quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Carta aberta do candidato Ilário Marques sobre a decisão do TRE

Fortaleza, 7 de agosto de 2010.
Companheiros e companheiras,

Desde muito jovem, ingressei na militância política. Primeiro como líder estudantil na Faculdade de Direito da UFC. Ingressei no PT ainda na sua fundação. Participei e até hoje apoio as lutas sindicais, os movimentos sociais e populares, bem como de todas as manifestações de cobrança de retidão, seriedade e conduta ética na política. Isso é fato incontestável! Quem quiser se aprofundar na minha história política verá que nada até hoje pratiquei que venha desapontar o mais exigente "moralista"'.
Por que então fui "barrado", ou melhor dizendo, enquadrado na lei "ficha limpa"? Se tivermos cuidado de examinar vamos ver o quanto é injusta a situação. Na verdade do que me acusam é, em si, uma declaração eloquente da minha conduta ética, honesta e séria na condução da política e na gestão do dinheiro público. Senão vejamos: após dois mandados de deputado estadual e três mandatos de prefeito de Quixadá sou acusado de ter contratado irregularmente oito servidores na condição de contratados temporários, em 1994, quando fui prefeito pela primeira vez. Só que o fiz baseado em uma lei municipal que nunca foi contestada por nenhum órgão.
É importante que todos saibam, inclusive a imprensa, que todas as contas anuais de minha responsabilidade foram aprovadas com parecer do TCM favorável e tidas como regulares, inclusive as do exercício de 1994, quando ocorreram as contratações questionadas. E só foram questionadas oito anos após as contas terem sido aprovadas, por meio do procedimento chamado "tomada de contas especial". A decisão do TRE é questionável, por isso recorri e tenho convicção de que será revista pela instância superior. Reafirmo; a situação em si é uma grande injustiça contra quem sempre se dedicou na política com seriedade, honestidade e conduta ética. Com a consciência limpa afirmo sou ficha limpa. Frente a isso não desanimamos, pelo contrário, ficamos mais forte e continuamos na campanha nos apresentando como uma opção para a Câmara Federal por todas as nossas propostas e por toda a nossa história.

Um abraço fraternal!

José Ilário Gonçalves Marques

18 comentários:

Anônimo disse...

Eu já havia postado que não acreditava nessa lei devido à cumplicidade de nossos magistrados. Eu estava certo, eis aí o presidente do TSE admitindo a liberação dos fichas sujas, um absurdo, uma afronta à sociedade, um tapa na cara do povo brasileiro.

Anônimo disse...

Os comerciantes da avenida Bezerra de Menezes estão sem entender. Quando a obra do Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor) parecia finalizada, o canteiro central e a ciclovia voltaram a se transformar em um canteiro de obras. Agora está sendo instalada a iluminação da via.
Para colocação dos postes e da fiação elétrica - que será subterrânea -, as lajes recém colocadas precisam ser retiradas, a terra é novamente aberta e amontoam-se areia e pedras no meio da ciclovia. Na manhã de ontem, homens trabalhavam nas proximidades da escola Presidente Roosevelt. Com os postes já colocados, eles retiravam as pedras e cavavam um comprido buraco ao longo do canteiro que seria usado para depósito da fiação.

Anônimo disse...

Alguém já reparou na falta de espaço para escoamento de água na ciclovia? Será que depois que terminarem a iluminação vão quebrar de novo para fazer o escoamento? Ou melhor. Será que vão esperar a ciclovia inundar na próxima estação chuvosa para providenciar o escoamento? Nos resta constatar o problema e ouvir as justificativas, no mínimo, esdrúxulas do Poder Público que, aliás, gasta verba "estudando" o projeto ante de ser implementado. Vamos aguardar.

Anônimo disse...

UMA VERGONHA!!! É O QUE SE PODE ESPERAR DE UMA ADMINISTRAÇÃO "PETISTA".

Anônimo disse...

Também observamos falta de planejamento em diversos locais. A CAGECE fechou a Costa Barros entre Rui Barbosa e José Lourenço e esta foi fechada na Santos Dumont. Neste ponto as caixas de concreto (calhas para passagem de água) estão quebradas e todos nós esperávamos que a SER II aproveitasse para substituí-las. Aliás quase todas essas caixas nos cruzamentos da cidade estão com os ferros expostos e precisam ser trocadas. Acorda PMF!

Anônimo disse...

De que adianta a Lei se ela pode ser revertida ao desejo de alguns homens. O sentido da Lei é ser justa, é proteger o infeliz e o necessitado, é trazer o equlíbrio. Se o Presidente do TSE admite que ela pode ser mudada n~~ao deve mais ele o ser Presidente, deve delegar a função a outro. O Brasil é conhecido pelas mulatas prostituídas de Ipanema, pelo samba carioca, pelo futebol, e pela corrupção desvairada, um lei forte e uma justiça fraca e infiel ao povo brasileiro. Permitir que um projeto de Lei Popular vire papel sem respeito é vergonhoso a qualquer brasileiro que acredite no Brasil e ache que podemos mais. A Lei está aí para ser cumprida não manipulada Senhor Ministro.

Anônimo disse...

O que acho engraçado é que este cidadão Presidente do TSE veio em público fazer um programa na TV no inicio da campanha conclamando os cidadãos a analisar bem seus candidatos e votar com consciencia. E digo qual consciência? Se nem ele a Têm. O TRE do Ceará estar dando um bom exemplo. E o Sr. Ciro Gomes veio dizer que TRE-CE estar pegando pesado BENZA DEUS. Aí senhores depois eles querem que o povo não venda o voto no interior o povo diz o seguinte " ELES SÓ VÊM AQUI NESTA ÉPOCA, ENTÃO VAMOS APROVEITAR E RECEBER TUDO O QUE ELES NOS QUEREM DAR" E VIVA O BRASIL.

Anônimo disse...

Colegas blogueiros,

Quem conhece a vida de Ilário Marques, sabe que ele está falando a mais pura das verdades. Ilário sempre ficou do lado do povo, sempre foi uma liderança singular, quando o assunto era o social na sua região. Jamais se curvou aos poderosos de sua terra, sempre os enfrentou cara a cara. Desse modo meus amigos, creio que é uma tremenda injustiça ele ser enquadradado em qualquer impedimento para sua candidatura.

Prof Alfredo Carlos ! disse...

Colegas blogueiros,

Comentários a respeito de Ilário Marques, feito pelo Professor Alfredo Carlos.

Anônimo disse...

em costas de sapo, escorpião não mora!

Um dia a floresta pegou fogo. E incêndio não tem medo de rabo de escorpião. Só havia um jeito de fugir da morte: era atravessando o rio, para o outro lado. Os bichos que sabiam nadar pulavam na água, levando seus amigos nas costas. Mas o escorpião nem tinha amigos, nem sabia nadar. E não havia ninguém que se arriscasse a oferecer-lhe carona.
O escorpião, então, valentia e coragem sumidas ante o fogo que se aproximava, foi forçado a se humilhar. Dirigiu-se com voz mansa à rã, que se preparava para a travessia.
-Por favor, me leve nas suas costas - ele disse.
-Eu não sou louca. Sei muito bem o que você faz a todos que se aproximam de você - replicou a rã.
-Mas, veja- argumentou o escorpião- eu não posso picá-la com o meu ferrão. Se o fizesse, você morreria, afundaria, e eu junto, pois não sei nadar.
A rã ponderou que o raciocínio estava certo. Podia ser que o escorpião fosse muito feroz, mas não podia ser burro. Todo mundo ama a vida. O escorpião não podia ser diferente. Ele não iria matar, sabendo que assim se mataria... E, como tinha bom coração, resolveu fazer esta boa ação. -Muito bem. -disse a rã ao escorpião. -Suba nas minhas costas. Vou salvar sua vida...
O escorpião se encheu de alegria, subiu nas costas lisas da rã e começaram a travessia.
Que coisa -ele pensou- é a primeira vez que me encosto em alguém de corpo inteiro. Antes era só o ferrão... E até que não é ruim. O corpo da rã é bem maciozinho...
Enquanto isso, a rã ia dando suas braçadas tranqüilas, nado de peito, deslizando sobre a superfície. -E como é gostoso navegar- continuou o escorpião , nos seus pensamentos. - estes borrifos de água , como são gostosos. É bom ter a rã como amiga...
Estavam bem no meio do rio. O escorpião olhou para trás e viu a floresta em chamas. -Se não fosse a rã, eu estaria morto neste momento. E um estranho sentimento, desconhecido, encheu seu coração: gratidão. Nem sempre veneno e ferrão são a melhor solução. A vida estava com a rã, macia e inofensiva que não inspirava medo em ninguém... Sentiu seu corpo descontrair-se. Achou que a vida era boa... Era bom poder baixar a guarda e descansar.
Voltou-se de novo para trás, para olhar a floresta incendiada. Mas, ao fazer isto, viu-se refletido, corpo inteiro, na água do rio que brilhava à luz do fogo. E o que viu o horrorizou: seu rabo, dantes ereto, agora dobrado, desarmado. Escorpião de rabo mole... Todos ririam dele. E sentiu um ódio profundo da rã.
-Espelho, espelho meu, existe bicho mais terrível que eu? A resposta estava naquele rabo mole, refletido no espelho da água. E a única culpada era a rã...
Sem um outro pensamento, enrijeceu o rabo e o enfiou nas costas da rã.
A rã morreu. E, com ela, o escorpião.

*O mundo precisa de mais rãs e menos escorpiões*"

Qualquer semelhança com alguns políticos de Boa Viagem é uma mera coincidência.

Anônimo disse...

Por uma Justiça que funcione.

É um equívoco pensar que a corrupção é um mal que afeta estritamente a administração pública. Ela também desorganiza a economia e semeia a dúvida entre os investidores externos. No Brasil, a percepção dos cidadãos é a de que corruptores e corrompidos invariavelmente dão um jeito de escapar do braço da lei. Aos poucos, no entanto, isso está deixando de ser uma verdade absoluta. As investigações do Ministério Público se intensificaram e a Polícia Federal passou a realizar operações que desmontam propinodutos. Mas os ganhos mais efetivos nessa esfera só serão sentidos com maior intensidade quando se removerem os entraves que estão na base da lentidão e falibilidade do sistema jurídico brasileiro. São tantas as manobras disponíveis hoje para quem se dedica a escapar da lei que, com uma freqüência muito além do aceitável, condenações que deveriam ocorrer são evitadas pelos faltosos. Com isso, apesar de todos os avanços, cristaliza-se a impressão de que, para garantir a impunidade, basta contratar um advogado que saiba agir nas brechas da legislação. Trata-se de um dado tão mais preocupante porque não só os culpados deixam de pagar por seus crimes como os absolvidos permanecem sob a sombra de uma desconfiança: a de que só conseguiram o atestado de idoneidade graças às espertezas de seu defensor e à fragilidade das instituições jurídicas.

Anônimo disse...

Colegas blogueiros,

Sábado nos debates da Liberdade ao meio dia, vamos ver se conseguimos conversar sobre as questões do IBGE. Existem muitas queixas, muitas pessoas reclamando, muitas mensagens nesse blog. Portanto, aguardem que debateremos sobre esse assunto. Abços a todos os amigos.

Prof Alfredo Carlos ! disse...

Colegas blogueiros,

A mensagem relativa ao IBGE, foi postada por Alfredo Carlos. Até sábado.

CIDADÃO DESCONFIADO disse...

serar que o prefeito Ilario tambem num é mais uma vítima desse incompente TCM incompetente ou político TCM? quem é que controla o TCM,
deu no diário do nordeste de hoje

Cadê a responsabilidade ?

Deputado Nenem Coelho teve o seu pedido de registro, para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa, negado pelo Tribunal Regional Eleitoral, por ter sido apontado pelo Tribunal de Contas dos Municípios como um dos gestores que tiveram contas rejeitadas e, por conta desse fato, ter sido alcançado pela Lei Complementar 135, denominada popularmente como Ficha Limpa. As contas desaprovadas eram do exercício de 2003, mas o julgamento delas só aconteceu em 2008.

Ontem, depois de ações políticas, necessário se observar, os conselheiros do Tribunal de Contas, sete anos depois da Tomada de Contas Especial, descobriram que o deputado não era culpado pelas ilegalidades que geraram a desaprovação daquelas contas e, anularam a decisão que, além de demonstrar a desídia daquele órgão de custo elevado para o erário estadual, levou a Justiça Eleitoral a decidir equivocadamente, sem se falar nos prejuízos políticos e morais a que foi submetida a parte pela inclusão do seu nome em uma lista dos execrados pela sociedade.

É inconcebível tamanho erro perdurar no espaço de tempo de sete anos na análise de parte das contas de um exercício de Prefeitura como a de Novo Oriente, um dos mais pobres municípios do Estado, passando o processo por inspetores, procuradores e conselheiro que o relator.

Houvesse o Tribunal de Contas cumprido com sua obrigação legal, constante do Art. 78 da Constituição do Estado, que todos os conselheiros juraram cumprir, não estaria agora experimentando mais um desgaste na sua imagem, nem imposto constrangimentos a terceiros, inclusive o Ministério Público Eleitoral que representou, corretamente, contra o registro da candidatura do deputado, nem ao próprio Tribunal Regional Eleitoral que, induzido ao erro, acatou a impugnação

Anônimo disse...

Aos 21 anos, Dilma partiu para o RJ a fim de se esconder dos militares, após o frustrado assalto ao Banco da Lavoura de Sabará. No Rio, ainda casada, apaixonou-se por Carlos Franklin Paixão de Araújo, o chefe da dissidência do Partidão; então, chegou, de chofer, e disse para o marido: "Estou com o Carlos!". Carlos vivia antes com a geógrafa Vânia Arantes e, sedutor, já havia tido outras sete mulheres, aos 31 de idade.
Com ele, Dilma participou da fusão COLINA/VPR (esta do Lamarca), que deu origem, em Mongaguá, à Vanguarda Armada Revolucionária-Palmares, cujo estatuto dizia:
Art.1º - A Vanguarda Armada Revolucionária-Palmares é uma organização político-militar de caráter partidário, marxista-leninista, que se propõe a cumprir todas as tarefas da guerra revolucionária e da construção do Partido da Classe Operária, com o objetivo de tomar o poder e construir o socialismo.
Foi em Mongaguá, litoral paulista, que se traçou o plano da "Grande Ação", que se deu em 18 de julho de 1969, com o assalto e roubo do cofre da casa da amante do Ademar de Barros, em Santa Teresa /RJ, que rendeu-lhes 2,5 milhões de dólares, cofre aberto em Porto Alegre , a maçarico, pelo metalúrgico Delci

Anônimo disse...

A disputa pelo butim dolarizado foi ferrenha! Dilma era chamada de "Joana D'Arc da subversão". Então foi para São Paulo onde dividia um quarto com Maria Celeste Martins, hoje sua assessora imediata no Planalto. Dedurada por José Olavo Leite Ribeiro - mantinha com ela três contatos semanais.
Depois de vários ataques, foi presa, armada, em um bar da Rua Augusta,juntamente com Antônio de Pádua Perosa; depois, entregou à polícia seu amigo Natael Custódio Barbosa.
Enquanto isso, o Carlos Araújo teve um romance tórrido com a atriz Bete Mendes, da TV Globo.
Dilma saiu do presídio em 1973 e foi para Porto Alegre, reatar com o Carlos infiel. Mas hoje, Carlos Araújo mora sozinho com dois vira-latas (Amarelo e Negrão), numa casinha às margens da lagoa do Guaíba, em Porto Alegre. Ele tem enfisema pulmonar e está com 71 anos.
Diz que é feliz, mesmo com a ex-esposa como Ministra e candidata do vivo e sagaz apedeuta fronteiriço à Presidência.

Anônimo disse...

Assunto: .... DOCIE DE UMA BANDIDA

Quem é ela?
O pai dela - Pétar Russév (mudado para Pedro Roussef) -, filiado ao Partido Comunista búlgaro, deixou um filho (Luben) lá na Bulgária e veio dar com os costados em Salvador, depois Buenos Aires e, ao fim, fez negócios em São Paulo.
Encantou-se com a professorinha de 20 aninhos, Dilma Jane da Silva (rica, filha de fazendeiro), e com ela casou e viveu em Belo Horizonte , tendo três filhos: Igor, Dilma - a guerrilheira - e Lúcia.
Lucia morreu em 1977. Atualmente (2010) Igor é advogado da Pref. de Belo Horizonte.
Família classe A, com casa enorme,na Rua Major Lopes , no Bairro São Pedro /BH , 3 empregadas e refeições servidas à francesa, com guarnições e talheres específicos. Tinham piano e professora particular de francês.
Dilma entrou primeiro numa escola de freiras - Colégio Sion - e, depois, no renomado Estadual Central. Nas férias, iam de avião para Guarapari/ES e ficavam no Hotel Cassino Radium.
Dilma, ainda jovem, entrou para o POLOP - Política Operária - e depois mudou-se para o COLINA - Comando de Libertação Nacional.
Casou-se com Cláudio Galeno Linhares, especialista em fazer bombas com os pós e líquidos da farmácia de manipulação do seu pai.
Sua primeira aula de marxismo foi-lhe dada por Apolo Heringer e, pouco depois, estava em suas mãos o livro: "Revolução na Revolução", de Régis Debray, francês que mudou-se para Cuba e ficou amigo do Fidel e mais tarde, acompanhando Guevara, foi preso na Bolívia.
Aos 21 anos, Dilma partiu para o RJ a fim de se esconder dos militares, após o frustrado assalto ao Banco da Lavoura de Sabará. No Rio, ainda casada, apaixonou-se por Carlos Franklin Paixão de Araújo, o chefe da dissidência do Partidão; então, chegou, de chofer, e disse para o marido: "Estou com o Carlos!". Carlos vivia antes com a geógrafa Vânia Arantes e, sedutor, já havia tido outras sete mulheres, aos 31 de idade.
Com ele, Dilma participou da fusão COLINA/VPR (esta do Lamarca), que deu origem, em Mongaguá, à Vanguarda Armada Revolucionária-Palmares, cujo estatuto dizia:
Art.1º - A Vanguarda Armada Revolucionária-Palmares é uma organização político-militar de caráter partidário, marxista-leninista, que se propõe a cumprir todas as tarefas da guerra revolucionária e da construção do Partido da Classe Operária, com o objetivo de tomar o poder e construir o socialismo.
Foi em Mongaguá, litoral paulista, que se traçou o plano da "Grande Ação", que se deu em 18 de julho de 1969, com o assalto e roubo do cofre da casa da amante do Ademar de Barros, em Santa Teresa /RJ, que rendeu-lhes 2,5 milhões de dólares, cofre aberto em Porto Alegre , a maçarico, pelo metalúrgico Delci .

Deodato Ramalho disse...

Fantástico. Agradeço ao blogueiro anônimo que traz essas belas informaçoes sobre a história dessa extraordinária brasileira. Confesso que ainda não tinha visto esses detalhes da trajetória vitoriosa da companheira Dilma. Se antes eu já a admirava profundamente, pelo brilho da inteligência, pela capacidade de comando, após essas informações aumenta em muita minha admiração e certeza de que será uma excelente presidenta. O fato de vir de uma família rica e haver optado pela luta do povo, arriscando a própria vida, a engrandece muito mais. Está na companhia de muitos homens e mulheres que foram capazes de colocar o interesse coletivo acima dos interesses individuais.