quarta-feira, 25 de agosto de 2010

ENCONTRO DOS BLOGUEIROS PROGRESSISTAS EM SÃO PAULO.


Uma proposta do jornalista Paulo Henrique Amorim levou ao riso os mais de 300 participantes do 1º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, neste sábado (21/8), em São Paulo. Em resposta ao presidenciável tucano José Serra — que na quinta-feira (19) classificou as páginas alternativas da web de “blogs sujos” —, PHA propôs que a próxima edição do Encontro, em 2011, agracie Serra com uma premiação nada lisonjeira.Por André Cintra“Serra é um tuiteiro medíocre e merece o prêmio de blog mais sujo da internet. Proponho dar a ele o Troféu Cascão”, ironizou o jornalista da TV Record e do Conversa Afiada, numa referência ao personagem imundo da Turma da Mônica que não tomava banho. “Vamos ajudar o financiar o Cloaca News, que entrará na Justiça para que Serra diga quem são os blogs sujos”, agregou Paulo Henrique.
Luis Nassif minimizou igualmente a baixaria do candidato do PSDB à Presidência. “A declaração do Serra é o melhor diploma — o melhor reconhecimento — que nós podemos ter”, disse ele, que também chamou Serra de “babaca”. E afirmou mais: “Me perguntam em quem vou votar nestas eleições. Eu quero impedir a vitória de Serra. Se ele vencer, terá nas mãos o poder da mídia e o poder do Estado”.
As relações entre imprensa e política justificaram outra escolha do dia. Enquanto a premiação a Serra fica para o ano que vem, o troféu “O Corvo de 2010”, oferecido também pela blogosfera progressista, já tem dono. Na verdade, uma dona. Por aclamação, os blogueiros presentes ao encontro elegeram Judith Brito como símbolo do que há de mais conservador e agourento na grande mídia.

Concorrência não faltava à diretora-superintendente da Folha de S.Paulo e presidente recém-reeleita da ANJ (Associação Nacional dos Jornais). Mas o fator decisivo para a “vitória” de Judith foi sua confissão de que hoje a grande mídia — e não o PSDB ou o DEM — é que realmente desempenha o papel de oposição ao governo Lula. Com Judith, o chamado PiG (Partido da Imprensa Golpista) mostrou, sem cerimônias, sua verdadeira face.

Diversidade
A resistência à mídia hegemônica e a oposição ao ideário direitista de Serra são pontos consensuais num Encontro que, contraditoriamente, demonstrou e enalteceu a diversidade da blogosfera, bem como seu caráter democrático. Nem todos os participantes são de blogs que se debruçam sobre as eleições presidenciais ou os abusos da grande imprensa. É o caso de Débora Maria da Silva, líder do movimento Mães de Maio.

À frente de um blog que leva o mesmo nome de seu movimento, a ativista aderiu à mídia alternativa devido aos acontecimentos que abalaram o estado em maio de 2006. Em retaliação à ofensiva do PCC (Primeiro Comando da Capital) sobre o sistema penitenciário e policial no estado, agentes de segurança exterminaram 562 pessoas naquele mês – “mais do que a ditadura” liquidou em 21 anos. Uma das vítimas, lembra Débora, foi uma mulher grávida que estava a três dias de fazer cesariana.

“São Paulo é um estado capitalista e autoritário”, denunciou Débora, ao lado de Nassif e PHA, na mesa de abertura do Encontro. Segundo ela, é à blogosfera que os movimentos devem recorrer para lançar seus pontos de vista e tentar sensibilizar a opinião pública. “O blog é um espaço democrático para nos manifestarmos. Não podemos deixar que barrem o direito de pensar do brasileiro, e a luta só se ganha com pressão.”

Triunfo do campo de cá

Nassif, ao analisar a relevância da blogsfera, também saudou o “momento histórico” da mídia alternativa, de que o Encontro é um contundente exemplo. Para ele, a frente de blogueiros ajudou a derrubar uma ofensiva da grande mídia, iniciada em 2005 com o proósito de derrubar, via impeachment, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Nassif não poupou críticas à irresponsabilidade da grande mídia, especialmente da Veja e de seus “blogs intolerantes, divulgando o preconceito”.

Segundo Nassif, essa guerra acabou – com triunfo do campo progressista. “É o fim de um de um ciclo em que a mídia se tornou uma máquina de triturar reputações. O que nos uniu foi a luta monumental contra a ultradireita, para garantir os direitos básicos da sociedade civil”, afirma. “Vem um grande país pela frente, e nós temos o orgulho de dizer que participamos dessa construção.”

Já Paulo Henrique Amorim acredita que, apesar da “derrota fragorosa de Serra”, a grande mídia segue poderosa e influente. “Temos pela frente uma batalha pela liberdade de expressão. O PiG resiste, tem bala na agulha e vai resistir. Nós temos de lutar contra ele”, discursou.

A seu ver, o enfrentamento requer financiamento e resultados práticos. “Não podemos ser uma indústria que não encontra seus mecanismos de sustentação financeira”, diz PHA. As verbas, segundo ele, servirão para pagar eventuais advogados – mas também para buscar a notícia em primeira mão. “Os blogs precisam informar. Opinião não ganha jogo. O que ganha jogo é a informação.”

9 comentários:

Lurdinha disse...

Eu voto no Tasso e ningu[m esse voto, mas eu voto também no Pimentel para senador porque ele foi um grande ministro da previdência. Esse Eunício é um aproveitador e dá cobnertura aos esquemas podres de Boa Viagem. Esse pessoal do PT e do PSDB deviam era se unir para eleger dois melhores para o senador. Eu tou PimenTasso.

Anônimo disse...

o CID esta na mão dos prefeitos e lideranças em busca de voto para sua reeleição e se falar grosso sobre Pimemtel corre o risco de rodar.oH COISA BOA

Anônimo disse...

Quem quizer saber quem o tal de galeguim é bom ler o jornal da TRIBUNA DA IMPRENSA. O usto dejatinho pago com dinheiro público é fichinha. Alguém aí num sabe quem foi que andou perto de quebrar o BNB? TASSO NUNCA MAIS.

Joãozinho disse...

Eu sou petista e acho que o PT errou em não apresentar um apresentado um candidato. O PMDB nao tem confiança, são ums trairas. Depois do comício da traição em Iguatu mudei meu voto agora só voto para senador no Pimentel e vou pensar em votar no candidato do Partido Comunista.

Anônimo disse...

valeu joãozinho

Anônimo disse...

Quero aqui registrar o ocorrido no dia 25/08/10 à noite no Colégio Melo Cavalcante, horário em que funciona a faculdade onde alguns marginais usavam drogas ao lado do colégio e faziam atos que insinuavam que iam invadir o colégio quando foi chamada a Policia que simplesmente os revistou e mandou-os que fossem embora. Por volta das 20:40h foram atiradas para dentro das dependências do colégio mais especificamente no corredor duas BOMBAS caseiras causando um incêndio, onde os alunos sairam apavorados e até passaram mal que chegou ai ir no Hospital graças a Deus não aconteceu algo pior, pois jogaram as bombas na intenção que entrasse nas salas, a Policia foi acionada mais uma vez e só foi ate o local por que a Diretora e Dona do Colégio Foi la na delegacia Busca-la, chegando muito tempo depois e ainda tiveram a cara de pau de dizer que foi nada. como não foi nada e se acerta alguém e o pior é que a Policia sabe que fez isso.
Fica a pergunta:
Ja que sabem quem fez isso por que a policia não prende?

Nos alunos e toda a população de Boa Viagem queremo ou melhor merecemos uma policia de verdade e não uma Policia faz de conta que se mistura com os bandidos e traficantes.
Agente não sabe mais quem é bandido e que é traficante.

Anônimo disse...

Entrincheirados
...
Casa santa
É casamata
Que encanta
Ao deus que mata
...
Espreita em seu covil
A horda desalmada
A inocente, infantil
Alma desarmada
...
De crime não cometido
Tornaram-me o réu
Se ateu sou pervertido
Não entrarei no céu
...

MARGARIDA disse...

REALMENTE ESTE POLICIAS JA TERIAM QUE TER MUDADO POIS E SABIDO POR TODOS DA AMIZADE ENTRE TRAFICANTES COM POLICIAIS, TEM BARES AQUI QUE TODOS SABEMOS QUE E BOCA ELES SABEM, LIGAM SOM A TODA ALTURA QUANDO LIGAMOS ELES, QUANDO FALAMOS ONDE E O BAR, LA ELES NEM APARECEM, POR QUE SERA?

MARGARIDA disse...

REALMENTE ESTE POLICIAS JA TERIAM QUE TER MUDADO POIS E SABIDO POR TODOS DA AMIZADE ENTRE TRAFICANTES COM POLICIAIS, TEM BARES AQUI QUE TODOS SABEMOS QUE E BOCA ELES SABEM, LIGAM SOM A TODA ALTURA QUANDO LIGAMOS ELES, QUANDO FALAMOS ONDE E O BAR, LA ELES NEM APARECEM, POR QUE SERA?