quarta-feira, 25 de agosto de 2010

DOS TRÊS ÚLTIMOS GOVERNOS O DE TASSO FOI O QUE MENOS GEROU EMPREGO. E AGORA?


Cid Gomes supera Lúcio e Tasso na geração de empregos
No último governo Tasso Jereissati foram gerados 71,6 mil postos de trabalho. Na gestão Lúcio Alcântara, o total foi 114,3 mil. Até julho, a administração Cid Gomes praticamente superou os dois governo juntos: foram 183,6 mil novos empregos criados
Ítalo Coriolano coriolano@opovo.com.br25/08/2010 01:00
Atualizada às: 07Dez2009 - 01h18min
No primeiro debate realizado pela TV O POVO com os candidatos ao Governo do Estado, o governador Cid Gomes (PSB) surpreendeu ao ir para cima da última gestão de Tasso Jereissati (PSDB) – 1999 a 2002 - e garantir que a sua administração já criou mais empregos que a do tucano. Nas contas de Cid, nos quatro anos de governo Tasso foram gerados 71 mil empregos, contra 87 mil de seu governo até julho. Marcos Cals – candidato do PSDB ao Palácio Iracema - sem apresentar números, afirmou que os dados de Cid estavam errados.
Para ajudar o eleitor a ter uma noção clara sobre esse tema crucial para a vida da população – geração de empregos -, O POVO decidiu fazer o “tira-teima” sobre os dados com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). E constatou que o governador Cid Gomes estava certo.
Segundo o Caged, de 1999 a 2002 – período em que Tasso governou pela última vez o Ceará – foram gerados, entre admissões e desligamentos, 71.514 empregos.
O governo Cid, que ainda não terminou, já superou em mais de duas vezes o número de empregos gerados na última gestão Tasso Jereissati. Até julho deste ano, 183.655 novos postos de trabalho com carteira assinada surgiram no Ceará.
Nos últimos 12 meses, foram criados exatamente 87.796 empregos. Nesse mesmo intervalo de tempo, o Brasil – que vive bons tempos de crescimento econômico – teve mais 5,71 milhões vagas de trabalho.
Lúcio também perdeA administração de Cid Gomes também já superou a do ex-governador Lúcio Alcântara (PR) no quesito geração de empregos. Entre os anos de 2002 a 2006 foram gerados no Ceará
114.320 postos de trabalho.
Somando esse número com a quantidade de empregos do último governo de Tasso, chega-se a 185.834 novas vagas de trabalho. Número que, até o final do ano, deverá ser batido por Cid Gomes. Até julho deste ano, seu governo já gerou 183,6 mil novos empregos.
SegurançaNo último dia 13, O POVO trouxe dados sobre a área de Segurança Pública nos governos Tasso, Lúcio e Cid Gomes, revelando que, nesse setor, o atual governo saiu-se pior que os anteriores.
Cid é o governador que mais investiu em Segurança na última década, mas amarga em sua gestão o registro do maior índice de homicídios dolosos dos últimos anos.

E-MAIS
^


SAIBA COMO CHEcAR AO DADOS

Você pode conferir os dados apresentados hoje pelo O POVO no site do Ministério do Trabalho e Emprego. Veja como:

1. Primeiro acesse o site http://www.mte.gov.br/

2. Em seguida, clique no linque “dados e estatísticas”, indo para “Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged)”.

3. Uma nova página irá abrir e lá você clica em “estatísticas”. Uma outra página irá aparecer e lá você pode escolher o ano e o mês a ser pesquisado.

4. No linque “níveis geográficos” escolha a opção ‘todas as atividades e clique em “ok”. Uma planilha detalhada irá aparecer com os dados nacionais e de cada estado, região por região.


VAMOS NÓS: A criação de empregos hoje, no Brasil e no Ceará, teve o dedo e a inteligência do deputado federal JoséPimentel. Explico: o Pimentel foi o maior responsável pela lei que criou o Estatuto do Microempresário, que abriu milhões de vagas no mercado de trabalho brasileiro e cearense.

Um comentário:

Anônimo disse...

Roberto Silva seria muito interessante se voce lesse este artigo que fala do galeguinho dos olhos azuis(Tasso) pq hoje vc sem nem ficar vermelho encheu o Tasso de elogio, se liga criatura, ele vendeu e privatizou tudo que tinhamos no nosso Ceará.E o seu Programa tá uma negação, só mandando alô, TÁ COM MEDO OU SE ...