terça-feira, 3 de agosto de 2010

CID AVANÇA PARA GANHAR LOGO NO PRIMEIRO TURNO.


Ibope: Cid tem 49% e Lúcio, 24%
Candidato à reeleição, Cid Gomes venceria no primeiro turno em cenário atual, segundo o Ibope. Lúcio aparece em segundo lugar
Giselle Dutra
Rebouçashebely@opovo.com.br03/08/2010 02:00
A primeira pesquisa Ibope sobre a disputa pelo Governo do Estado após a definição dos candidatos, divulgada ontem, mostra que, se as eleições fossem hoje, o governador Cid Gomes (PSB) seria reeleito já no primeiro turno. Encomendada pela TV Verdes Mares, a pesquisa mostra Cid com 49% das intenções de voto em consulta estimulada.
Para vencer no primeiro turno, um candidato deve ter mais votos que a soma dos adversários - mais da metade dos votos válidos. Com isso, descartados brancos, nulos e indecisos, Cid fica com 57% dos votos válidos.
Candidato do PR, o ex-governador Lúcio Alcântara obteve 24% das intenções de voto. Já o tucano Marcos Cals apareceu com 9%.
Os candidatos Marcelo Silva (PV), Soraya Tupinambá (Psol) e Francisco Gonzaga (PSTU) apareceram com 1% cada. Já Maria da Natividade (PCB) não pontuou.
Brancos e nulos somam 5%, enquanto 9% dos eleitores ouvidos se disseram indecisos. A pesquisa ouviu 1.204 eleitores nos dias 30 e 31 de julho e 1º de agosto. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A consulta foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 21326/2010.
Comemorações

Durante reunião com centrais sindicais no Ponta Mar Hotel, Cid comemorou ao ler o resultado da pesquisa para os presentes ao encontro. “Dá primeiro turno”, vibrou. Mas logo puxou o freio na animação. “Calma, isso é só uma pesquisa”, ponderou.
Em evento com apoiadores no município de Caucaia, Cals apostou em avanço nos indicadores. “Nossa campanha tem obtido importantes apoios em todas as regiões do Estado, e na medida em que tenho ido às localidades, aos mais distantes lugares, sinto a receptividade da população à nossa mensagem. Os números refletem o momento”, disse.
Lúcio disse receber com "tranquilidade" os números do Ibope. "O resultado retrata apenas este início de campanha, na qual já me considero vitorioso por evitar uma candidatura única", afirmou.
E-Mais
Os dados do Ibope de ontem aproximam-se dos apresentados pela pesquisa O POVO/Datafolha - divulgada no dia 19. A primeira pesquisa após a definição dos candidatos mostrou, na ocasião, Cid Gomes (PSB) com 47% e Lúcio Alcântara (PR) com 26%, enquanto Marcos Cals (PSDB) surgiu com 7%.

8 comentários:

Deodato Ramalho disse...

Não entendi a razão de sua pergunta Ronilson. Não sei se o jornal O POVO é a favor de Cid, até por que a imprensa do Ceará nunca foi vigorosa em questionamentos quanto aos governos estaduais. No entanto, sem dúvida alguma o jornal O POVO não tem o ranço e desonestida editoral que a revista VEJA tem em relação ao PT. Essa posição da VEJA é mais do que conhecida no Brasil, daí a minha admiração de você insistir em desconhecer essa realidade. Se a pergunta for em razão da pesquisa esclareço que a mesma foi feita pelo DataFolha. Da minha parte continuo com a mesma opinião de que pesquisa não significa eleição ganha, já que numa campanha tem muitas variáveis, embora pesquisa realizada com seriedade seja um grande sinalizador.

22 E 22 disse...

22 NÃO DESANIMA É DR. LUCIO SIM

CARLOS disse...

ja viram que aqui em Boa Viagem, adesivo do Marcos Cals so existem em carros de pessoas que vivem mamando nas tetas da PREFEITURA, nos baboes, acredito que eles tem que colacarem se nao perdem a teta, kikikikiki. E MUITA PEIA.

Anônimo disse...

Minha gente !!

Creio que 9% para Marcos Cals, é muita coisa.

Esse deputado, só fez colocar aliados na folha da assembléia, e mais nada.

Pela Educação e pela Saúde, nunca fez nada, totalmente apático.

Dizem que ele detesta Professor. Não gosta de Professor, porque fez "Faculdade" por correspondência.

Ele não possui preparo intelectual e nem equilíbrio para ser Governador do estado.

Deus nos livre desse filhote de Coronel.

Anônimo disse...

Eita porra, O fernando e o marcos caus tomaram no rabo.

Eu acho é bem feito.

Ronilson Sérgio disse...

Realmente Dr. Deodato, achar que a Veja persegue o PT, é estranho tanto quanto achar que a carta capital persegue o PSDB. O IDEAL seria que os meios de comunicação servissem ao povo e seus interesses em políticas sociais e não como é usado hoje para fins politico-partidários, essa é minha humilde opinião, até por que, vejam todos, eu desconheço algum meio de comunicação que não pertença a um grupo, indivíduo ou partido político. Aliás, em Boa Viagem, está se concretizando a instalação de uma FM, fato este que mostra não só o incômodo com a rádio liberdade, mas também a constatação do que afirmei acima, elas são utilizadas para fins de dominação da opinião, aplainamento de planos de poder e divulgação das suas próprias verdades. Vamos aproveitar a internet blogueiros - mr parece que nesse pleito já tentaram censurar os blogs -. Um abraço a todos.

Deodato Ramalho disse...

Ronilson não se trata simplesmente de dizer que a Veja persegue o PT. Isso é muito simplismo.Na verdade, é no mínimo inocência alguém pensar que os grandes veículos de comunicação não têm lado. Claro que têm. O problema reside na desonestidade de não assumir essa postura. Comparar a linha editorial da Carta Capital com a Veja, me desculpe, é insustentável. A Carta Capital procede como o que há de mais moderno e transparente na imprensa mundial: assume a postura de defender uma candidatura, sem prejuízo, como faz a Carta, de criticar aquilo que não concorda no governo (nesse caso a candidatura apoiada é a do governo).
Sugiro ao amigo fazer uma pesquisa sobre a desonestidade da revista Veja, a partir de 1989.
Começo por lhe sugerir fazer uma análise sobre o noticiário envolvendo as ditaduras apoiadas pelos Estados Unidos, a fim de perceber o jogo safado que fazem com relação ao Irã.Uma pista: a Arábia Saudita tem as mesmas leis draconianas contra mulheres, e essa mídia partidarizada (sem assumir) finge que sabe e tenta jogar a opinião pública contra o Lula por conta das relações diplomáticas com o Irã. Mais: o Irã tem um governo teocrático, autoritário, mas comparando com a Arábia Saudita está em melhor situação do ponto de vista democrático. Lá tem eleição.

SERVIDOR MASSACRADO disse...

SERVIDOR MASSACRADO
Após a posse do atual governador, em primeiro de janeiro de 2007, Cid Gomes, através de lei enviada à Assembleia Legislativa estabeleceu o dia primeiro de julho como data-base oficial para os reajustes salariais dos servidores. O que permanece até hoje. FONTE APEOC

Essa data-base, primeiro de julho, vem prejudicando os servidores do Estado, em face da legislação eleitoral, que impede (proíbe) negociação entre governo e servidores seis meses antes de pleito eleitoral e como no Brasil existe eleições de dois em dois anos, o funcionalismo é prejudicado com qualquer reposição salarial além do índice da inflação acumulada do ano. Outro exemplo cristalino, os professores da rede estadual de ensino e policiais militares não receberam em 2010, o reajuste diferencial como vinha ocorrendo nos últimos dois anos do atual governo.

O Sindicato – APEOC vem também há dois anos reivindicando do governador do Estado antecipar a data de reajuste; de julho para janeiro, e, argumenta o Sindicato – APEOC que a lei do piso nacional de salário do magistério (lei federal) prevê reajuste anual para primeiro de janeiro de cada ano. Portanto, é mais do que coerente o governo estadual adequar a data-base do Estado à data-base do piso nacional de salário dos professores da Educação Básica, em primeiro de janeiro, como vem reivindicando e lutando o Sindicato – APEOC.

Por outro lado, reivindica ainda o Sindicato – APEOC a reposição diferenciada que deveria ter sido concedida aos professores em julho de 2010, da mesma maneira como ocorreu em 2009.

Com eleições de dois em dois anos e a legislação eleitoral proibindo reajuste além da inflação, em todo ano eleitoral, o único prejudicado é o servidor público, senhor governador Cid Gomes.

Antecipar a data-base é fazer justiça, é ser coerente, e, ainda reconhecer que o servidor público merece respeito e ser tratado como agente do Estado a serviço da sociedade pagadora de tributos e mais caros do mundo.