tem veracidade, com certeza é mais uma promessa eleitoreira.

Ah só mais um detalhe o povo esta ficando esperto, estive pelo interior e soube disto por eles, que não acreditavam, principalmente os Presidentes de Associações.

Arnaldo Cavalcante.

Anônimo disse...

Acho engraçado quando dizem que o povo de Boa Viagem tá ficando esperto. Num vejo esperteza nenhuma. Vejo sim, pessoas acomodadas, e que só dizem amém a tudo.